Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprendizagem da construção do “Falso Vitral”
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
EMRC Educação Moral e Religiosa Católica.
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!
Curso EFA – Nível Secundário
Nomes: Ariane, Bruna Nº 03, 04 Série: 2º ano “A” Profº Cristiane
Antes de começar… Os comportamentos seguros na estrada são algo que vamos adquirindo com o tempo! Na tua idade é normal que corras riscos com maior frequência.
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Expressão Plástica Borboletas.
Qual é coisa, qual é ela?.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Arquitetura Funcional “Bauhaus”
ARQUITETURA ORGÂNICA.
Casas da Pradaria («Prairie Houses») Robie House.
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
MODA PELO MUNDO EM VÁRIAS ÉPOCAS
DO MUSEU DO HOSPITAL E DAS CALDAS
Arte Déco.
O CRISTO REDENTOR foi considerado uma das novas sete maravilhas do mundo. Sem dúvida alguma o maravilhoso cenário do Rio de Janeiro contribuiu decisivamente.
Frank Lloyd Wright.
Movimento Moderno Le Corbusier Walter Gropius Mies Van der Rohe
Teoria do Design 12º I Tentúgal Curso Geral de Artes Bauhaus.
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
O solo e as rochas.
Os Astros.
Tipos de Tutoria.
O Nascimento da Nova Arquitectura
TIC Planeamento do espaço físico do Interior da Biblioteca da ETAP do Pólo de Valença Relatório realizado pelos alunos: Diogo Morais Filipe Gomes Pedro.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Carolina Teixeira Nº6 9ºG Mariana Campos Nº14 9ºG
Web Quest Web quest Renascimento Público alvo 7º ano.
O QUE É ARTE?.
Walter gropious ( ).
Nova arquitectura do Séc. XX
Aula de 10 de Janeiro de 2013 Escola Secundária da Boa Nova 2013
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Uma adaptação por: Maria do Carmo Costa
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
HISTÓRIA DA GEOMETRIA TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão WEBQUEST CADEIRINHA.
Aspectos físicos de Portugal
À descoberta do ambiente natural
Trabalho realizado por:
O Barroco na Arte e na Literatura – Virtual Classroom Tour
Do Funcionalismo ao Modernismo
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
NO TEMPO DE WARHOL Webquest de Artes 8º ano – 1º Bim/2009
História da Cultura e das Artes
Trabalho realizado por: Joana Cunha nº 13 Sara Couto nº 21 9ºH
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
Introdução à Administração
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
Neoclassicismo – a arquitetura da razão e do Estado ( )
Funcionalismo.
Trabalho realizado por: Francisco Timóteo Nº15 João Moreira Nº17
Capítul o 2. Ando por aí querendo te encontrar Em cada esquina paro em cada olhar Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar Que o nosso amor pra.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Denise Dubiella.
Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas.
Digite aqui o título da webquest Digite aqui outras informações sobre a webquest Responsável, escola, a quem se destina, etc. Introdução Tarefa Processo.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Como fazer uma apresentação oral? Maria Eugénia Cunha,"Que fazer na biblioteca da escola",(adaptado)
AGRUPAMENTO DE CELORICO DE BASTO DESIGN
Barroco.
Transcrição da apresentação:

Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações A Arquitectura no século XX

Introdução Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Na transição do século, a Arte Nova alcançou, por momentos, o equilíbrio das tenções entre a tradição e a inovação, mas o Modernismo que ela criara, acabou por gerar, as raízes da ruptura, anunciando as tendências inovadoras que orientaram a arquitectura e o design no “pós primeira grande guerra”. « Início » Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações

Tarefas Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Depois de teres visitado os sites aconselhados e de teres lido esta Webquest com a devida atenção, responde às perguntas seguintes: 1. Achas que a utilização de grandes fachadas envidraçadas (como no edifício Bauhaus) se inscreve na tendência fundamentalista? Fundamenta a tua resposta. 2. Quais os aspectos de construção que contribuem para integrar a Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright na paisagem circundante?

Tarefas Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/ Esta obra (Casa da Cascata) não obedece rigorosamente aos princípios do funcionalismo arquitectónico. Enuncia duas características do funcionalismo e cita um dos seus principais representantes.

Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 As origens do modernismo arquitectónico;As origens do modernismo arquitectónico O programa de Bauhaus;O programa de Bauhaus O triunfo do Funcionalismo.O triunfo do Funcionalismo A Arquitectura Moderna

Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Para Pesquisar: eira/a_noite_em_arquitectura.htm; eira/a_noite_em_arquitectura.htm jecto.html. jecto.html

Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 As origens do modernismo arquitectónico A partir dos finais do século XIX, a arquitectura procurou também novos rumos, quer na Europa, quer nos Estados Unidos.

Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 As origens do modernismo arquitectónico As primeira mudanças surgiram com o movimento da Arte Nova, ligado, sobretudo, às artes decorativas, que privilegiava as formas ondulantes e uma ornamentação exuberante e exótica. Gaudí foi o seu mais original representante na arquitectura.

Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 As origens do modernismo arquitectónico No entanto as exigências da nova técnica de construção – o cimento armado – e as próprias necessidades urbanísticas impuseram uma viragem. O importante passou a ser adequar a forma do edifício à função a que ele se destinava e aos materiais utilizados e não sobrecarregado de decoração.

Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 As origens do modernismo arquitectónico Esta tendência manifesta-se não só nos arranha- céus projectados pelos arquitectos da escola de Chicago, como nas muitas experiências inovadoras que surgiram na Europa.

Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 O programa da Bauhaus Em 1919, fundou-se na Alemanha uma escola de artes plásticas a Bauhaus, que viria a exercer enorme influência. O seu fundador, Walter Gropius, defendia a unidade de todas as artes, desde a arquitectura ao artesanato, e considerava que elas deviam ser postas ao serviço público.

Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 O programa da Bauhaus Os artistas da Bauhaus desenvolveram, assim, o design, por considerarem que nele se concretizava esse ideal de democratização da arte. Mas foi na arquitectura que alcançaram maior projecção.

Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 O programa da Bauhaus Perseguidos pelos nazis, emigraram para os EUA, onde desenvolveram notáveis projectos. Gropius e Van der Rohe impuseram o gosto pelas formas rectilíneas e as superfícies planas, depuradas de ornamentos, e souberam tirar partido da luz e do jogo de diferentes materiais (betão, vidro, metal).

Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 O triunfo do Funcionalismo A arquitectura da Bauhaus inaugurou a tendência funcionalismo. Para o funcionalismo, as formas arquitectónicas deviam obedecer estritamente as exigências impostas pela função do edifício. O maior defensor do funcionalismo viria a ser Le Corbusier.

Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 O triunfo do Funcionalismo a beleza e o equilíbrio, jogando exclusivamente com os elementos básicos da construção (os pilares, as janelas, os terraços, etc). Quer nas moradias quer nos grandes blocos habitacionais que projectou mais tarde, procurou sempre

Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 O triunfo do Funcionalismo Mas nem todos se subordinaram a esta tendência. Na América, Frank Lloyd Wright preocupava-se sobretudo em estabelecer uma harmonia entre os espaços interior e exterior da construção, integrando-a na paisagem circundante. O seu génio destacou-se na arquitectura da primeira metade do século.

Processo Para realizares as tarefas que te são propostas nesta Webquest atenta aos seguintes conselhos: 1.Relê com atenção as informações que te são dadas nas fontes de informação; 2.Visita os sites aconselhados nos recursos, para poderes enriquecer o teu trabalho; 3.Aponta todas as tuas duvidas para poderes esclarecê-las junto do teu professor de história. Introdução Tarefas Recursos Processo Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006

Orientações Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Depois de teres identificado as tuas tarefas, aqui vão alguns conselhos para alcançares o sucesso no teu trabalho: Relê novamente os conteúdos desta webquest; Visita os sites aconselhados. Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006

Conclusão Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Concluímos então que a arquitectura sofreu grandes mudanças e inovações no decorrer do século XX. São mudadas as formas de desenhar, as formas de pensar, e para satisfazer o conforto são necessárias peças, do ponto de vista arquitectónico, muito mais elaboradas.

Conclusão Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Para finalizares o teu trabalho gostaria que procurasses na região onde vives, edifícios que apresentem semelhanças com algumas das obras mostradas neste trabalho. De seguida, elabora um trabalho onde mostres também fotografias de um desses edifícios. Bom Trabalho!

Avaliação Para poderes ser avaliado entrega o teu trabalho ao professor Moura Brito ou ao autor desta webquest. Se seguiste bem as instruções, com toda a certeza terás a nota merecida! Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006

Destinatário Este trabalho destina-se a todos os alunos do 9º ano e a qualquer pessoa que queira aprender um pouco mais sobre a Arquitectura no século XX. Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006