Região Nordeste.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
Professor: Francisco Disciplina: Geografia
Complexo Regional da NORDESTE
BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
Domínios vegetais originais
DOMÍNIO DAS CAATINGAS Prof. Paulo C. Moura.
BIOMAS BRASILEIROS.
Escola Estadual Maria José
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Regiões do Brasil.
REGIÃO NORDESTE.
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
COMPLEXOS REGIONAIS Nordeste.
C O M P L E X G ONO I N O R D E S T.
VEGETAÇÃO Latifoliadas: folhas largas.
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
Região Nordeste.
Professor Rodrigo Salomão 7º ano
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
NORDESTE Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Conta com 9 Estados e.
NORDESTE Professora: Lívia.
Somos todos brasileiros
O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS
REGIÃO NORDESTE Leticia Rafael Patrick Roberta Profª Alessandra
Relevo e hidrografia Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe estão sobre um extenso.
ZONA DA MATA Zona LITORÂNEA.
A Hidrografia Brasileira
Na década de 1960, o geógrafo Aziz Ab’ Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, Com os elementos.
Biomas brasileiros.
1- Zona da Mata Localização: - entre o litoral e o Agreste Clima:
G12 – A cobertura vegetal brasileira
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Classificação de Dora de Amarante Romariz
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
BIOMAS BRASILEIROS.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY.
Região Nordeste.
 País com muitos recursos naturais  Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres  Falta de educação de qualidade  serviços básicos  baixos salários.
REGIÃO NORDESTE: SERTÃO E MEIO NORTE
Região Nordeste -Área 18,25% do território brasileiro
COMPLEXOS REGIONAIS.
CAPÍTULO 14 – COMPLEXOS GEOECONÔMICOS DO BRASIL
Domínio dos Cerrados Disponível em:
BIOMAS.
Região Nordeste 18/04/2017.
PAISAGENS VEGETAIS BRASILEIRAS
Mata Atlântica.
COMPLEXONORDESTINOCOMPLEXONORDESTINO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Capítulo8 Pág. 131 e 144.
REGIÃO NORDESTE.
Giovanna Maria Clara Caio Matheus Daniel.
VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Região Nordeste/Região Sudeste
Região Nordeste.
Região Nordeste/Região Sudeste
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Complexo do Nordeste. Características gerais  Áerea equivalente a 1milhão e 500mil km² (pouco mais de 20% do território brasileiro)  Abrange inteiramente.
Região Nordeste/Região Sudeste
sub – regiões nordestinas
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Alunos: Eduardo Falchetti Sovrani Larissa Bottega Mariane Fatima dos Santos da Rocha Vilmar Ibanor Bertotti Junior.
Região Nordeste geografia – 5º Ano
Sub-regiões do Nordeste
AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL
Sub-regiões do Nordeste
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
Transcrição da apresentação:

Região Nordeste

A Região Nordeste é uma região do Brasil com 1. 558 A Região Nordeste é uma região do Brasil com 1.558.196 km² de área e 51.609.027 habitantes.É a região brasileira que possui a maior quantidade de estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco ( incluindo Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte e Sergipe.

RELEVO Uma das características importantes do relevo nordestino é a existência de dois antigos e extensos planaltos, o Borborema e a Bacia do Rio Parnaíba e de algumas áreas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como a Diamantina e a Araripe. Entre essas regiões ficam algumas depressões, nas quais está localizado o sertão, que é uma região de clima semi-árido. no Nordeste ficam localizados os já citados Planalto da Borborema e Planaltos e Chapadas da Bacia do Rio Parnaíba, a Depressão Sertaneja e do São Francisco e parte dos Planaltos e Serras do Atlântico-Leste-Sudeste, além das Planícies e Tabuleiros Litorâneos.

A região Nordeste do Brasil, apresenta temperaturas elevadas cuja média anual varia de 20° a 28°C. Três dos quatro tipos de climas que existem no Brasil estão presentes no Nordeste, são eles: Clima Equatorial Úmido: presente em uma pequena parte do estado do Maranhão, na divisa com o Pará; Clima Litorâneo Úmido: presente do litoral da Bahia ao do Rio Grande do Norte; Clima Tropical: presente nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí; Clima Tropical Semi-árido: presente em todo o sertão nordestino.

A vegetação nordestina é bastante rica e diversificada, vai desde a Mata Atlântica no litoral à Mata dos Cocais no Meio-Norte, ecossistemas como os manguezais, a caatinga, o cerrado. Mata Atlântica: também chamada de Floresta tropical úmida de encosta, a mata atlântica estendia-se originalmente do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Foi na mata atlântica nordestina que começou o processo de extração do pau-brasil. Mata dos Cocais: formação vegetal de transição entre os climas semi-árido, equatorial e tropical. As espécies principais são o babaçu e a carnaúba, os estados abrangidos por esse tipo de vegetação são o Maranhão, o Piauí, o Rio Grande do Norte, parte do Ceará e o Tocantins na Região Norte.

Cerrado: no Nordeste só abrange o sul do estado do Maranhão e o oeste da Bahia. Apresenta árvores de baixo porte, com galhos retorcidos, no chão é coberto por gramíneas e apresenta um solo de alta acidez. Caatinga: vegetação típica do sertão, suas principais espécies são o pereiro, a aroeira, o aveloz e as cactáceas. É uma formação de vegetais xerófitos (vegetais de regiões secas), mas é muito rica ecologicamente. Vegetação Litorânea: Na categoria de vegetação litorânea podemos incluir os mangues, que é um riquíssimo ecossistema, local de moradia e reprodução dos caranguejos e importante para a preservação de rios, lagoas; também podemos incluir as restingas e as dunas que são cenários bem conhecidos do Nordeste

Bacia do São Francisco: é a principal da região, formada pelos Rios São Francisco e seus afluentes. Bacia do Parnaíba: é a segunda mais importante, O Rio Parnaíba é um dos poucos no mundo a possuir um delta em mar aberto. Bacia do Atlântico Nordeste Oriental: Os rios principais são o Rio Jaguaribe, Rio Piranhas-Açú, Rio Capibaribe, Rio Acaraú, Rio Curimataú, Rio Mundaú, Rio Paraíba e Rio Una. Bacia do Atlântico Nordeste Ocidental: situada entre o Nordeste e a Região Norte. Algumas de suas sub-bacias constituem ricos ecossistemas, como manguezais, babaçuais, várzeas, etc. Bacia do Atlântico Leste: dividida entre 2 estados do Nordeste (Bahia e Sergipe) e dois do Sudeste (Minas Gerais e Espírito Santo). Na bacia, a pesca é utilizada como atividade de subsistência.

O Nordeste apresenta quatro sub-regiões com características distintas. Meio Norte Sertão Agreste Zona da Mata

Agreste Nordestino: o agreste é uma zona de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, localizado no alto do Planalto da Borborema, é um obstáculo natural para a chegada das chuvas ao sertão, se estendendo do sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. O principal acidente geográfico da região é o Planalto da Borborema. Do lado leste do planalto estão as terras mais úmidas (Zona da Mata); do outro lado, para o interior, o clima vai ficando cada vez mais seco (sertão). Zona da Mata: localizada no leste, entre o Planalto da Borborema e a costa, fica a Zona da Mata, que se estende do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia, as chuvas são abundantes. A zona recebeu este nome por ter sido coberta pela Mata Atlântica. Os cultivos de cana-de-açúcar e cacau substituiram as áreas de florestas. O povoamento desta região é muito antigo.

Meio-norte: o meio-norte é uma faixa de transição entre a Amazônia e o sertão, abrange os estados do Maranhão e Piauí, também é chamada de Mata dos Cocais, devido as palmeiras de babaçu e carnaúba. Sertão: o sertão fica localizado, geralmente, no interior do Nordeste, possui clima semi-árido, em estados como Ceará e Rio Grande do Norte chega a alcançar o litoral, descendo mais ao sul, o sertão alcança o norte de Minas Gerais, no Sudeste. As chuvas são irregulares e escassas, existem constantes períodos de estiagem, a vegetação típica é a caatinga.

Agricultura A cana-de-açúcar é o principal produto agrícola da região, produzido principalmente por Alagoas, seguido por Pernambuco e Paraíba, também é importante destacar os plantios de algodão (Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte), tabaco (Bahia) e caju (Piauí, Paraíba e Ceará), uvas finas, manga, melão, acerola, e outros frutos para consumo interno e exportação. No sertão predomina a agricultura de subsistência, prejudicada às vezes pelas constantes estiagens.

Pecuária Na região se cria principalmente gado, os maiores rebanhos bovinos estão na Bahia, Pernambuco e Ceará, no sertão os produtores têm sempre prejuízos devido as constantes secas. Também existem criações de caprinos, que são mais resistentes, suínos, ovinos e aves. As feiras de gado são comuns nas cidades do agreste nordestino, foram estas feiras que deram origem a cidades como Campina Grande, Feira de Santana, etc.

Turismo O imenso litoral com belas praias, muitas intocadas, que são somente comparadas às do Caribe, colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo no mundo. O ecoturismo ainda é pouco "explorado" no Nordeste, mas tem grande potencialidade, dentre os roteiros estão as trilhas da Mata Atlântica e a Serra da Capivara no Piauí, este que é um dos principais parques arqueológicos do país.

CULTURA A região possui uma cultura bem típica e rica. Na música, destacam-se ritmos populares tais como coco, xaxado, martelo agalopado, samba de roda, baião, xote, forró, axé, frevo e entre outros ritmos. Na culinária, destacam-se pratos típicos tais como carne-de-sol, vatapá, acarajé, canjica, feijão e arroz de coco, feijão verde, cozido e o sururu. Na dança, destacam-se o frevo e o maracatu. E nas festividades, há destaques para as festas de carnaval de Salvador e Recife-Olinda.