Raquel Pinheiro Reis Souza Ramalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa Dra Rosane Vargas
Advertisements

CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO
1 Engenharia Civil – Universidade Santa Cecilia
Caracterização Geológica-Getécnica
CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS Projeto de Terraplenagem
Prof. Dr. José Luiz Miotto
Prof. Dr. José Luiz Miotto
Prof. Dr. José Luiz Miotto
Propriedades Físicas dos Solos
AGREGADOS PARA CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND
Uso não agrícola do lodo das ETEs
USO DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ENTULHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Materiais para a Indústria da Construção Civil
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CLÓVIS NOGUEIRA ALVES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I Curso: Técnico em Edificações Prof.:Gerlúcio Moura 24/05/2012 SERRA TALHADA – PE.
CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS
Patente Internacional PCT/IB2009/055671
Elizabeth Lemos Benício
Urb. Tarcísio de Paula Pinto I&T Informações e Técnicas
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
Universidade do Federal de Sergipe
AGREGADOS.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
LIMITES DE CONSISTÊNCIA
ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS
Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Estimativas Emissões GEE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
Universidade Federal da Bahia DCTM – Departamento de iência e Tecnologia dos Materiais GEMAC – Grupo de Estudo em Materiais de Construção Avaliação do.
SEDIMENTAÇÃO Curso: ENGENHARIA CIVIL
II CONGRESSSO DE ESTUDANTES E BOLSISTAS DO EXPERIMENTO LBA
CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS
As cascas de arroz têm sido utilizadas pelas agroindústrias como biomassa para suprir a sua demanda energética, aquecer a água das caldeiras e o ar destinado.
ESTUDO COMPARATIVO DE MISTURAS DE REJEITOS INDUSTRIAIS PARA CONFECÇÃO DE TIJOLOS Anderson Alves Cunha 1 Francismar Henrique.
CONSISTÊNCIA DOS SOLOS
RESISTÊNCIA À FADIGA DE MISTURAS BETUMINOSAS COM AGREGADO SIDERÚRGICO INERTE PARA A CONSTRUÇÃO J. Neves J. Crucho L. Picado-Santos F. Martinho Instituto.
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DO SOLO
Materiais de construção I
Problemas Urbanos Oficina Geografia 2° Semestre. Crescimento urbano, Verticalização dos espaços. São Paulo, capital do estado homônimo, é a maior cidade.
Instituto Politécnico de Castelo Branco
Daniel Alexandre Aio Prof. Dr. Antônio Anderson da Silva Segantini Autor Orientador ESTUDO DE POSSIBILIDADES.
Uberlândia (MG), 6 de maio de 2014
ANÁLISE GRANULOMÉTRICA
ENSAIOS (COM AGREGADOS).
Geotecnia                              Introdução Geotecnia é a aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação.
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial técnico em edificações Tecnologia do Concreto e da argamassa AGREGADOS ARQ. Alessandra Arduim.
Universidade Federal de Sergipe, Aracaju/Brasil
ESTABILIZAÇÃO COM CAL “ Visa melhorar as características do solo aumentando sua capacidade de suporte e sua resistência à água” A CAL - um dos aglomerantes.
Grupo: Emanuele, Ismael, Breno, Luana, Vitor e Valdir.
NORMATIZAÇÃO NBR – Blocos Cerâmicos para alvenaria de vedação.
O Estado do Espírito Santo é o 2º maior produtor de rochas ornamentais e 2º maior produtor de petróleo do país. Com isso surge a problemática da geração.
redução da compressibilidade;
13º Congresso Brasileiro de Polímeros 18 e 22 de Outubro de 2015 Natal - RN - Brasil Thatiana C. P. de Macedo¹*; Erik dos S. Silva 1, Rosângela C. Balaban.
AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS – AESGA
Materiais de Construção Civil I Aulas - 05/11/2015
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL CERÂMICO COM AGREGAÇÃO DE AREIA VERDE VIVERAPRENDERTRANSFORMAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CAMILA STOCKEY ERHARDT PEC II - Segundo.
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
GEOTECNIA/PAVIMENTAÇÃO
SUBSTITUIÇÃO DE MATÉRIA PRIMA/CONSTRUÇÃO CIVIL
ANÁLISE DA ESTABILIZAÇÃO QUÍMICA DE SOLOS FORMADOS NO VALE DO RIO PARDO PARA APLICAÇÃO EM ESTRADAS VIVERAPRENDERTRANSFORMAR GEOTECNIA MARIANA DA SILVA.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
CÁLCULO ESTRUTURAL GESTÃO DE OBRAS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Prof. Dr. Roque Passos Pivelli Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho
Dra. Cali Laguna Achon Dr. João Sérgio Cordeiro XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - SP.
ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo AVALIAÇÃO DA ADERÊNCIA ENTRE O CONCRETO E SISTEMA DE REFORÇO COM.
DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS COM MATRIZ PEBD E PEAD COM ADIÇÃO DE REJEITO DE BORRACHA SBR Química Orgânica. Cristiano Silva de Souza 1 (IC), Maria Ana.
MATERIAIS DE CONSTRUÇAO
MÉTODO DE DOSAGEM ACI / ABCP
Transcrição da apresentação:

Raquel Pinheiro Reis Souza Ramalho CARACTERIZAÇÃO GRANULOMÉTRICA DO RESÍDUO DA ETA ENG°. RODOLFO JOSÉ DA COSTA E SILVA EM GOIÂNIA, GOIÁS. Raquel Pinheiro Reis Souza Ramalho

Introdução Problemas ambientais nos grandes centros urbanos; Residúos de Estações de Tratamento de Água (RETA); Escala mundial são produzidas mais de 10.000 toneladas por dia. BITTENCOURT et al.,2012; CANIANI et al., 2013

Introdução 7500 Estações de Tratamento de Água (ETAs) convencionais no Brasil Destino do RETA: Sistemas hídricos mais próximos; Aterros sanitários; Estações de Tratamento de Esgoto. ACHON; BARROSO; CORDEIRO, 2013; TEIXEIRA, 201; OLIVEIRA et al., 2004; MOREIRA et al., 2011

Tecnologias Alternativas Incorporação na Construção Civil Introdução 5.564 municípios brasileiros; 50 reaproveitam esse resíduo; Dificuldades financeiras e falta de tecnologias. Tecnologias Alternativas Incorporação na Construção Civil IBGE, 2010

Metodologia Imagem de satélite da lagoa de lodo. Área da ETA Meia Ponte e lagoa de secagem em detalhe ampliado.

Metodologia Figura do Resíduo dentro da Lagoa, após sua remoção e triturado.

Metodologia Ensaios de caracterização física realizados ANÁLISE MÉTODO/ NORMA - Teor de umidade (%) ABNT NBR 16097:2012 - Limite de Liquidez ABNT NBR 6459:1984 - Limite de Plasticidade ABNT NBR 7180:1988 - Análise Granulometrica ABNT NBR 7211:2009 e Via Granulômetro Laser (método não normalizado) -Micro estrutura. Microscopia de Varredura Eletrônica (MEV) com análise de microssonda (EDS) -

Resultados e Discussão Teor de umidade (w): 24,3%. Índices de conscistência obtidos foram de 56% para o limite de liquidez (wL) e de 40% para o limite de plasticidade (wP). Índice de plasticidade (IP) de 16% que define o do material como de plasticidade média. O índice de atividade do material (Ia) dado pela relação entre o IP e a porcentagem de material com dimensão inferior a 0,002 mm (fração argila) foi de 0,80.

Resultados e Discussão Curvas de distribuição granulométrica do RETA; A presença de partículas finas aumentou com o uso do dispositivo, mostrando que o material tinha agregações presentes.

Resultados e Discussão Pelo método tradicional material silte-arenoso: 41% de silte, 32% de areia, 24% de argila e 3% de pedregulho. Se analisado como agregado miúdo para argamassas e concretos apresenta diâmetro máximo característico (DMC) de 2,0 mm, módulo de finura (MF) de 0,72 e teor de material pulverulento superior a 76% (% que passa na peneira 0,075mm).

Resultados e Discussão Micrografia do MEV com o dispositivo EDS do RETA Presença concentrada de alumínio sulfato de alumínio

Conclusões O Resíduo de ETA possui parâmetros de umidade, de índices de consistência e distribuição granulométrica compatíveis com solo natural. A presença de alumínio podendo reagir com o C3A (Aluminato Tricálcico) do cimento produzindo ETRINGITA, que após a hidratação é indesejável por causar expansão, fissuração e patologias nos produtos a base de cimento. Ao mesmo tempo, a presença do alumínio torna o material resistente perante a queima, o que dá potencial ao resíduo de ser empregado como adição ou matéria prima na produção de tijolos. Ensaios de caracterização física mostram nessa análise inicial que o resíduo apresenta características comuns de outros materiais empregados como materiais de construção civil.

Obrigada!!!!