Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIvan Caldas Alencar Alterado mais de 9 anos atrás
1
DSC/CCT/UFCG Introdução à Informática Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br Plano de Curso Carga Horária: 60 horas
2
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 2 “Há um século, riqueza e sucesso vinham para aqueles que produziam e distribuíam mercadorias manufaturadas. Hoje, riqueza e sucesso vêm para aqueles que utilizam computadores para criar, reunir, aplicar e disseminar informações.” Introdução à Informática
3
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 3 Introdução à Informática O que é Computação ?
4
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 4 Introdução à Informática O que é Computação ? INFORMAÇÃOINFORMAÇÃO PROCESSAMENT O DADOSDADOS
5
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 5 O que é Informática ? Introdução à Informática
6
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 6 Introdução à Informática auto MÁTICA O que é Informática ? INFOR mação
7
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 7 Introdução à Informática O que é um Computador ?
8
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 8 Máquina composta por uma série de componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar, processar e transmitir informações Introdução à Informática O que é um Computador ?
9
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 9 Máquina programável capaz de realizar uma grande variedade de tarefas, seguindo uma seqüência de comandos, de acordo com as especificações feitas Introdução à Informática O que é um Computador ?
10
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 10 Máquina implementada para processar dados ao comando de um usuário, gerando informações de seu interesse Introdução à Informática O que é um Computador ?
11
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 11 Processamento de uma diversidade de dados numéricos textuais pictóricos estáticos pictóricos dinâmicos sonoros Processamento de uma diversidade de dados numéricos textuais pictóricos estáticos pictóricos dinâmicos sonoros Introdução à Informática Características de um Computador
12
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 12 Negócios Medicina e Saúde Pública Educação Arqueologia Engenharia Manufatura Direito Política Entretenimento Introdução à Informática Aplicações de um Computador
13
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 13 Introdução à Informática Informação Comunicação Sociedade Moderna Poder Binômio Informação x Comunicação
14
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 14 Cursos que têm predominantemente a computação como atividade fim Cursos que têm predominantemente a computação como atividade meio Cursos de Licenciatura em Computação Cursos seqüenciais de Tecnologia Cursos que têm predominantemente a computação como atividade fim Cursos que têm predominantemente a computação como atividade meio Cursos de Licenciatura em Computação Cursos seqüenciais de Tecnologia Introdução à Informática Cursos na área de Computação e Informática
15
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 15 Exemplos armazenamento de grandes volumes de informações e sua recuperação em tempo hábil computação de cálculos matemáticos complexos em intervalos de tempo relativamente muito inferiores aos modos convencionais comunicação segura, rápida e confiável automação, controle e monitoração de sistemas complexos Exemplos armazenamento de grandes volumes de informações e sua recuperação em tempo hábil computação de cálculos matemáticos complexos em intervalos de tempo relativamente muito inferiores aos modos convencionais comunicação segura, rápida e confiável automação, controle e monitoração de sistemas complexos Introdução à Informática Necessidades sociais x Uso de Computadores
16
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 16 Exemplos computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grandes volumes de dados processamento de voz e imagem jogos e ferramentas para suporte ao ensino/aprendizagem realidade virtual com aplicações aos fins mais diversos (entretenimento, medicina, robótica) Exemplos computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grandes volumes de dados processamento de voz e imagem jogos e ferramentas para suporte ao ensino/aprendizagem realidade virtual com aplicações aos fins mais diversos (entretenimento, medicina, robótica) Introdução à Informática Necessidades sociais x Uso de Computadores
17
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 17 Exemplos realidade virtual com aplicações aos fins mais diversos (entretenimento, medicina, robótica) ferramentas para suporte a projetos (engenharia civil, arquitetura, engenharia mecânica, desenho industrial) ferramentas para geoprocessamento de dados (engenharia agrícola, agronomia, planejamento urbano, meio ambiente) Exemplos realidade virtual com aplicações aos fins mais diversos (entretenimento, medicina, robótica) ferramentas para suporte a projetos (engenharia civil, arquitetura, engenharia mecânica, desenho industrial) ferramentas para geoprocessamento de dados (engenharia agrícola, agronomia, planejamento urbano, meio ambiente) Introdução à Informática Necessidades sociais x Uso de Computadores
18
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 18 Exemplos processamento de dados de natureza econômica, financeira e/ou administrativa processamento de dados orbitais para a previsão do tempo e de alterações climáticas processamento de dados orbitais para a análise de recursos naturais Exemplos processamento de dados de natureza econômica, financeira e/ou administrativa processamento de dados orbitais para a previsão do tempo e de alterações climáticas processamento de dados orbitais para a análise de recursos naturais Introdução à Informática Aplicações de Computadores
19
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 19 Exemplos controle de tráfego aéreo comunicação via Internet cadastros de natureza social (CPF, RENACH, RENAVAM) atividades médicas variadas em hospitais, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e órgãos de saúde pública em geral Exemplos controle de tráfego aéreo comunicação via Internet cadastros de natureza social (CPF, RENACH, RENAVAM) atividades médicas variadas em hospitais, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e órgãos de saúde pública em geral Introdução à Informática Aplicações de Computadores
20
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 20 O domínio da informação requer pensamento crítico O domínio da informação requer pensamento crítico Introdução à Informática Capacidade de avaliar a qualidade das informações obtidas Capacidade de avaliar a qualidade das informações obtidas Domínio da Informação x Pensamento Crítico
21
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 21 Objetivo Geral Apresentar conceitos básicos, terminologias e tecnologias de Informática necessárias ao estudante de administração de empresas Objetivo Geral Apresentar conceitos básicos, terminologias e tecnologias de Informática necessárias ao estudante de administração de empresas Introdução à Informática
22
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 22 Objetivos Específicos - I Apresentar uma visão sinóptica da sociedade da informação Discutir possibilidades de aplicação de sistemas computacionais no contexto empresarial Delinear a arquitetura e o esquema de funcionamento de um computador Introduzir conceitos de programação Listar os principais tipos de software e de componentes de um sistema de informação Objetivos Específicos - I Apresentar uma visão sinóptica da sociedade da informação Discutir possibilidades de aplicação de sistemas computacionais no contexto empresarial Delinear a arquitetura e o esquema de funcionamento de um computador Introduzir conceitos de programação Listar os principais tipos de software e de componentes de um sistema de informação Introdução à Informática
23
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 23 Objetivos Específicos - II Listar e discutir os principais tipos de redes de computadores, contextualizando aplicações de redes computacionais em empresas Definir Internet e discutir sua popularidade, enfatizando a utilização de redes baseadas na Internet dentro de organizações empresariais Explicar o funcionamento do correio eletrônico na Internet Objetivos Específicos - II Listar e discutir os principais tipos de redes de computadores, contextualizando aplicações de redes computacionais em empresas Definir Internet e discutir sua popularidade, enfatizando a utilização de redes baseadas na Internet dentro de organizações empresariais Explicar o funcionamento do correio eletrônico na Internet Introdução à Informática
24
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 24 Programa 1. Conhecimentos gerais de Informática e do domínio da informação 2. Software básico e software aplicativo 3. Aplicativos de uso genérico e específico 4. Fundamentos de redes de computadores 5. A Internet e seus serviços Programa 1. Conhecimentos gerais de Informática e do domínio da informação 2. Software básico e software aplicativo 3. Aplicativos de uso genérico e específico 4. Fundamentos de redes de computadores 5. A Internet e seus serviços Introdução à Informática
25
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 25 Recursos Didáticos Quadro branco Retroprojetor/ Datashow Software básico (SO) e aplicativo (editor de texto, planilha eletrônica, editor de apresentações, correio eletrônico, etc.) Recursos Didáticos Quadro branco Retroprojetor/ Datashow Software básico (SO) e aplicativo (editor de texto, planilha eletrônica, editor de apresentações, correio eletrônico, etc.) Introdução à Informática
26
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 26 Avaliação Contínua - avaliações individuais e trabalhos em laboratório individuais e grupais Trabalhos interativos de pesquisa extra-classe - individuais e grupais Trabalhos de pesquisa em sala de aula - individuais e grupais Avaliação Contínua - avaliações individuais e trabalhos em laboratório individuais e grupais Trabalhos interativos de pesquisa extra-classe - individuais e grupais Trabalhos de pesquisa em sala de aula - individuais e grupais Introdução à Informática
27
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 27 Bibliografia Recomendada NORTON, P. Introdução à Informática. Makron Books. 1997. MONTEIRO, M. A. Introdução à Organização de Computadores. LTC. 1992. MEYER, M., BABER, R. e PFAFFENBERGER, B. Nosso Futuro e o Computador. Bookman. 1999. LANCHARRO, E. A., LOPEZ, M. G. e FERNANDEZ, S. P. Informática Básica. Makron Books. 1991. Bibliografia Recomendada NORTON, P. Introdução à Informática. Makron Books. 1997. MONTEIRO, M. A. Introdução à Organização de Computadores. LTC. 1992. MEYER, M., BABER, R. e PFAFFENBERGER, B. Nosso Futuro e o Computador. Bookman. 1999. LANCHARRO, E. A., LOPEZ, M. G. e FERNANDEZ, S. P. Informática Básica. Makron Books. 1991. Introdução à Informática
28
DSC/CCT/UFCG rangel@dsc.ufpb.br rangel@lmrs-semarh.ufpb.br 28 “Conhecimento é Poder e o Computador pode atuar como um desse poder.” “Conhecimento é Poder e o Computador pode atuar como um extensor desse poder.”
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.