Componentes básicos de um computador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ano
O que é um Computador? Como funciona?.
Software Básico Entrada/Saída Capítulo 2 Mitsuo Takaki
Capitulo 6: Entrada e Saída
Aula 5 – Anatomia da Placa-Mãe
Arquitetura e organização de computadores Aula 02 Conceitos Gerais Prof. Diovani Milhorim.
O Sistema de Computação
Tecnologias da Informação e da Comunicação
4. Input / Output.
Arquitetura de Computadores
Maria Aparecida Castro Livi
Rganização de Computadores A Interface entre o Processador e os Periféricos Capítulo 8 – Patterson & Hennessy (seções 8.4 e 8.5) Organização de Computadores.
Sistemas Operacionais
Esquema básico do hardware
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
T . I . C ecnologias nformação omunicação.
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Estrutura do computador
Curso Técnico de Informática Disciplina: Hardware
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
Tecnologias Especificas Informática
Estrutura Interna de um PC
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
9º ANO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Sistemas Operacionais
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
Quem quer ser informático?!
Fundamentos da arquitetura de computadores
Sistemas Operacionais I
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Entrada e Saída (E/S ou I/O)
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?

Sistemas Operacionais
Organização e Arquitetura de Computadores
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
Introdução à INFORMÁTICA
Sistemas Operacionais
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
Componentes básicos de um computador
E SCOLA B ÁSICA E S ECUNDÁRIA DE F AJÕES Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 2010/11.
Bus/Barramento Trabalho realizado por: João Santos
Entrada e Saída (E/S).
Introdução à Informática
Hardware e Software Trabalho realizado por O nosso nome
Sistemas Operacionais Sistema Computacional Professora: Michelle Nery.
Sistemas Digitais. LOCAL EXPANSÃO Fita IDE DADOS CONTROLE ENDEREÇO PCI EXPRESS PCIAGP ISAEISA USB firewire.
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
Introdução à Computação Componentes Básicos dos Computadores
Introdução à Engenharia de Computação
Componentes básicos de um computador
Estrutura de Interconexão
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: Organização de Computadores PROF: REGINALDO A. ANDRADE TURMA:
Trabalho realizado por: Nuno Bandola nº7 Disciplina: SDAC Ano lectivo 2014/2015.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Arquitetura geral de computadores
IMM Instalação e Manutenção de Microcomputadores Pedro Amaro –
Funcionamento interno do computador
Arquitetura de computadores
Sistemas Operacionais IV – Gerenciamento de E/S
Por: Lucas da Silva Montes, Marcos Ghesla e Vinícius Randon.
Princípios Básicos de Utilização do Computador
Origem da palavra Informática
Atividade Lúdico Expressiva: Multimédia Sumário: Apresentação dos termos hardware e software. Identificação de alguns componentes de um computador.
Estrutura do computador
Transcrição da apresentação:

Componentes básicos de um computador Carlos Pereira 2014/2015 Componentes básicos de um computador Processador – Memória – Bus/Barramento – Periféricos

Esquema básico Memória Processador Periféricos Bus ou Barramento Carlos Pereira 2014/2015 Esquema básico Memória Processador Periféricos Bus ou Barramento

Os principais elementos do computador Carlos Pereira 2014/2015 Os principais elementos do computador O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas na memória (programas em código máquina e dados). A memória é responsável pelo armazenamento dos programas e dos dados. Periféricos, que são os dispositivos responsáveis pelas entradas e saídas de dados do computador, ou seja, pelas interações entre o computador e o utilizador. Exemplos de periféricos são o monitor, teclado, rato, impressoras, etc. Barramento, que liga todos estes componentes e é uma via de comunicação de alto desempenho por onde circulam os dados tratados pelo computador.

Carlos Pereira 2014/2015 Índice 1 – Barramento (5) 1.1 - Classificação da informação que passa no Barramento (6) 1.2 - Tipos de barramento (Sistema e E/S) (7) 1.2.1 - Caracterização do barramento de E/S quanto à sua aplicação (9) 1.3 - Pedidos de Interrupção IRQ - interrupt request (11) 1.4 - Acesso Direto a Memória (Direct Memory Access - DMA) 1.5 - Evolução histórica do BUS (15)

Carlos Pereira 2014/2015 Barramento Barramento (em inglês bus) é um componente da arquitetura do computador, através do qual se realizam as comunicações dentro do sistema. O Barramento é o componente da arquitetura do computador que interliga todos os componentes do computador. Trata-se dum conjunto de condutores elétricos através dos quais passam três tipos de informação: Dados Endereços Controlo

Classificação da informação que passa no Barramento Carlos Pereira 2014/2015 Classificação da informação que passa no Barramento Dados, transferidos bit a bit por cada um dos condutores; Endereços, que indicam o local de destino/origem dos dados; Controlo, como sinais de relógio, sinais de interrupção, etc..

Tipos de barramento Sistema e E/S Carlos Pereira 2014/2015 Tipos de barramento Sistema e E/S Barramento Local (ou de Sistema), que interliga sincronamente CPU e memória. É a parte do barramento que melhor desempenho deverá ter no sistema, pois interliga os dois principais e insubstituíveis componentes do sistema; Barramento de Entrada/Saída (E/S), que interliga todos os outros dispositivos ao barramento local sendo a sua velocidade e largura (em nº de bits) substancialmente menor que a do barramento local. 

Dispositivos de E/S Externos Carlos Pereira 2014/2015 Esquema do barramento RAM CPU BARRAMENTO local interface Barramento de E/S Cache Dispositivos de E/S Externos

Caracterização do barramento de E/S quanto à sua aplicação Carlos Pereira 2014/2015 Caracterização do barramento de E/S quanto à sua aplicação Interna, que serve para ligar dispositivos normalizados e existentes em praticamente todos os computadores pessoais: teclado, portas série/paralelas, drive de cd/dvd; Externa, que serve como forma de expandir as características do computador acrescentando novos dispositivos. Estes dispositivos, interligam-se com o sistema através de conectores (normalizados para cada barramento) e obedecendo às regras de acesso ao barramento; Interna e Externa.

Esquema de barramento local, interno e externo Carlos Pereira 2014/2015 Esquema de barramento local, interno e externo Dispositivos externos Barramento Externo Barramento local Memória T<Teclado Porta série Porta paralela Drives (CD;DVD) Barramento Interno

Pedidos de Interrupção IRQ - interrupt request Carlos Pereira 2014/2015 Pedidos de Interrupção IRQ - interrupt request  Os pedidos de interrupção (IRQ - interrupt request ) servem para o CPU coordenar as transações entre os diversos componentes do sistema no acesso a memória e barramento. Este funcionamento é necessário pois apenas um dispositivo pode aceder ao barramento e memória num dado momento. Se mais do que um dispositivo aceder em simultâneo a comunicação é impossível. Para isso, cada dispositivo tem associado um IRQ (numérico) único no sistema, que o identifica e lhe confere diferentes prioridades. Por norma, um computador pessoal dispõe de vários IRQ’s, que são distribuídos pelos dispositivos no arranque. Cada dispositivo deverá requisitar um IRQ que ainda não tenha sido requisitado, o que a acontecer provocará conflitos de comunicação graves.

IRQ - interrupt request - Pedidos de Interrupção Carlos Pereira 2014/2015 IRQ - interrupt request - Pedidos de Interrupção

Acesso Direto a Memória (Direct Memory Access - DMA) Carlos Pereira 2014/2015 Acesso Direto a Memória (Direct Memory Access - DMA) Problema - O CPU é responsável pela transações entre periféricos e memória, o que quer dizer que o CPU está completamente dedicado à comunicação enquanto esta se realiza. Se está dedicado a tarefas de comunicação então não realiza o processamento das instruções propriamente ditas, o que faz diminuir o desempenho geral do sistema. Solução do problema - a solução encontrada foi implementar fora do CPU a capacidade de gerir o acesso à memória e barramento. Esta capacidade denomina-se Acesso Direto a Memória (Direct Memory Access - DMA) e está implementado exteriormente ao barramento e aos dispositivos, ou seja, é implementado como um novo componente da arquitetura (PC).

Carlos Pereira 2014/2015 Esquema DMA Conclusão - Cada dispositivo dispõe de um canal de DMA que utiliza para informar o controlador de DMA do pedido de transferência de dados. O controlador DMA por sua vez, realiza as tarefas de comunicação sem a participação do CPU que continuará a realizar as suas instruções.

Evolução histórica do BUS Carlos Pereira 2014/2015 Evolução histórica do BUS Barramentos da placa mãe (Internos) Barramentos: ISA, AGP, PCI, PCI Express, AMR e outros Barramento ISA (Industry Standard Architecture) Barramento PCI (Peripheral Component Interconnect) Barramento PCI-X (Peripheral Component Interconnect Extended) Barramento AGP (Accelerated Graphics Port) Barramento PCI Express Barramentos AMR, CNR e ACR Barramentos fora da placa mãe (externos) Barramento SATA (Serial Advanced Technology Attachment) Tecnologia USB (Universal Serial Bus) Tecnologia FireWire (IEEE 1394)

MOSFET = transístor http://www.youtube.com/watch?v=tz62t-q_KEc Carlos Pereira 2014/2015 MOSFET = transístor http://www.youtube.com/watch?v=tz62t-q_KEc