UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRODUÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL XVIII SEMANA.

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRODUÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL XVIII SEMANA DA GEOGRAFIA IX SEMANA DA PÓS-GRADUAÇÃO E GEOGRAFIA Geografias: Vivências e Perspectivas. Cuiabá, 2014.

Território e Cultura: formação da Aldeia Amary no PIX/MT Mestranda: Keyte F. de LiraOrientadora: Onélia C. Rosseto Cuiabá, 2014.

Localização da área de estudo Fonte: Google

Localização da área de estudo Fonte: Projeto Amary

A população indígena brasileira passa atualmente por problemas com as demarcações de suas terras, dentre eles a dimensão das terras que lhes são impostas. O espaço ocupado pelo território indígena leva a marca da ocupação simbólica e da ocupação voltada para a sobrevivência econômica, politica e cultural.

Conceitos: Índios; Etnia; Território; Lugar.

Objetivos: Compreender os processos de formação territorial de um grupo indígena, a partir de sua relação com o meio que os cerca (sociedade/natureza), acreditando que os grupos indígenas não se relacionam com o meio somente pelas necessidades de sobrevivência (moradia, caça, pesca, plantio, coleta, etc.), mas também simbolicamente (mitos e ritos).

Objetivos: Acompanhar o processo construtivo das habitações, sua localização em relação ao espaço, organização e divisão interna das casas; Buscar compreender o processo de cultivo das roças em relação a sua localização, as relações de gênero e divisão do trabalho; Identificar os espaços sagrados e recreativos e seus respectivos usos.

Metodologia: Pesquisa bibliográfica; Observação; Entrevistas; Registro audiovisual; Análise dos dados.

Breve histórico: Criação do Parque Indígena do Xingu – PIX; Aldeia Kamayurá; Aldeia Yawalapíti; Família de Aiupu Kamayurá; Aldeia Amary.

Lappa Yawalapíti Keyte Ferreira de Lira

Referências Bibliográficas: AGOSTINHO, Pedro. Kwarìp, mito e ritual no Alto Xingu. Editora Pedagógica e Universitária/Edusp, São Paulo, 1972, p. 16. BRAYNER, Thais Nogueira. É terra indígena porque é sagrada: Santuário dos Pajés – Brasília/DF. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social. Departamento de Antropologia. Universidade de Brasília. Brasília CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. Edição Eletrônica/ LABUR São Paulo, FERRO, Lila Rosa S. (org). Awapá, nosso canto. Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural/Ministério do Meio Ambiente, 2ª edição. Brasília FRANCHETTO, Bruna e HECKENBERGER, Michael (orgs). Os Povos do Alto Xingu. Editora da UFRJ. Rio de Janeiro, FRANÇA, Lecco. O que é ser índio. Blogspot Lecco França, [s.l], 29 abr Disponível em: e-ser-indio.html. Acessado em: 17 de novembro de e-ser-indio.html

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. Acessado em 12 de novembro de LEITE, Adriana Filgueira. O Lugar: duas acepções geográficas. Anuário do Instituto de Geociencias: UFRJ, v. 21, p LUCIANO, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: O que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Coleção Educação para Todos. Sério Vias dos Saberes n° 1. Brasília, PALADIM JR, Heitor Antônio. Etnogeografia: reflexões sobre a educação escolar, a espacialização e a territorialização do provo Xakriabá no Norte de Minas Gerais. Tese de Doutorado em Geografia Humana. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo SILVA, Joana A. Fernandes. Terras e Territórios Indígenas: dilemas, avanços e dificuldades na demarcação e garantia dos direitos dos povos indígenas no Brasil atual. Rev. Habitus, v. 7, n Goiânia. Jan./Dez, p TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da Percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. Tradução de: Lívia de Oliveira. Ed. Difel. São Paulo/Rio de Janeiro