Projeto - Sta. Ifigênia Edvaldo Feitosa Franciele Santana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acústica Urbana 6º período UFAL / ARAPIRACA.
Advertisements

Transporte Público Urbano
APRESENTAÇÕES: REVITALIZAÇÃO DO VALONGUINHO COM INDICAÇÃO DE PASSARELAS E ELEVADOR PARA O INSTITUTO BIOMÉDICO PROJETO DE APROVEITAMENTO DA CAIXA D’ÁGUA.
Para a implantação do novo Plano Diretor, várias medidas deverão ser tomadas e leis deverão ser aprovadas.
Marca Empresa/Empreendimento
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Toda a vida, fiz planos e ansiei pelo dia, em pudesse comprar a minha própria casa, que pudesse de certa formar construir o meu cantinho, totalmente a.
O condomínio Villaggio Laranjeiras traz um conceito que proporciona a oportunidade de morar, conviver, passear e encontrar diversos tipos de serviços em.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FIAMFAAM Arquitetura e Urbanismo
Vista Aérea da Região.
Casa de Campo.
CONJUNTO HABITACIONAL ITAMBÉ
Marca Empresa/Empreendimento
ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ
Transposições – Arquitetura do Lugar – Infraestruturas
ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO.
Tipos de Bairro.
TRANSPOSIÇÕES Amanda Rafaela R. Rabello Fábio Fusaro
Requalificação Urbana
Análise dos elementos pictóricos de um projeto de arquitetura e urbanismo. CORTE.
ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO.
Categoria: Empreendimento Residencial
Praça São Francisco da Glória
RESPIRAR, DE NOVO Restauração do Cheonggyecheon
ESCRITÓRIO MODELO- 2 SEM- NOVEMBRO- 2010
Eduardo Pazinato Professor e Coordenador Nusec-FADISMA Secretário de Segurança Pública e Cidadania Canoas/RS Presidente Associação Estadual de Secretários.
Praça São Francisco da Glória
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
PAISAGISMO EM GRANDES ESPAÇOS
Acústica Urbana 6º período UFAL / ARAPIRACA.
Poluição sonora em centros urbanos
AVENIDA DAS AMÉRICAS, LOCALIZAÇÃO Foto aérea do local
Implantação Geral 244 unidades de 68m² privativos, 1 unidade de 82 m² privativos e 2 unidades de 89m² privativos. 1 vaga por unidade descoberta/ coberta.
Mudanças no trânsito do Rio /01/2014. Resumo A partir do próximo dia 25, às 22h00, o Elevado da Perimetral, no trecho entre a Avenida General.
Sistema Viário.
Rua Heliodoro Salgado Trabalho realizado pelos alunos do 11ºI:
Imóvel particular ( ) ; público ( ). Número de pavimentos:__________ Uso Atual: comercial ( ); serviço ( ); Industrial ( ); Institucional ( ); Uso Original:
PROJETO DE TRANPOSIÇÃO DO RIO PINHEIROS
Categoria 15 – Lançamento Comercial
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
Lindner Consultoria 7º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS Dezembro 2014.
Medição da Insolação e Elevação de Temperatura em Para-Raios com Encapsulamento Polimérico Fonseca, L.G1, Carvalhais, T.B.M² , Ursine , W.A.M³ , Silva,
escola FDE - entrega final -
Ventura Office / Metron e Unimov CATEGORIA 15 – LANÇAMENTO COMERCIAL.
Empresa/Empreendimento
6º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS Novembro 2014.
Lindner Consultoria 4º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS Novembro 2014.
Lindner Consultoria 2º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS Novembro 2014.
Requalificação da Praça Angra do Heroísmo
AUP – 148 Projeto III Profº Bruno Padovanno Alunos
8º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS Dezembro 2014.
PROJETO NÓS PROPOMOS! “POR DETRÁS DO LUXO” Rua de Santa Marta – São José (Lisboa) Trabalho realizado por: Ana Monteiro nº2 Ariana Pascoal nº5 Cheila Barros.
PRELIMINAR ESTUDO CENTRO-DIA. PRELIMINAR ESTUDO CENTRO-DIA.
Edvaldo Pedro Feitosa Silva Jennifer Adorno Leonardo Ragano
UNI FIAM FAAM ARQUITETURA E URBANISMO Projeto Parque Linear do Cabuçu de Cima Jaçanã – São Paulo Estudo Preliminar Profº Helena Degreas Disciplina: Escritório.
Levantamento Fotográfico e Diagnóstico
ANALISE GRÁFICA DO TERRENO
Projeto Urbano - Paisagístico
Lindner Consultoria 10º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS Dezembro 2014.
Lindner Consultoria 3º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS Novembro 2014.
2008 estações de integração e travessia de pedestres P3 EXERCÍCIO1 USP - São Carlos 2008 allan. ana carolina. fabrício. natalia. priscila c. priscila i.
Sistema Integrado de Transporte Público - SITrans
O Projeto PEDALAR surgiu em meados de 2014 por solicitação da Administração Central (demanda repassada pela Pró-Reitoria de Administração – PRA ao Departamento.
EDUCAÇÃO - TRÂNSITO - CIDADANIA
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA Residencial Morada das Flores Santana de Parnaíba, 27 de abril de 2015.
Formas da trama urbana Malha regular, irregular, anel, estrela, linear, radio concêntrica Trama irregular Trama regular.
Como controlar o estoque
Compras – Controle de Estoque. Por que é necessário controlar o estoque? Reduzir custos –Se há excesso em estoque A empresa terá custos operacionais para.
Disciplina Tecnologia dos Transportes Componentes das vias urbanas.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Linhas Elétricas – Iluminação Externa Prof. Vilmair E. Wirmond 2013 FONTE: Projetos Elétricos.
Transcrição da apresentação:

Projeto - Sta. Ifigênia Edvaldo Feitosa Franciele Santana Leonardo Ragano Rafael Vianna Ronaldo Dias Tatiane Freitas Teoria e Metodo Revitalização Urbana. Profª. Cynthia Regina de Araujo E. dos Santos.

Configuração Antiga da Quadra Quadra de Estudo – Santa Ifigênia

Área de Intervenção Edifícios Mantidos Edifícios Tombados RUA AURORA Edifícios Mantidos Edifícios Tombados Edifícios Demolidos para a intervenção na quadra RUA SANTA IFIGÊNIA AVENIDA RIO BRANCO RUA VITÓRIA

Diagnóstico de Qualidade Urbana Proteção: As calçadas de todas as quadras são insuficientes em largura para abrigar a locomoção de tantos transeuntes, sobretudo na Rua Santa Ifigênia. O excesso de veículos, carga e descarga, poluição visual e barulho causado pelo tráfego proporcionam sensações desagradáveis. O pico de movimentação ocorre ao dia, onde a sensação de segurança é maior. A noite, a iluminação é insuficiente e a presença da polícia é quase extinta. Conforto: A quadra é conturbada por natureza do comércio, não existe muitas possibilidades de contemplação, muito menos áreas de descanso e espaços para sentar. Poluição visual não é intensa, a auditiva é maior, porém diminui gradativamente na Rua Vitória e Aurora e torna-se novamente intensa na Av. Rio Branco.

Prazer:   Subtraindo os efeitos do barulho dos carros e da poluição dos mesmos, existe sim potencial para sensações de prazer na quadra, pois além dela nos remeter ao passado e ao moderno ao mesmo tempo a disposição dos edifícios consegue amenizar os efeitos do vento e do sol e criam um ambiente agradável. As diferenças de gabarito não causam tanto desconforto ao olho humano ou a escala humana. Entretanto, a situação ideal seria um pareamento de gabaritos em função dos edifícios mais antigos, como o Palacete Lelis, por exemplo.

Síntese das Intervenções e Motivos: Aproveitar a boa interligação entre a entre as Ruas Vitória e Aurora e a proximidade com a Santa Ifigênia foi o ponto de partida. Atualmente a interligação é confusa, barulhenta, e mal distribuída, pois na Rua Vitória começa em um estacionamento no edifício tombado e na Aurora termina em uma via estreita com pequenas lojas de forma que o pedestre muitas vezes não imagina a interligação. Portanto, para reduzir o impacto da falta de calçadas amplas e abrigo as intempéries da Rua Santa Ifigênia, iniciaremos a intervenção pelo estacionamento no edifício tombado na Rua Vitória e criamos um novo alinhamento do que será a Rua Galeria com eixo longitudinal entre as ruas.

Síntese das Intervenções e Motivos: Nas laterais foram abrigadas lojas mais amplas do que as que existiam, bancos protegidos por árvores proporcionam abrigo para quem quer descansar. No ponto que chamaremos de central vindo da Rua Vitória no Sentido Aurora veremos um café à esquerda e um charmoso pergolado acima. A direita veremos mesas de um restaurante em um terraço, sanitários e a fachada interna do edifício residencial da Rua Aurora, visto de dentro da Galeria. Se voltarmos observar a esquerda neste ponto central, um pouco mais adiante, veremos uma área de descanso arborizada e a vista do Palacete Lelis, que merece o destaque dado, pois ele é o ícone de toda a intervenção como símbolo que precisamos e devemos conservar nossa memória, nosso patrimônio e dispormos de meios para também contemplá-los.

Peças Gráficas:

Implantação:

Planta Primeiro Pavimento:

Plantas 1º ao 3º Pavimento e Cobertura:

Cortes:

Elevações:

3D:

3D:

3D:

3D:

3D:

3D:

3D: