Software Livre e o Desenvolvimento Econômico e Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Software Livre Rompendo barreiras InfoBixo 2005 Puc Campinas
Advertisements

AUTOMAÇÃO DA BIBLIOTECA Conselheiro Nilton Leite da Costa
Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
TELECENTROS Informação e Negócios III Encontro Internacional de Empreendedorismo Recife, 29 de setembro de 2004 Ministério do Desenvolvimento, Indústria.
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
Prof.: Fabrício M. Melo Bom dia!! Informática para concursos Prof.: Fabrício M. Melo
A plataforma SoliComm Uma ferramenta pela contrução de redes Stefano Barale.
Segurança na Web: Uma janela de oportunidades
Software livre Professor: Antonio Carlos
CTBC Companhia de Telecomunicações do Brasil Central Audiência Pública
Prefeitura de São Paulo Secretário de Comunicação
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Cibercrime.
Maria Aparecida Castro Livi
Software Livre e Economia Solidária uma história em construção.
Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde
Software Livre Conceito:
O Software Livre na Educação:
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
Escola de Ensino Fundamental e Médio "Professora. Maura Abaurre"
Fundamento à Informática
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
XII REUNIÃO ANUAL DA ABEU
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
1. Quem sou eu? São Bernardo do Campo/SP 28 anos
LINUX.
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
Fabiano André Vergani
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
Universidade Federal de Santa Catarina
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
Talentos para Inovação
Projeto Telecentros Mais de 500 mil usuários de GNU/Linux em SP Eduardo Lisboa Caio Begotti Kung te Yang Lucas Santos Equipe de Desenvolvimento GNU/Linux.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Englishtown Programa de Parceria.
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
Software Livre E-Gov Daniel Pereira de Melo (dpm)
Informática e Sociedade .: Software Livre: Linux :.
Universidadefederal da bahia faculdade de educação edc 287- educação e tecnologias contemporâneas aluna: leila moraes de araújo Software livre.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
Vera Masagão Ribeiro Marco regulatório e políticas de fomento às organizações da sociedade civil Desafios.
Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007.
Teve início em 1991, Criado pelo jovem Linus Torvalds Foi baseado no Unix Foi criado para ser um Sistema Operacional mais leve que o Unix Um grande diferencial.
Prof.: Fabrício M. Melo Informática para concursos
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
© 2003 ED Consultoria e Projetos Ltda. Linux Integração em Ambiente Corporativo Edgard Lemos.
Acesso público e gratuito de internet Roberto Petry Presidente da SUCESU NACIONAL e SUCESU-RS
Pensar Globalmente – Agir Localmente
Análise da aplicabilidade de software livre nas instituições do estado de Goiás e a inclusão Digital Prof. Ly Freitas Filho, MsC e Pesquisadores de Aplicação.
Software Livre.
Software livre Uma visão geral: dos primórdios dos gnus ao atual habitat dos pingüins.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC 287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Adenilza Santana & Viviane Silva.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
 É o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.
Vilmar Santos Nepomuceno. Roteiro Mercado Global Mercado Nacional Mercado Local Orientação a Objetos – Vilmar Santos.
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Inclusão Digital Unidade III Profª. Esp. Ana Paula Maciel.
Origens e bases do mundo global.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Professor Maurício Maia
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL
Compras e Inovação: Perspectivas e Resultados Jussara de Lima Carvalho Secretária Executiva - CEO Brasília 27 de agosto de 2014 ICLEI – Governos Locais.
Democracia no mundo digital Seminário Combate ao Crime Cibernético e Liberdade de Acesso à Internet Direitos e limites do Estado, das empresas e dos cidadãos.
Transcrição da apresentação:

Software Livre e o Desenvolvimento Econômico e Social "A Sociedade em Rede e a Economia do Conhecimento: Portugal numa perspectiva global" Lisboa, 05 e 06/03/2005 Software Livre e o Desenvolvimento Econômico e Social Os desafios do Brasil e dos países em desenvolvimento na Sociedade da Informação Marcelo D'Elia Branco marcelo@softwarelivre.org www.softwarelivre.org

*Revolução Tecnológica* *Era da Informação* - Busca de novos mercados Globais - Redução de Custos *Revolução Tecnológica* - Tecnologia da Informação e Comunicação *Convergência* - Telecomunicações - Informática - Comunicação (TV, Rádio, Jornal)

- Movimentar bits em vez de átomos (conhecimento/informação) *Era da Informação* - Movimentar bits em vez de átomos (conhecimento/informação) - Novo padrão de desenvolvimento - Relações e-conômicas e sociais não enraizadas geograficamente - Novos atores sociais, novas relações de trabalho, novas profissões

*Nova E-conomia??* - Nasdaq - Mega-empresas de Software (+Telco+Comunicação) - Indústria de computadores 40% ao ano início anos 90(muito além da demanda) - Cisco (85% mercado) ações cresceram de 96 a 2000: 100% ano - Indústria Automobilística vendeu apenas 74% produção - Uma oferta excedente de quase tudo ========================================================== - Lucros pararam de crescer a partir de 97 - Onda de fusões para eliminar a concorrência - Sumiu U$ 4,6 trilhões (50% PIB USA) em 2000 - Ações da Cisco caíram 78% de 2000 a 2001, receita diminuiu 30% em três meses até abril 2001. Demitiu 8.500 dos 44.000 - Tráfego nas redes ópticas 2,5% capacidade Fontes: Robert Brenner *The Economics of Global Turbulence* 1998, A. Gary Shilling *Deflation* 1998; Business Week, 26/03/2001 *When Wealth is Blown Away*; Castells, Manuel

Exclusão Digital Cenários dos Países do Sul: - Mera transferência de produtos do Norte, mas não dos *conhecimentos tecnológicos* - Acesso à rede: na figura de simples consumidores dos produtos informáticos e culturais produzidos no Norte (a informação como mercadoria) - Informação não é conhecimento * Historicamente, a proteção da propriedade intelectual se estabeleceu para favorecer a liberdade de criação, estimulando os inventores, e para promover os benefícios para a sociedade; hoje se converteu numa reserva de mercado para os países centrais e seus monopólios

Internet - Convergência de meios (jornal, rádio, TV, etc) - É fácil de copiar e compartilhar (este é o ponto fraco do *negócio* da Informação) - Caráter descentralizado e multifuncional : Até agora não pode ser controlada, convertendo-se num *espaço de disputa*: * Alguns interesses políticos, financeiros e comerciais - Que sua principal função seja de vigiar e “controlar” a inovação X * Interesses cidadãos e democráticos - Aspiram convertê-la em um instrumento à serviço da democracia, desenvolvimento sustentável, da inovação, da ciência, cultura, da educação e da saúde

Cibercomunidades Redes Sociais Atributos Características Flexibilidade Tecidas pelos atores que as constituem Construção - desconstrução permanentes Horizontalidade Descentralizadas, sem hierarquia Interconexão Fluxos multidirecionais de informações Articulação Possibilitam ações coletivas Multiplicação Potencializam forças isoladas e dispersas Intercâmbio Se fundamentam em valores compartilhados

Cenário Consumo de hardware crescente: (Software e Hardware sempre desatualizados) - Para novas versões de sistemas operacionais - Para novas versões de pacotes de escritórios (Office) - Para novas versões de Correio, Agenda, Catálogo (Exchange, Lotus Notes etc.) - Além disso, inviabilizam uma plataforma independente

Ambiente de Desenvolvimento: Cenário Ambiente de Desenvolvimento: - Linguagem proprietária : VB, ASP, Active X Inviabilizam uma plataforma independente (Banco, Sistema Operacional e rede de um único fornecedor) - Linguagem multiplataforma: Java, Mono, Perl, PHP, Pynton, C, C++, etc. Permitem escolha de banco, Sistema Operacional

Banco de Dados Livres http://www.mysql.com www.postgresql.com

Cenário - Vírus nas redes tem causado grandes prejuizos: - Financeiros para detectar e sanar o problema - Tempo de parada das redes aumentam a cada dia - O TCO (custo total) de uma rede deve levar em conta a vulnerabilidade de sta aos ataques de vírus - Vírus nas redes têm causado grandes prejuízos: - Financeiros para detectar e sanar o problema - Tempo de parada das redes aumentam a cada dia - O TCO (custo total) de uma rede deve levar em conta a vulnerabilidade desta aos ataques de vírus

Web Server Apache Fonte: www.netcraft.org Gartner Group recomenda substituição MS/IIS Fonte: www.netcraft.org

Free Software Foundation - Objetivo: eliminar a restrição de cópias, redistribuição e modificação de programas - Estimula a produção de softwares livres - Distribui cópias de softwares sob a licença GPL - Protege a GPL - Richard Stallman é seu presidente - Site: http://www.fsf.org

Software Livre - Liberdade de uso - Liberdade de copiar o programa e dá-lo a quem quiser - Liberdade de modificar o programa com acesso completo ao código-fonte - Liberdade de distribuir a versão aperfeiçoada

A GPL - É a GNU General Public License - Copyright© 1989 Free Software Foundation - Proteção dos direitos de liberdade - O sistema operacional GNU/Linux é GPL - É Proibido Proibir - Exitem outras (FreeBSD...) - Site: www.fsf.org

O copyleft - Permissão de liberdade de cópia - É um copyright ao revés - O direito autoral é preservado - Regulado conforme a licença

GNU/Linux + + Linux GNU Linus Torvalds - Em 1991 o Finlandes Linus Torvalds termina o Kernel (núcleo) do SO GNU/Linux

- WEB - Gopher - FTP - TCP/ IP - e-mail - IRC Internet foi feita por Hackers! - WEB - Gopher - FTP - TCP/ IP - e-mail - IRC “Tudo que as pessoas usam na internet foi feito por hackers” Pablo “Spectra” Lorenzzoni- Hacker e Médico

Creative Commons

www.softwarelivre.org

Parceria Governos Empresas Públicas e Privadas Universidades www.softwarelivre.org Parceria Governos Empresas Públicas e Privadas Universidades Desenvolvedores Independentes (Hackers)

Objetivos Gerais www.softwarelivre.org Promoção da independência tecnológica e liberdade de expressão Alternativa de desenvolvimento econômico para o País Qualificação e aproveitamento do conhecimento local Economia de recursos Inserir a questão tecnológica no contexto da construção de um mundo com inclusão social e igualdade no acesso aos avanços tecnológicos

Fórum Internacional de Software Livre 1, 2, 3 e 4 de Junho de 2005 Porto Alegre/RS, Brasil

Rede Livre da UERGS 2002/2 2002/1 2003/1

- Proporcionar meios para combater a exclusão digital - Constituição de ambientes informatizados na Rede Municipal de Ensino como recurso pedagógico - Proporcionar meios para combater a exclusão digital Diretamente (*) Alunos da rede municipal: 56.533 Professores: 3.762 Especialistas: 46 Todos os demais Funcionários Indiretamente Moradores próximos às escolas: 400.000 Comunidade em geral * As escolas municipais estão localizadas, na sua maioria, em zonas de alta exclusão social

TELECENTROS POA http://www.telecentros.com.br - 32 telecentros (Maior número de Telecentros por Habitantes)

500 www.telecentros.sp.gov.br

www.banrisul.com.br Caixa Eletrônico - BANRISUL Computador de Grande Porte (Mainframe) Banrisul con GNU/Linux primeiro da América Latina

Software Livre no Brasil - Experiência de Porto Alegre - Rio Grande do Sul *Projeto Software Livre RS* - Projeto Software Livre Brasil PSL-RS, AM, MG, RJ, SP, AM, PR, MS, DF, SC, ES, BA, GO... - Congresso Nacional (Senado e Câmara) Frente Parlamentar- 152 deputados e 30 senadores - Governo Federal – Presidente Lula - Governo Eletrônico - 8 câmaras * Implementação de Software Livre (ITI- ligada a Presidência da República)

Software Livre no Brasil - Certificação Digital: Popularização - Editais do MC&T : CNPq e FINEP - Planejamento Estratégico - Guia de Migração - Migração de Ministérios

Software Livre no Brasil - Casa Brasil (1.000 até junho do 2005 e 6.000 até final de 2007) - Rede Floresta - Topawa Ka'a - Computador conectado - Pontos de Cultura - GSAC – Antenas de satélite 3.200 pontos - João de Barro – GNU/Linux Seguro

Brasil na na Cúpula da Sociedade da Informação - Lyon – França: Cúpula das Cidades e Autoridades Locais (Dez 2003) - Bilbao em Novembro de 2005 Genebra – Suiça: Cúpula Mundial (Dez 2003) - Tunis 2005 *Política externa brasileira através do Ministério das Relações Exteriores * Software Livre no documento final da Cúpula Mundial * Propriedade Intelectual X Compartilhamento do Conhecimento * Democratização da Governança da Internet (Multilateral e transparente. Gestão tripartite: governos, empresas e Soc. Civil) * Fundo de Solidariedade para Inclusão Digital

Plano contra as Liberdades Ampliação das leis de copyright para obras digitais - Um Plano Tecnológico contra as Liberdades *TCPA - Trusted Computing Platform Alliance (Aliança para uma Plataforma de Computação Confiável) *Microsoft, Intel, AMD, IBM, Sony... www.againsttcpa.com/tcpa-members.html *Processadores (chips) com controle contra cópias não autorizadas *Palladium (XP/MS) + TCPA *Restrição de instalação de novos programas de computadores, CD's de música, jogos, DVD's, E-Livro e Web Sites *Ameaça ao desenvolvimento do Software Livre

Plano contra as Liberdades Ampliação das leis de copyright para obras digitais - Um Plano Legal contra as Liberdades *DCMA - Digital Milenium Copyright Act *Criminaliza os autores de aplicações Técnicas e científicas que busquem alternativas *ALCA (está no pacote de leis do tratado) *Europa tem um clone: *Ampliação de normas que nasceram com a regulação industrial (produtos materiais): libertade de copiar livros, músicas, filmes *Obras digitais (produtos imateriais) custo quase zero de reprodução *Perdemos a libertade de copiar livros, músicas, filmes, etc... *Ciberdireitos com presupostos que suprimem direitos conquistados - Não às patentes de software !!!

Alguns Números - América Latina: menos de 10% de consumo mundial de informática - Menos de 5% com acesso à Internet - Brasil: 8,6% acesso à Internet em casa e 52% de software é ilegal - Indústria de informática move U$ 3.2 bilhões - U$ 1 bilhão 1/3 são enviados para o exterior como pagamento licenças - Impostos gerados pela indústria informática somente U$ 200 milhões - Orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia U$ 700 milhões - Programa Fome Zero do Governo Lula: - 22 milhões passam fome - 46 milhões (1/3 da população) menos de U$ 1 / dia - Orçamento U$ 507 milhões para 2003

Déficit na balança comercial Office+windows= U$700,00 - 23 barris de petróleo - 60 sacas de soja *Outro mundo é possível* *Outra Sociedade da informação é Possível*

Marcelo D'Elia Branco marcelo@softwarelivre.org www.softwarelivre.org Copyleft: Marcelo D'Elia Branco A cópia e a distribuição desta apresentação completa ou parcial é permitida em qualquer meio, desde que a nota de copyleft seja preservada.