A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

Evolução.
A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA
A identidade do homem americano
História da Arte Arte Pré-histórica: ARTE RUPESTRE Idade Antiga:
Revisão para a Prova O surgimento das cidades
A idade dos Metais.
E.E. Braz Sinigáglia Bataiporã-MS.
Projeto De Artes Alunos:Alex nº 01 Janaina nº.: 13
Alunos: Carlos Henrique;
Agrupamento de Escolas de Arraiolos
Maria Patricio Gonçalves Nº18 5ºA
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
PRÉ HISTÓRIA.
A Arte no Mundo Ocidental Pré- História
Homem americano. Várias hipóteses foram desenvolvidas para explicar a colonização humana nas Américas.
Arte rupestre Do francês rupestre, o termo designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada.
PRÉ-HISTÓRIA A Arte do período PALEOLÍTICO SUPERIOR (Pedra Lascada)
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
O Powerpoint seguinte insere-se num conjunto de propostas de trabalho, no âmbito da temática, O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO, e está direcionado para as turmas.
ARQUEOLOGIA.
“ARTE” RUPESTRE “Arte” Rupestre é o nome que se dá ao tipo de “arte” mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações.
PINTURAS RUPESTRES BRASIL E MUNDO.
História de Portugal Aula n.º 2 Paleolítico Neolítico Idade dos Metais.
Grupo: 1 Capítulo: 3 Tema: A pré-história
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Pré-História do Brasil
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Pré-História.
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
Colégio da Polícia Militar.
Indivíduo, Cultura e Identidade
PROFESSORA: DANIELLE PALAGANO DA ROCHA
Pré-História Arte rupestre na Região Centro-Oeste do Brasil
A ARTE E SUA ORIGEM PRÉ-HISTÓRIA
Professora Taiane História
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
A arte na Pré-História.
Pré-História Supervisora: Maria Helena
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES
A Pré-História.
História Geral.
Pré-História Prof. Vanessa Martins.
O POVOAMENTO NO BRASIL Cenário do Brasil encontrado pelos primeiros povoadores: Clima seco e frio. Vegetação rasteira, cerrado e caatinga, na sua maioria.
Prof. Renato Denadai da Silva
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
DIVISÃO TEMPORAL DA HISTÓRIA
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA.
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Do surgimento do homem à invenção da escrita
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 PROBLEMATIZANDO A PRÉ– HISTÓRIA
Pré - História Profª Patricia.
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
História da arte: “ A arte Mágica dos Homens Pré-Históricos”
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
PRÉ - HISTÓRIA.
Pré-História: Arte Rupestre
Periodização da História
Arte Pré-Histórica Brasileira
Pré-História Prof. Alan. A Pré-História faz parte da História? Sim. Porém, se entende como Pré- História o período em que não havia escrita. A escrita.
ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO INFERIOR
ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO INFERIOR
Transcrição da apresentação:

A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1

A TEORIA DA ORIGEM DO HOMEM

Enquanto isso… no jardim do Éden…

AS PRIMEIRAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS AS MAIS ANTIGAS FIGURAS FEITAS PELO SER HUMANO FORAM DESENHADAS EM PAREDES DE ROCHA, SOBRETUDO EM CAVERNAS.

A ARTE TEM ORIGEM NA PRÉ-HISTÓRIA Marcelino Sanz de Sautuola MARIA

MONTES CANTÁBRICOS

CAVERNA DE ALTAMIRA=CAPELA SISTINA DA PRE-HISTÓRIA

RUPESTRE = ROCHA (DO LATIM RUPES) AS REPRESENTAÇÕES FEITAS NAS CAVERNAS ERAM DE GRANDES ANIMAIS SELVAGENS, NA TENTATIVA DE TENTAR REPRODUZIR AS CAÇADAS DA FORMA MAIS REAL POSSÍVEL- NATURALISTA

JÁ FORAM ENCONTRADAS IMAGENS RUPESTRES EM DIVERSOS LUGARES, MAS AS MAIS ESTUDADAS SÃO AS DAS CAVERNAS DE: LASCAUX- FRANÇA

CHAUVET - FRANÇA

TASSILI – REGIÃO DO SAARA

SÃO RAIMUNDO NONATO - PIAUI - BRASIL

JÁ NOS DESENHOS DOS ANIMAIS O QUE CHAMA NOSSA ATENÇÃO É O NATURALISMO.

ENQUANTO OS BISÕES ERAM TEMIDOS PELOS HOMENS DA CAVERNA, OUTROS COMO AS RENAS E CAVALOS NÃO REPRESENTAVAM AMEAÇA ALGUMA.

MATERIAIS

MÃOS EM NEGATIVO

O SER HUMANO RETRATA A SI MESMO PALEOLÍTICO NEOLÍTICO

O SER HUMANO NO NEOLÍTICO DESENVOLVEU TÉCNICAS COMO A TECELAGEM, A CERÂMICA E A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS.

ALÉM DISSO O HOMEM NEOLÍTICO, COMO JÁ PRODUZIA FOGO,COMEÇOU A TRABALHAR NA FUNDIÇÃO DE METAIS.

E AS PINTURAS RUPESTRES REGISTRARAM ESSAS TRANSFORMAÇÕES.

ESSES MONUMENTOS PRÉ-HISTÓRICOS ERAM PEDRAS, CRAVADAS VERTICALMENTE NO SOLO, ÀS VEZES BASTANTE GRANDES (MEGALITO, DENOMINADO MENIR).

DOLMEN

OS POVOS SAXÕES O CHAMAVAM DE PEDRAS SUSPENSAS OS POVOS SAXÕES O CHAMAVAM DE PEDRAS SUSPENSAS. ESTAS SÃO DENOMINAÇÕES CONHECIDO COMO STONEHENGE O MONUMENTO ERA UM CÍRCULO EXTERNO QUE MEDIA 86 METROS DE DIÂMETRO. O CÍRCULO INTERNO, COM PEDRAS MAIORES, DE 5 METROS DE ALTURA, CONTAVA 30 METROS EM SEU DIÂMETRO. POSSUÍA 30 BLOCOS VERTICAIS SOBRE OS QUAIS COLOCARAM-SE 30 BLOCOS HORIZONTAIS, FORMANDO UM ININTERRUPTO ANEL DE PEDRA. AINDA MAIS ALTO, SÃO OS CINCO PORTAIS QUE FORMAM A FERRADURA EXTERNA, COM CERCA DE NOVE METROS DE ALTURA E PERTO DE 15 TONELADAS.

A ARTE DA ESCULTURA E DA CERÂMICA OS ARTISTAS PRÉ-HISTÓRICOS FAZIAM TAMBÉM ESCULTURA (PEDRA E METAL)QUE MOSTRAM SEU EMPENHO NA CRIAÇÃO DE OBJETOS E NA REPRESENTAÇÃO DA FIGURA HUMANA.

UMA DAS PRIMEIRAS REPRESENTAÇÕES HUMANAS EM ESCULTURA É A FIGURA DE MULHER. VÊNUS DE WILLENDORF

A vênus de Savignano foi descoberta em 1925 durante os trabalhos de construção de um edifício na vila de Savignano sul Panaro, na província de Módena (Itália).

VÊNUS= DEUSA DO AMOR, DA FERTILIDADE E DA BELEZA VÊNUS DE MILO (SÉC. II A.C.) O NASCIMENTO DE VÊNUS, BOTTICELLI, 1485

A ARTE NO IDADE DOS METAIS (DE 6 MIL ANOS ATRÁS ATÉ O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA) NO FINAL DO NEOLÍTICO, SURGE A METALURGIA, QUE DEU ORIGEM A MAIOR ESTRUTURAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA E CULMINOU COM O APARECIMENTO DAS CIVILIZAÇÕES E DA ESCRITA. NA IDADE DOS METAIS, O SER HUMANO JÁ HAVIA DOMINADO A PRODUÇÃO DO FOGO. COM ISSO, O ARTISTA PÔDE COMEÇAR A TRABALHAR O METAL.

Machados da Idade do Bronze encontrados em Zaragoza, Espanha A IDADE DOS METAIS INSTRUMENTOS DE PEDRA SUBSTITUÍDOS POR METAL: COBRE, BRONZE E FERRO METALURGIA  ARTESANATO (ARADOS, ENXADAS E FOICES MAIS RESISTENTES) APERFEIÇOAMENTO DAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS Machados da Idade do Bronze encontrados em Zaragoza, Espanha

TÉCNICA DA CERA PERDIDA

TÉCNICA DA FORMA DE BARRO

A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA QUANDO FALAMOS EM NO INÍCIO DA HISTÓRIA DO BRASIL, EM GERAL VEM À MENTE O ANO DE 1500.

HOMEM NA AMÉRICA

MAS O “BRASIL” JÁ ERA HABITADO POR POVOS INDÍGENAS HAVIA MILHARES DE ANOS. VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS: FRAGMENTOS DE OSSOS, OBJETOS, DESENHOS E PINTURAS GRAVADAS EM ROCHAS.

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DESDE 1970 VÁRIOS PESQUISADORES VEM TRABALHANDO EM SÃO RAIMUNDO NONATO.

Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no módulo. Boqueirão da Pedra Furada, localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. 4 A origem dos povos americanos

SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS NO BRASIL PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA, COM MAIS DE 250 SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS (ENTRE ELES, O BOQUEIRÃO DA PEDRA FURADA) DATAÇÃO: CERCA DE 20 MIL ANOS ACHADOS: 30 MIL PINTURAS RUPESTRES ESTUDOS RECENTES: SEGUNDO A ARQUEÓLOGA NIÈDE GUIDON, OS RESTOS DE FOGUEIRAS ENCONTRADOS NOS SÍTIOS TÊM MAIS DE 50 MIL ANOS. Professor: a imagem não se encontra no módulo. Pintura rupestre em São Raimundo Nonato, Piauí

HÁ IMPORTANTES SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS NO BRASIL

SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA PINTADA RORAIMA

SÍTIO ARQUEOLÓGICO PERUAÇU MINAS GERAIS

SÍTIO ARQUEOLÓGICO LAGOA SANTA MINAS GERAIS

AS DUAS DESCOBERTAS DE LUZIA (A PRIMEIRA BRASILEIRA)