Guerra Fria Webster Pinheiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Advertisements

O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
As origens do mundo atual
A Guerra Fria.
A Guerra Fria.
A GEOGRAFIA DO PODER.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA.
Nomes: Brenda,Tainara Beatriz e Tainara Santana
FINAL DA SEGUNDA GUERRA:
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA (1945 – 1989).
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
A GUERRA FRIA ( )
GUERRA FRIA
Socialismo.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
GEOPOLÍTICA ESTUDA AS RELAÇOES DE PODER QUE SE DÃO NO ESPAÇO
GUERRA-FRIA ANTONIO NETO.
Guerra Fria Declínio europeu ... e o nascimento de duas superpotências ... ‘Conflito diferente dos conflitos tradicionais’. Expressões ... Primeiro mundo;
Guerra Fria e o Mundo Bipolar
Guerra fria.
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
“DO PÓS 2ª GUERRA MUNDIAL ATÉ O FIM DA URSS”
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
Guerra Fria.
Infográfico - Muro de Berlim
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Guerra Fria Guerra Fria
Guerra Fria – Mod. 16 Origem das Nações Unidas Primeira tentativa 1917 Liga das Nações Segunda tentativa 1919 Sociedade das Nações Evitar os conflitos.
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Guerra Fria ( ) Características.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
POLARIZAÇÃO. GUERRA FRIA “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz impossível”
Prof° João Claudio Alcantara dos Santos
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
- Em 6 e 9 de agosto de 1945, o presidente dos EUA, Henry Trumann, ordenou o bombardeio atômico sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. No.
Professor Edley
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
História “Guerra Fria”.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Conceitos Históricos: Capitalismo, socialismo, Ideologia
Professor Ulisses Mauro Lima O MUNDO APÓS A 2ª Grande Guerra
HISTÓRIA Guerra Fria 9º ano
Gustavo Giuseppe Medeiros
Características e Conlfitos
GUERRA FRIA.
Guerra Fria.
MUNDO BIPOLAR Estados Unidos - USA (CAPITALISMO) X União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – 15 Repúblicas) (SOCIALISMO)
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
Capitalismo versus Comunismo
GUERRA FRIA.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS SOCIALISMO REAL.
Guerra Fria.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial ( ). É chamada de Guerra Fria por ser uma.
Guerra Fria (Colapso do Socialismo Europeu)
ORDEM BIPOLAR
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
GUERRA FRIA.
A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA Professor: Jeferson 2015.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
A GUERRA FRIA PARTE I Natania A Silva Nogueira
Transcrição da apresentação:

Guerra Fria Webster Pinheiro

1. Conferência de potsdam (jul/Ago,1945) Os representantes das três maiores potências do pós-guerra decidiram pela divisão alemã em quatro áreas de influência; Churchill, Truman e Stalin

Clement Attlee substitui Winston Churchill na Conferência

2. A nova ordem mundial A bipolarização pós-II Grande Guerra;

2.1. O Muro de Berlim (Agosto, 1961) A reconstrução de Berlim Ocidental com recursos norte-americanos atraia grandes levas de alemães do lado oriental, o que levou o governo socialista a construir o “muro da vergonha” dividindo o país.

2.2. A Queda do “muro da vergonha” O símbolo máximo da “Cortina de Ferro” que separava o ocidente (capitalista) do oriente ou leste (socialista) foi derrubado na noite de 9 de Novembro de 1989, depois de 28 anos de existência.

O Muro de Berlim – da ascensão à queda

3. A organização da nações unidas Criada após o término da II Guerra com o propósito de manter a paz, a segurança mundiais e a cooperação entre os países, buscando soluções para os diversos problemas que afligem a humanidade. Sede da ONU, em New York

3.1. Principais organismos da ONU

Assembléia Geral Ban Ki-Moon, atual Secretário Geral

Conselho de Segurança

Corte Internacional de Justiça Haia, Holanda Corte Internacional de Justiça

Discurso de Harry Truman 4. A Guerra fria Conflito político-ideológico entre as duas superpotências emergentes do pós-II Guerra que dividiram o mundo em dois pólos: capitalista e socialista. 4.1. A Doutrina Truman – marco inicial da Guerra Fria. Discurso de Harry Truman Bipolarização

4.2. Ações do governo norte-americano motivadas pela Guerra Fria. Plano Marshall (1947) – Programa destinado à recuperação econômica dos países europeus aliados dos EUA, onde foram investidos cerca de US$13 bilhões de dólares. Harry Truman, George Marshall, Paul G. Hoffman e o embaixador Averell Harriman

No mapa, os países favorecidos pelo Plano Marshall Secretário de Estado George Marshall, idealizador do Plano.

Sede da OTAN, em Bruxelas Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN, 1949) – Aliança militar liderada pelos EUA destinada à defesa preventiva diante de um “possível” conflito direto contra o bloco socialista. Sede da OTAN, em Bruxelas

Destaque para os países membros da OTAN

Reunião da OTAN

Intervenções militares em diversos países visando assegurar áreas de influência: Embargo econômico e tentativa frustrada de invasão a Cuba.

Apoio ao golpe militar do general Augusto Pinochet sobre o governo democrático de Salvador Allende, no Chile (set./1973)

O Macarthismo - milhares de estadunidenses foram acusados de ser comunistas ou simpatizantes, tornando-se objeto de investigações agressivas. Os mais perseguidos foram servidores públicos, artistas e intelectuais. Casal Ethel e Julius Rosemberg Joseph MacCarthy

5. As corridas armamentista e espacial

Submarinos nucleares – Corrida armamentista

Missão Apollo 11 Cachorrinha kudriavka Armstrong, Aldrin e Collins Yuri Gagarin

4.3. Ações do governo soviético motivadas pela Guerra Fria. COMECOM – Conselho de Assistência Econômica Mútua (1949) – Programa destinado a promover a reconstrução dos países do Leste europeu (aliados soviéticos) arrasados pela II Guerra. Os países em “verde”, no mapa, foram os favorecidos pelo COMECOM

Pacto de Varsóvia (1955) – Aliança militar que unia os países do Leste europeu sob a liderança da URSS. Reunião do Pacto de Varsóvia dirigida por Leonid Brezhnev Tropas do Pacto de Varsóvia em treinamento militar

Desfile do arsenal soviético Intervenções militares em diversos países visando assegurar áreas de influência: Tanques soviéticos durante a “Primavera de Praga”(1968) Desfile do arsenal soviético Intervenção no Afeganistão, 1979

5. Outros acontecimentos diretamente relacionados com a guerra Fria 5.1. Guerra da Coréia (1950 -53): As superpotências apoiaram, nos bastidores, seus respectivos aliados; Ao final foi mantida a divisão a partir do paralelo 38°. Na Guerra da Coréia o Norte (pró-URSS) invadiu o Sul (pró-EUA). Apesar do apoio financeiro e bélico, as superpotências não se envolveram diretamente no conflito.

5.2. Guerra do Vietnã (1963 – 75): O Sul (pró-EUA) invadiu o Norte (pró-URSS) impedindo a realização do plebiscito sobre a reunificação (1956);

O Acordo de Paz de Paris (1973) determinou a retirada das tropas norte-americanas do Vietnã.

Entre 1965 e 1973, os Estados Unidos gastaram 123 bilhões de dólares com a guerra e a ajuda econômica ao Vietnã do Sul, o que resultou num grande déficit no orçamento federal do país; Mais de 500 norte-americanos foram enviados ao Vietnã, dos quais cerca de 58 mil morreram em combate.

Momentos da Guerra do Vietnã, destacando Ho Chi Minh

O último dia da guerra do vietnã em saigon