Programa: O CAMINHO DA PROFISSÃO Curso: AUXILIAR DE INFORMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Informática
Advertisements

Sistemas Operacionais
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
O TECLADO 1 -Principais teclas de edição de texto Tecla Função
coloca todas as letras no formato de maiúscula.
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Estatística Básica Utilizando o Excel
Impressoras Periférico de saída de informação que permite ao usuario ter a informação processada pelo computador impresso em papel. É um dos dispositivos.
Maria Aparecida Castro Livi
Softwares.
Login na Rede ********* Nome do Usuário Senha
Anatomia do Computador
Respostas das atividades da aula 4.
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Folha de Cálculo TIC 10.
Aula 1: Apresentando o computador
Aula 1: Apresentação UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
Operação do computador
Sistema Operacional.
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Software Luciana O projeto microFênix foi criado pelo professor Antonio Borges, no NCE/UFRJ, em 2004/6, para facilitar.
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Tecnologias da Informação e Comunicação Formadora: Rute Santos
Fundamentos da Informática
Computadores Tipos e estrutura interna
Hardware questions Um jogo produzido por Bruno Mota, com objetivo de desenvolver o conhecimento de crianças e idosos que desejam aprender sobre computadores,
Introdução à Informática
Nivelamento.
Introdução ao Processamento de Dados
Hardware e Software Pronuncia-se: Rarduere e Softuere
Teclado António A. Arnaut N. Duarte.
9º ANO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Thiago Francisco Bergmann-
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
Informática Aplicada a Radiologia
My drivers Ipanema Állan da Costa Pimentel Rodrigues nº03 Thiago Souza de Oliveira nº37.
Bem vindos as aulas de informática
Montagem e Manutenção de Computador I
Windows Sistema operacional da Microsoft
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Entrada e Saída (E/S ou I/O)
Visão Geral Max – Técnico Em Informática. Max _ Técnico Em Informática2 Um Computador Um computador de mesa, os chamados Desktop’s, são constituídos geralmente.
Aula – dia 16/07/2014 Assessoria e Suporte Treinamentos Outsourcing de TI.
Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software
APRESENTANDO O TECLADO
MICROSOFT WORD AULA DO DIA 16/10/2009
Guia Rápido de Referência
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Cada questão vale 6,1 pontos,
Workshop de Informática
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Capítulo V Comandos de Entrada e Saída.
Introdução à Informática
Mini-curso Informática Básica
Elementos de Informática
TIC - Conceitos Introdutórios
Aula 2 Conhecimento básico do Windows (ícones, menus,pastas, arquivos); Aprender a usar pen drive e fazer a transferência de fotos de câmera digital.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Noções Básicas sobre o Word XP O que é o Word
Informática e o Computador (Parte I)
Como Funciona o Computador
Tecnologias da Informação e Comunicação
3) Unidades de Entrada e/ou Saída de Dados
INFORMÁTICA APLICADA À ELETROTÉCNICA Prof:Felipe Lira.
Origem da palavra Informática
Aula 1 Hardware Prof. Cleilson Gurgel.
Transcrição da apresentação:

Programa: O CAMINHO DA PROFISSÃO Curso: AUXILIAR DE INFORMÁTICA

PROFESSORES: PEDRO GROSSKOPF. Email: dindo.31@hotmail.com Fone: Cel.41- 9800-1141 Fixo. 41- 3632-1737 ANDERSON GLATZ FERREIRA. Email: Fone: Cel.41- 88700793 Fixo. 41- 3632-1899

Curso de auxiliar de Informática. Aulas: Terça-Feira: Formação cidadã; Segunda-Feira: Aula prática (Pedro) ; Horário: 19:00 ás 22:20; Sábado: Aula prática(Anderson); Horário: 13:00 ás 16:20;

Aula de Hoje: Informática; O computador; Hardware; Software; Software Livre; Software Proprietário; Dispositivos de Entradas; O Teclado; O Mouse;

Aula de Hoje; Dispositivos de Saida Dispositivos de Armazenamento; Monitor; Impressoras; Laser; Matriciais; Jato de Tinta; Dispositivos de Armazenamento;

Informática De uma maneira geral, é tudo aquilo que envolve o uso de computadores. Como vocês já devem ter notado, tudo hoje em dia depende da informática: desde a produção de uma apostila, até uma retirada de dinheiro num caixa de banco.

O Computador Conceito É uma máquina constituída por componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar processar e transmitir informações. Por ser programável, pode realizar uma grande variedade de tarefas..

O computador: Possui basicamente em duas partes: Hardware: São os componentes físicos do Computador, É tudo que podemos tocar. Software: é o nome que se dá a toda parte lógica do computador. São os programas que você vê funcionar na tela do micro e que dão vida ao computador Ex. Sistema operacional;

Hardware O hardware, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Possui dispositivos de entrada e saída de dados

Software Em contraposição ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores atualizados é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano.

SOFTWARE LIVRE O termo software livre se refere aos softwares que são fornecidos aos seus usuários com a liberdade de executar, estudar, modificar e repassar (com ou sem alterações) sem que, para isso, os usuários tenham que pedir permissão ao autor do programa ou pagar alguma coisa referente ao uso. EX. Linux

SOFTWARE PROPRIETÁRIO O termo "proprietário" significa que o software é controlado privativamente. Ou seja, um software pode continuar sendo proprietário mesmo se o código fonte for disponível publicamente, se o controle sobre uso, distribuição e modificação for mantido.

SOFTWARE PROPRIETÁRIO A cópia, redistribuição e modificação são proibidas ou requerem que seja feita uma permissão, ou, é restrito de tal forma que não se possa efetivamente fazê-los livremente. EX. Windows XP

Dispositivos de Entrada Exemplos dos Principais dispositivos de entrada: O teclado; O mouse;

O Teclado. Criado por Christopher Sholes; Patenteado em 1868 e vendido á Reminton em 1873; Passou a ser utilizada em máquinas de escrever. Pode ser dividido em seções, dependendo do modelo. Teclado principal; Teclado central; Teclado acessório ou numérico; Teclado superior.

O Teclado Teclas especiais: Esc; Enter; BackSpace; Delete; Setas; Caps Lock; Shift, Ctrl, Alt; Ins;

Algumas teclas e suas Funções SHIFT mantida apertada, as letras maiúsculas e os caracteres de cima das teclas serão ativados. CAPS LOCK ou FIXA (Capitals Lock): Esta tecla quando ligada, fixa as letras em maiúsculas, eliminando a necessidade da tecla SHIFT permanecer pressionada.

Algumas teclas e suas Funções Uma luz se acende no teclado indicando o estado de ligado da tecla. As letras serão sempre maiúsculas até que se desligue a tecla. Back Space tem a função de apagar o caractere imediatamente à esquerda do cursor. Utilizada para corrigir erros de digitação.

Algumas teclas e suas Funções ENTER utilizada após digitarmos algo, para dizermos ao computador que a digitação foi concluída. Função F1 até F12 são teclas de uso geral determinado pelo programa que estiver sendo executado no momento. Ins e Del (Insert e Delete) : teclas utilizadas para inserção e deleção de caracteres.

Algumas teclas e suas Funções ALT (ALTERNATE) - Utiliza-se combinada à outra tecla para exercer uma função qualquer definida por programa. Aperta-se a tecla ALT e mantendo-a apertada, um breve toque na outra tecla. CTRL Da mesma forma que ALT, a tecla CONTROL (CTRL) exerce sua função combinada com outra tecla qualquer.

Algumas teclas e suas Funções Teclas de Setas movimentam o cursor no sentido da seta, como já vimos. Também, como qualquer tecla do teclado, podem ser programadas para outros tipos de movimentos.

O Teclado Obs. A tecla WinKey(Símbolo do Windows) é pouco utilizada mas é muito útil.

O Mouse Usado para mover o cursor da tela por meio dos seus botões; Para selecionar um item basta levar o cursor no ícone desejado e pressionar o seu botão esquerdo; Os mouses mais recentes possuem o “botão de rolamento”, que serve para rolar páginas quando o usuário está navegando na internet ou está lendo um arquivo em geral.

O Mouse O mouse tem funções como selecionar textos, redimensionar figuras, arrastar dependendo do software utilizado

O Mouse Há dois modelos do Mouse: Um que funciona com um sistema de rolamento, utilizando uma bolinha(track ball). Mouse óptico: Realiza o movimento utilizando laser.

O Mouse

O mouse

O Mouse Mouse Especial em Notebooks: Nos notebooks atuais o mouse é substituído por um dispositivo denominado TOUCHPAD.

Dispositivos de Saída Exemplo de dispositivos de saída: Monitor; Impressoras; Caixas de Som.

MONITORES É o componente que mostra o que está sendo feito no microcomputador; É o principal canal de comunicação do computador com o usuário; Atualmente os monitores LCD são os mais utilizados.

IMPRESSORAS São dispositivos de saída que passam para o papel o resultado do trabalho desenvolvido no microcomputador, como textos, relatórios, gráficos. Para diferentes tipos de impressão existem diferentes impressoras.

Impressoras Matriciais São ainda bastante comuns no mercado, utilizando um sistema de impressão por impacto de agulhas contra uma fita sobre um papel. São bem rápidas, com qualidade de impressão regular. O preço é baixo, podem ser coloridas ou não. Muito úteis para impressão de formulários em mais de uma via com papel carbono.

Jato de Tinta Funciona com borrifamento de jatos de tinta, formando minúsculos pontos sobre o papel. São silenciosas e possuem ótima qualidade de impressão; São relativamente lentas, se comparadas à LaserJet, e geralmente são coloridas. Possuem boa qualidade de impressão, e seu preço é acessível.

Laser Produz cópias de alta qualidade com absoluto silêncio, sendo sua velocidade medida em PPM (Páginas Por Minuto). Existem no mercado impressoras de 4 até 16 PPM. São muito difundidas apesar do custo elevado, tanto em equipamento como em seu material de consumo. Podem ser coloridas.

Dispositivo de armazenamento Na informática, chamamos de armazenamento o ato de armazenar informações em algum dispositivo físico. Um dispositivo de armazenamento é um hardware capaz de armazenar informação.

Perguntas????? FIM!!!!