Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Orações Subordinadas Adverbiais
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Português Professora Pollyanna Mattos.
Período Simples e Período Composto
Orações Subordinadas Adverbiais
PREPOSIÇÃO; CONJUNÇÃO;
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Orações subordinadas adverbiais
Orações subordinadas adverbiais
Adverbiais Comparativas, Conformativas, Causais, Consecutivas, Concessivas, Condicionais, Finais, Temporais e Proporcionais.
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
Classe Gramatical da palavra QUE
O aluno chegou à noite. Sujeito Verbo Ad. Adverbial TRANSFORME O AD. ADVERBIAL EM UMA ORAÇÃO: O aluno chegou quando anoitecia. O. P.
Orações subordinadas adverbiais
Gramática da Sapatilha
NOÇÕES SEMÂNTICAS TRADUZIDAS POR CONJUNÇÕES
Ela faltou porque estava doente.
Orações Subordinadas Adverbiais
Classificações das conjunções
Orações Subordinadas Adverbiais
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Coordenação e subordinação
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
CONJUNÇÃO.
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Orações Subordinadas Adverbiais
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Orações subordinadas adverbiais
Cap Relações lógico-semânticas do discurso I
PORTUGUÊS.
Transitividade Verbal
ORAÇÕES SUBORDINADAS.
Conjunção.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
Orações coordenadas 1) aditivas: expressam a ideia de soma;
Dicionário Terminológico
Classificação das orações
ADVERBIAIS 1ª. Causais: são aquelas que modificam a oração principal apresentando uma circunstância de causa, isto é, respondem à pergunta "por quê?"
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Português 8º ano Versão Actualizada
Gramática.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS
Oração Subordinada Adverbial
Adverbiais e Substantivas
Orações Subordinadas Adverbiais
Coordenação e subordinação
Período Composto por Subordinação
Período Composto.
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
O valor semântico das conjunções pág. 11 (Apostila 6)
Orações Subordinadas Adverbiais
Oração subordinada adverbial - os tipos - 1ª Oração subordinada adverbial temporal I - Começamos a aula de manhã. indica tempo Tem função sintática de.
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
Frase Simples e Frase Complexa. Índice:  Eles são irmãos.  A mãe tem andado cansada.  O gatito foi encontrado pelo meu pai.  Ela vai estudar com.
ADM3AM PROF. CHICO ARRUDA Orações Adjetivas e Adverbiais.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português Ensino Médio, 3° Ano Valores semânticos das conjunções subordinativas

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas DE OLHO NA IMAGEM Imagem : NASA/Goddard Space Flight Center / Trabalho derivado : Splette / Public Domain.

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas A imagem que vimos no slide anterior mostra o percurso do “Caminho das Índias”. Esse percurso é indicado por uma linha. O significado de cada um dos elementos depende de sua relação com o mapa e com todos os outros elementos da imagem. Posicionados de outra forma, eles indicariam um percurso totalmente diferente. Fora da imagem, não remeteriam a significado nenhum.

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas A nossa aula de hoje será sobre o valor semântico das conjunções. A imagem do mapa foi para que vocês entendessem que assim como as linhas no mapa orientam as pessoas que dele se utilizam, as conjunções, no interior do discurso, orientam o interlocutor no caminho a ser seguido para o sentido global do texto, indicando as relações entre palavras e enunciados.

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas CONCEITUANDO As orações se relacionam umas com as outras por meio de uma palavra que as liga. Essa palavra é chamada de CONJUNÇÃO. As relações que as conjunções estabelecem, são um dos fatores responsáveis pela textualidade, ou seja, elas contribuem para que um texto seja coerente e coeso, e não uma sequência de palavras soltas, sem conexão entre si. EXEMPLO: Havia os que queriam uma folha de papel e uma caneta outros preferiam um livro ou computador.

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas Quando duas ou mais palavras juntas exercem a função de conjunção, são chamadas de “locução conjuntiva”: já que – se bem que – a fim de que. EXEMPLO: Já que você chegou mais cedo, ajude-me a arrumar a sala.

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES Observe a estrutura sintática destas orações: “Os meninos pediram/ que eu desenhasse em suas mãos.” Note que o verbo da 1ª oração é transitivo direto e, portanto, necessita de um complemento. Esse complemento é toda a 2ª oração, que funciona como objeto direto do verbo PEDIR. Assim, existe uma dependência sintática, uma relação de subordinação entre as orações. A palavra “que” as relaciona – QUE – recebe o nome de conjunção subordinativa.

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas Assim, podemos concluir que: As CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS inserem uma oração na outra, estabelecendo entre elas uma relação de dependência sintática.

A CONJUNÇÃO NA PERSPECTIVA SEMÂNTICA Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas A CONJUNÇÃO NA PERSPECTIVA SEMÂNTICA Conforme a relação semântica estabelecida entre os termos ou orações conectados, distinguem-se os tipos de conjunções descritos a seguir: CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS 1- Integrantes – Introduzem uma oração que exerce, em relação à oração principal, o mesmo papel sintático que seria exercido por um substantivo ou por um advérbio. São elas : que; se. EX : Ela disse que avisaria do horário da aula.

porque, porquanto, pois, como ( em início de oração), Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas 2- Causais – Introduzem oração que indica a causa do que se diz na oração principal. São elas: porque, porquanto, pois, como ( em início de oração), já que, visto que, que . EX : Saiu correndo porque estava atrasado. 3- Comparativas – Iniciam oração que traz um dos termos de uma comparação. São elas: como , assim como , bem como , que nem, qual, quanto. Ex : A peça recebeu tanto elogios quanto críticas.

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas 4- Concessivas – Iniciam oração que admite um fato que, apesar de contrário à declaração feita na oração principal, não inviabiliza essa declaração. São elas: ainda que , embora , mesmo que , por mais que , apesar de que , nem que. EX : Ainda que você se atrase, fará a prova. 5- Condicionais – Introduzem oração que indica uma hipótese ou condição necessária para que o fato declarado na oração principal se realize. São elas: se , contanto que , caso , salvo se , desde que, a não ser que. EX: Se houver atrasos , a apresentação será cancelada.

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas 6- Conformativas – Iniciam oração cujo conteúdo está em conformidade com o que se diz na oração principal. São elas: segundo , conforme, consoante. EX : Conforme você previu, o teatro está lotado. 7- Consecutivas – Introduzem oração que traz uma consequência do que se declara na oração principal. São elas: que ( combinada com tal , tanto , tão ou tamanho, presentes na oração principal), de maneira que, de modo que , de forma que. EX : Ela se esforça tanto , que está sendo reconhecida.

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas 8- Finais - Iniciam oração que exprime a finalidade, ou objetivo do que se afirma na oração principal. São elas : a fim de que , para que. EX : O curso de teatro foi realizado para que os alunos desenvolvessem seu talento. 9- Proporcionais - Introduzem oração que expressa um fato que ocorre na mesma proporção que aquilo que se declara na oração principal. São elas: ao passo que , a medida que , à proporção que, quanto mais, quanto menos, quanto maior. EX : A medida que os atores se empolgavam, a platéia também se agitava.

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas 10- Temporais - Iniciam oração que expressa o tempo da realização do ato indicado na oração principal. São elas: quando , logo que , antes que , depois que , até que, desde que , sempre que. EX: Entrem no palco quando a cortina se abrir. As conjunções que nós acabamos de ver são as subordinativas adverbiais, que iniciam orações que exprimem uma circunstância adverbial relacionada ao enunciado da oração principal. EX: As pessoas ouvem música enquanto trabalham.

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas Ao separarmos as orações, nós temos: A 1ª oração principal: “As pessoas ouvem música...” e a 2ª oração: “enquanto trabalham.”, que exprime uma circunstância de tempo em relação à oração principal. Então, as conjunções subordinativas adverbiais, iniciam orações que exprimem uma circunstância adverbial em relação ao fato expresso na oração principal.

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas Já as conjunções subordinativas integrantes, QUE e SE , quando servem para introduzir orações que funcionam como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto da oração principal. EX: Já reparou que as pessoas sempre tentam fazer duas coisas ao mesmo tempo? Nesse exemplo, temos, a oração principal “Já reparou” e a outra oração que funciona com objeto direto da oração anterior, ligada pela conjunção subordinativa integrante QUE.

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas VALE SABER A palavra subordinativa vem de subordinar, que quer dizer “ estabelecer uma relação entre dois seres em que um passa a ser superior, e o outro, inferior; dominar, submeter, sujeitar.”

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas AGORA É COM VOCÊ... Coloque em prática o que você aprendeu, resolvendo os exercícios abaixo. 1) Ligue as orações a seguir, acrescentando a uma delas a ideia de causa. Evite repetir as conjunções. Veja o exemplo: Ele não conseguiu emprego na fábrica. Não tinha certificado de conclusão do ensino médio. Ele não conseguiu emprego na fábrica, uma vez que não tinha o certificado do ensino médio.

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas a) O açude secou. Não chove há mais de noventa dias. b) A garota está feliz. Está apaixonada. c) Havia estudado muito. Achou fácil a prova. d) A escola está em festa. Comemora este ano cinquenta anos de fundação. 2- Agora, ligue as orações acrescentando a uma delas a ideia de consequência. Veja o exemplo: O livro estava tão velho. Suas folhas estavam soltas e amareladas. O livro estava tão velho que suas folhas estavam soltas e amareladas.

a) O prédio era alto. Do topo eu avistava as cidades próximas. Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas a) O prédio era alto. Do topo eu avistava as cidades próximas. b) O computador tinha muitos recursos. Até confundia o usuário. c) O curso era interessante. As vagas foram preenchidas imediatamente. 3- Relacione as orações de acordo com a indicação entre parênteses. Evite repetir conjunções e faça adaptações na forma verbal quando necessário. Veja o exemplo: Os alunos subiam ao palco. O coral cantava.(tempo) Enquanto os alunos subiam ao palco, o coral cantava.

Quando penso em você, meu coração bate mais forte. Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas Vou ficar magoado.Você vai embora tão cedo. (condição) b) A noite avançava.mais animado ficava o baile. (proporção) c) Daniel toca guitarra muito bem. Rodrigo toca guitarra muito bem. (comparação) d) Ele fala muito. Acaba dizendo besteiras. (consecutiva) 4 – Nas frases a seguir, identifique as conjunções e a ideia que cada uma expressa. Veja o exemplo: Quando penso em você, meu coração bate mais forte. quando - tempo

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas a) Mal saímos de casa,desabou o temporal. b) Embora fizesse muito frio, o passeio foi legal. c) A festa começou às 22 horas, como havíamos planejado. d) Os parafusos da roda estavam tão apertados, que não consegui trocar o pneu. e) Abri todas as janelas para que o sol aquecesse a casa. f) Caí, porque escorreguei numa casca de banana.

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas Acesse o link: http://lendoescrevendonaweb.blogspot.com.br/p/avaliacao-de-portugues.html

Quantas orações há na fala da zebra no 1º quadrinho? Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas 5 – Depois de ler a tirinha de Fernando Gonsales, responda as questões: Quantas orações há na fala da zebra no 1º quadrinho? b) Qual é a conjunção( ou locução conjuntiva) que liga essas orações? c) Que ideia essa conjunção ( ou locução conjuntiva) exprime nessa situação?

A CONJUNÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas A CONJUNÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO Leia esta anedota: Numa loja de animais, o vendedor enaltece as qualidades de um papagaio a um cliente interessado em comprá-lo. - Este papagaio é extraordinário! Falante como ele só! O senhor observou que ele tem um fio amarrado em cada pé? Se o senhor puxar o fio amarrado no pé direito ele fala francês. Se o senhor puxar o fio amarrado no pé esquerdo ele fala russo. - E se eu puxar os dois ao mesmo tempo? – perguntou o cliente.

- Eu caio no chão , idiota! – responde o papagaio. Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas - Eu caio no chão , idiota! – responde o papagaio. ( autor desconhecido) O período “ Se o senhor puxar o fio amarrado ao pé direito, ele fala francês” é composto por duas orações: a) Identifique a conjunção subordinativa que as liga. b) Que circunstância essa conjunção exprime nessa situação?

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas AFINAL, PARA QUE SERVEM AS CONJUNÇÕES? As relações entre os seres humanos ou entre o ser humano e o mundo são bastante complexas. Para dar conta da complexidade das ideias e das relações, a linguagem necessita de mecanismos próprios. Por exemplo: como indicar que uma ideia se opõe a outra? Como indicar que um fato é a causa ou a consequência de outro? As conjunções cumprem esse papel, estabelecendo nexos lógicos entre as orações. Elas são, portanto, um dos elementos essenciais para que um texto seja coerente e coeso.

DESAFIO Leia este enunciado: Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas DESAFIO Leia este enunciado: O parque é bem conservado e muito bonito; por isso poucas pessoas o visitam. a) Você deve ter notado que a conjunção por isso não estabelece uma relação semântica lógica entre as duas orações. Por que? b) Reescreva o enunciado, empregando a mesma conjunção, para que ele tenha sentido lógico.

Linguagens,Códigos e suas Tecnologias - 3º Ano do Ensino Médio Valor Semântico das Conjunções Subordinativas MATERIAL DE APOIO : Imagem : pt . Wikipedia.org/Descoberta do caminho marítimo para a Índia. Textos : - Gramática: texto.reflexão e uso / William Cereja, Thereza Cochar Magalhães – 3. ed. Reform. - São Paulo: Atual , 2008. - Níquel Náusea – Tédio no Chiqueiro. São Paulo: Devir, 2006. p. 32. - Português, 3º ano : ensino médio/ organizador Ricardo Gonçalves Barreto. – 1. ed. – São Paulo : Edições SM,2010. – ( Coleção ser protagonista)

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   2 NASA/Goddard Space Flight Center / Trabalho derivado : Splette / Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Silk_route.jpg 06/09/2012