Problema dos Carros Dois automóveis partem ao mesmo tempo de um ponto P, rumo a um ponto O de onde regressam ao ponto de partida sem parar. Ambos circulam.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimento em I dimensão
Advertisements

CINEMÁTICA MOVIMENTOS.
Super Revisão Cinemática Escalar Básica - Velocidade
TRANSMISSÃO DE MOVIMENTOS EM MCU E MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORMEMENTE VARIADO (MCUV) Aula de Física Junho de 2013.
Funções 1. Interpretação de Gráficos
Prof. Hebert Monteiro Movimento em I dimensão. Iniciaremos o nosso curso estudando a mecânica como ciência que estuda o movimento. A mecânica é dividida.
Uma resolução do problema do camelo e das bananas
Múltiplos Os múltiplos de um número inteiro obtêm-se multiplicando esse número por 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ... Exemplos: M5= {0, 5, 10, 15, 20,
Unidade 4.1 – Estudo das Funções
FUNÇÕES Em muitas situações práticas o valor de uma quantidade pode depender do valor de uma segunda quantidade. As funções surgem quando uma quantidade.
Movimento Uniforme Definição: Movimento realizado com velocidade constante, ou seja, não há mudança no valor da velocidade. v0 = vm = v. v0  Velocidade.
VELOCIDADE MÉDIA ACELARAÇÃO GRÁFICO V x t
O que você deve saber sobre O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)
Calculando o mdc pela regra da decomposição
Velocidade A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede.
1 UNIVERSO Distâncias no Universo Professor António Nunes
CINEMÁTICA.
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
Professor João Gilberto
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Mecânica Cinemática ♦ Ponto Material e Corpo Extenso
Trabalho Energia.
Física Recuperação: Velocidade média Movimento Uniforme (MU)
Regra de Três Simples e Composta
Conceitos introdutórios
Resposta de freqüência de um compensador por avanço de fase
OS MOVIMENTOS.
Unidade Astronómica Ano-luz Parsec
Gráficos.
Cinemática – Principais Conceitos.
Fragmento Histórico “XX pc” “VI p cento”. Fragmento Histórico “XX pc” “VI p cento”
Graficamente temos Espaço variável Velocidade constante
Passos utilizados numa regra de três simples:
Capitulo 2 - Cinemática do ponto material
Cinemática.
Aula 07 – Limite e Continuidade
DEFINIÇÃO Quando um corpo descreve uma trajetória circular, afirmamos que ele executa um movimento circular.       Você já deve ter notado no seu dia.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Movimento de um projétil Componentes da velocidade inicial
Movimento Retilíneo e Uniforme
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Profª Camila Debom.
Física Gráficos do MU.
ACELERAÇÃO ESCALAR ( a )
Colégio Integrado Jaó – Prof. Paulo
Matemática Financeira Razão e proporção
Aula 19 Cinemática Vetorial I Marta Rebuá.
MOVIMENTO UNIFORME (MU)
AULA 1 CINEMÁTICA.
PA (somente conceitos básicos)
Revisão Cinemática Escalar e Vetorial. Cinemática Trajetória Referencial Repouso Movimento.
Analisa as seguintes situações SITUAÇÃO - A Numa escola a turma A tem 28 alunos e a turma B tem 26 alunos. Qual é a turma maior ? TURMA - ATURMA - B.
Funções 1. Interpretação de Gráficos
Exercícios Um carro de corrida é acelerado de forma que sua velocidade em função do tempo é dada conforme a tabela. Qual, aproximadamente, em m/s2, o valor.
FUNÇÕES – MENU PRINCIPAL
PROFESSOR: MSC.MÁRCIO JABOUR DE OLIVEIRA Exercício Distribuição física (Cálculo de jornada de trabalho)
Margie Basso Física.
Mru S = so + vt Só damos importância as coisas difíceis porque são importantes.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
V= V= Velocidade S= posição t= tempo =Variação Final – inicial
Movimento O que é o movimento?.
Laboratório de Física.
U.A. (unidade astronômica) Construindo o Sistema SOLAR
VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?
Regra de Três Prof. Mayna.
AULA 1 CINEMÁTICA.
Aula 2 – Aplicações ao Movimento e Comprimento De Arco
PROPORÇÃO.
PROPORÇÃO.
Representação Gráfica do movimento
Transcrição da apresentação:

Problema dos Carros Dois automóveis partem ao mesmo tempo de um ponto P, rumo a um ponto O de onde regressam ao ponto de partida sem parar. Ambos circulam com velocidade constante, no entanto, um deles faz toda a viagem a 50 km/h enquanto que o outro faz a viagem de ida a 60 km/h e a de volta a 40 km/h. Qual dos automóveis chega primeiro ao ponto de onde ambos partiram?

Caso Particular: Suponhamos que a distância percorrida pelos carros seja de 60 km Ida: Carro A vai a 50 km/h Carro B vai a 60 km/h Assim, demora 1h a percorrer 50km. Assim, demora 1h a percorrer 60km. 1h 50 km x 10 km x = 0.2 h = 12 minutos Demora 12min a percorrer 10km. Tempo de viagem do carro A= 1h 12 m Tempo de viagem do carro B= 1 h Carro A Carro B P O 60 Km

P O Volta: Carro A vai a 50 km/k Carro B vai a 40 km/h Assim, demora 1h a percorrer 40km. Análogo ao cálculo de Ida 1h 40 km Tempo de viagem = 1h 12m x 20 km x = 0.5 h = 30 minutos Tempo de viagem = 1h 30m Portanto, Tempo total da viagem do carro A= 1h12m + 1h12m = 2h 24m Tempo total da viagem do carro B= 1h + 1h30m = 2h30m Carro A Carro B P O O carro A chega primeiro. 60 Km

Leis do movimento uniforme v = velocidade = T d - distância percorrida T - tempo d Ida d Volta TIda = T Volta = v Ida v Volta TTotal = TIda + TVolta

Carro B Carro A Como , concluímos que o carro A chega primeiro.

Velocidades Médias: , dida = dvolta = d Então,

Portanto, x Concluindo, e Logo, o carro A chega primeiro.

Caso Geral v1 – velocidade na ida v2 – velocidade na volta A velocidade média do carro será sempre menor que a do carro que mantém a velocidade dado que vm é máxima quando v1 = v2. A velocidade média calculada a partir de duas velocidades não é assim a média (aritmética) dessas velocidades, mas sim a sua média harmónica.

E se v1 for zero? Assim, a velocidade média deste carro será zero e o outro carro chegará primeiro. E se v1 tender para infinito? 2v2

Representação Gráfica ( ) Percurso do carro B ( ) Percurso do carro A Ponto P: Este ponto corresponde ao cruzamento entre os carros A e B. Ponto Q: Este ponto corresponde à ultrapassagem do carro A ao carro B.

E se os carros aos 120 Km continuarem em frente até atingir os 240 Km? ( ) Percurso do carro B ( ) Percurso do carro A Ponto R: Este ponto corresponde à ultrapassagem do carro A ao carro B (neste caso, os automóveis não se cruzam) .

Pela observação dos dois gráficos, verifica-se que os carros A e B partem ao mesmo tempo e que o carro B vai a uma velocidade maior que a do carro A. Ao quilómetro 120, nota-se uma ligeira diminuição da velocidade do carro B o que possibilita uma ultrapassagem do carro A (representado nos pontos Q e R) que mantém a velocidade. E desta forma, o carro A termina a viagem primeiro que o carro B tal como nos indicam os dois gráficos.

Problema das torneiras Um tanque tem duas torneiras. Uma das torneiras demora 2 horas a enchê-lo, enquanto que a outra demora 3 horas. Quando abertas simultaneamente, quanto tempo demorarão a enchê-lo?  

Temos V – volume do tanque T - tempo que demora a encher o tanque ( em horas) Torneira 1: Torneira 2:

Quando as torneiras são abertas em simultâneo, temos: Portanto, as torneiras abertas simultaneamente demorarão 1h12min a encher o tanque.

Uma torneira demora 2h a encher um tanque Caso não nos recordássemos desta fórmula poderíamos resolver o problema da seguinte forma: Uma torneira demora 2h a encher um tanque Demora 6h a encher 3 tanques A outra torneira demora 3h a encher um tanque Demora 6h a encher 2 tanques

Assim, as duas torneiras em simultâneo demoram 6h a encher 5 tanques. Para determinar o valor que nos interessa basta aplicar uma regra de três simples. 6h x 5 tanques 1 tanque Portanto, as torneiras demorarão 1h12min a encher o tanque quando abertas simultaneamente.

Docente: Henrique Guimarães Trabalho realizado pelo Grupo C: Dainete Mendes nº 29434 Helena Correia nº 25674 Inês Martins nº 29223 Marta Sares nº 29739 Sara pereira nº 29640 Vera Damas nº 29153 Didáctica da Matemática 2005/2006