Hardware : Memórias Instrutor : Marcos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ano
Introdução à Computação
Tecnologias da Informação e da Comunicação
HARDWARE.
Arquitetura e organização de computadores
Memorias ROM RAM.
Noções de Informática Prof. Eduardo
Prof. Wanderley Cardoso Celeste
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
Professor Victor Sotero
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Fundamentos da Arquitetura de Computadores
DEFINIÇÃO DE HARDWARE EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES COMPONENTES PRINCIPAIS.
30/03/2017 Aula 14 – Memórias Profª. : Élida Tavares.
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Introdução à Programação
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Escola Secundária de Caldas das Taipas Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores Memórias Ram e.
Memórias de um computador. Memória RAM Memória de acesso aleatório, é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária.
Tecnologias Especificas Informática
Hardware toda a Parte física do computador. É o cerebro do Computador. Ele processa as informações e as transforma em dados que são enviados aos dispositivos.
Memórias Digitais Memórias:
Memórias Digitais Departamento de Engenharia Elétrica – UFRJ
Arquitectura dos processadores
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
Sistemas Operacionais I
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
DISPOSITIVO DE ARMAZENAMENTO
Estrutura e funcionamento de um computador
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Técnico em Informática
Subsistema de Memória.
Introdução à INFORMÁTICA
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Escola Básica nº2 Rio Tinto Tecnologias da Informação e Comunicação
Componentes de um computador
Memória RAM Prof. Emanoel de Oliveira.
Placa de rede, Memória RAM, Hub
Organização e Arquitetura de Computadores
Memorias.
INFORMÀTICA E COMUNICAÇÃO Memórias e Dispositivos de Entrada e Saída
DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação. DSC/CEEI/UFCG 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações.
Escola Secundária Sebastião da Gama
TIC - Conceitos Introdutórios
São dispositivos onde os dados e programas são armazenados.
REDE DE COMPUTADORES Arquitetura de Computadores Prof. Bruno Viana
Hierarquia de Memória Arquitetura de Computadores Aula 4 – Memória 23/08/2012 Bruno Iran Ferreira Maciel Mestrando em Ciências da Computação – Cin/UFPE.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Dispositivos de leitura e armazenamento de dados Prof. Alfredo UNICESPI – 1º sem 2011 AULA 2.
Memória.
Tecnologias de Informação e Comunicação Ano lectivo 2012/201 Profª. Alexandra Nogueira
Projeto Operador de Computador
Bem vindos!!!. Roteiro Hardware Processamento Periféricos Memória Componentes Placa mãe.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tecnologias da Informação e Comunicação
Exercícios – Questão 01 Alguns dispositivos de armazenamento permitem ler e gravar dados, outros são apenas de leitura. Assinale a alternativa que apresenta.
Prof. Alexander Roberto Valdameri
Memória Principal Anotações de Aula
Informática e o Computador (Parte I)
Memórias Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
MEMÓRIAS.
Memória RAM (Random Access Memory - memória de acesso aleatório) é um componente responsável por acessar e armazenar temporariamente arquivos que estão.
Bruno Iran Ferreira Maciel
Microcontroladores Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Pernambuco Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco - Unidade.
Disciplina: Circuitos Digitais
Transcrição da apresentação:

Hardware : Memórias Instrutor : Marcos

Memórias São todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, sendo eles temporários ou permanentes.

Memória Principal: Podem ser chamadas de memória real, são memórias que sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Exemplos: RAM, ROM, cache e registradores.

Memória Secundária: São memórias que não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Exemplos: HD, CDs, DVDs e disquetes.

Memória Volátil Memórias voláteis são as que requerem energia para manter a informação armazenada. São fabricadas com base em duas tecnologias: dinâmica e estática. A memória dinâmica é a mais barata delas e, portanto, a mais utilizada nos computadores e são aquelas que foram popularizadas como memórias RAM. A memória estática não necessita ser analisada ou recarregada a cada momento. Fabricada com circuitos eletrônicos conhecidos como latch, guardam a informação por todo o tempo em que estiver a receber alimentação.

Memória Não Volátil São aquelas que guardam todas as informações mesmo quando não estiverem a receber alimentação. Como exemplos, citam-se as memórias conhecidas por ROM e FLASH, bem como os dispositivos de armazenamento em massa, disco rígido, CDs e disquetes. As memórias somente para leitura, do tipo ROM permitem o acesso aleatório e são conhecidas pelo fato de o usuário não poder alterar o seu conteúdo. Para gravar uma memória deste tipo são necessários equipamentos específicos.

Memória RAM Em português significa Memória de Acesso Aleatório, é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita e é utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais. É uma memória volátil, e a principal de um computador. É nela que são carregados os programas em execução e os respectivos dados do utilizador. Uma vez que se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Para evitar perdas de dados, é necessário salvar a informação para suporte não volátil, ou seja, um HD.

Tipos Existem basicamente dois tipos de memória em uso: SDR e DDR. SDR são o tipo tradicional, onde o controlador de memória realiza apenas uma leitura por ciclo. DDR são mais rápidas, pois fazem duas leituras por ciclo.

Capacidade e Velocidade A capacidade de uma memória é medida em: Bytes Kilobytes (1 KB = 1024 Bytes) Megabytes (1 MB = 1024 KB) Gigabytes (1 GB = 1024 MB). A velocidade de funcionamento de uma memória é medida em Hz ou MHz. Este valor está relacionado com a quantidade de blocos de dados que podem ser transferidos durante um segundo.

Memória ROM Em português: memória somente de leitura é um tipo de memória que as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente. Entre esses tipos encontramos as PROM, as EPROM e as memórias flash. Ainda de forma mais ampla, e de certa forma imprópria, dispositivos de memória terciária, como CD-ROMs, DVD-ROMs, etc., também são algumas vezes citados como memória ROM.

Tipos PROMs podem ser escritas com dispositivos especiais mas não podem mais ser apagadas ou modificadas. EPROMs podem ser apagadas pelo uso de radiação ultravioleta permitindo sua reutilização. Memória flash semelhantes às EEPROMs são mais rápidas e de menor custo CD-ROM são discos ópticos que retêm os dados não permitindo sua alteração DVD-ROM são discos ópticos, tal como os CD-ROM, mas de alta densidade

Memória Cache Memória Cache é uma pequena quantidade de memória estática de alto desempenho, tendo por finalidade aumentar o desempenho do processador realizando uma busca antecipada na memória RAM. A taxa de acerto típica pode variar entre 80% e 99%, localizada entre a memória principal e o processador central. A principal vantagem na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos.

Disponível para Download em: http://prohard.yolasite.com/ Fim