ANARQUISMO. ANARQUISMO Definição Sentido morfológico, do grego: AN - SEM ARCHON – GOVERNANTE. Importante: diversidade de Propostas. O que os une? A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Círculo de Estudos Libertários de Florianópolis
Advertisements

Círculo de Estudos Libertários de Florianópolis
Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
O modelo político brasileiro
Revisão de História Geral
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
LIBERALISMO.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
MÃES MÁS.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÕES LIBERAIS E NACIONAIS.
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
CAPITALISMO SOCIALISMO
Prof. Everton da silva correa
O Liberalismo e os Socialismos
REVOLUÇÕES NA EUROPA - SÉC. XIX
CAPITALISMO É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; O Capitalismo se caracteriza.
A Pirataria e a Ética Informática
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Era Napoleônica.
A Era Napoleônica e o Congresso de Viena.
REVOLUÇÃO RUSSA
A Era Napoleônica.
A ONDA LIBERAL Unidade 6 – páginas 12 até 23
O fim do império e o surgimento da URSS
PORQUE O SOCIALISMO NÃO DÁ CERTO
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
AS DOUTRINAS SOCIAIS.
A ideia de “contrato social” e “direito natural” foram temas estudados por John Locke em seu livro “2º. Tratado sobre o Governo”. Porém, a relação estado-
REVOLUÇÃO RUSSA.
Karl Marx. Karl Heinrich Marx nasceu em Trier (Alemanha) 05/05/1818 foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna,
SOCIALISMO.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
Liberalismo e Socialismo
LIBERAIS E NACIONALISTAS
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
GUATEMALA.
SOCIALISMO O socialismo visa a igualdade social
Helder Molina Revolução Russa URSS.
A Era Napoleônica ( ).
PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS.
Revolução Russa.
Trabalho de geografia E.E.Bráz Sinigáglia
Revisão P3 História pontos importantes!
Revolução Russa Rússia.
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
Política:Direita? Esquerda? Liberal? Conservador?
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Socialismo.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
HISTÓRIA DO SINDICALISMO
Michel Pêcheux e Jacqueline Wesselius
Vandalismo  Vandalismo é uma ação motivada pela hostilidade contra a arte de uma cultura, ou destruição intencional de bens e propriedades alheios.
Domingo Sangrento. Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste.
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
REVOLUÇÃO FRANCESA Iluminismo X Absolutismo “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE” Aulas – Capítulos 29, 30 e 31.
Socialismo X Comunismo
Transcrição da apresentação:

ANARQUISMO

Definição Sentido morfológico, do grego: AN - SEM ARCHON – GOVERNANTE. Importante: diversidade de Propostas. O que os une? A crença de que o Estado é NOCIVO e DESNECESSÀRIO e a defesa incondicional da LIBERDADE.[

Pierre-Joseph Proudhon (1803 – 1865) Nasceu em Besançon, França em 1803 Filho de um cervejeiro. Até os 12 anos trabalhou como pastor de vacas. Estudou em escola jesuíta e passou a trabalhar como tipógrafo. (Experiência de vida camponesa e artesã)

Do princípio federativo (1863) Os indivíduos deveriam fazer acordos entre si em base de igualdade. Sociedade composta por grupos cooperativos de indivíduos livres. Composta de artesãos, pequenos proprietários e pequenos comerciantes, profissionais liberais.

Banco do Povo. Para o fomento dos pequenos produtores: Micro-credito. Organização econômica dos trabalhadores, união de credito no qual os produtos e serviços seriam trocados a preço de custo. Reuniu 27 mil membros.

Mikhail Bakunin (1817 – 1876) Nasceu em 1814 no Império Russo, filho de aristocratas. Característica do Império Czarista: autocracia. Como nobre recebeu treinamento militar. Reinado de Nicolau I – Repressão aos movimentos oposicionistas.(Levante Dezembrista) Mudou para Berlin, onde estudou na Universidade de Berlim. Participação no grupo dos Jovens hegelianos de Esquerda.

Ações Revolucionárias 1848, lutou na França em Paris. Participou da insurreição Tcheca (1848) Em 1849 lutou em Dresden, Alemanha. Foi detido e deportado para a Rússia. Fuga da Sibéria para os EUA e depois até Londres Fundou a Aliança Social – Democrata (década de 1850). Participou de formação da I Internacional (1862).

Ação Direta. “ O desejo de Destruir também é um desejo criativo”. “Toda a Europa incluindo São Petersburgo, Paris e Londres, transformadas num imenso monte de escombros”. “Desencadear as paixões más”.

Coletivismo e Anarco-Sindicalismo Definição: A Sociedade só poderá ser reconstruída quando a classe operária tiver TOMADO O CONTROLE da economia por meio de uma REVOLUÇÃO SOCIAL, tiver DESTRUÍDO os aparelhos do Estado e reorganizado a produção com base na propriedade coletiva controlada pela ASSOCIAÇÃO DE TRABALHADORES.

Com slogans anarquistas na cabeça e coquetéis molotov na mão, os black blocs se espalham pelo Brasil e transformam protestos em arruaça. Jovens da periferia, punks e até universitárias de tênis Farm compõem o bando (...) Embora, àquela altura, pouca gente soubesse o que era isso, o bando de inspiração anarquista, defensor da “destruição consciente da propriedade privada” e autodeclarado inimigo do capitalismo, começava a se organizar no país. (...) Para eles e seus admiradores confessos – entre os quais professores universitários pagos com dinheiro público -, destruir uma agência bancária a marretadas ou golpes de extintor de incêndio não é vandalismo, mas uma “ação simbólica”, que, inserida na “estética da violência”, simularia a “ruína do capitalismo”. Embora haja uma definição mais precisa para isso – e ela pode ser resumida na palavra crime -, quase nenhum black bloc está preso hoje no país. (...) O anarquismo, do qual derivam os black blocs, prega a organização da vida em sociedade fora da moldura do estado – segundo creem, a fonte de todos os males. Os black blocs, no entanto, assimilam apenas o subproduto desse ideário: a improvisação, a baderna e a tolerância para com certos crimes. Tudo aquilo de que o Brasil está louco para se livrar. (Ricardo Seti, Revista Veja, 23/08/2013)