Aula 11 – 24/05/2014 Arquivos textos. Manipulação de arquivos texto O armazenamento de dados em arquivos é muito utilizado em aplicações pois os dados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRATAMENTO DE ARQUIVOS EM C
Advertisements

Python: Entrada e Saída
Tipos Primitivos, Variáveis e Operadores Aritméticos
Sistemas operacionais
Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2006/2007 Ficheiros 5.1 Octave Ficheiros.
Prof. Luis Otavio Alvares
Arquivos Prof: Erivelto Tschoeke, Msc. –
Linguagem de Programação 1
Prof.: Sergio Pacheco Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco 1.
Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Programação Orientada a Objetos I Material IV-Bimestre Criando um.
Algoritmos e Estruturas de Dados II
Arquivos. 2 Namespace System.IO Toda as classes relacionadas com dispositivos de entrada e saída encontram-se em System.IO Incluir no início do programa:
Tratamento de Ficheiros
Algoritmos e Programação Thyago Maia Tavares de Farias Aula 25.
O Portal do Estudante de Computação
O Portal do Estudante de Computação
Capítulo 10 Strings & File I/O. Strings Strings são um conjunto de Caracteres ASCII. No Controle de Instrumentação pode-se converter valores numéricos.
GAUSS COM PIVOTEAMENTO
Variáveis, Tipos de Dados e Constantes
Sistemas Operacionais
Fundamentos da Arquitetura de Computadores
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA II
Ordenação e Pesquisa de Dados Marco Antonio Montebello Júnior
Introdução a Programação COM 100
Manipulação de Arquivos em C
Streams –input e output
Introdução ao uso de vatores na linguagem PASCAL.
DAVID ANDERSON CARDOSO DANTAS
Entradas e Saídas Comando PRINT Direciona um dado não formatado para a saída padrão (exemplo: tela) PRINT,,,... Comando READ Lê um dado não formatado da.
Aula Prática 12 Operações com Arquivos Monitoria
Computação Eletrônica
Aula 13 - Armazenamento de Dados em Arquivos
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática Disciplina: Estrutura de Dados Professor: Cheli dos S. Mendes da Costa Arquivo.
Computação Eletrônica
Linguagem PASCAL1 Módulo 3 Estrutura de Dados.. Linguagem PASCAL2 Arrays (“Variáveis compostas homogêneas”) n Arrays unidimensionais: identificador: array.
Linguagem de programação I A Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Linguagens de Programação – DEL-Poli/UFRJ Prof. Miguel Campista Linguagens de Programação Prof. Miguel Elias Mitre Campista
ARQUIVOS.
Pensamento do Dia “O mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta para o alcançar.” Pierre de Coubertin.
SISTEMAS OPERACIONAIS I Gerenciamento de Arquivos
Profa. Patrícia A. Jaques
Expressões Regulares – Estruturas de Dicionários
Aula 2 – Software O que é Software ? Outros exemplos de Software
Aula Prática 11 Operações com Arquivos Monitoria
VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES)
18/19 de Maio de 2004Registos em Ficheiros1 Pedro Barahona DI/FCT/UNL Maio 2004.
Vetores Bidimensionais – Debug - Ponteiros – Listas Encadeadas Simples
Algoritmos e Estruturas de Dados
Operações com Arquivos Monitoria A estrutura FILE  É como um tipo de dado, mas não é um tipo propriamente dito  Definido no arquivo cabeçalho.
Silberschatz, Galvin and Gagne ©2009 Operating System Concepts – 8 th Edition Capítulo 10: Interface de Sistemas de Arquivos.
7 - Criação de Páginas Web
Aula Prática 11 Operações com Arquivos Monitoria
Programação de Computadores I – Arquivos
Professor Esp. Diego André Sant’Ana Disciplina: Sistemas Operacionais II Sistemas de Arquivos- Tipo de arquivos – Cap
Estruturas de Dados + Algoritmos = Programas
Manipulando Arquivos Profª Líliam Leal.
Arquivos. Motivação Imagine dar entrada (digitar), a cada execução do programa, em todos os dados de um sistema. por exemplo, todos os registro de livros.
Programação de Computadores - 1
Programas em Ambiente Delphi
Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Profa. Priscila Facciolli
Arquivos. Os computadores utilizam os arquivos como estruturas de dados para armazenamento de longo prazo de grandes volumes de dados. Dados mantidos.
Computação Eletrônica Strings. Strings (Cadeias de Caracteres) Um string é um texto. Em Pascal, este texto deve ser delimitado por aspas simples. Exemplo:
Felipe Nunes Flores – Programa de Educação Tutorial.
Sistemas de Arquivos. Alocação em memória – Problemas Quantidade Limitada de Informações Perda de informações quando o processo é terminado Vários processos.
INTRODUÇÃO THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 02 JOINVILLE 2015 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
Arquivos textos (text)
Computação Eletrônica Variáveis Inteiras. A memória A memória pode ser vista como um imenso gaveteiro Em cada gaveta, guardamos uma informação. Por exemplo,
Jean Carlo Mendes ** Slides baseados no material do prof. Dr Guilherme Tavares de Assis (UFOP)
Fundamentos de Programação 1 Slides 18 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Arquivos Seqüências ou de Texto ”. 1.
Transcrição da apresentação:

Aula 11 – 24/05/2014 Arquivos textos

Manipulação de arquivos texto O armazenamento de dados em arquivos é muito utilizado em aplicações pois os dados podem persistidos em disco e armazenados por longo prazo em mídias de armazenamento secundário como pen- drive, disco rígido, HD externo. Os arquivos são armazenados em diretório e possuem um nome é uma extensão que os identifica. A extensão é utilizada para identificar o programa que o gerou. Os arquivos normalmente possuem dois formatos: o modo texto, composto por uma sequência de caracteres e o modo binário composto por uma sequência de bytes.

Os arquivos texto são estruturas representadas por linhas, o fim da linha ou quebra de linha é representado pela presença de um marcador de final de linha, no Linux a quebra de linha é identificada pelo CR – carriage return - e no Windows é identificado pela combinação do CR – carriage return – e LF – Line feed. Esse por sua vez são caracteres especiais possuem um significado para o sistema operacional. Também existe o marcado EOF – End of File – que identifica o final de um arquivo.

Manipulação de arquivos em Delphi Vamos estudar duas formas de manipular arquivos texto em Delphi. Manipulação em memória Manipulação em disco

Manipulação em memória A vantagem de usar a memória para manipular arquivos é a velocidade com que os dados podem ser alterados. A desvantagem é que arquivos muito grandes podem consomem muita memória. Para manipular arquivo em memória utilizamos a classe TStringList.

Gravar dados em um arquivo procedure GravarArquivoStringList() ; var // variável que representa o arquivo Arquivo: TStringList; begin // Cria um objeto do tipo TStringList Arquivo:= TStringList.Create; try // Adiciona uma linha na lista Arquivo.Add ( 'Essa é uma linha' ) ; // Salva o arquivo em disco Arquivo.SaveToFile ('d:\dados.txt') ; finally // Destroi o objeto FreeAndNil ( Arquivo ) ; end ;

Ler dados de um arquivo procedure LerArquivoStringList() ; var // variável que representa o arquivo Arquivo: TStringList; Indice: Integer ; begin // Cria um objeto do tipo TStringList Arquivo:= TStringList.Create; try // Abre o arquivo em disco Arquivo.LoadFromFile ('d:\dados.txt') ; // Percorre as linhas do arquivo for Indice := 0 to Pred( Arquivo.Count ) do ShowMessage ( Arquivo.Strings [ Indice ] ) ; finally // Destroi o objeto FreeAndNil ( Arquivo ) ; end ;

Manipulação em disco A vantagem de manipular arquivos em disco é que não temos consume de memória no processo A desvantagem é que o acesso em disco pode tornar o processo lento. Para manipular o arquivo em disco utilizamos o tipo de dado TextFile

Gravar dados em um arquivo procedure GravarArquivoTextFile() ; var // Variável que representa o arquivo Arquivo: TextFile ; begin // Associa o nome arquivo em disco com a variável AssignFile ( Arquivo, 'd:\dados.txt') ; // Abre o arquivo para ser manipulado Rewrite ( Arquivo ) ; // Escreve uma linha no arquivo Writeln ( Arquivo, 'Essa é uma linha') ; // Fehca o arquivo aberto CloseFile ( Arquivo ) ; end ;

Ler dados em um arquivo procedure LerArquivoTextFile() ; var // Variável que representa o arquivo Arquivo: TextFile ; // Auxiliar para gravas os dados da linha Linha: string ; begin // Associa o nome arquivo em disco com a variável AssignFile ( Arquivo, 'd:\dados.txt') ; Reset ( Arquivo ) ; // Percorre o arquvo até o seu final while (not Eof ( Arquivo )) do begin // Le uma linha do arquivo Readln ( Arquivo, Linha ) ; ShowMessage ( Linha ) ; end ; // Fehca o arquivo aberto CloseFile ( Arquivo ) end ;

Formatos de arquivos texto. Arquivo texto com caractere separador: um caractere é utilizado para separa os campos da linha 12345:FULANO DE TAL:RUA DE TESTE:SÃO MIGUEL DO OESTE 9857:CICLANO DE TAL:RUA DO BARRAO:MARAVILHA Arquivo texto blocado: os campos possuem um tamanho pré-definido FULANO DE TAL RUA DE TESTE SÃO MIGUEL DO OESTE CICLANO DE TAL RUA DO BARRAO MARAVILHA