Pesquisa Dia do Consumidor 2015

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESIDENTES E ESTAGIÁRIOS EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR
Advertisements

Pesquisa de Opinião Pública Sobre Audiência de Rádio Cruzamentos
O maior programa nesse formato
Projeto “Meu Bairro, Meu País ”
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Política de Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de DST e Aids
Consumo e Investimento
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
Revenda Legal em números
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2011 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2012.
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Mídia Kit Dezembro de 2013.
Mídia Kit Novembro de 2013.
Renda até 2 SM.
Quanto é pago e como é pago na internet Outubro - Dezembro/ 2013.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
Feriados Legendas Contato na CORED Sair AMGOUVEIA
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Audiência Pública – Serviços de Telecomunicações Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Audiência Pública Qualidade do Serviço.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 01.
PESQUISA – ALUNOS DO PRONATEC RECIFE RECIFE PESQ. Nº 002/2014.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO V – Nº 01.
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
01 - Vezes que visitou o Rio de Janeiro Média ponderada: 1,82 vezes Base filtro: não mora no Grande Rio de Janeiro (254 entrevistas)
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
O faroeste brasileiro incluiu 16 municípios entre as 50 cidades com o maior índice de homicídios: - Maceió (AL) com 79,8; - Fortaleza (CE) com 72,8; -
DANILO DE MELO SOUZA Secretário da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
Projeto Santher Avaliação da Distribuição
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
O BRASILEIRO PAGA CADA VEZ MAIS IMPOSTOS
Junho / 2014.
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2013
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Rio Verde - Goiás - Brasil
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
1 Saúde Mental Outubro/ 2006 Psiquiatras e População.
Audiência Pública Senado Federal Preços Norte e Nordeste 10 de setembro de 2012.
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
DADOS DE REFERÊNCIA ACERCA DO ATEDIMENTO AOS USOS MÚLTIPLOS PELO SISTEMA HIDRÁULICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL Brasília-DF Julho/2014.
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Fundamentos de Macroeconomia. Taxa de Inflação  A inflação é uma alta do nível geral de preços.  A taxa de inflação é o percentual de aumento desse.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias Brasileiras.
Reunião Dirigentes RBMLQ-I Região Nordeste 08 de março de
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Transcrição da apresentação:

Pesquisa Dia do Consumidor 2015 Março / 2015

Índice Objetivo, metodologia e amostra ........................................................................................................... 03 Perfil dos respondentes ......................................................................................................................... 04 Percepção da Economia Brasileira (2015 contra o ano anterior) .......................................................... 08 Percepção sobre as Finanças Pessoais (2015 contra o ano anterior) .................................................. 09 A influência da inflação e reajustes de preços no orçamento doméstico ............................................... 11 Tipo de serviço ou despesa que “pesou” no orçamento doméstico ....................................................... 12 A crise no abastecimento de água .......................................................................................................... 16 A influência da crise hídrica e energética na economia ......................................................................... 17 A crise nos Setores Hídrico e Energético versus despesas extras no orçamento doméstico ................ 18 Modificação nos hábitos de uso e consumo de água e energia elétrica ................................................. 19 Percepção sobre a mudança de comportamento como resultado da redução de consumo ................. 20

Objetivo, metodologia e amostra Objetivo: A pesquisa teve por objetivo identificar a percepção do consumidor com relação a economia brasileira e suas finanças pessoais, e seu comportamento frente a atual crise hídrica e energética. Metodologia: utilizamos de metodologia quantitativa para realização da coleta das informações, por meio de pesquisa eletrônica via internet. Período de realização da pesquisa: 06 a 23 de fevereiro de 2015. Target: O universo da pesquisa é representado por consumidores que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista Serviços – www.consumidorpositivo.com.br. Amostra: 1.477 respondentes. Leitura dos resultados: Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro de 2,5%, para mais ou para menos.

PERFIL DOS RESPONDENTES

D/E 55 Base: 1.477 54% dos respondentes a pesquisa são homens 36% dos consumidores concentram-se na faixa etária 25 a 34 anos 55% representam as Classes D/E, 37% a Classe C e 8% as Classes A/B D/E 55 Base: 1.477 Equivalência Renda Familiar Mensal Classe A – acima de R$ 11.300 Classe B – de R$ 8.700 a R$ 11.300 Classe C - de R$ 2.030 a R$ 8.700 Classe D – de R$ 1.230 a R$ 2.030 Classe E – até R$ 1.230 P. Qual o seu sexo? (Resposta única) P. Qual a sua idade? (Resposta única) P. Marque a faixa de valor que melhor representa a sua renda familiar mensal: (Resposta única) (Critério FGV 2012 para determinação da classe social segundo rendimento familiar mensal, com valores adaptados ao salário mínimo vigente em JAN2014)

65% dos consumidores que responderam a pesquisa concentram-se na Região Sudeste do país, 46% deles em São Paulo. Nordeste tem 14% de representatividade, seguido pelas regiões Sul (11%), CO (6%) e N (4%). AL PB PE SE PR SC RS ES RJ SP MG MS MT GO AM AC RO RR AP PA TO BA PI MA CE DF RN Base: 1.477 P. Informe em qual Estado você mora: (Resposta única)

PERCEPÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA

A PERCEPÇÃO VEM PIORANDO AO LONGO DOS ANOS 83% dos consumidores percebem a Economia Brasileira como pior em relação à 2014. Esta percepção se intensifica nas regiões Norte (89%) e Sul (88%). Para 85% dos consumidores das classes C e D/E a Economia piorou. Entre as mulheres a percepção de piora supera a dos homens (86% contra 82%). Região Classe Social Sexo A PERCEPÇÃO VEM PIORANDO AO LONGO DOS ANOS 2014 EM RELAÇÃO A 2013 72% DIZIA QUE ESTAVA PIOR 2013 EM RELAÇÃO A 2012 43% DIZIA QUE ESTAVA PIOR

O QUE MAIS PESOU NO ORÇAMENTO DO CONSUMIDOR (CONSIDERANDO O CENÁRIO DE INFLAÇÃO E REAJUSTE DE PREÇOS)

Tipo de serviço ou despesa que mais pesou no Orçamento Doméstico (%) No atual cenário de inflação e reajuste de preços, 24% dos consumidores apontam como principal “vilão” do orçamento doméstico os gastos com combustíveis. Em segundo lugar aparecem as despesas com alimentação (23%), seguido pelo reajuste da conta de luz (18%). Tipo de serviço ou despesa que mais pesou no Orçamento Doméstico (%) 3 serviços ou despesas que mais pesaram no orçamento doméstico do consumidor

Tipo de serviço ou despesa que mais pesou no Orçamento Doméstico (%) Os gastos com combustíveis pesaram mais no orçamento doméstico dos consumidores: N (34%), CO (31%), S (28%), NE (25%). No Sudeste foram os gastos com a alimentação, com 25% das menções, seguido por despesas com combustível (23%). Tipo de serviço ou despesa que mais pesou no Orçamento Doméstico (%) Região TOTAL N NE CO SE S Combustível Alimentação Luz Impostos Moradia, aluguel e condomínio Transportes e conduções Educação (1) Água Telefonia e TV a Cabo (2) Lazer Gás Outros Educação = Faculdade, Escola, Ensino e Cursos diversos Telefonia e TV a Cabo = Celular, Telefone Fixo, Internet e TV Paga)

Tipo de serviço ou despesa que mais pesou no Orçamento Doméstico (%) As despesas com alimentação foram o que mais “pesou” no orçamento doméstico das classes D/E (23% das menções). Na classes C foi o aumento do combustível (31% das menções). Nas classes A/B, a percepção é de que o aumento dos preços de combustíveis e alimentação impactaram negativamente o orçamento doméstico, ambos com 27% das menções. Tipo de serviço ou despesa que mais pesou no Orçamento Doméstico (%) Classe Social TOTAL AB C DE Combustível Alimentação Luz Impostos Moradia, aluguel e condomínio Transportes e conduções Educação (1) Água Telefonia e TV a Cabo (2) Lazer Gás Outros Educação = Faculdade, Escola, Ensino e Cursos diversos Telefonia e TV a Cabo = Celular, Telefone Fixo, Internet e TV Paga)

Tipo de serviço ou despesa que mais pesou no Orçamento Doméstico (%) Para as mulheres, o aumento dos preços de alimentação impactaram mais significativamente no orçamento doméstico (28%), seguido por conta de luz (21%). Já na opinião dos homens, foi o aumento dos combustíveis (29%). Tipo de serviço ou despesa que mais pesou no Orçamento Doméstico (%) Sexo TOTAL Homens Mulheres Combustível Alimentação Luz Impostos Moradia, aluguel e condomínio Transportes e conduções Educação (1) Água Telefonia e TV a Cabo (2) Lazer Gás Outros Educação = Faculdade, Escola, Ensino e Cursos diversos Telefonia e TV a Cabo = Celular, Telefone Fixo, Internet e TV Paga)

CRISE NOS SETORES HÍDRICO E ENERGÉTICO

93% dos consumidores acreditam que a crise no abastecimento de água em alguns Estados brasileiros afeta a economia de uma forma geral. Está percepção é maior na região SE, com 95% das menções, contra 88% no NE. Na comparação entre as classes sociais, 96% das classes A e B acreditam que a crise de abastecimento interfere na economia. A crise no abastecimento de água em alguns Estados do país afeta a economia de uma forma geral? (%) Região Classe Social Sexo

De modo geral, o cenário de crise nos setores hídrico e energético gerou despesas extras no orçamento doméstico na opinião de 83% dos consumidores. Sendo que este percentual passa para 85% entre os consumidores das classes D/E, e também entre as mulheres. Na região Norte, 91% dos consumidores sofreram impacto no orçamento doméstico em função da crise hídrica e energética, seguido por 83% na região Sudeste. O cenário de crise nos setores hídrico e energético no país gerou despesas extras em seu orçamento doméstico? (%) Região Classe Social Sexo

Concentra-se na região Sudeste o maior percentual de consumidores que modificaram seus hábitos de consumo de água e energia elétrica em vista da crise hídrica, com 95% das menções. É maioria (91%) os consumidores das classes C e D/E, e mulheres (94%). Você adotou ou modificou hábitos de uso e consumo de água e energia elétrica em vista da crise hídrica? (%) Região Classe Social Sexo

Sua mudança de comportamento resultou em redução de consumo de? (%) 57% dos consumidores declaram que mudaram o comportamento e tiveram redução do consumo de água e energia elétrica. No Sudeste, esse percentual passa para 59%, o maior na comparação com as outras regiões do país. A classe C é que reduziu mais o consumo em ambos os itens (água e energia ), com 60% das menções. Sua mudança de comportamento resultou em redução de consumo de? (%) Região Classe Social Sexo

PERCEPÇÃO SOBRE AS FINANÇAS PESSOAIS

A PERCEPÇÃO VEM PIORANDO AO LONGO DOS ANOS 43% dos consumidores acreditam que suas finanças pessoais pioraram em 2015. Na região Sul, essa percepção é maior, com 47% das menções. Entre as classes sociais, apenas 21% dos consumidores nas classes D/E disseram que as finanças pessoais melhoraram, contra 30% na classe C e 31% na classe A/B. Percepção sobre às Finanças Pessoais (%) Região Classe Social Sexo A PERCEPÇÃO VEM PIORANDO AO LONGO DOS ANOS 2014 EM RELAÇÃO A 2013 29% DIZIA QUE ESTAVA PIOR 2013 EM RELAÇÃO A 2012 24% DIZIA QUE ESTAVA PIOR