O mundo do trabalho Idade média.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO
Advertisements

IDADE MÉDIA (IDADE DAS TREVAS)
FEUDALISMO Fruto das transformações que vinham se desenrolando desde a crise do Império Romano e que se fundiram a elementos germânicos.
FORMAÇÃO DO FEUDALISMO
Idade Média Ocidental.
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
Idade Média.
A baixa Idade Média e a crise do feudalismo
A FORMAÇÃO DA EUROPA FEUDAL
MODOS DE PRODUÇÃO.
A sociedade feudal. A sociedade feudal ("O POPULAR", Goiânia, 23 abr Magazine)
Formação dos Estados Modernos (Absolutistas) no Ocidente
A Formação do feudalismo
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
O SISTEMA FEUDAL NA EUROPA OCIDENTAL
A Alta Idade Média e o início do Feudalismo
A Formação da Europa Feudal
Feudalismo.
UM PROCESSO: DO SÉCULO XI AO XVIII
(:Castelos medievais:)
RENASCIMENTO.
Conteúdo de História – 7º ano
A Idade Média é o período histórico compreendido entre os anos de 476 (queda de Roma ) ao ano de 1453 ( a queda de Constantinopla). Este período apresenta.
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
A Revolução Industrial
TEMA 5: A SOCIEDADE FEUDAL
NOVO HAMBURGO.
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
IDADE MÉDIA História – Ângela – 7º.
O feudalismo na Europa Feudalismo: Sistema social que predominou na Europa Ocidental entre os séculos X e XIII FEUDO Para garantir a posse, os nobres faziam.
Prof. Everton da Silva Correa
O FEUDALISMO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
FEUDALISMO.
Idade Média 476 d.C
FEUDALISMO.
Unidade 3- Administração na Idade Média
Transição Feudalismo Capitalismo
Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Conceito de Idade Média
Apostila 12; Capítulo 25 Feudalismo
ORIGEM e CARACTERÍSTICAS:
FEUDALISMO: Sistema político, econômico e social que predominou na Idade Média (séc. V ao XV) e que baseava- se em relações servis de produção.
PhotoDisc/Royalty Free
FEUDALISMO FEUDO.
Alta Idade Média Cap. 1.
REINO FRANCO & FEUDALISMO.
Povos Bárbaros Prof. Claudio
NOTA INTRODUTÓRIA: A apresentação em powerpoint pode servir, nos dias de hoje, como uma forte e poderosa ferramenta, na aprendizagem das crianças, muito.
Principais tópicos da aula:
Feudalismo.
1- Conceito: É o modo, sistema, sócio-econômico dominante, no medievo.
Idade Média Bárbaros e feudalismo.
Baixa Idade Média Transformações na produção feudal
IDADE MÉDIA IDADE MÉDIA ANTIGUIDADE ALTA: SEC. V AO X
Alta Idade Média - Formação do Feudalismo
Alta Idade Média - Formação do Feudalismo
Formação do feudalismo
Idade Média.
Francos Professor Romildo Tavares. Surgimento do Reino Franco No Século V, os Francos ocuparam a região da Gália (Atual França). A diferença deles para.
16/2/2016www.nilson.pro.br1 16/2/2016www.nilson.pro.br2.
Atividades de História
A Solução para a Crise do Mundo Feudal e o Início da Era Moderna Professora: Arluce Dantas Bezerra.
Romanos: Descentralização Administrativa e Colonato
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
IDADE MÉDIA.
Evolução do Instituto Jurídico “Propriedade ” Idade Média e Idade Moderna.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Transcrição da apresentação:

O mundo do trabalho Idade média

As duas fases da Idade Média O feudalismo é o elemento que define esta parte da história, é uma fase singular devido a servidão. Coincidentemente a Idade Média está ligada com a formação, desenvolvimento e declínio do trabalho servil. É dividida em: Alta Idade Média ( séc. V-XI), esta fase vai desde a queda de Roma e formação dos reinos germânicos no Ocidente até o início das cruzadas contra o Islão, a servidão começa a surgir e tomar forma ,para depois se tornar sólida e espalhar-se. Baixa Idade Média (séc. XI-XV), esta fase começa com a primeira Cruzada até a centralização do poder real e a expansão ultramarina europeia. Nesta fase tem-se o renascimento comercial e urbano, orientando assim a vida econômica. Nesta época ocorre o apogeu e também a crise que leva ao seu declínio.

A sociedade A sociedade feudal era principalmente rural, ou seja, quase todas as pessoas viviam no campo. O trabalho na agricultura era pesado e cansativo e os camponeses ficavam com poucos frutos, visto que as terras eram dos nobres. Os nobres eram os donos da terras, também chamados de feudos. Como proprietários, o trabalho deles era pouco, em comparação com os servos. Servos, não eram escravos porque não pertenciam aos nobres, já que não podiam ser vendidas para outro senhor feudais. Mas também não eram livres para irem para outro lugar ou outro feudo. Estes camponeses servos tinham direito de utilizar um pedaço da terra do feudo para uso próprio. Mas o senhor feudal não fazia investimentos na terra. Os instrumentos de trabalho, como foices, machados e outros, pertenciam aos servos. Veja algumas das obrigações feudais:

Corvéia: Era prestação de serviço gratuito Corvéia: Era prestação de serviço gratuito. Isto é, o servo trabalhava uns dias da semana de graça para o senhor feudal, em terras do seu senhor. Além de construir pontes, reparar estradas e outros trabalhos extras.   Talha: era a entrega de produtos gerados diretamente por trabalho servil. Parte da colheita do servo devia ser entregue ao senhor feudal. Isto incluía aves, alimentos e animais. Banalidades: eram taxas criadas por qualquer motivo. Multas, impostos para compra de equipamentos e vários.

Tais obrigações servis, ou melhor, direitos senhoriais, eram como consagrados pela tradição e variavam de acordo com a região. A relação entre senhor feudal e o servo era bem prática: os servos trabalhavam enquanto os senhores feudais lhes garantiam proteção, em caso de guerras, e abrigo, no caso de calamidade. Mesmo assim, com essa suposta proteção, os camponeses não se conformavam tão facilmente com tanto trabalho me tanto tributo. Por isso havia rebeliões, que infelizmente eram sufocadas de maneira violenta e cruel pelos nobres. O feudo era uma grande propriedade de terra, que os servos trabalhavam. Haviam as terras comunais, estas eram usadas tanto pelo senhor, por meio de seus servos, como pelos camponeses. Também servia como pastagem para animais, colheita de frutas, além ser usada para as caça do nobre.