SISTEMA NERVOSO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA NERVOSO / POTENCIAL DE REPOUSO E POTENCIAL DE AÇÃO
Advertisements

Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Aula Programada Biologia Tema: Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO SN CENTRAL SN PERIFÉRICO Encéfalo
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO Células do Tec. Nervoso Morfologia do Neurônio
TIPOS DE CÉLULAS DIVISÕES
Transmissão do impulso nervoso em neurônios mielínicos
TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO anabeatriz3.
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO Divisões SNCentral – cérebro e medula espinhal
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
Edilene , Carol e Ana Laura
MEDULA ESPINHAL Parte do sistema nervoso central (SNC)
SISTEMA NERVOSO.
Componentes do Sistema Nervoso Central
Prof. Regis Romero.
Centro de comando corporal
Ciências A coordenação nervosa– cap. 07 (8ª série)
SISTEMA NERVOSO.
Fisiologia Humana Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Edilene , Janaina e Ana Laura
Sistema Neuro-hormonal
Sistema Nervoso Prof. Juliano Dande
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
Sistema nervoso.
Como se denomina a alteração brusca na carga elétrica das superfícies interna e externa da membrana plasmática, causada por um estímulo de natureza.
Anatomia Humana Profa Camila
SISTEMA NERVOSO Prof. Víctor Pessoa.
Neurônios - condução dos impulsos nervosos
Neurônios e células da glia
Sistema nervoso.
CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL SISTEMA NEVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO
SISTEMA NERVOSO.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 3º bimestre - 8º ano
Sistema Nervoso.
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 8º Ano 4º bimestre/2011
Sistema Nervoso O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
S I T E M A N R V O.
SISTEMA NERVOSO.
Tecido Nervoso.
Prof. Claudinei Sousa Lima
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Tecido Nervoso.
Sistema Nervoso Aula Tema: Sistema Nervoso.
Sistema nervoso e coordenação. Coordenação nervosa  envolve neurônios e seus efeitos são rápidos e temporários. Coordenação hormonal  envolve hormônios.
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Sistema Nervoso Professora Fabiana Silva. Característica Capta e Recebe Estímulos Elabora a Informação Emiti a Resposta.
Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Células NEURÔNIOS IMPULSO NERVOSO SALTATÓRIO FORMADA PELOS OLIGODENTRÓCITOS – SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) FORMADA.
Sistema Nervoso Profª Ana Gardênia 2. Sistema Nervoso Profª Ana Gardênia 2.
Sistema Nervoso BALA 2011.
ESCOLA LUIS DE FRANÇA CIÊNCIAS SISTEMA NERVOSO PROF. NETO.
Alunos:Eduardo F. Sovrani, Luvas Ev, Mario Schepainski Junior.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA NERVOSO

Desconhecimento sobre esclerose múltipla atrasa diagnóstico Saúde  |  04/09/2010 12h30min Desconhecimento sobre esclerose múltipla atrasa diagnóstico No Brasil, estima-se que haja 35 mil portadores da doença Onélia Elísio usa as imagens de um álbum para ajudar no tratamento do marido Mal de Alzheimer: um recomeço a cada manhã — Lembra do nosso primeiro beijo? —, pergunta Onélia Elísio, ainda apaixonada. — Claro que sim. Sempre lembro. Enquanto espera pela sequência da resposta, a senhora de 73 anos não desvia a atenção do marido, Mário Elísio. É como se ela quisesse ajudá-lo a voltar no tempo e a lembrar realmente da primeira vez que se beijaram. O silêncio é longo. Mortes por Alzheimer crescem 5 vezes em 10 anos Envelhecimento da população é uma das principais causas do problema. Campanha faz alerta para os sintomas

CÉLULA DA GLIA Os astrócitos são as maiores células da neuróglia e estão associados à sustentação e à nutrição dos neurônios. Preenchem os espaços entre os neurônios, regulam a concentração de diversas substâncias com potencial para interferir nas funções neuronais normais (como por exemplo as concentrações extracelulares de potássio), regulam os neurotransmissores (restringem a difusão de neurotransmissores liberados e possuem proteínas especiais em suas membranas que removem os neurotransmissores da fenda sináptica). A micróglia é constituída por células fagocitárias, que participam da defesa do sistema nervoso.

CÉLULAS DE SCHWANN Determinam a formação da bainha de mielina - invólucro lipídico que atua como isolante térmico e facilita a transmissão do impulso nervoso. Entre uma célula de Schwann e outra existe uma região de descontinuidade da bainha de mielina, que acarreta a existência de uma constrição (estrangulamento) denominada nódulo de Ranvier.

ENCÉFALO

CÉREBRO

Recebe as mensagens captados pelos olhos Recebe as informações que têm origem na pele e nos músculos Planejamento, fala, funções motoras, comportamento e cognição Recebe as mensagens captados pelos olhos Funções auditivas, memória e olfato.

CEREBELO (metencéfalo) Movimento Equilíbrio Postura Memória de curta duração,  Atenção,  Controle de atos impulsivos,  Emoções,  Funções cognitivas superiores,  Habilidade de planejar tarefas  Possivelmente,pode até mesmo em condições especiais, estar relacionado como a esquizofrenia e o autismo

BULBO – MEDULA OBLONGA (mielencéfalo) A função do bulbo é produzir os estímulos nervosos que controlam a circulação, a respiração.

Telencefalo (cérebro) Controla a olfato, paladar, visão e audição, memória, inteligência. DIENCEFALO Dividido em três centros nervosos TÁLAMO: área de retransmissão de informações emoções EPITALAMO: forma a glândula PINEAL HIPOTÁLAMO: controla a temperatura, balanço hídrico, apetite, e órgãos viscerais. Forma o lobo posterior da hipófise Cruzamento dos nervos ópticos

MESENCÉFALO Controla o movimento dos olhos Centro de reflexos visuais e auditivos OBS: Não é o centro da visão

MEDULA ESPINHAL

SNP (SISTEMA NERVOSO PERIFERICO) SNP Voluntário Tem por função reagir a estímulos provenientes do ambiente externo. Ele é constituído por fibras motoras que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos esqueléticos. SNP Autônomo Tem por função regular o ambiente interno do corpo, controlando a atividade dos sistemas digestivos, cardiovascular, excretor e endócrino. Ele contém fibras nervosas que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos lisos das vísceras e à musculatura do coração

AUTÔNOMO As fibras nervosas simpáticas e parassimpáticas inervam os mesmos órgãos, mas trabalham em oposição. Enquanto um dos ramos estimula determinado órgão, o outro o inibe. Essa ação antagônica mantém o funcionamento equilibrado dos órgãos internos

Já o SNPA parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes O SNPA simpático, de modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse SNPA parassimpático, o neurotransmissor é a acetilcolina. Já no simpático, o neurotransmissor é, com poucas exceções, a noradrenalina Já o SNPA parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes

Unimontes 2010 Os sistemas endócrino e nervoso atuam na coordenação e regulação das funções corporais. Frequentemente,o sistema nervoso interage com o endócrino, formando mecanismos reguladores bastante precisos. As afirmativas abaixo se referem à atuação conjunta desses dois sistemas. Analise-as e assinale a alternativa INCORRETA. A) O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo. B) O hipotálamo é encontrado acima da hipófise e exerce controle sobre ela. C) O sistema nervoso controla o comportamento sexual via sistema endócrino. D) A hipófise estimula o hipotálamo a liberar hormônios gonadotróficos.