Algoritmos Fabrício Costa Santana

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Transcrição da apresentação:

Algoritmos Fabrício Costa Santana prof.fabricio@outlook.com http://professorfabricio.net

Plano da Disciplina EMENTA Declaração de variáveis e constantes Tipos de variáveis Instruções de entrada e saída Tipos de representações de algoritmos Operadores aritméticos e lógicos Comandos de decisão Estruturas de recepção Vetores e matrizes

Plano da Disciplina OBJETIVO GERAL Estudar as técnicas de programação, baseando-se no aprendizado de algoritmos computacionais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS (Competências/Habilidades – aprendizagens que serão consolidadas pelos estudantes) Resolver problemas computacionais. Desenvolver o raciocínio lógico voltado para criação de programas e permitir o domínio das principais técnicas para a produção de algoritmos

Avaliações UNIDADE I UNIDADE II INSTRUMENTO NOTA Prova Individual Peso 8 Trabalho em Grupo – Listas de Exercícios Peso 2 UNIDADE II

Referências Básicas MANZANO & OLIVEIRA. Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores FORBELONE & EBERSPACHER. Lógica de Programação GUIMARÃES & LAGES. Algoritmos e Estruturas de Dados PEREIRA, S.L. Estruturas de Dados Fundamentais

Introdução O raciocínio lógico O raciocínio lógico na tecnologia da informação: Um esquema sistemático que define as interações de sinais no equipamento automático do processamento de dados, ou o computador científico com o critério e princípios formais de raciocínio e pensamento Segundo Venancio (1997) lógica pode ser definida como sendo o estudo das leis do raciocínio e do modo de aplicá-las corretamente na demonstração da verdade. A utilização da lógica na vida do indivíduo é constante, visto que é ela quem possibilita a ordenação do pensamento humano (Forbellone, 1993).

Introdução à lógica É possível trocar uma lâmpada obedecendo a sequência de ações abaixo? Pegar uma escada; Posicionar a escada embaixo da lâmpada; Buscar uma lâmpada nova; Colocar a lâmpada nova; Retirar a lâmpada velha; Subir na escada. Pegar uma escada; Posicionar a escada embaixo da lâmpada; Buscar uma lâmpada nova; Subir na escada; Retirar a lâmpada velha; Colocar a lâmpada nova.

Introdução à lógica Nome Sobrenome Esporte André Soares Natação João André e quatro amigos praticam esportes diferentes. Com base nas dicas determine o nome e sobrenome de cada homem e o esporte que pratica. a) João pratica pesca. Um sobrenome é Sr. Soares. b) O Sr. Saraiva não pratica ciclismo, ele pratica golfe. c) Nem Davi Silva nem o Sr. Rocha praticam natação. d) O esporte de Pedro (cujo sobrenome não é Bernardes) é canoagem. e) Nem o Sr. Bernardes nem Mauro praticam natação. Nome Sobrenome Esporte André Soares Natação João Bernardes Pesca Davi Silva Ciclismo Pedro Rocha Canoagem Mauro Saraiva Golfe

Exercício 1

Respostas Exercício 1 Nome Emissora Função Carolina Motorista Cor Sérgio Globo Câmera Paulo TVE Cenógrafo Flávio SBT Diretor Carolina Motorista Cor Partida Chegada Mauro Marrom 5º Nara Cinza 3º 1º Laura Vermelho 4º Bruno Branco Paula Azul 2º

O problema do bolo

A receita Ingredientes: 1 Lata de leite condensado 1 Lata de milho sem a água 1 colher (de sopa) de manteiga 1 pacote de coco ralado 3 ovos 1 colher (de sopa) de fermento em pó Modo de preparo: Bata no liquidificador, o milho, o leite condensado, a manteiga, o coco e os ovos. Despeje a mistura acima em uma tigela. Peneire o fermento e adicione-o à mistura. Mexa delicadamente a mistura. Em uma fôrma média de bolo, untada e polvilhada com fubá, despeje a massa. leve ao forno médio pré-aquecido, por 35 min.

O problema da média O problema: exibir a média das notas de um aluno de matemática do ensino médio, sabendo que o aluno recebe uma nota em cada unidade e o ano letivo possui 4 unidades. Entradas Processamento Saída

Algoritmo Compreender o problema Identificar os dados de entrada Identificar os dados de saída Determinar o que é preciso para transformar dados de entrada em dados de saída: usar a estratégia do dividir-para-conquistar observar regras e limitações identificar todas as ações a realizar eliminar ambiguidades Construir o algoritmo Testar o algoritmo Executar o algoritmo

Dividir-para-conquistar É conhecido por método descendente (top-down method) ou método de refinamento passo-a-passo Consiste em dividir um problema em partes menores (ou subproblemas) de modo a que seja mais fácil a sua resolução. Exemplo: Fazer suco de laranja? Lavar laranja; Partir laranja ao meio; Espremer laranja; Filtrar o suco; Servir o suco. Passo-a-passo, significa que cada passo é completado antes que o próximo comece. Exemplo: é impossível “ver novela” antes de executar por inteiro o passo anterior de “ligar a TV”

Características dos Algoritmos Um algoritmo tem cinco características importantes: Finitude: deve sempre terminar após um número finito de passos. Definição: cada passo de um algoritmo deve ser precisamente definido. As ações devem ser definidas rigorosamente e sem ambiguidades. Entradas: deve ter zero ou mais entradas, isto é informações que são lhe são fornecidas antes do algoritmo iniciar. Saídas: deve ter uma ou mais saídas, isto é quantidades que tem uma relação específica com as entradas. Efetividade: deve ser efetivo. Isto significa que todas as operações devem ser suficientemente básicas de modo que possam ser em princípio executadas com precisão em um tempo finito por um humano usando papel e lápis.

Dicas para a criação de algoritmos Procure conhecer e compreender, ao máximo, o problema a ser resolvido; Identifique e defina os dados que, essencialmente, deverão ser informados para que o processamento seja realizado com sucesso (dados de entrada); Descreva, detalhadamente, o processamento ou a transformação a ser executada sobre os dados de entrada, em busca dos resultados desejados (como chegar no objetivo); Identifique e defina quais serão os dados resultantes do processamento ou transformação (dados de saída); Construa o algoritmo que represente a solução encontrada com o detalhamento necessário para o seu entendimento; Teste o algoritmo por meio de simulações e efetue as devidas correções que possam vir a ser necessárias na lógica proposta.

Como representar um algoritmo A descrição narrativa O fluxograma: Ex.: diagrama de blocos, diagrama de Chapin Linguagem algorítmica (também chamada de pseudocódigo). Ex.: Português Estruturado

Como representar um algoritmo Linear Estruturada Modular Diagrama de Chapin Português Estruturado

Estruturada Linear

Modular

Diagrama de Chapin

Português Estruturado algoritmo "media" var n1, n2, n3, n4, soma, media: real inicio leia(n1, n2, n3, n4) soma <- n1 + n2 + n3 + n4 media <- soma / 4 escreva("Media: ", media) fimalgoritmo

Tipos de Dados 1. Dados Numéricos: Tipos Inteiros: nos positivos e negativos. exemplos: 35 0 -12 Tipos Reais: nos positivos, negativos e fracionários. exemplos: 9 -12 4.6 -89.726 2. Dados Caracteres : São sequências contendo letras, números e símbolos especiais. Deve ser indicado entre aspas (“”). Também chamado de alfanumérico, literal, string ou cadeia. exemplos: “Rua Alfa, 52” “Fone: 211-3456”

Tipos de Dados 3. Dados Lógicos: Pode representar apenas dois valores: verdadeiro e falso. Também chamado de booleano. Deve ser indicado entre pontos. exemplos: .Falso. .F. .N. .Verdadeiro. .V. .S.

Tipos de Dados Exercício: Identifique os tipos de dados presentes na frase abaixo: Ela tem 8 filhos, pesa 48,3 kg, seu exame de gravidez deu positivo e pintou numa placa: “Precisa-se de Babás. Urgente!”