Modelagem e Análise de um Sistema de Recuperação de Desastre em uma Infraestrutura Virtualizada Ermeson Andrade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Data Center Definido por Software
Advertisements

Software Aging em uma Infraestrutura de Cloud Computing
Desempenho da Computação Paralela em Ambientes Virtualizados
Recursos de Backup, Restauração e Recuperação no Windows Server 2003
Plano de Contingência
Segurança da Informação
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Centrado na arquitetura
Tolerância a falhas Módulo 5 [C11,C15,T4.5] (65 p.)
SAPOTI SERVIDORES DE APLICAÇÕES CONFIÁVEIS TCP/IP Autores: Egon Hilgenstieler – Emerson F. F. Carara – Roverli.
Sistemas Operacionais Planejamento de Experimento
Avaliação de Sistemas Operacionais
Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais
Avaliação de Desempenho Introdução Aula 1 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas.
Geração Automática de Simulação
Daniel Paulo Introdução A disponibilidade de um sistema é a probabilidade de que ele esteja funcionando num determinado momento.
HellermannTyton Brasil Sistema de Gerenciamento Integrado HellermannTyton Brasil Sistema de Gerenciamento Integrado Alexandre Martins Consultor de Negócios.
Clusters.
Deixe seu ambiente de TI ainda mais completo
Adolpho Luiz Antonio Carlos Correia Maxwell Miranda Valdemar Bezerra
Performance em aplicações web – Parte I
Competência: Compreender as métricas de Software
Prefeitura de Santo André
Data Center Product & Marketing
Engenharia de Software para Sistemas de Apoio a Decisão
1 Programa de Engenharia Elétrica - PEE/COPPE/UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Extending OpenFlow for Unified Management and Control of Cloud.
TI para uma Instituição de Ensino Dinâmica
Gustavo Oliveira Estratégias para recuperação de clientes Empresas competitivas aproveitam as oportunidades presentes em cada fase do ciclo de crédito.
MPViCOS Multi Purpose Virtual Cluster Orchestration System II Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo São José dos Campos/SP Alexandre T.
Paulo Silva Tracker Segurança da Informação
MGB /2/2017 6:54 AM ©2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties,
Paulo Silva Tracker Segurança da Informação
Virtualização.
SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS Hélder Lima e Silva - hmls
Avaliação energética e de dependabilidade de Data Centers.
Mercado a Termo.
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Modelagem e Análise de um Sistema de Recuperação de Desastre em uma Infraestrutura Virtualizada Ermeson Andrade Orientador: Paulo Maciel.
Introdução É com grande satisfação que apresentamos a Cloud da NDDigital! Solução para armazenamento e disponibilidade de serviços prestados a você cliente.
Rastreamento Personalizado
Entendemos que cada cliente é um parceiro e procuramos assim garantir sua satisfação com nossa qualidade no atendimento e competência técnica.Missão Permitir.
Microsoft Azure Apresentação de visão geral para parceiros
Mais nova versão do sistema operacional da Microsoft voltado para o segmento de servidores.
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
Gerenciamento de Ambientes. Sumário 2 1.Justificativa 2.Gerenciamento de Ambientes ALOG 3.Caso de sucesso 4.Almoço.
Indicadores e casos de sucesso em Segurança
Plano de Continuidade.
Planejamento de infraestruturas de suprimento de energia e TI em Data Centers Carlos Julian Menezes Araújo Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Testes Baseados Em Riscos: Uma revisão do Estado-da- Arte Nielson Pontes Outubro, 2010.
Avaliação da capacidade de sobrevivência a desastres em sistemas de cloud computing geograficamente distribuídos Ana Carolina Veloso Teixeira
Rede Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Backup  Um dos pontos importantes nos sistemas baseados em redes de computadores é a possibilidade de recuperação.
Tópicos Especiais em Redes de Computadores 6º Semestre Aula 04 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.
SISTEMAS OPERACIONAIS
Segurança para o Datacenter Virtual com VMware
Monarc Framework para Simulações Disciplina: Programação Distribuída e Paralela Alunos: Anderson Bestteti e Rafael Zancan Frantz Professor: Cláudio Fernando.
Bem-vindo!.
Sistemas de Arquivos Paralelos Alternativas para a redução do gargalo no acesso ao sistema de arquivos Roberto Pires de Carvalho carvalho arroba ime ponto.
Data Center Salas de Contingência Localização estratégica Segurança.
Modelagem e Análise de um Sistema de Recuperação de Desastres numa Infraestrutura nas Nuvens MODCS 2013 Centro de Informática - UFPE Aluno: Ermeson Andrade.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Virtualização de sistemas operacionais Uma solução para quem não tem muita infra-estrutura para testes, ou até mesmo para criação de VPS.
SERVIDORES E SERVIÇOS Leandro Escobar 2009 SERVIDORES E SERVIÇOS.
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 03 – ITIL.
Computação em Nuvem Felipe Carvalho UFES 2009/2 Windows Azure.
Projetar Processos. Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Projetar distribuição | 2 Descrição do Projeto.
Virtualização: Conceito Luciano Palma Microsoft Brasil.
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
DEVOPS. O QUE É? Na prática é o alinhamento do time de desenvolvimento com o time de operações, em relação à ferramentas, processos e responsabilidades,
Virtualização de Servidores – Vmware ESXi 4.1 Leonardo Cruz 4º - REDES Proj.Int II.
SQL Saturday #469 - Brasília HA e DR como seguro de vida do DBA Luiz Henrique Garetti Rosário
Transcrição da apresentação:

Modelagem e Análise de um Sistema de Recuperação de Desastre em uma Infraestrutura Virtualizada Ermeson Andrade

Motivação Sistemas de informação são vulneráveis a um conjunto de interrupções, sejam elas brandas (interrupção de energia, falha de discos, etc) ou severas (incêndio, terremoto, etc). Algumas dessas vulnerabilidades podem ser eliminadas ou pelo nos minimizada através das estratégias de garantia de qualidade (testes, revisões, etc). Porém, é impossível eliminar todos os riscos. As soluções de recuperação de desastres são projetadas para mitigar tais problemas a fim de garantir as SLAs dos clientes bem como evitar a perda de dados e/ou diminuir o tempo para a recuperação da interrupção. As abordagens usadas atualmente fornecem poucas garantias reais com relação ao custo, a quantidade de dados perdidos ou o tempo para a recuperação dos serviços depois de uma interrupção.

Objetivo Permitir que os projetistas de recuperação de desastre possam projetar e estudar soluções em uma infraestrutura virtualizada. – Geralmente tais profissionais não possuem expertise em modelagem de dependabilidade. Abordagem: – O sistema é modelado usando SysML + MARTE – Esses modelos são mapeados em modelos análiticos (rede de Petri estocástica) – Os modelo SPNs são executados para analizar um conjunto de metricas. Métricas: – Disponibilidade e Downtime – Custo do downtime vs custo da solução de desastres. – Jobs perdidos – RTO (Recovery Time Objective) e RPO (Recovery Point Objective) Realizar experimentos a fim de obter os parâmetros utilizados bem como realizar análise de sensibilidade.

Infraestrutura O site primário é composto por 4 servidores. No modo de replicação, ele requer apenas uma maquina virtual que é responsável pela sincronia. Quando um desastre acontece, o sistema assume o modelo de failover e requer recursos para suportar a aplicação completa.

SysML Models

IBD

State Machine Diagram (STM)

Activity Diagram Disaster Monitor

SPNs Olhar no ASTRO

SistemaParâmetroValor[1/h]Horas Load Balance Taxa de falha do processo LB (1 ano) Taxa de recuperação do processo LB 0.52 horas Data center Taxa de falha do processo da WEB (60 dias) Taxa de recuperação do processo da WEB 1horas Taxa de restart do processo da web 5 (minutos) Taxa de falha do BD (180 dias) Taxa de recuperação do processo da WEB 2 horas Taxa de restart do processo da web 5 (minutos) Taxa de falha transiente DC90 dias Taxa de recuperação transiente DC 2 horas Taxa de falha permanente DC2 anos Taxa de recuperação de falha permanente DC 10 dias

SistemaParâmetroValor[1/h]Horas Cloud Taxa de falha do processo da web hot (180 dias) Taxa de recuperação3 (horas) Taxa de restart (minutos) Taxa de falha do hot BD (~10 meses) Taxa de recuperação2 (horas) Taxa de restart (minutos) Falha da cloud (1 ano) Recuperação da Cloud0.254 (horas) Taxa de failover1 minuto Taxa de failback1 minuto Diagrama de Atividade Taxa das ações3600XX

Resultados A sys Downtime Data Center e System e

Conclusões Apresentamos uma abordagem para a geração de modelos analíticos a partir dos diagramas da SysML. O ferramenta proposta mapeia os diagramas da SysML em componentes de SRN. – Esses componentes são compostos e sincronizados para se obter um modelo completo da disponibilidade dos sistemas. Mostramos que o sistema de recuperação de desastre melhora a disponibilidade do sistema.