BCC221 Programação Orientada a Objetos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Qualified Curriculum
Advertisements

Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
1 ANÁLISE E PROJETO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO: CONCEITO MODELOS DE PROCESSO PROCESSO UNIFICADO HISTÓRIA CARACTERÍSTICAS AS QUATRO.
Introdução a Engenharia de Software de Sistemas Multi-Agentes
Orientação – acesso ambiente virtual
Administração de Marketing 1
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Gerenciamento de Projetos
TEORIA DE CONTROLE II (CEL039) Apresentação do Curso
Robótica Industrial (ENE109) Apresentação do Curso
03/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Ferramentas de Engenharia de Software
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS - LPOO APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Thiago Pereira Rique
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Thiago Pereira Rique
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
1 MODELAGEM COM A UML (UNIFIED MODELING LANGUAGE) BREVE HISTÓRICO CARACTERÍSTICAS CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS MODELAGEM DE ANÁLISE E DE.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo II Introdução a XML DTD Prof. Ismael H F Santos.
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo II XML Processing: XSLT, SAX e DOM Prof. Ismael H F Santos.
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Banco de Dados (BAN-TSI)
Auditoria de Segurança da Informação
Aula 8 Orientação à Objetos
Aula 6 Subprogramas Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Linguagens de Programação
Questionário de Avaliação Institucional
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Introdução a Programação Orientada a Objetos
Provas de Concursos Anteriores
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Análise de Casos de Uso Alexandre Motnteiro.
Algoritmos Estruturados Avançados 2º Período CSTA - UTP
Monitoria GDI Aula Prática
Introdução a Engenharia de Software
Fundamentos de Programação Estruturada – Turma A 1º Período CSTA - UTP
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
Comunicação Social Criação e Produção de Sites
Informações iniciais Prof. Renato Cislaghi Semestre
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
Apresentação Eduardo Figueiredo 05 de Março de 2010 INF62: Informática no Ensino de Física 2Aula 01
Modelagem de Software.
BCC /02 Apresentação da Disciplina BCC361 – Redes de Computadores Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação Prof.
CES-33 Apresentação da Matéria: - Professor; - Bibliografia; - Calendário; - Avaliação.
Salas de Matemática.
Tópicos Especiais em Programação 5º Período CSTA - UTP
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
IF696 - Integração de Dados e DW
Compras - Pedido de Compra
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Tópicos Especiais em Programação 5º Período CSTA - UTP
Introdução a Engenharia de Alimentos
Rio Verde - Goiás - Brasil
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
CES-33 Apresentação da Matéria: Professor; Bibliografia; Calendário; Avaliação.
Lógica para Computação Prof. Celso Antônio Alves Kaestner, Dr. Eng. celsokaestner (at) utfpr (dot) edu (dot) br.
Solicitações de Serviços
Introdução Eduardo Figueiredo 04 de Março de 2010 POOAula 01 ou
Transcrição da apresentação:

BCC221 Programação Orientada a Objetos Prof. José Romildo Malaquias 2015/1 Agradecimento: Prof. Marco Antônio

Introdução ao Curso

Carga horária semanal 4 aulas teóricas Turma única Segundas e quartas às 08:20; Sala 18 – ICEB 3.

Objetivos Ao final do curso é esperado que o aluno: Entenda com profundidade os conceitos de Programação Orientada a Objetos, sendo capaz de aplicá-los de maneira apropriada; Seja fluente na escrita, teste e depuração de programas orientados a objetos, com uso de APIs; Seja capaz de desenvolver sistemas orientados a objetos com acesso e abstraindo banco de dados; Seja capaz de desenvolver sistemas utilizando objetos remotos.

Metodologia Aulas teóricas Trabalhos extra-classe Apresentação de conceitos e aplicações. Trabalhos extra-classe Consolidação da experiência com os temas tratados em aula Listas de exercícios a cada conteúdo apresentado.

Linguagem A ementa da disciplina não menciona linguagem de programação Apenas bibliografia em C++ e Java. Veremos a disciplina em 3 partes: Conceitos + UML; C++; Java. Será dada maior ênfase a C++ Pré-requisito para BCC322 - Engenharia de Software I.

C++ vs. Java Os diferentes objetivos no desenvolvimento das linguagens C++ e Java resultaram em diferentes princípios e contrapartidas Java foi desenvolvida para ser fácil de utilizar e acessível a um público maior Além de uma poderosa biblioteca multiplataforma. C++ é uma linguagem poderosa desenvolvida para uma grande variedade de tarefas em programação Permite acesso total às características e performance da plataforma em que o software executará.

C++ vs. Java De fato, uma das grandes diferenças entre C++ e Java está no nível de acesso à máquina C++ permite acesso baixo nível Principalmente à memória e registradores; Melhor desempenho. Java protege o programa com uma máquina virtual. No entanto, a liberdade oferecida pela linguagem C++ pode causar danos maiores; Java é utilizado em uma gama maior de dispositivos.

Recursos Ambiente computacional de compilação, desenvolvimento e execução de programas Editores e Compiladores. Programas de editoração e apresentação; Software de apoio à aprendizagem, executado em um ambiente virtual Moodle.

Atividades dos alunos Participação em sessões de discussão sobre estratégias de resolução de problemas utilizando os conceitos abordados; Trabalhos implementação extra-classe.

Bibliografia Básica P. J. DEITEL, H. M. DEITEL. C++ Como Programar. Quinta edição. Pearson, 2006. P. J. DEITEL, H. M. DEITEL. Java Como Programar. Oitava edição. Pearson, 2010.

Bibliografia Básica B. MEYER. Object-Oriented Software Construction. Segunda Edição. Prenttice-Hall, 1997.

Bibliografia Adicional V. V. MIZRAHI, Treinamento em Linguagem C++, módulos 1 e 2, Makron Books. C++.com www.cplusplus.com C++ Reference www.cppreference.com

Bibliografia Adicional The Java Tutorials http://download.oracle.com/javase/tutorial/ API Java http://download.oracle.com/javase/7/docs/api/

Avaliação Provas práticas (4) (8 pontos). Trabalhos de implementação computacional (2) (2 pontos + extras). A frequência também é considerada.

Listas de Exercícios A cada conteúdo, uma série exercícios será disponibilizada Não é necessário entregar; Não contam para avaliação; Somente para treino. Não haverá gabarito Dúvidas devem ser sanadas junto ao professor ou monitor.

Provas As provas serão realizadas manualmente Se houver disponibilidade da turma, verifica-se a viabilidade de provas práticas. As questões poderão ser retiradas das listas de exercícios.

Programa Visão geral do paradigma de programação orientada a objetos; Modelagem UML;

Programa Programando em C++ Classes, objetos, mensagens; Herança; Polimorfismo; Ligação dinâmica; Tratamento de exceções; Genéricos; Coleções; Objetos persistentes.

Programa Programando em Java Herança; Polimorfismo; Interfaces gráficas; Tratamento de exceções; Genéricos; Coleções; Objetos persistentes.

Previsão de Provas Prova I: 25 de março Prova II: 29 de abril Até herança em C++. Prova II: 29 de abril Até genéricos em C++. Prova III: 27 de maio Até herança em Java. Prova IV: 24 de junho Até coleções em Java. Exames especiais: 06 de julho.

Perguntas?

Recomendações

O que se espera do aluno Pontualidade Chamada uma vez por aula; Perdeu a chamada, não tem choro. Dedicação exclusiva às atividades da disciplina durante a aula; Proatividade; Aplicação nas atividades extra-classe.

Recomendações Cola Nas provas e trabalhos, garante nota 0 para os envolvidos, independente se passou ou recebeu a cola e se a cola é parcial ou total.

Recomendações LaTeX O LaTeX é uma espécie de editor de textos científicos e profissionais (bem diferente do Word); Nos trabalhos, relatórios em LaTeX valem pontos extras.

Atendimento Professor Monitor José Romildo Malaquias romildo@iceb.ufop.br (não enviar programas) 3559-1321 Sala 21 DECOM Monitor ? Horários a definir

Acompanhamento O material das aulas está disponível no site www.decom.ufop.br/romildo/2015-1/bcc221 Além do material, outras informações estão disponíveis no curso BCC221 – Programação Orientada a Objetos do Moodle www.decom.ufop.br/moodle

Lista de E-mails Cadastrem-se na lista de e-mails da disciplina: bcc221@googlegroups.com Solicitem inclusão no endereço http://groups.google.com/group/bcc221

Acompanhamento A ementa e o programa da disciplina podem ser encontrado no site da disciplina Bem como todo material disponibilizado.

Avisos Checar frequentemente: Via lista de e-mails. Possíveis alterações no cronograma inicial; Avisos Etc. Via lista de e-mails.

Perguntas?

FIM