Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS DISCURSOS NA NARRAÇÃO
Advertisements

Escola da pontuação.
Sinais de Pontuação.
A gota de água que precisava de tomar banho
O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
CLICK José namorava há oito meses uma moça levada e inconstante. Ela era linda e ele estava completamente apaixonado. Num dia qualquer, ela resolveu.
Sinais de pontuação.
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
Pontuação.
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
TEATRO “O DENTINHO” EB/1 JI S.GONÇALO
Nicholas Sparks Editorial Presença.
O EGA chega à Escola.
Tente ler sem chorar!!!.
By Não adianta pensar que ao terminar uma relação está tudo acabado e resolvido. Todos acham estranho quando uma pessoa custa muito a encerrar.
Uma linda idéia a ser imitada......
Assim é a Vida....
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
A Boneca e a Rosa Branca.
Como Se Educa Para a Vida Música: Imagine – John Lennon
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Rotina....
BORDADOS DA VIDA.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
Eufrásia Bica.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
A BONECA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito
“AVÓS SÃO O MÁXIMO !".
Era um fim de tarde de sábado.
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
O PÃO DE CRISTO....
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Ética e Moral na formação dos filhos
A BONECA 002 Colacio.j.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Sinais de Pontuação.
Assim é a Vida....
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
A CASTANHA CAROLINA.
A tigela de madeira.
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
. ? : A Pontuação ! , ; A Pontuação de um Texto -.
Uma história criada por: Maria Jesus Sousa (Juca) Setembro 2008
Era uma vez ………….
A vida havia sido dura para Ananias naqueles últimos tempos. Já havia perdido dois empregos, havia ficado doente. No aniversário do filho não tinha.
Sinais de pontuação.
ESTA DIZEM SER UMA HISTÓRIA REAL
Era uma vez uma menina chamada Flori.
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
Era uma vez uma menina ajuizada. Chamava-se Menina Vírgula
Este livro pode ser lido aqui:
Escola da pontuação.
Para os Meus 3 amigos.
A Estrela Dourada A noite estava fria, muito fria, e como todas as vésperas de Natal, a minha mãe e a minha avó estavam a preparar a comida habitual para.
Uma história adaptada por Maria Jesus Sousa - Juca
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
Os sinais de pontuação . ? ! , ....
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Aguarde a rolagem automática dos slides....
Ensino Fundamental , 7º ano
“Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.” Sl
O Urso Polar que não gostava do frio
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Transcrição da apresentação:

Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!

A história da família Pontuação Esta história passou-se há muitos anos: No tempo em que uma menina ajuizada não namorava sem a licença do papá... Vamos começar:

Era uma vez ... ... Uma menina muito ajuizada que se chamava Menina Vírgula. A Menina Vírgula gostava de passear, devagarinho, e... Parar de vez em quando (- para ver as montras...).

Ora um dia, num dos seus passeios, apareceu uma cavalheiro, muito simpático e elegante no seu chapéu de côco. O seu nome era Ponto-e-Vírgula. Sempre que a Menina Vírgula parava, ele parava também, tirava o chapéu e ficava a olhá-la demoradamente.

Foi numa dessas pausas que acabou por meter conversa e ... ...(imaginem só!) pedir ali mesmo a mão da Menina Vírgula! Claro que esta disse logo: «Não resolvo nada sem primeiro falar com o meu pai, o Sr.Travessão».

O pai da Menina Vírgula era um senhor muito respeitável e, como guarda que era do «Jardim das Palavras», fez uma cara de poucos amigos.

No entanto, quando ouviu o nome do cavalheiro disse: - Ponto-e-Vírgula? É como se chama? Hum... Bem... Parece que foi feito para a minha filha! Realmente deve ser o marido ideal para ela!

... E de facto, o Sr. Ponto-e-Vírgula acabou mesmo por casar com a, agora, Srª. D. Vírgula.

Tiveram então o seu primeiro filho, um menino rabino e muito curioso. - Imaginem que tinha o hábito de se pôr de pernas para o ar, para espreitar o que estava por baixo dos móveis. E então, puseram-lhe o nome de Ponto-de-Interrogação.

O segundo filho, tal como o primeiro, tinha um nome bastante aristocrático! Chamava-se Ponto-de-Exclamação! Era muito mais sossegado que o seu irmão e ficava tão admirado com as coisas que o irmão fazia, que levava o dia a soltar «ohs» e «ahs» de espanto.

E foi então que a D.Vírgula deu à luz um lindo par de gémeos. Andavam sempre a lutar um contra o outro (-ambos queriam sempre ficar por cima!...) mas eram tão cómicos que toda a gente partilhava da mesma opinião: «Aquilo são mesmo Dois-Pontos...».

Mas, a D.Vírgula estava a ficar cansada com a turbulência dos seus rapazes: «Se tivesse ao menos uma rapariga, sempre poderia ajudar-me na lida da casa...»

E, se bem o pensou, melhor o conseguiu E, se bem o pensou, melhor o conseguiu. Teve logo três gémeas de uma vez. Eram iguais como gotinhas de água, e muito sossegadinhas! Como não se distinguiam umas das outras, receberam o nome de «Manas Reticências»

Como eram tímidas, e um pouco indecisas, só sabiam andar juntas Como eram tímidas, e um pouco indecisas, só sabiam andar juntas. Mas, toda a gente gostava delas e, quando partiam, não eram facilmente esquecidas: deixavam sempre um rasto na memória de todos...

Foi então que o Sr. Ponto-e-Vírgula disse para a mulher: «Com a vida sempre a subir -(pois já naquele tempo ela subia!)- não se podem ter muitos filhos. Agora, ponto final!».

E foi assim que nasceu o menino mais novo, o último da família pontuação, o Ponto Final ! Este menino recebeu tanto mimo dos pais e dos irmãos mais velhos, que se tornou um pouco antipático, guloso (sempre a comer guloseimas), tornou-se redondo que nem uma bola, e um pouco egoísta.

Assim, no meio dos amigos acabava sempre por ficar sozinho: os outros afastavam-se. -Pena que uma família tão simpática tenha educado tão mal o seu último filho! Mas enfim... Nós não temos nada com isso. E também não queremos ser más-línguas... Portanto, ponto final no assunto!

A família pontuação, é muito grande, não acharam ... A família pontuação, é muito grande, não acharam?? Mas, mesmo assim, ainda faltam dois sinais, que são as Aspas e os Parêntesis. Estes dois sinais servem para tu, nesta história, leres as frases ditas pela simpática família e para acrescentar uma informação/comentário que aches necessário.

... Vamos fazer uma síntese das funções de cada sinal:  O ponto final serve para acabar uma frase;  A vírgula faz uma pequena pausa na leitura;  O ponto de interrogação acaba uma pergunta;  O ponto de exclamação exprime uma admiração ou uma ordem; Síntese

 Os dois pontos indicam uma fala, uma explicação;  As reticências indicam que a frase foi interrompida;  O ponto-e-vírgula indica uma pausa um pouco maior que na vírgula;  O travessão indica a fala das personagens;  Os parêntesis servem para separar palavras que não pertencem ao discurso; As aspas servem para indicar a transcrição de um texto ou de uma fala de personagens

Espero que tenham gostado. Até à próxima !!! FIM