São Paulo: Minha Cidade! 23 PARQUEIBIRAPUERA  AVANÇO MANUAL: UTILIZE AS SETAS OU MOUSE © 2014 – Gilberto Calixto Rios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Turismo em Brasília Turismo em Brasília.
Advertisements

O marco aos voluntários de 32 Alexandre Simão Anelize Vergara Embora presente nos núcleos familiares dos voluntários da Revolução, que atuavam como guardiões.
GEOMETRIA ESPACIAL Nomes: Ana Carolina, Pedro, Guilherme e Lucas
Professora:Micheline Barros Autora:Nilta Mª Anjos Santos
SALA DOUTOR WALDIR DE ALMEIDA RIBAS
São Paulo alguma coisa acontece no meu coração...
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 34.
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 55.
Luxo e Requinte nos anos 60
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 44.
Apresentação automática.
São Paulo: Minha Cidade! 02
Theatro Municipal de São Paulo
OS MONUMENTOS.
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 46.
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 03.
São Paulo: Minha cidade!
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 49.
ROTA DOS CONTOS DE FADAS
CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO
São Paulo em Duas Épocas
Conheça Caçapava do Sul
Que cidade é essa?.
OSCAR NIEMEYER ARQUITETO BRASILEIRO
Você conhece o VENTURA ?.
Projeto terra Há relações entre o campo e a cidade?
O Rio que eu não conheci. Parte 2 By Búzios Slides.
Escola Estadual Bueno Brandão, ex-Grupo Escolar Bueno Brandão, fundado em 24 de Maio de 1909, regulamentado pelo Decreto n , de 25 de Setembro de.
Óscar Niemeyer.
Não criamos este arquivo. Os autores e demais créditos estão indicados no último quadro. Disponível na Web, e gostando, entendemos ser interessante sua.
ITANHAÉM terra de Benedicto Calixto
CONSTRUÇÃO DE PASSARELAS URANIZAÇÃO DO ENTORNO DO
Melhor visualizado no Power Point 2000
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 52.
São Paulo de Baixo para Cima
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 25.
Monumentos Históricos do Brasil
São Paulo: Minha Cidade! 04
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 47.
"O tempo mais feliz de minha vida, em que eu tinha fé - os erros, os desentendimentos, o abrigo, a aventura, tudo aquilo que se foi, quando havia um ideal.
São Paulo em Duas Épocas Você está convidado para ver nas fotos a seguir, como num passe de mágica, as transformações sofridas em alguns logradouros.
O Rio que eu não conheci. Parte 3 By Búzios Slides.
Brasília 48 Anos Patrimônio Cultural da Humanidade Formatado por:
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 58.
A PINTURA HISTÓRICA E RELIGIOSA
MUSEU PAULISTA BY BÚZIOS SLIDES (MUSEU DO IPIRANGA) Clik com o Mouse
O Rio de Janeiro e as Copas
Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias
Parque Dr. Fernando Melo
PARTE XIII.
- Parte 1 - POR GILBERTO CALIXTO RIOS
São Paulo: Minha Cidade! 08
Brasília Vista do Alto 2 Fotos de Bento Viana.
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte
Cruz Alta Parte Nossa Velha - Nova A PREFEITURA, ANTIGAMENTE CHAMADA DE INTENDÊNCIA MUNICIPAL, INICIALMENTE FUNCIONOU EM PRÉDIO DA RUA CORONEL.
Produzido originalmente em outubro de 2006 e repaginado em abril 2015
PARTE 3 Situado na Praça do Império, o Centro Cultural de Belém é um equipamento dedicado à difusão da cultura.
São Paulo: Minha Cidade! 03 ESTAÇÃO DA LUZ ESTAÇÃO DA LUZ  “Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro” (autor desconhecido) p/ avançar.
São Paulo em Duas Épocas III São Paulo em Duas Épocas III 
Parte XVI Igreja Matriz de Santo Antonio Corria o ano de 1909 Foi nesse ano que Antônio Agu deixou Osasco para jamais revê-la: em viagem de visita a.
PERLIMA APRENSENTA Passagem automática não click.
O Rio que eu não conheci. Parte 4 By Búzios Slides.
MUSEUPAULISTA MUSEU PAULISTA  “Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro” (autor desconhecido) p/ avançar as fotos use as setas ou mouse.
- São Paulo: Minha Cidade! -
Londrina – 75 anos Uma viagem no tempo.
Monumentos madeirenses. Estátua do Cristiano Cristiano Ronaldo é um jogador de futebol, considerado o melhor de mundo. Aos 29 anos viu ser erguida uma.
Mas como isso pode acontecer? E eu sentada nesta cadeira, A envelhecer A escrever... Sem querer entender Muito menos querer saber... Como tudo isso.
Conjunto Arquitetônico da Pampulha – Belo Horizonte/MG
Transcrição da apresentação:

São Paulo: Minha Cidade! 23 PARQUEIBIRAPUERA  AVANÇO MANUAL: UTILIZE AS SETAS OU MOUSE © 2014 – Gilberto Calixto Rios

A primeira idéia para a formação de um parque na antiga invernada da Força Pública, remonta ao ano de 1926, na gestão do prefeito J. Pires do Rio. Após diversos projetos feitos e refeitos, finalmente é aprovada em 1952, a proposta do grupo de Oscar Niemeyer. O projeto paisagístico ficou à cargo de Otávio Augusto Teixeira Mendes. A inauguração do parque, prevista inicialmente para 25 de janeiro de 1954, foi adiada pelo não término das obras, e finalmente inaugurado oficialmente em 21 de agosto daquele ano. O local, na zona sul da cidade, junto ao entroncamento das avenidas 23 de Maio, Brasil, República do Líbano e Rubem Berta, possui área de 250 hectares. Após 1955, com o desmonte das exposições do centenário, alguns prédios foram demolidos, e outros, sem uso, foram sendo ocupados por repartições públicas, como a sede da prefeitura, a secretaria das finanças e o departamento estadual de trânsito (Detran). Atualmente o parque abriga apenas museus, exposições permanentes e ocasionais, em seus edifícios. Em 2002, deu-se a construção do último prédio que faltava no projeto de Niemeyer, o Auditório, construído junto à Oca, e inaugurado em outubro de Sua área verde é uma das maiores e mais belas da cidade, muito frequentada pela população em busca de áreas de lazer.

ÀS VÉSPERAS DA INAUGURAÇÃO AS PRIMEIRAS OBRAS DE TERRAPLANAGEM - AO FUNDO, O BAIRRO DE VILA MARIANA

FOTO: REVISTA “MANCHETE” 1953 A menos de um ano da inauguração, no acabamento, muita coisa ainda estava por fazer.

FOTO: REVISTA “MANCHETE” 1953 A menos de um ano da inauguração, no acabamento, muita coisa ainda estava por fazer. PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES ONDE A PARTIR DE 1958, SERIAM REALIZADOS OS SALÕES DO AUTOMÓVEL, FENIT, ETC. LOCAL ONDE SERÁ CONSTRUÍDO O PAVILHÃO JAPONÊS LOCAL ONDE SERÁ CONSTRUÍDO O PLANETÁRIO, INAUGURADO EM 1958 OBELISCO E MAUSOLÉU DOS HERÓIS DE 32, AINDA EM CONSTRUÇÃO. SUA INAUGURAÇÃO SERIA APENAS EM 1957 AVENIDA REPÚBLICA DO LÍBANO Em 21/08/1954 o parque, embora incompleto, foi inaugurado, com a presença do prefeito Jânio Quadros, do governador Lucas Nogueira Garcez (de chapéu) e diversas autoridades. Ao fundo, a escultura-símbolo do IV centenário, denominada “Aspiral”, hoje em dia não mais existente. 1954

Anos 70 FOTO: “ESTADÃO”

Anos 70 FOTO: “ESTADÃO” MONUMENTO ÀS BANDEIRAS ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA SEDE DA PREFEITURA (ATÉ 1992) SECRET. DAS FINANÇAS DA PREFEIT. (ATÉ 1992) GRANDE MARQUISE OCA – MUSEU DA AERONÁUTICA PAVILHÃO CICCILLO MATARAZZO - BIENAL PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES (DEMOLIDO) MAUSOLÉU DOS HERÓIS DA REVOLUÇÃO DE 32 AVENIDA 23 DE MAIO SEDE DO DETRAN SP

MONUMENTO ÀS BANDEIRAS – NA ENTRADA DO PARQUE autor: Victor Brecheret MONUMENTO ÀS BANDEIRAS – NA ENTRADA DO PARQUE autor: Victor Brecheret

AQUI, O AUTOR HOMENAGEOU AS RAÇAS FORMADORAS DO POVO BRASILEIRO OURO !! A ÍNDIA E SEU FILHO MAMELUCO: OS PRIMEIROS “PAULISTAS”

PLANETÁRIOPLANETÁRIO

NO INÍCIO, COMO SE VÊ NA FOTO ANTIGA, ERAM DUAS PONTES, COM UM PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES ENTRE ELAS 1954

A “OCA” – LOCAL DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

NO LADO DE TRÁS, UM PALCO PARA APRESENTAÇÕES AO AR LIVRE

Lago dos Cisnes

Pavilhão Ciccillo Matarazzo - Bienal

Lago das Fontes Dançantes

AO LADO DA AVENIDA PEDRO ÁLVARES CABRAL, QUE MARGEIA O PARQUE, O MONUMENTO EM HOMENAGEM AO DESCOBRIDOR DO BRASIL, INAUGURADO EM ATRÁS DO PERSONAGEM, AS CARAVELAS E AS ONDAS DO MAR.

NO CENTRO DO LAGO, A FONTE DE ÁGUAS DANÇANTES, QUE À NOITE, SE TRANFORMA EM UMA SINFONIA DE CORES E FORMAS! FOTO: GOOGLE IMAGENS

CRÉDITOS Fotografias atuais, idealização e montagem do fotógrafo e pesquisador Gilberto Calixto Rios Fotos antigas: quando não citado, é de autor desconhecido Textos históricos: “História Urbanística da Cidade de São Paulo” - Antônio Rodrigues Porto; “O Processo de Formação do Parque do Ibirapuera”- Manuella Marianna Andrade in “Revista do Arquivo Municipal” nº 204, e outros Música de fundo: R. Strauss - “Vozes da Primavera” Agradeço à amiga Eli Mendes pela cessão de fotos antigas. Blog: “SAUDADE SAMPA” – saudadesampa.nafoto.net Veja também nossos trabalhos fotográficos em nossa página no Facebook: “São Paulo em Foco Copyright Clique, para ver uma relação de nossos produtos: Contatos com o autor: © 2014 – Gilberto Calixto Rios – São Paulo