A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1
A TEORIA DA ORIGEM DO HOMEM
Enquanto isso… no jardim do Éden…
AS PRIMEIRAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS AS MAIS ANTIGAS FIGURAS FEITAS PELO SER HUMANO FORAM DESENHADAS EM PAREDES DE ROCHA, SOBRETUDO EM CAVERNAS.
A ARTE TEM ORIGEM NA PRÉ-HISTÓRIA Marcelino Sanz de Sautuola MARIA
MONTES CANTÁBRICOS
CAVERNA DE ALTAMIRA=CAPELA SISTINA DA PRE-HISTÓRIA
RUPESTRE = ROCHA (DO LATIM RUPES) AS REPRESENTAÇÕES FEITAS NAS CAVERNAS ERAM DE GRANDES ANIMAIS SELVAGENS, NA TENTATIVA DE TENTAR REPRODUZIR AS CAÇADAS DA FORMA MAIS REAL POSSÍVEL- NATURALISTA
JÁ FORAM ENCONTRADAS IMAGENS RUPESTRES EM DIVERSOS LUGARES, MAS AS MAIS ESTUDADAS SÃO AS DAS CAVERNAS DE: LASCAUX- FRANÇA
CHAUVET - FRANÇA
TASSILI – REGIÃO DO SAARA
SÃO RAIMUNDO NONATO - PIAUI - BRASIL
JÁ NOS DESENHOS DOS ANIMAIS O QUE CHAMA NOSSA ATENÇÃO É O NATURALISMO.
ENQUANTO OS BISÕES ERAM TEMIDOS PELOS HOMENS DA CAVERNA, OUTROS COMO AS RENAS E CAVALOS NÃO REPRESENTAVAM AMEAÇA ALGUMA.
MATERIAIS
MÃOS EM NEGATIVO
O SER HUMANO RETRATA A SI MESMO PALEOLÍTICO NEOLÍTICO
O SER HUMANO NO NEOLÍTICO DESENVOLVEU TÉCNICAS COMO A TECELAGEM, A CERÂMICA E A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS.
ALÉM DISSO O HOMEM NEOLÍTICO, COMO JÁ PRODUZIA FOGO,COMEÇOU A TRABALHAR NA FUNDIÇÃO DE METAIS.
E AS PINTURAS RUPESTRES REGISTRARAM ESSAS TRANSFORMAÇÕES.
ESSES MONUMENTOS PRÉ-HISTÓRICOS ERAM PEDRAS, CRAVADAS VERTICALMENTE NO SOLO, ÀS VEZES BASTANTE GRANDES (MEGALITO, DENOMINADO MENIR).
DOLMEN
OS POVOS SAXÕES O CHAMAVAM DE PEDRAS SUSPENSAS OS POVOS SAXÕES O CHAMAVAM DE PEDRAS SUSPENSAS. ESTAS SÃO DENOMINAÇÕES CONHECIDO COMO STONEHENGE O MONUMENTO ERA UM CÍRCULO EXTERNO QUE MEDIA 86 METROS DE DIÂMETRO. O CÍRCULO INTERNO, COM PEDRAS MAIORES, DE 5 METROS DE ALTURA, CONTAVA 30 METROS EM SEU DIÂMETRO. POSSUÍA 30 BLOCOS VERTICAIS SOBRE OS QUAIS COLOCARAM-SE 30 BLOCOS HORIZONTAIS, FORMANDO UM ININTERRUPTO ANEL DE PEDRA. AINDA MAIS ALTO, SÃO OS CINCO PORTAIS QUE FORMAM A FERRADURA EXTERNA, COM CERCA DE NOVE METROS DE ALTURA E PERTO DE 15 TONELADAS.
A ARTE DA ESCULTURA E DA CERÂMICA OS ARTISTAS PRÉ-HISTÓRICOS FAZIAM TAMBÉM ESCULTURA (PEDRA E METAL)QUE MOSTRAM SEU EMPENHO NA CRIAÇÃO DE OBJETOS E NA REPRESENTAÇÃO DA FIGURA HUMANA.
UMA DAS PRIMEIRAS REPRESENTAÇÕES HUMANAS EM ESCULTURA É A FIGURA DE MULHER. VÊNUS DE WILLENDORF
A vênus de Savignano foi descoberta em 1925 durante os trabalhos de construção de um edifício na vila de Savignano sul Panaro, na província de Módena (Itália).
VÊNUS= DEUSA DO AMOR, DA FERTILIDADE E DA BELEZA VÊNUS DE MILO (SÉC. II A.C.) O NASCIMENTO DE VÊNUS, BOTTICELLI, 1485
A ARTE NO IDADE DOS METAIS (DE 6 MIL ANOS ATRÁS ATÉ O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA) NO FINAL DO NEOLÍTICO, SURGE A METALURGIA, QUE DEU ORIGEM A MAIOR ESTRUTURAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA E CULMINOU COM O APARECIMENTO DAS CIVILIZAÇÕES E DA ESCRITA. NA IDADE DOS METAIS, O SER HUMANO JÁ HAVIA DOMINADO A PRODUÇÃO DO FOGO. COM ISSO, O ARTISTA PÔDE COMEÇAR A TRABALHAR O METAL.
Machados da Idade do Bronze encontrados em Zaragoza, Espanha A IDADE DOS METAIS INSTRUMENTOS DE PEDRA SUBSTITUÍDOS POR METAL: COBRE, BRONZE E FERRO METALURGIA ARTESANATO (ARADOS, ENXADAS E FOICES MAIS RESISTENTES) APERFEIÇOAMENTO DAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS Machados da Idade do Bronze encontrados em Zaragoza, Espanha
TÉCNICA DA CERA PERDIDA
TÉCNICA DA FORMA DE BARRO
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA QUANDO FALAMOS EM NO INÍCIO DA HISTÓRIA DO BRASIL, EM GERAL VEM À MENTE O ANO DE 1500.
HOMEM NA AMÉRICA
MAS O “BRASIL” JÁ ERA HABITADO POR POVOS INDÍGENAS HAVIA MILHARES DE ANOS. VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS: FRAGMENTOS DE OSSOS, OBJETOS, DESENHOS E PINTURAS GRAVADAS EM ROCHAS.
SÍTIO ARQUEOLÓGICO DESDE 1970 VÁRIOS PESQUISADORES VEM TRABALHANDO EM SÃO RAIMUNDO NONATO.
Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no módulo. Boqueirão da Pedra Furada, localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. 4 A origem dos povos americanos
SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS NO BRASIL PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA, COM MAIS DE 250 SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS (ENTRE ELES, O BOQUEIRÃO DA PEDRA FURADA) DATAÇÃO: CERCA DE 20 MIL ANOS ACHADOS: 30 MIL PINTURAS RUPESTRES ESTUDOS RECENTES: SEGUNDO A ARQUEÓLOGA NIÈDE GUIDON, OS RESTOS DE FOGUEIRAS ENCONTRADOS NOS SÍTIOS TÊM MAIS DE 50 MIL ANOS. Professor: a imagem não se encontra no módulo. Pintura rupestre em São Raimundo Nonato, Piauí
HÁ IMPORTANTES SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS NO BRASIL
SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA PINTADA RORAIMA
SÍTIO ARQUEOLÓGICO PERUAÇU MINAS GERAIS
SÍTIO ARQUEOLÓGICO LAGOA SANTA MINAS GERAIS
AS DUAS DESCOBERTAS DE LUZIA (A PRIMEIRA BRASILEIRA)