Situações-problema Porcentagem

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Situações-problema Porcentagem

Situação-problema 1

Quantos alunos vão a pé e de bicicleta para escola? A tabela abaixo representa, em porcentagem, os meios de transporte usados pelos alunos do 5º ano de uma escola para fazer o deslocamento casa-escola. São 100 alunos e cada um utiliza apenas um meio de locomoção. Meio de transporte Número de alunos em % Bicicleta 15% Ônibus 25% Van escolar 20% Carro 30% A pé 10% Quantos alunos vão a pé e de bicicleta para escola? Há mais alunos que fazem o percurso casa-escola de carro ou de van escolar?

Situação-problema 2

Os triângulos coloridos correspondem a que porcentagem do total?

Situação-problema 3

Quantas vagas há para estoquistas e assistentes administrativos? Uma fábrica de eletrodomésticos está oferecendo 100 vagas de emprego. 20% para estoquistas, 25% para montadores, 50% para eletricistas e 5% para assistentes administrativos. LatinStock/Corbis/Bernd Settnik Quantas vagas há para estoquistas e assistentes administrativos? Há mais vagas para eletricistas que para as demais funções? Quanto a mais?

Sugestões de respostas

Situação-problema 1 Meio de transporte Número de alunos em % Bicicleta 15% = 15/100 = 15 alunos Ônibus 25% Van escolar 20% = 20/100= 20 alunos Carro 30% = 30/100 = 30 alunos A pé 10% = 10/100 = 10 alunos Quantos alunos vão a pé e de bicicleta para escola? 15 alunos + 10 alunos = 25 alunos Há mais alunos que fazem o percurso casa-escola de carro ou de van escolar? Há mais alunos que utilizam o carro para ir à escola: 30 alunos.

Dos 100 triângulos 40 são coloridos, logo 40/100 = 40% Situação-problema 2 Dos 100 triângulos 40 são coloridos, logo 40/100 = 40%

Situação-problema 3 Quantas vagas há para estoquistas e assistentes administrativos? 20 estoquistas + 5 assistentes administrativos = 25 vagas Há mais vagas para eletricistas que para as demais funções? Quanto a mais? Não. Há a mesma quantidade, 50 vagas, porque 20 estoquistas + 25 montadores + 5 assistentes administrativos = 50 vagas.