Apresentador: Paula Taunde, Investigadora Faculdade de Veterinária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPOSTA PARA O PROCESSO DE PREPARAÇÃO DO PARPA II
Advertisements

Metodologia e Instrumentos de Recolha de Dados do WASHCost
Ministério da Educação
MOBILIDADE URBANA E ESTACIONAMENTO Enquadramento Jurídico
Apresentação da proposta do
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
CERNAS 2004/2005 Elementos para análise de caracterização e desempenho Henrique Pires dos Santos, 2006 Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia CERNAS.
CERNAS – PROCESSO DE AVALIAÇÃO F.Páscoa, H.Pires dos Santos Convite à reflexão O futuro que queremos construir.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Conteúdos abordados no Seminário Sessão 1 – Aspectos fiscais das PPPs: Gestão de riscos e impactos fiscais a nível macroeconômico Sessão 2 – Sustentabilidade.
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Patrocínio da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
As constelações.
III Congresso Ibérico sobre Gestão e Planeamento da Água
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
SNV Moçambique.
Terminologia de Capital de Giro.
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã Museu da Lourinhã
PÁTRIA AMADA EXPERIÊNCIAS E LIÇÕES APRENDIDAS EM NIASSA, CABO DELGADO E NAMPULA NA IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DOS PROGRAMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO.
#3-0-1 Unidade 6: Capacitação e Supervisão. Questões de Aquecimento: Instruções Durante os próximos cinco minutos, responda às questões de aquecimento.
E OUTROS PROJECTOS PARA AS Eco-Escolas Margarida Gomes - ABAE.
Gestão de Ciência e Tecnologia 8ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 8ª aula 1. Organização de um Projecto 1.1. Introdução 1.2. Organização.
Observatório Sistemas Saúde WorkShop 30 Outubro 2002.
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
Instituto Superior Técnico 1 INQUÉRITO AOS LICENCIADOS EM ENGENHARIA QUÍMICA Realizado por: Gabinete de Estudos e Planeamento com a colaboração da Secção.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
O ETSDS Inquerito sobre os Sistemas de Financiamento, Suporte, e Fornecimento dos Serviços Primários de Saúde Ministério do Plano e Finanças / Ministério.
“Eliminar o Abismo:Do Plano de Acção ao Orçamento
“Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres”
United Nations Development Programme
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
IIAM – SALA SAVE 15 DE SETEMBRO DE 2014 RUI SANTOS “PLATAFORMA NACIONAL DE DIÁLOGO NO SECTOR DE SEMENTES”
Unidade 7: Processamento, Análise e Interpretação dos Dados
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Anteprojecto de Estratégia de Alfabetização e Educação e Jovens e Adultos até 2015 (Versão Preliminar)
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
Rio Verde - Goiás - Brasil
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
Unidade Editorial da Revista Científica da UEM
República de Moçambique
CIÊNCIAS MARINHAS E PESCAS
Ministério da Ciência e Tecnologia Direcção de Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos para Ciência e Tecnologia: Atribuições, Programas de.
Detecção Molecular de Espécies de Riquetsias Circulantes no Sul e Centro de Moçambique Por: Vlademiro Magaia, Nidia Cangi, Elisa Taviani e Luis Neves 5º.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
EDITAL GESTÃO ESCOLAR PARA A EQUIDADE – JUVENTUDE NEGRA Objetivo Apoiar projetos de gestão escolar que tenham por finalidade enfrentar as desigualdades.
Resultados preliminaraes do projecto: Estudo de parasitas gastrintestinais de ruminantes nas condições agroecológicas do sector familiar das províncias.
Faura Mariza Cangy Amade (MSc.) Prof. Paxie Chirwa
Ciências Naturais 8º ano. Iniciativa que tem como objectivo levar os estudantes dos ensinos básico e secundário a conhecer ecossistemas florestais da.
5˚ Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo FNI Maputo, 20 e 21 de Novembro de 2014 Fundo Nacional de Investigação.
Produção de Hortícolas a partir de
Seminário sobre Lancamento do Bloco Regional do PACF na África Austral e o Papel da Mulher no Desenvolvimento da SADC EQUIPE: TEÓFILO FERRAZ -DELEGAÇÃO.
PROJETO DE PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE LEGUMES DE NHAMATANDA
EFEITOS PRÁTICOS DA APLICAÇÃO DE PACOTES TECNOLÓGICOS SOBRE ELEMENTOS DA CADEIA DE VALOR DA CARNE DE PORCO PRODUZIDA EM ZAVALA E MANHIÇA GERALDO DIAS ZACARIAS.
República da Guiné-Bissau Secretaria de Estado das Pescas Programa Regional das Pescas na Africa Ocidental (PRAO) Bissau, 28 de Novembro de 2011.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Conferência para concorrentes PI-SNAP-Moz-02 Beira Chimoio Maputo Nampula Outubro de Novembro Bob Rabatsky Director Mark Sevier Mission Partnership.
Projeto Ser Competente Gerente do projeto: Henrique Fagundes Carvalho Patrocinador: Maria Cristina Gonçalves Discacciati Data de status: 04/12/
CIMEIRA DO PROTOCOLO DA SADC 2015 Ministério de Género, Criança e Acção Social/ Projecto de Potenciação de Habilidades Empresarias Femeninas. Mocambique,
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Janeiro D S T Q Q S S
Transcrição da apresentação:

Apresentador: Paula Taunde, Investigadora Faculdade de Veterinária Determinação dos níveis de mercúrio na água e no peixe tilápia (Oreochromis niloticus) nos principais rios dos distritos de Manica e Sussundenga Apresentador: Paula Taunde, Investigadora Faculdade de Veterinária 5º Seminário Nacional de Divulgação de Resultados dos Projectos Financiados pelo FNI Maputo, 20-21 de Novembro 2014

Estrutura da apresentação 1. Objectivos do projecto Papel da instituição que aloja o projecto; Objectivos do projecto; Local de implementação do projecto e seus beneficiários; Desafios, constrangimentos e proposta de solução; 2. Resultados principais alcançados A utilidade deste projecto para a área de pesquisa e/ou comunidades rurais; Sustentabilidade do projecto; Pontos de discussão em forma de desafios;

Papel da instituição que aloja o projecto A Faculdade de Veterinária contribui com: Viatura para trabalho de campo; Gestão financeira e administrativa; Laboratórios;

Objectivos do projecto Geral Determinar os níveis de mercúrio na água e no peixe tilápia (Oreochromis niloticus) provenientes dos rios Búzi, Révuè, Munhinga, Mussapa e Lucite nos distritos de Manica e Sussundenga na província de Manica. Específicos Determinar o nível de mercúrio na água e no peixe tilápia usando a espectroscopia de absorção atómica.   Indentificar as principais lesões nas vísceras e no músculo do peixe com recurso à exames histopatológicos.

Local de implementação do projecto Província de Manica Beneficiários Comunidades locais; Dois estudantes finalistas (Faculdades de Veterinária e Ciências da UEM);

Desafios, constrangimentos Início tardio de actividades de campo Factores: Insegurança (conflito político-militar), em algumas zonas de amostragem; Atraso de fornecedores na disponibilização de materiais de colheita de amostras; Alguns pontos de colheita de amostras são de difícil acesso (zonas próximas às nascentes dos rios) Falta de estradas (zonas montanhosas); Insegurança (risco de ataque por garimpeiros, ex: a montante do rio Lucite, junto à fronteira com o Zimbabwe); Baixo nível de captura de tilápia nos rios Lucite e Mussapa Avaria do micrótomo na SAP (FAVET)

Soluções encontradas e proposta de solução Para minimizar o efeito do atraso dos fornecedores, foram adquiridos por empréstimo os materiais de colheita de amostras. Penalizar os fornecedores que superam os prazos de fornecimento de materiais e reagentes (ex: devolução do valor). Aquisição de um novo micrótomo para a secção de tecidos (exame histopatológico) na SAP com fundos do projecto; Actualmente recorre-se ao Laboratório de Anatomia Patológica da DCA (IIAM), com algumas restições.

Resultados principais alcançados Utilidade do projecto na pesquisa Produção de conhecimento científico; Conhecimento dos níveis actuais de mercúrio existentes no peixe e na água dos rios Búzi, Révuè, Lucite, Mussapa e Munhinga; Utilidade do projecto na comunidade Aplicação dos resultados para informar as comunidades locais e pequenas e médias empresas mineradoras sobre o risco associado ao mercúrio (quando os níveis encontrados estiverem acima do recomendado pela OMS); Sensibilizá-las no uso de práticas que minimizam a contaminação da água e pescado causada pelo garimpo (visando extrair o ouro);

Sustentabilidade do projecto A FAVET dispõe de recursos humanos para a realização da pesquisado, aplicação e disseminação dos resultados do mesmo. Parceria com o Instituto Nacional de Inspecção de pescado (INIP, Ministério das Pescas) e com o Departamento de Ciências Biológicas (Faculdade de Ciências) .

Estágio actual do projecto Foram colhidas 148 amostras de água nos rios, Fig. 1 Fig. 2 Fig. 3 Fig. 4 Adicionou-se 1% de HNO3, a cada amostra (1 L) Munhinga Fig. 5 Fig. 6

Amostra (Orechromis niloticus) colhidas no rio Révuè Foram colhidas 119 amostras de pescado nos rios Révuè e Munhinga Não foi possível obter amostras de Tilápia nos rios Lucite e Mussapa Fig. 7 Fig. 8 Amostra (Orechromis niloticus) embalada em papel de alumínio e sacos Stomacher Amostra (Orechromis niloticus) colhidas no rio Révuè

As amostras foram enviadas para os laboratórios de : 10g de tecido (músculo vísceras) foram colhidos em cada peixe e acondicionados em frascos contendo formalina (10%). O peixe foi conservado a -20oC, e transportado em colman contendo icepacks. Fig. 9: Dissecação de tecidos e embebição em formalina As amostras foram enviadas para os laboratórios de : Anatomia Patológica (FAVET) Exame histopatológico Inspecção de Pescado (Min. das Pescas) Análises químicas

Os resultados de análises químicas estarão disponíveis até Fevereiro de 2015. Os exames histopatológicos serão concluídos até Março de 2015

Foram visitados os locais de garimpo nos rios Lucite, Munhinga e Révuè Fig. 10: Mina a céu aberto da empresa HS Mining (distrito de Manica) Fig. 11: Interacção com os garimpeiros (área adjacente à Mina da HS Mining ) Fig. 12: Garimpo (área adjacente à Mina da HS Mining ) Fig. 13: Estudante de gradução colhendo amostras no rio Lucite

Figs. 14 (esquerda) e 15 (direita): Garimpo e lavagem da lama no rio Révuè na região de Penhalonga (distrito de Manica) Fig. 16: Jovens entre 14-25 anos envolvidos na actividade de garimpo

Dados mais importantes: Latitude; Longitude; Altitude; Foram marcadas as coordenadas em todos os pontos de colheita e de mineração com recurso ao dispositivo de GPS Fig. 17: Recolha de coordenadas nos locais de amostragem Dados mais importantes: Latitude; Longitude; Altitude;

Perspectivas para 2015 Fevereiro –Abril: Análise estatística dos resultados (Fase 1); Março: realização das actividades de campo correspondentes à Fase 2 do projecto (final da época Chuvosa) Abril-Junho: Análises Laboratoriais (amostras colhidas na fase 2); Junho-Julho: Análise estatística de resultados (Fase 2); Agosto-Outubro: Redacção dos relatórios finais e do artigo para publicação; Submissão do relatório ao FNI e do artigo numa revista (por identificar) Novembro-Dezembro: - Participação em seminários e workshops e outros eventos

Agradecimentos Direcção Provincial das Pescas (Manica) Delegação Provincial do INACUA (Manica) Serviços Distritais de Actividades Económicas de: Sussundenga, Mossurize e Manica Posto administrativo de Dombe Pescadores dos locais supracitados.

Obrigado pela atenção!!!