O trabalho feito pelo agente externo sobre o sistema ao carregar o condensador aparece como a energia potencial U, armazenada no condensador: W=U Na realidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Propriedades do Potencial Elétrico
Advertisements

Propriedades e grandezas gerais dos materiais
Circuitos electrónicos e aplicações da electrónica
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Capacitores.
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
CONDENSADOR O condensador (ou o capacitor) é um elemento importante no circuito elétrico. Um condensador consiste em dois condutores de qualquer formato,
5. Força magnética sobre um condutor com corrente elétrica
(semelhante ao fluxo de água vA)
CORRENTE ELÉCTRICA Até aqui a nossa discussão dos fenómenos eléctricos concentraram-se em cargas em repouso Consideraremos agora as situações que envolvem.
 módulo do campo eléctrico em toda a parte da superfície esférica
Energia potencial da espira
ELETROSTÁTICA parte 2.
Energia Potencial Elétrica Potencial Elétrico
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
Potencial Elétrico 31/03/2010.
Lei de Gauss.
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
Física III Eletrostática
Física III Eletrostática
Capacitores, associação de capacitores e dielétricos
IF-UFRGS.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
Processos de eletrização
IVAN SANTOS. CAPACITORES OU CONDENSADORES CAPACITORES OU CONDENSADORES Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga.
Usando a Lei de Gauss Universidade Federal do Paraná
ELETRICIDADE 4 Prof. Cesário POTENCIAL ELÉTRICO.
Material de Apoio Interacção Gravítica.
Capacitor É um componente constituído por dois condutores separados por um isolante: os condutores são chamados armaduras (ou placas) do capacitor e o.
Potencial elétrico Física Giovanni Ávila.
Trabalho e Potencial elétrico (Capítulo 3)
(semelhante ao fluxo de água vA)
ELETROSTÁTICA.
ATIVIDADES. ATIVIDADES COMO SE FORMAM OS RAIOS?
Capacitores ou Condensadores
Exemplos - dielétricos
Eletrização e força elétrica
CAP-22: CAMPO ELÉTRICO Lista de exercicios: 1E, 2E, 3E, 4E, 5E, 6E, 14E, 17E, 25P, 39P,
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Eletrodinâmica.
EXEMPLO: Intensidade da corrente elétrica
DIFERENÇAS DE POTENCIAL NUM CAMPO ELÉCTRICO UNIFORME
Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua (Parte 1)
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
1 FLUXO ELÉCTRICO O fluxo eléctrico é uma grandeza proporcional ao número das linhas do campo eléctrico que entram numa superfície O número de linhas N.
CONDENSADOR O condensador (ou o capacitor) é um elemento importante no circuito eléctrico. Um condensador consiste em dois condutores de qualquer formato,
CONDENSADOR O condensador (ou o capacitor) é um elemento importante no circuito eléctrico. Um condensador consiste em dois condutores de qualquer formato,
RESISTORES EM PARALELO
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
Uma carga de prova q0 colocada num campo eléctrico
Eletricidade 1. Eletrostática.
Eletrostática Campo Elétrico Professor Sandro Dias Martins.
ENERGIA ACUMULADA NUM CONDENSADOR CARREGADO
Capacitância Revisando a Física 1 Universidade Estadual do Piauí
Centro Educacional Barreiros
ELECTRICIDADE: Fluxo e Lei de Gauss Aula – 4
Exemplo 1: Determinar o fluxo eléctrico através de uma superfície cilíndrica, que está num campo eléctrico uniforme a  b  c  O fluxo através de toda.
Eletromagnetismo – Aula 5
Aula 3 – Lei de Gauss Viviane Galvão 1.
ELECTRICIDADE: Capacitores e Dieléctricos Aula – 6
Condutores Esféricos e Pontiagudos
ELETROMAGNETISMO Prof.: Célio Normando.
INDUÇÃO MAGNÉTICA Faraday, baseando-se nos trabalhos de Oersted ( ) e Ampère, em meados de 1831, começou a investigar o efeito inverso do fenômeno.
2011/2012FISICA12 ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Física Experimental 2 – Ciência da Computação PUC/SP - prof.a Marisa A. Cavalcante Capacitor Qual a quantidade.
Eletrostática Professor Simone Carmo da Silva.  Potencial elétrico:  Agora, quando as dimensões do corpo não puderem ser desprezadas, temos duas situações.
CAPACITORES Prof. Bruno Farias
1. Os passarinhos, mesmo pousando sobre fios condutores desencapados de alta tensão, não estão sujeitos a choques elétricos que possam causar-lhes algum.
Corrente elétrica Física – 3º ano - IEV.
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

O trabalho feito pelo agente externo sobre o sistema ao carregar o condensador aparece como a energia potencial U, armazenada no condensador: W=U Na realidade essa energia não é devida ao trabalho mecânico feito por um agente externo para deslocar carga de uma placa para a outra, mas é devida à transformação da energia química na bateria. Substituímos em W Esse resultado aplica-se a qualquer condensador, independentemente de sua geometria. Para um condensador de placas paralelas, a diferença de potencial se relaciona ao campo eléctrico pela relação V = Ed e A energia potencial é Como o volume=Ad e a energia por unidade de volume u = U/Ad denominada densidade de energia, é  expressão válida para qualquer condensador

como V < V0 , vemos que  > 1 CONDENSADORES COM DIELÉCTRICOS Um dieléctrico é um material não condutor como borracha, vidro ou papel encerado. Michael Faraday descobriu que quando um material dieléctrico é introduzido entre as placas de um condensador, preenchendo completamente o espaço entre as placas  a capacidade aumenta de um factor numérico κ, que Faraday chamou de constante dieléctrica. como V < V0 , vemos que  > 1

Para um condensador de placas paralelas Podemos expressar a capacidade quando o condensador for preenchido com um dieléctrico como A partir desse resultado, parece que a capacidade poderia ser tornar grande diminuindo-se d Na prática, o valor mais baixo de d é limitado pela descarga eléctrica que pode ocorrer pelo meio dieléctrico que separa as placas Para qualquer d a tensão máxima aplicada a um condensador, sem causar uma descarga, depende da rigidez dieléctrica (campo eléctrico máximo) do dieléctrico Para o ar seco = Se o campo eléctrico no meio exceder a rigidez dieléctrica, as propriedades de isolamento são rompidas e o meio passa a ser condutor. A maioria dos materiais isoladores tem rigidez dieléctrica e constante dieléctrica maiores que as do ar

Efeitos do dieléctrico Vemos que um dieléctrico fornece as seguintes vantagens: Aumenta capacidade de um condensador. Aumenta a tensão máxima de operação de um condensador. Pode fornecer sustentação mecânica entre as placas condutoras. Efeitos do dieléctrico Moléculas polares orientadas aleatoriamente Moléculas polares alinhadas com o campo eléctrico  Campo eléctrico E’ induzido oposto o campo criado pelas placas.  O campo eléctrico, e a tensão entre as placas são reduzidas e como a carga nas placas é armazenada a uma diferença de potencial menor, a capacidade aumenta porque

Exemplo 1: ATMOSFERA COMO UM CONDENSADOR Supomos que a superfície da Terra é uma placa e a carga positiva no ar (espalhada por toda a atmosfera) é a outra placa. Os modelos da atmosfera mostram que a altura efectiva da placa é de aproximadamente 5 km da superfície da Terra. Determinar a capacidade do condensador atmosférico. Campo eléctrico num exterior de uma distribuição de carga com simetria esférica é semelhante ao de uma carga pontual: Placa positiva (cargas na atmosfera) Placa negativa (superfície da Terra ) r P Cálculo do potencial eléctrico Q é a carga na superfície

onde RT é o raio da Terra e h = 5 km onde RT é o raio da Terra e h = 5 km. Por essa expressão, podemos calcular a capacidade do condensador atmosférico: = Este valor é extremamente grande quando comparado com os Picofarads e microfarads que são os valores típicos para condensadores em circuitos eléctricos, especialmente para um condensador que tem placas que estão a 5 km uma da outra!

Exemplo 2: Supor que a Terra e uma camada de nuvens a 800 m acima da Terra são as placas de um condensador. Calcule a capacidade se a camada de nuvens tem uma área de 1.0 km2 . Se um campo eléctrico de 3106 N/C faz o ar se romper e conduzir electricidade (ou seja causa raios), qual é a carga máxima que a nuvem pode suportar ?