INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Advertisements

Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Engenharia de Software
7130 – Adminstração de Sistemas de Informação
1. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Disciplina: Introdução à Computação
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Informática na Educação
Informática Industrial
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Tecnologia da Informação
Introdução à Computação
Introdução à Informática
Tecnologias da Informação e Comunicação
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Introdução à Informática
Luan Philipe Braz Thyago Victor de Andrade. Componentes de um Computador Periféricos Processador Dispositivos de armazenamento de dados Dispositivos de.
Introdução ao Processamento de Dados
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
| Introdução à Computação |
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
Fábio de Oliveira Borges
Montagem e Manutenção de Computador I
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TRABALHO DE TIC Jordan Dias 7ºB.
Por que estudar sistemas de informação?
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Tecnologias da Informação e Comunicação
Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS
Introdução à INFORMÁTICA
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
Sistemas de Informação
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
Conceitos Básicos de Informática
Introdução à Informática
Fundamentos de Sistemas Operacionais
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Introdução ao geoprocessamento
DSC/CCT/UFCG Introdução à Informática Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Prof.: José Eustáquio Rangel.
Mini-curso Informática Básica
Computação Eletrônica 2
E SCOLA B ÁSICA E S ECUNDÁRIA DE F AJÕES Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 2010/11 1.
Tecnologias de Informação e Comunicação Ano lectivo 2012/201 Profª. Alexandra Nogueira
Introdução à Informática
Introdução à Informática
Elementos de Informática
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho”
Arquitetura de Microcomputadores
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Introdução a Informática
Administração de Sistemas de Informação 7º Sem
Princípios Básicos de Utilização do Computador
Informática e o Computador (Parte I)
Introdução ao geoprocessamento
3) Unidades de Entrada e/ou Saída de Dados
Professor: Carlos Silva Introdução a informática.
Origem da palavra Informática
Atividade Lúdico Expressiva: Multimédia Sumário: Apresentação dos termos hardware e software. Identificação de alguns componentes de um computador.
Tipos de Sistema Simples Poucos componentes com relação entre os elementos descomplicada e direta Complexo Muitos elementos relacionados e interconectados.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES FACULDADE DOS GUARARAPES INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES Conceitos Básicos Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO “Há um século, riqueza e sucesso vinham para aqueles que produziam e distribuíam mercadorias manufaturadas. Hoje, riqueza e sucesso vêm para aqueles que utilizam computadores para criar, reunir, aplicar e disseminar informações.”

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO A Computação tem como objeto de estudo os métodos e as técnicas destinadas a modelar, analisar e resolver problemas através da utilização de recursos computacionais. A atividade do Gestor de TIC consiste no gerenciamento, concepção, desenvolvimento e/ou aplicação dos métodos e técnicas.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ÁREA Os cursos da área de computação e informática têm como objetivos a formação de recursos humanos para o desenvolvimento tecnológico da computação (hardware e software) com vistas a atender necessidades da sociedade, para a aplicação das tecnologias da computação no interesse da sociedade e para a formação de profissional na área de TIC.

ÁREAS DE ATUAÇÃO Os formados nessa área não costumam ter dificuldade para arranjar trabalho. Geralmente, as portas para o primeiro emprego são abertas por um estágio numa grande empresa e, não raro, o estudante é contratado antes mesmo de terminar a graduação. Além de atuar em companhias do setor de tecnologia, o profissional pode encontrar espaço em diversos segmentos, já que toda empresa de grande porte tem uma área de TIC. Outros setores que podem contratar são os de telecomunicação e de desenvolvimento de software e hardware. A atividade em gerência e na área de banco de dados também é uma tendência. As ofertas de emprego continuam boas em bancos, empresas de comércio eletrônico e de consultoria tecnológica para o especialista em desenvolvimento de softwares e sistemas. O governo federal vem dando prioridade para financiamentos destinados a formar mestres e doutores em computação e assim estimular o desenvolvimento da indústria nessa área.

Conhecimento de Informática Três elementos : Consciência – à medida que estudar os computadores , você tomará consciência de sua importância, versatilidade e infiltração na sociedade. Conhecimento – Você aprenderá o que são os computadores e como eles funciona. Interação – Não há melhor maneira de conhecer os computadores do que interagir com eles.

O que é COMPUTAÇÃO? DADOS PROCESSAMENTO RESULTADOS

INFOR mação autoMÁTICA O que é INFORMÁTICA? Estudo do tratamento da informação. É a ciência que estuda a coleta das informações, ou dados, de forma organizada, buscando meios necessários para aumentar a velocidade e eficiência na proteção dos dados Seu objetivo é o tratamento da informação, usando como ferramenta os recursos de sistemas de computação, ou seja, o computador e outros recursos ligados a ele.

O que é um Computador ? É uma máquina constituída por uma série de componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar processar e transmitir informações. Máquina programável, capaz de realizar uma grande variedade de tarefas, seguindo uma seqüência de comandos, de acordo com o que for especificado.

Alguns Benefícios dos Computadores Produtividade - Funcionários usam seus computadores para executar suas tarefas mais rápido e melhor. - Muitos processos podem ser controlados mais eficientemente por meio dos computadores. Tomada de decisões - Ajuda os tomadores de decisões a identificar fatores financeiros, geográficos e logísticos. Redução de custos - Ajuda a reduzir os custos de mão-de-obra, energia e papelada.

Componentes de um Sistema de Computador Hardware Equipamento associado ao sistema. Software Instruções que dizem o que o computador deve fazer. Pessoas Programador de computador: escreve software. Usuário: adquire e usa software. - Freqüentemente chamado de usuário final.

Hardware: Os Componentes Básicos de um Computador Quatro componentes principais: Dispositivos de entrada Processamento Dispositivos de saída Armazenamento © 2004 by Pearson Education

Dispositivos de entrada comuns: Entrada: são os dados colocados no computador para ser processados. Dispositivos de entrada comuns: Mouse O dispositivo de entrada mais comum. Gera sinais elétricos que são convertidos em caracteres. Move-se sobre uma superfície plana. O movimento da esfera do mouse provoca o movimento correspondente de um ponteiro na tela. Teclado Lê letras, números e símbolos especiais Caneta óptica, leitora de código de barras – freqüentemente usada em lojas. Scanners de mesa e de folhas soltas escaneiam imagens ou documentos impressos. Scanner © 2004 by Pearson Education

Saída: o resultado produzido pela CPU. Formas comuns de saída: texto, números, gráficos e sons. Dispositivos comuns de saída: Tela (monitor): pode exibir texto, números, fotografias e até mesmo vídeo, totalmente em cores. Impressora: produz relatórios impressos conforme as instruções de um programa.

O que é um SISTEMA COMPUTACIONAL? Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados, realizar algum tipo de operação aritmética/ lógica envolvendo os dados, de modo a produzir diferentes níveis de informações.

Componentes de Um Sistema Computacional Peopleware Hardware Software

Peopleware Componente humana de um sistema de computação, são indivíduos que utilizam o computador como ferramenta. Hardware Componente física de um sistema de computação, são todos os equipamentos utilizados pelo usuário nas ações de entrada, processamento, armazenamento e saída de dados. Software Componente lógica de um sistema de computação, séries de instruções que fazem o computador funcionar (programas de computador).

Uso dos computadores Negócios Medicina e saúde pública Educação Arqueologia Engenharia Manufatura Direito Política Uso doméstico Entretenimento

Necessidades sociais x Uso de Computadores Armazenamento de grandes volumes de informações e sua recuperação em tempo hábil Computação de cálculos matemáticos complexos em intervalos de tempo relativamente muito inferiores aos modos convencionais Ferramentas para suporte a projetos (engenharia civil, arquitetura, engenharia mecânica, desenho industrial) Automação, controle e monitoração de sistemas complexos Computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grandes volumes de dados Processamento de voz e imagem Jogos e ferramentas para suporte ao ensino/aprendizagem Realidade virtual com aplicações aos fins mais diversos (entretenimento, medicina, robótica) Ferramentas para geoprocessamento de dados (engenharia agrícola, agronomia, planejamento urbano, meio ambiente)

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA CAPRON, H.L. ; JOHNSON, J.A. – INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA – 8ª EDIÇÃO, 2004. – CAPÍTULO 1