Percurso de Experimentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ...
ESTÉTICA 1.
Teorias dos Processos de Criação em Artes e Mídias
PENSAMENTO POSITIVO OPTIMISMO
O SÁBIO Um homem, procurando um velho sábio no alto de uma montanha, encontrou um envelope escrito : “FUI AO CINEMA, VOLTO LOGO”
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
" Conquistar a felicidade "
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Señoras y Señores Senhoras e Senhores Ladies and Gentlemen.
Ligue o som.
A grande obra-prima Por Roberto Shinyashiki
e em qualquer outra coisa que se apresentasse.
By Búzios Slides A CASA DO AMOR 1.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
queríam dedicar-se à pintura.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Governo do Estado do Pará
Engano. Luiza Gosuen. Edição: Inês Vieira.. Automático.
(clicar) Para pôr pão na mesa para todos, o pai trabalhava cerca de 18 horas diárias nas minas de carvão, e em qualquer outra.
SÓ VOCÊ PODE FAZER UM ANO NOVO DE VERDADE Automático/som.
 No século XV, numa pequena aldeia perto de Nuremberga, vivia a família Durer com vários filhos. Para ter pão na mesa para todos, o pai trabalhava cerca.
APRENDIZ DA VIDA!.
O PODER DA CRENÇA 3 ANO Prof. Mauro. A vida não deixa jamais de ter sentido. (...) Certamente estamos habituados a descobrir um sentido no criar uma obra.
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Ligue o som.
O Bhagavad Gita A Canção Divina de Deus Tradução Wilmar.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Introdução a Desenvolvimento de Sistemas
NÃO DESISTA. NÃO DESISTA Ele é um Deus Fiel e te guardará de todo mal! Quando tudo não der mais certo e você já tentou todas as alternativas, não te.
Introdução a Desenvolvimento de Sistemas
Projeto Conhecendo Israel
As coisas que aprendi....
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry. IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
PRECE AO ANJO DA GUARDA PRECE AO ANJO DA GUARDA
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
A ILUSÃO Letícia Thompson.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Chuva de Poder André e Felipe.
APRENDÍ QUE... APRENDÍ QUE... William Shakespeare.
Reunião de Pais
Aprendi Clique.
Esteja preparado I Pedro
NOVA EBD LIÇÃO 23.
Princípios E Verdades.
Fone: (11)
Quem quer voar, cria asas…
By Búzios Slides A ILUSÃO.
ESTÉTICA 1.
Ao acordar, manifeste sua gratidão ao universo…
O budismo considera que todos os nossos sofrimentos se originam dos desejos. O desejo move o mundo. Ele pode nos arrastar ao inferno ou nos elevar ao.
Pois é isso que me acontece quando estou a teu lado,
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
Ligue o som.
Há uma busca natural e constante pelo “perfeito” (não, perfeição) que nem sempre significa o que você está pensando.
A ÚLTIMA ESPERANÇA. A ÚLTIMA ESPERANÇA Existem momentos na vida onde tudo parece ir mal!
O futuro.
A natureza do desejo - Osho
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
APRENDIZ DA VIDA!.
VOCÊ PASSOU Nem me lembro quanto tempo faz, que já não a vejo mais.
To aprendendo a conhecer uma pessoa... como posso conhecer uma outra pessoa, Sem antes a conhecê-la? É um processo lento, mas vale a pena conhecer.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA!!! Você acredita no poder da mente? No poder do pensamento positivo? No poder da vibração? Da energia que emanamos e que nos.
CHARLES CHAPLIN PROGRESSÃO AUTOMÁTICA. A vida me ensinou... A dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração. Sorrir às pessoas, que não.
Transcrição da apresentação:

Percurso de Experimentação Universidade Federal de Goiás Faculdade de Artes Visuais Poéticas do Desenho Percurso de Experimentação André Luiz de Moraes Celso Souza Raísa Cavalcante

(Des)Construção e Acaso Einsenstein: ‘as chaves da felicidade são um método de investigação na arte.’ Experimentar todas as chaves até que uma sirva para abrir, ou fechar, a porta. ‘É nesse momento de testagem que novas realidades são configuradas, excluindo outras. E assim, dá-se a metamorfose: o movimento criador. Tudo é mutável, mas nem sempre é mudado.’

MOVIMENTO CRIADOR ‘É interessante observar que, independentemente da forma que a experimentação toma, esse momento é sempre relacionado a trabalho, que significa, em última instância, criação. É a ação do artista sobre sua matéria que gera o andamento da obra, ou seja, o movimento criador.”

‘A experimentação está portanto relacionada ao conceito de trabalho contínuo. Trabalho mental e físico agindo, permanentemente um sobre outro.’

Tempo de produção e maturação Um esboço pode também assegurar uma futura experimentação mental, para Miró: “Se tenho uma ideia, esboço-a sobre qualquer coisa, em qualquer lugar. E, à medida que o tempo passa, essa ideia vai sendo trabalhada na minha mente e, um dia, vira uma tela. Coisas de mais de quarenta anos atrás me voltam; coisas que eu previra fazer e que amadureceram depois de quarenta anos.”(Miró)

Construir e Destruir Construir é destruir. “Acumulação e eliminação representam o processo pelo qual acabamos chegando ao que desejamos.” (Chaplin).

Descaminhos ‘Discutindo ainda a destruição necessária para a construção, há os percursos que não levam necessariamente a obras. Nesses casos determinadas opções revelam-se como descaminhos que não conduzem a concretização da obra. Estou me referindo às chamadas obras inacabadas.’

Alberto Giacometti. Retrato de James Lord.

Bibliografia Salles, Cecília Almeida.1998 Gesto inacabado: processo de criação artística. 2ª edição. Cecília Almeida Salles. – São Paulo: FAPESP: Annablume, 2004.