ORTOGRAFIA Prof. Alfonse Rabay.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estrutura e formação de palavras
Advertisements

TÍTULO NOME DO PROFESSOR
Acentuação gráfica e trema
Profª. Ana Maria Hernandes
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 7 ESTRUTURA DE PALAVRAS
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 5 A EXPRESSÃO ESCRITA:
Classes Gramaticais.
Processo de formação de palavras:
FONOLOGIA, ACENTUAÇÃO E ORTOGRAFIA
Professora Lúcia Brasil
EMPREGO DAS LETRAS.
ESTRUTURA DAS PALAVRAS
ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS. CH: AULA 1
Tema 3: Fonética e Fonologia
ACENTUAÇÃO GRÁFICA.
Material organizado por
Alguns empregos de J e de G
Translineação Na escrita, quando precisamos de mudar de uma linha para outra, pode ser necessário passar a parte de uma palavra que não coube na linha.
Por que, por quê, porque, porquê
ACENTUAÇÃO grupo:Antônio Argemiro,Nícolas Tavares,Freitas e Marcolino.
ACENTUAÇÃO GRÁFICA Prof. Alfonse Rabay.
Profª Karen Neves Olivan
“Para os homens, que eram cegos, Tu querias, Profeta, dizer a Verdade.
Dígrafos.
Substantivo e Adjetivo.
Processos de formação de palavras
Uso do porquê Por que Porque Por quê.
Acentuação gráfica: regras da nova ortografia brasileira.
Casos mais difíceis no emprego de vogais e consoantes
X ou CH?.
FONÉTICA E FONOLOGIA Estudo dos sons da fala Profª. Luciana Balduíno
O gênero lírico.
Regras ortográficas Professor Frajola
ATENTE À GRAFIA Profª Raymi Link.
Professora: Zenilda Gonçalves Martins
Profª. Luciana Balduíno
AULA 03 – ORTOGRAFIA OFICIAL Amanda Rodrigues
ACENTUAÇÃO GRÁFICA Prof. Alfonse Rabay.
LEITURA DE FRASES BA BE BI BO BU DA DE DI DO DU FA FE FI FO FU.
QUAL A ALTERNATIVA CORRETA?
REGRAS BÁSICAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA
ORTOGRAFIA Prof. Alfonse Rabay.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
FONOLOGIA / ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Cap. VIII A estrutura das palavras
Estrutura das Palavras
ORTOGRAFIA.
Estudo dos sons da fala Profª Gislaine Bitencourt
Profª. Luciana Balduíno
Fonologia e Ortografia II
ORTOGRAFIA Prof. Alfonse Rabay.
2015/16 DISCIPLINA PORTUGUÊS EMERSON MODESTO.
ORTOGRAFIA Ao escrever uma palavra com som de s, de z, de x ou de j, deve-se procurar a origem dela, pois, na Língua Portuguesa, a palavra primitiva, em.
2015/16 DISCIPLINA PORTUGUÊS EMERSON MODESTO.
A a b b c c 108. Florianópolis Cascadura Miami.
Tipos de Acentos e Acentuação Gráfica
Ortografia S.
Preparatório para concurso
Processos de formação de palavras
Ortografia.
Universidade Federal do Acre- UFAC Pet-Agronomia Tutor: José Ribamar Torres da Silva Petiana: Hérica Kássia Maciel de Moura (Ex-Petiana)
LÍNGUA PORTUGUESA.
ORTOGRAFIA.
Seja bem- vindo!!! PRA COMEÇAR, OBSERVE O CONJUNTO: OS ELEMENTOS DO CONJUNTO ACIMA SÃO:. vogais consoantes.
SONS DA LÍNGUA.
E. M. Profª. Vilma Tâmega Inclusão Digital Professoras: Cláudia( Língua Portuguesa) Simone ( Informática)
Millôr. Profa Núbia Rech Primeira Série do Ensino Médio
Uso do S – Z – X. Uso do S e do Z –Uso do S: Palavras derivadas de uma primitiva em que já existe s. Exemplos: análise – analisado – análise. Nos sufixos.
ORTOGRAFIA É a parte da gramática que determina como as palavras devem ser escritas, segundo os padrões da língua culta.
FONOLOGIA, ACENTUAÇÃO E ORTOGRAFIA
Transcrição da apresentação:

ORTOGRAFIA Prof. Alfonse Rabay

Palavras de origem africana, indígena e árabe Letra Normas Exemplos Exceções J Palavras de origem africana, indígena e árabe jenipapo pajé canjica jibóia alforje Sergipe A letra J sempre é J. Ex: granja – granjeiro jeito – enjeitado nojo - nojeira Prof. Alfonse Rabay

G Letra Normas Exemplos Exceções Terminadas -agem -igem -ugem miragem garagem origem ferrugem pajem lambujem -ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio estágio colégio prestígio relógio refúgio Prof. Alfonse Rabay

A letra g passa a ser j antes de a, o, u. Ex: margem – margear ferrugem – ferruginoso gesso – engessar Proteger - proteja Prof. Alfonse Rabay

X Letra Normas Exemplos Exceções Após ditongo ameixa caixa trouxa baixo peixe recauchutar guache Após a sílaba inicial EN enxada enxurrada enxaqueca enxugar encher (derivados) encharcar enchumaçar enchapelar enchiqueirar Prof. Alfonse Rabay

Após a sílaba inicial ME Letra Norma Exemplos Exceção X Após a sílaba inicial ME mexerico mexer mexilhão mexerica Mecha (cabelo) Prof. Alfonse Rabay

CH Letra Normas Exemplos Exceções Grupos finais ACHO ICHO UCHO ICHA UCHA riacho gorducha barbicha bucho Grupos iniciais CHAM CHAL CHO chamego chocalho chaleira chamada xale xodó xô xote Prof. Alfonse Rabay

Buxo – espécie de arbusto Tacha – mancha , defeito, prego Bucho – estômago Buxo – espécie de arbusto Tacha – mancha , defeito, prego Taxa – imposto, tarifa Cheque – pagamento Xeque – jogada do xadrez Chá – bebida Xá – título soberano da Pérsia Prof. Alfonse Rabay

S Z -ISAR / -IZAR Letra Normas Exemplos radical com IS catálise – catalisar análise – analisar improviso – improvisar paralisia - paralisar Z radical sem IS síntese – sintetizar catequese – catequizar escravo – escravizar banal - banalizar Prof. Alfonse Rabay

S Z -SINHO(A) / -ZINHO(A) Letra Normas Exemplos radical com S lápis – lapisinho rosa – rosinha liso - lisinho Z radical sem S café - cafezinho jornal - jornalzinho pé - pezinho Prof. Alfonse Rabay

-ÊS / -ESA Normas Exemplos indicar origem títulos de honra francês – francesa chinês – chinesa milanesa - calabresa marquês – marquesa duquesa – princesa

Substantivos abstratos a partir de adjetivos -EZ / -EZA Normas Exemplos Substantivos abstratos a partir de adjetivos belo – beleza leve – leveza claro – clareza rígido – rigidez rápido - rapidez Prof. Alfonse Rabay

-OSO / -OSA Normas Exemplos Formação de adjetivos “cheio de” gostoso – gostosa teimoso – teimosa saboroso – saborosa delicioso - deliciosa Prof. Alfonse Rabay

PÔR / QUERER Usa-se S na conjugações desses verbos e derivados. Ex: pus quis pusesse quisesse puser quiser puserem quiserem Prof. Alfonse Rabay

POR QUÊ / PORQUÊ Por quê – usado somente no final de frase. Ex: Não foi à aula por quê? Não foi à aula. Por quê? Porquê – substituir por motivo. Ex: Desconheço o porquê da briga deles. Eu sei o porquê daquela viagem. Prof. Alfonse Rabay

POR QUE / PORQUE Por que – por qual motivo, pelo(a,os,as) qual(is) Ex: Por que não foi à aula? Eu sei por que foi à praça. Os caminhos por que andei eram lindos. As estradas por que passei eram seguras. Porque – substituir por pois. Ex: Não fui à aula porque estava doente. Ele viajou porque precisava descansar. Prof. Alfonse Rabay

SEPARAÇÃO SILÁBICA encontro consonantais imperfeitos (impróprios) Ex: ap-to ca-rac-te-res pac-to rit-mo e-clip-se Prof. Alfonse Rabay

SEPARAÇÃO SILÁBICA prefixos seguidos de vogais Ex: bi-sa-vó tran-sa-tlân-ti-co de-sa-ten-to prefixos seguidos de consoantes Ex: bis-ne-to trans-por-te des-con-tar Prof. Alfonse Rabay