RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS APLICANDO REDES NEURAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza
Advertisements

Reconhecimento de Captcha usando Redes Neurais Artificiais
REDES NEURAIS ARTIFICIAIS: uma aplicação do tipo perceptron multilayer na identificação de impressões digitais Acadêmico: José Mário Pereira Dantas Orientador:
Unidade VII Algoritmos Genéticos
Sistema robótico baseado em controladores de redes neurais
Processamento de Imagens Biométricas
Agenda Introdução Justificativa Objetivo Detecção de Spam
Transmissão de pacotes
Amintas engenharia.
REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ESTRUTURAS DE DADOS AVANÇADAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
Redes Neurais Artificiais (RNA): Estudo de Caso
Redes Neurais Artificiais (RNA): Perceptron
Redes Neurais Artificiais (RNA): Aprendizado
REDES NEURONAIS ARTIFICIAIS (RNAs) Universidade do Minho.
Araken de Medeiros Santos
Araken de Medeiros Santos Anne Magály de Paula Canuto
Backpropagation Through Time
AULA 03 PERCEPTRON SIMPLES.
Aprendizado de Máquina
Redes Neurais Artificiais
Aspectos da Implementação de Redes Neurais
Redes Neurais (Conceitos Fundamentais)
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Redes Neurais prof. Luis Otavio Alvares
Análise Multivariada Aplicada as Ciências Agrárias
Prof. Dr. Cairo L. Nascimento Jr.
Polliana Corrêa Morais (bolsista); Leandro Osmar Werle (colaborador/
Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA Divisão de Ciência de Engenharia Eletrônica e Computação EE-09 Inteligência Artificial Prof. Adilson Marques.
Ernesto F. F. Ramírez e Saide J. Calil
Davyd Bandeira de Melo Um Sistema de Reconhecimento de Comandos de Voz Utilizando a Rede Neural ELM Junho 2011.
A Framework for Robots Development and Programming Based on Genetic Algorithms Palmeira P.F.M Silvino J.S. de Melo J.C.D DEE-UFMG DELT-UFMG.
Cicília Raquel Maia Leite –
Uma Introdução às Redes Neurais
Márcia Zanutto Barbosa
A Hybrid Method for Robust Car Plate Character Recognition.
Redes Neurais Prof. Alex F. V. Machado.
Animando Humanos Virtuais
Redes neurais artificiais
SBRN’02 - Simpósio Brasileiro de Redes Neurais
Redes Neuronais/Neurais/ Conexionistas Introdução
Redes Neurais Artificiais
Extração de Regras de RNA Wilian Soares Lacerda Fevereiro de 2003.
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
RNA – Radial Basis Function
Projeto Final MCI 2004 Filtragem de s Agente de Classificação de SPAM.
(OU) Hardware da Rede Implementacao da rede
Revisão 2° Bimestre Inteligência Artificial. Redes Neurais.
Redes Neurais Artificiais. Introdução RNA são modelos matemáticos que se assemelham às estruturas neurais biológicas Capacidade computacional adquirida.
UMA ESTRATÉGIA DE REDE NEURAL APLICADA À GAME ESTILO BEAT’EM UP Mendes,T.M. e Almeida, A.G. RESUMO O projeto consiste no desenvolvimento de um jogo 2D.
José Reinaldo Lemes Júnior Orientador: Prof. Wilian Soares Lacerda.
Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência da Computação
Implementação de uma arquitetura de Redes Neurais MLP utilizando FPGA
Biometria Reconhecimento de Assinaturas
FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO DE IMAGENS PULMONARES DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA Filipe Vernetti Giusti Orientador: Prof. Dr. Lucas Ferrari Oliveira.
Redes Neurais Artificiais
Detecção de ataques de negativa de serviço por meio de fluxos de dados e sistemas inteligentes. Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas.
Luana Bezerra Batista Redes Neurais Luana Bezerra Batista
Redes Neurais Artificiais
O Que São as Redes Neurais Artificiais
Inteligência Artificial
Redes Neurais Artificiais Prof. Júlio Cesar Nievola PPGIA – PUCPR Especialização em Inteligência Computacional.
REDES NEURAIS E SUAS APLICAÇÕES ALUNO: Paulo Celso da Silva e Souza Junior.
Inteligência artificial (IA)
Detecção de tráfego Skype na Web através de Redes Neurais Artigo Original: Freire, P. E., Ziviani, A., and Salles, R. M. (2008). Detecting skype flows.
Objetivo Este projeto destina-se ao estudo e à elaboração de modelos neurais artificiais, com o auxílio do programa Matlab. O objetivo principal deste.
Elaboração de um modelo computacional para diagnóstico do nível de daltonismo para usuários da web Área do Conhecimento: Engenharias e Computação Ranieri.
Ciência da Computação Aprendizado de Máquina (Machine Learning) Aula 12 Aprendizado não Supervisionado Mapas auto-organizáveis Max Pereira.
Transcrição da apresentação:

RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS APLICANDO REDES NEURAIS

APRESENTAÇÃO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS RECONHECIMENTO DE CARACTERES RECONHECIMENTO DE PADRÕES (RP) Consiste na identificação de caracteres alfanuméricos através de diversos métodos de RP (SILVA, 2006). “Engloba três grandes etapas: representação dos dados de entrada e sua mensuração, extração das características e finalmente identificação e classificação do objeto em estudo” (CASTRO E PRADO, 1999, p.3). São concebidas para trabalharem de forma semelhante ao processo de um sistema nervoso, utilizando neurônios artificiais interconectados que efetuam a soma das entradas gerando uma saída (SETÚBAL, SILVA e SCHNEIDER, 2003, p.2).

OBJETIVOS GERAL Estudar um sistema que trabalhe no pré-processamento das imagens, capturando textos que possam servir como base no sensoriamento da rede neural, efetuando a identificação do texto escrito. ESPECÍFICOS estudar processamento de imagens; realizar estudos sobre os modelos e arquitetura das RNA; realizar o treinamento da RNA; identificar os caracteres escritos.

AGENDA INTRODUÇÃO REDES NEURAIS RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS ESTUDO DE CASO CONSIDERAÇÕES FINAIS E RECOMENDAÇÕES

REDES NEURAIS CONCEITOS São máquinas concebidas para atuarem de forma similar ao processo de um sistema nervoso. Seus elementos e processamentos são feitos através de neurônios artificiais, interconectados, que calculam a soma das entradas e geram uma saída por meio da aplicação dessa soma a uma função de transferência (SETÚBAL, SILVA e SCHNEIDER, 2003, p.2). “Sistemas computacionais, de implementação em hardware e software, que imitam as ‘habilidades computacionais’ do sistema nervoso biológico, utilizando para isso um grande numero de simples neurônios artificiais interconectados” (LOESCH e SARI apud FERNADES, 2003, p.57).

REDES NEURAIS HISTÓRICO Tabela 1 – Histórico das RNA’s

REDES NEURAIS REDE NEURAL NATURAL versus REDE ARTIFICIAL Figura 1 – Modelo de neurônio natural Fonte - INSTITUTO SANTA ÚRLUSA (2006) Figura 3 – Modelo genérico de neurônio artificial Fonte - VISGRAF (2006) Figura 2 – Primeiro modelo de neurônio artificial Fonte - AZEVEDO, BRASIL e OLIVEIRA (2000, p.4)

REDES NEURAIS REDE NEURAL ARTIFICIAL Figura 4 – Modelo perceptron de neurônio Fonte – Adaptado de MEDEIROS (2003, p.3) Figura 5 – Rede perceptron multicamada Fonte – VISIOGRAF (2006) Figura 6 – Função de ativação Fonte – AZEVEDO, BRASIL e OLIVEIRA (2000, p.74) Figura 7 – Função de entrada do perceptron Fonte – AZEVEDO, BRASIL e OLIVEIRA (2000, p.73)

RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS CONCEITOS HISTÓRICO CLASSIFICAÇÃO “Consiste em, a partir de características extraídas de um conjunto de caracteres, separá-los em 10 classes, no caso dos algarismos, ou 26 classes, no caso das letras do alfabeto” (SILVA, 2006). Figura 8 – Classificação do reconhecimento de caracteres Fonte – SILVA e THOMÉ (2003, p.2) Tabela 2 – Histórico do Reconhecimento de Caracteres

RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS FASES DO SISTEMA DE RECONHECIMENTO Aquisição Extração das regiões de interesse Tratamento da imagem Extração e codificação de características Reconhecimento Validação Apresentação

RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS ESTRATÉGIAS PARA RECONHECIMENTO DO CARACTERE MANUSCRITO Características Internas Mapa de Bits Projeção Poligonal Figura 9 – Projeções utilizando o quadrado Fonte – SILVA e THOMÉ (2003, p.8) Figura 11 – Varredura das características internas Fonte – SILVA e THOMÉ (2003, p.8) Quadrado Rotacionado Figura 10 – Projeção Hexagonal e Quadrado Rotacionado Fonte – SILVA e THOMÉ (2003, p.8) Figura 12 – Matriz binária do caractere 0 escrito de quatro maneiras distintas Fonte – CARVALHO, SAMPAIO e MONGIOVI (1999, p.8)

RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS ÁREAS DE APLICAÇÃO

ESTUDO DE CASO PRÉ-PROCESSAMENTO E TRATAMENTO DAS IMAGENS Filtragem Mediana Subamostragem Ocelos de Visão Binarização Segmentação Figura 15 – Binarização do caractere S Figura 16 – Subamostragem aplicada ao caractere S Figura 14 – Filtragem mediana do caractere L Figura 17 – Ocelos de visão 9x8x8 em caractere S Figura 13 – Segmentação do caractere em quadrículas 32x32

ESTUDO DE CASO TREINAMENTO E TESTE ARQUITETURA DA REDE NEURAL 1000 épocas de treinamento Duas camadas 576 entradas e 36 saídas 1800 amostras no conjunto de treino (0 a 9 e A a Z) Conjunto de teste diferente do conjunto de treino Conexões do tipo Feedforward Criação de um arquivo de conhecimento após o treinamento Algoritmo de aprendizado Backpropagation

ESTUDO DE CASO RESULTADOS OBTIDOS Taxa de erro aproximada de 0,26% Acerto nominal de 99,74% Tempo de reconhecimento de 2 formulários igual a 35,36 segundos Tempo de digitação de 2 formulários igual a 6 minutos Ganho temporal de aproximadamente 5,3 minutos Classificação de cerca de 298 dos 310 caracteres Taxa de acerto geral de 96,12%

CONSIDERAÇÕES FINAIS Objetivo alcançado com a realização concreta do reconhecimento do caractere através do protótipo apresentado. O protótipo desenvolvido para o reconhecimento de caracteres manuscritos, foi essencial para a demonstração da real possibilidade de se concretizar o reconhecimento dos caracteres, abrindo caminho a novas aplicações comerciais. O sucesso do trabalho foi obtido por meio: de um estudo elaborado sobre RNA; da utilização de fundamentos em tratamento de imagens; de um estudo elaborado em processamento de imagens digitais.

RECOMENDAÇÕES FUTURAS Reconhecimento ótico de assinaturas Reconhecimento de caracteres manuscritos cursivos Desenvolvimento da aplicação comercial Identificação pessoal através de características caligráficas Estudo da fundamentação matemática das RNA’S Técnicas avançadas de processamento de imagens digitais