INOVAÇÕES PORTUGUESAS

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Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.
Transcrição da apresentação:

INOVAÇÕES PORTUGUESAS Período: Século XV a XVII (Grandes Navegações Portuguesas) Os descobrimentos portugueses foram o conjunto de viagens e explorações marítimas realizadas pelos portugueses. Os descobrimentos resultaram na expansão portuguesa e deram um contributo essencial para delinear o mapa do mundo, impulsionados pela reconquista e pela procura de alternativas às rotas do comércio no Mediterrâneo. Com estas descobertas os portugueses iniciaram a Era dos Descobrimentos europeus e foram responsáveis por importantes avanços:

INOVAÇÕES PORTUGUESAS Período: Século XV a XVII (Grandes Navegações Portuguesas) Tecnologia e ciência náutica, Cartografia Astronomia Desenvolvimento dos primeiros navios capazes de navegar em segurança em mar aberto no Atlântico.

CARTOGRAFIA

CARTOGRAFIA Cartografia (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. O vocábulo foi pela primeira vez proposto pelo historiador português Manuel Francisco Carvalhosa, 2.º Visconde de Santarém, numa carta datada de 8 de Dezembro de 1839, de Paris, e endereçada ao historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen, vindo a ser internacionalmente consagrado pelo uso. Das muitas definições usadas na literatura, colocamos aqui a atualmente adaptada pela Associação Cartográfica Internacional (ACI): Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas a partir dos resultados das observações directas ou da exploração da documentação, bem como da sua utilização A cartografia encontra-se no curso de uma longa e profunda revolução, iniciada em meados do século passado, e certamente a mais importante depois do seu renascimento, que ocorreu nos séculos XV e XVI. A introdução da fotografia aérea e da detecção remota, o avanço tecnológico nos métodos de gravação e impressão e, mais recentemente, o aparecimento e vulgarização dos computadores, vieram alterar profundamente a forma como os dados geográficos são adquiridos, processados e representados, bem como o modo como os interpretamos e exploramos.

ASTRONOMIA No início do século XV o conhecimento científico era estanque e passava longe das aplicações práticas. O que se sabia de astronomia, por exemplo, não era usado para orientação dos viajantes. Os astrônomos lusitanos se debruçaram sobre os problemas do cotidiano em alto-mar e foram os primeiros no uso da matemática e na aplicação da trigonometria para calcular rotas. Melhoraram os mapas desproporcionais e aperfeiçoaram os instrumentos de navegação.

ASTRONOMIA Astrolábio Náutico A maioria das invenções portuguesas foram, na verdade, engenhosas adaptações de instrumentos já conhecidos. É o caso do astrolábio, usado pelos astrólogos árabes para prever o futuro. Os portugueses o transformaram num instrumento portátil capaz de mostrar a posição do barco em relação ao sol. Eles construíram também as embarcações mais avançadas da época, preparadas para empreender longas viagens em alto-mar. "Do ponto de vista tecnológico, o Renascimento começa em Portugal", diz o pernambucano Celso Melo, professor de física da Universidade Federal de Pernambuco e especialista em ciência das navegações. Astrolábio Náutico

CIÊNCIAS NÁUTICAS Item 1: Embarcações de alto mar passaram a usar as velas latinas junto com as quadradas e redondas, o que permitiu aos portugueses navegar até com os ventos desfavoráveis Item 2: O astrolábio, uma pesada peça utilizada por astrônomos árabes foi transformado num instrumento portátil para orientar a navegação na posição do sol Item 6: A rosa dos ventos ganhou marcações graduadas, o que permitiu calcular com precisão as rotas de navegação. Item 5: As velas eram muito maiores, para aumentar o aproveitamento da força do vento Item 3: Duas novidades na estrutura: Casco mais alongado facilitou a manobra dos navios e paredes mais grossas com várias camadas de madeira e até 45 cm de espessura tornaram as naus mais resistentes Item 4: Os canhões passaram a fazer parte dos barcos e criou-se um naivo especial para batalhas, o galeão. Pedro Alvares Cabral foi o 1º a bombardear uma cidade a partir do mar.

Apresentação Barco Negro by Amalia Rodrigues.avi Equipe: Ana Lucia Rufino Erica Dell Agnolo Fabiano Vilatoro da Silva Liziane Corassari Regiani G. Ap. paio