ATUALIDADES Gustavo Muzy. POLÍTICA MENSALÃO - O QUE ERA: Esquema de compra de votos de parlamentares do Congresso Nacional (não era de fato mensal) durante.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
Advertisements

O QUADRO ENERGÉTICO Jim Wygand-Presidente Singular Strategies Ltda.
© 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Abismo fiscal nos EUA e os Riscos para 2013
Assessoria Econômica da FEDERASUL
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Juros no Brasil e no Mundo.
Conjuntura Econômica Brasileira
Brasília, março de 2009 A crise internacional e repercussões: situação brasileira em março de 2009 Jorge Abrahão de Castro IPEA.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
CAPÍTULO II A CRISE DE 1929.
HISTÓRICO: do império russo à desintegração
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ - FESP
A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL
ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS
Herança e macrocenários
Ambiente do Profissional de Comércio Exterior
ATUALIDADES Gustavo Muzy.
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
O GOVERNO LULA ( hoje).
Ministro Paulo Bernardo
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR BRICS.
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Mercado de Trabalho no Brasil
GEOPOLÍTICA DO MUNDO ATUAL e AÇÃO ESTADUNIDENSE
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Ano Tema Temática 1998 Viver e aprender Vida, conhecimento 1999
TENDÊNCIAS Consultoria Integrada
A crise de 1929.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 CONJUNTURA ECONÔMICA: 2011 DILMA_100 dias.
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
2ª Guerra Mundial.
AULA 17 – CMBPREVESTHISTÓRIA – LIVRO PROF VICENTE
Perspectivas Econômicas 2011 Data 21/10/10 Economia Internacional 2011 Governo dos EUA expandirá a moeda (QE II) – Espera-se reação semelhante da União.
DESAFIOS DO CENÁRIO ECONÔMICO EM UM ANO ELETORAL
EUA final do século XIX e início do século XX.
Instituto de Economia – UFRJ
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Inquérito à Atividade Empresarial 2013 CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PONTA DELGADA OUTUBRO 2014.
Perspectivas econômicas para 2015
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Janeiro 2014.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
MIGRAÇÃO E XENOFOBIA.
Retrospectiva de 2013 e Expectativas para Cenário Externo Os principais motores da economia mundial mostraram desaceleração –Dinamismo ainda puxado.
EUA PÓS-GUERRA FRIA Prof. Alan Carlos Ghedini
A Guerra de Secessão A GUERRA TOTAL: EUA ( )
Uberlândia, 20 de abril de 2012 CPI da Dívida Pública.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Fluxos Migratórios.
Revisão 7ª série.
África do Sul.
1) Recentemente um grande número de protesto acorreram e ainda ocorrem no território brasileiro. O que deu origem a estes protestos e quais foram as principais.
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.
Crise Europeia Causas da crise: -Impacto da crise de Salvar bancos e empresas com dinheiro público -Dívidas públicas dos países europeus – gastos.
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
1 Internacionalização e Regulação do Mercado de Capitais no Brasil João Cesar Tourinho.
28º Seminário Nacional de Previdência Social Belém 8 a 10 de Março de 2016.
Apresentação AMPROGÁS Brasília, 15/12/2.010 Câmara Federal – Plenário 14 - Anexo II.
K:\Screenshows\Gib\2000\G-Jul\2000gl395\2000gl395_ss Alternativas de Financiamento Mercado de Capitais Internacional Telebrasil Maio de 2002.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

ATUALIDADES Gustavo Muzy

POLÍTICA

MENSALÃO - O QUE ERA: Esquema de compra de votos de parlamentares do Congresso Nacional (não era de fato mensal) durante o Governo Lula, nos anos de 2005 e DENÚNCIA: Roberto Jefferson, presidente do PTB e deputado federal. - PRINCIPAIS FONTES DE RECURSOS: a) Financiamentos feitos junto aos Bancos do Brasil, Rural e BMG, pelas empresas de Marcos Valério; b) Recursos repassados pelo Banco Opportunity, de Daniel Dantas, à DNA Propaganda, de Marcos Valério. - DECISÃO PROCESSO: Condenação de 25 dos 38 réus denunciados pelo MPF. - SITUAÇÃO ATUAL: Diversos réus presos, outros aguardando expedição do mandado de prisão e outros aguardando o julgamento de embargos infringentes.

CENÁRIO ATUAL ESFERA FEDERAL - ENFRAQUECIMENTO DA OPOSIÇÃO. - SURGIMENTO DE NOVAS LIDERANÇAS (EDUARDO CAMPOS E MARINA SILVA). - ENFRAQUECIMENTO DE LIDERANÇAS ANTIGAS. BELO MONTE - TERCEIRA MAIOR USINA DO MUNDO EM POTÊNCIA INSTALADA. - IMPACTOS AMBIENTAIS. - DIVERGÊNCIAS POLÍTICAS.

BRASIL

MANIFESTAÇÕES DE 2013 a) Origem com manifestação com aumento da tarifa de ônibus em algumas cidades; b) Ampliação das reivindicações. c) Grande participação popular. d) Ausência de lideranças formais. e) Copa das Confederações: combustível. e) Pano de fundo: insatisfação com a condução política do país.

BOATE KISS - Uma das maiores tragédias brasileiras mortes. - Causa: incêndio causado pelo uso de sinalizador. Número de pessoas acima da capacidade. - Falta de fiscalização. - Nenhuma mudança desde então.

MUDANÇAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA - Redução da desigualdade social. - Crescimento da classe média. - Queda significativa da faixa de municípios brasileiros com IDH baixo ou muito baixo, de 71,5% em 2000, para 25,2% - Crescimento da importância econômica das pequenas e médias cidades. - Migração da violência para as pequenas e médias cidades. - Pouca evolução na qualidade da educação.

IMIGRAÇÃO - Aumento no recebimento de imigrantes no Brasil nos últimos anos. - Razões econômicas: europeus e norte-americanos. - Razões bélicas ou humanitárias: haitianos, sírios, etc.

CRISE NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO HÍDRICO EM SÃO PAULO - Causas. - Extensão. - Volume morto. - Políticas de enfrentamento.

ECONOMIA

CRISE DE ORIGEM: Queda abrupta nos valores dos imóveis nos EUA, o que levou à desconfiança no sistema bancário norte-americano e europeu, cujos ativos se baseavam principalmente em títulos imobiliários. - CONSEQUÊNCIAS: grave recessão, que aumentou dramaticamente o desemprego nos EUA e na Europa. - FORMA DE ENFRENTAR A CRISE: Baixa de juros e Injeção de recursos públicos (principalmente nos EUA e na Europa), como forma de combater a escassez de crédito.

ECONOMIA INTERNACIONAL - Em franca recuperação da crise de Alto nível de desemprego em alguns países, como Espanha, Grécia e Croácia, entre outros. - Diminuição no ritmo de crescimento da China.

ECONOMIA BRASILEIRA - Crescimento do PIB em 2013: aprox. 2,5% : 0,9% : 2,7% : 7,5% - Inflação em 2013: 5,91% - Perspectiva: indefinida. - Dificuldades crescimento indústria.

PRÉ-SAL - Grandes reservas de petróleo localizadas abaixo de uma grossa camada de sal, no fundo dos oceanos. - Em 2013 ocorreu o leilão do Campo de Libra, sendo vencedor um consórcio formado pela Petrobrás, duas empresas chinesas (CNPC e CNOOC), uma Anglo Holandesa (Shell) e uma francesa (Total). - 41,65% do petróleo extraído ficará com a União. - Destinação recursos pré-sal: 75% para a educação e 25% para a saúde. - Distribuição dos Royalties.

INTERNACIONAL

CONFLITOS NA SÍRIA - ORIGEM: Desdobramento da chamada “Primavera Árabe”, em que movimentos populares destituíram governantes da Tunísia e do Egito. - Razões políticas e religiosas: Bashar al-Assad é muçulmano alauíta, sendo que a maioria da população é sunita. - Impasse: diversos interesses internacionais divergentes.

CONFLITOS NO IRAQUE - Causas; - Possíveis consequências. - Enfrentamento pela comunidade internacional;

CONFLITOS ISRAEL-PALESTINA - Causas; - Dificuldades na conciliação; - Operação Limite Protetor;

ANEXAÇÃO DA CRIMEIA PELA RÚSSIA - Pano de fundo político e social. - Postura comunidade internacional. - Dificuldade de imposição de sanções à Rússia.

ESPIONAGEM INTERNACIONAL - Em 2013, Edward Snowden, ex-analista de inteligência norte-americano, denunciou um amplo esquema de espionagem norte-americano, que envolvia países como Brasil, Alemanha, França e México. - NSA: National Security Agency. - Espionagem X Internet. - Oposição internacional.

COPA DO MUNDO Principais equipes. - Balanço. - Repercussão internacional. - Desempenho da seleção brasileira. - Relação com eleições. - Operação “Jules Rimet” e Copa do Qatar.

ATENTADOS EM BOSTON - 3 mortos e mais de 170 feridos na explosão de 2 bombas. - O mais grave atentado nos EUA desde 11 de setembro de Autores: Dzhorkhar e Tamerlan Tsamaev (morto pela polícia), muçulmanos de origem chechena que moravam nos EUA. - Motivos: razões religiosas e protesto contra guerras no Iraque e Afeganistão.

PERSONALIDADES

PERSONALIDADES NELSON MANDELA ( )

PERSONALIDADES MARGARETH TATCHER ( )

PERSONALIDADES HUGO CHAVES ( )

PERSONALIDADES RONALD BIGGS ( )

PERSONALIDADES JOSÉ WILKER ( )

PERSONALIDADES LUCIANO DO VALLE ( )

PERSONALIDADES JAIR RODRIGUES ( )

PERSONALIDADES PAPA FRANCISCO (1936- )

PERSONALIDADES EIKE BATISTA (1956- )

PERSONALIDADES PRINCÍPE WILLIAM, KATE E GEORGE

PERSONALIDADES FAMÍLIA REAL ESPANHOLA

PERSONALIDADES ROBERTO AZEVEDO (1957-)

PERSONALIDADES MIGUEL NICOLELIS (1961-)