A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Portal do Estudante de Computação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Portal do Estudante de Computação"— Transcrição da apresentação:

1 O Portal do Estudante de Computação
Computação Depressão O Portal do Estudante de Computação Pascal Lógica de Programação

2 Entrada Momento do programa em que passamos informações para ele.
O programa armazena as informações passadas nas variáveis. Usaremos inicialmente entrada através do teclado, porém a entrada pode ser feitas de diversas maneiras: Teclado Arquivo Mouse Outros dispositivos de entrada

3 funções de entrada READ: lê algo digitado seguido de um <enter>. Não permite que o usuário digite mais nada, aplicando às variáveis o que foi digitado. READLN: lê algo digitado seguido de um <enter>. Permite que o usuário continue digitando valores sempre que for pedido numa operação de entrada. Resumindo: utilizaremos esse! READKEY: lê um caractere pressionado no teclado, sem a necessidade do <enter>. Somente para o tipo de dado caractere (char). Resumindo: utilizaremos apenas o READLN e o READKEY! Tipos de dados que aceitam entrada: integer, real, char e string. Valores booleanos só podem ser atribuídos via código.

4 Exemplo de utilização: readln
var idade: integer; begin writeln(‘Qual é a sua idade?’); readln(idade); writeln(‘Sua idade é:’, idade); readln; end.

5 Exemplo de utilização: readkey
var caractere: char; begin writeln(‘Pressione um caractere:’); caractere := readkey; writeln(‘Caractere digitado:’, caractere); readln; end.

6 entrada com várias variáveis
Sim, podemos ler várias variáveis ao mesmo tempo. Exemplo: readln([variável], [variável], ...); Se utilizarmos tipos de dados numéricos (integer, real), podemos digitar os três seguidos de espaço ou um a cada <enter> pressionado. Se utilizarmos o tipo char, somente podemos digitar os caracteres juntos, pois o espaço e inclusive a tecla <enter> são lidos como caracteres. Isso é explicado na tabela ASCII. Não é possível a entrada de várias variáveis com tipo de dado string.

7 entrada com várias variáveis
a, b, c: integer; begin writeln(‘Digite os três valores, separados por espaços:’); readln(a, b, c); writeln(‘Equação do segundo grau:’, a, ‘x²+’, b, ‘x+’, c, ‘=0’); readln; end.


Carregar ppt "O Portal do Estudante de Computação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google