Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais

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Transcrição da apresentação:

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Silva, Adler C. G. Tost, Daniel Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação Disciplina de Computação Gráfica – IA725 Profa. Wu, Shin - Ting

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Sumário Mapeamento Básico de Textura Textura 3D Composição de Texturas Textura Procedural Distorção de Imagem Rugosidade vs. Deslocamento Traçado de Raio vs. Mapeamento de Ambiente Mapeamento de Sombra Conclusões Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Mapeamento Básico Características: Forma de mapeamento Entidade de mapeamento Formas de mapeamento Planar Cilíndrica Esférica Cúbica Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Mapeamento Planar (x, y, z) -> (x, y) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento Cilíndrico (x, y, z) -> (r, q, y) = (0, arctg(x/z), y ) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Mapeamento Esférico (x, y, z) -> (r, q, j) r = 0 q = z/(2*sqrt(x*x+z*z+(y+1))+1/2 = x/(2*sqrt(x*x+z*z+(y+1))+1/2 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Mapeamento Cúbico Mapas planares em diferentes faces Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Entidade de Mapeamento Determina o que representa o vetor (x, y, z) nas conversões Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Entidade de Mapeamento Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Coordenadas Normalizadas Substitui forma e entidade Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Anti-aliasing Aliasing: efeito causado devido à subamostragem. Resultado com perda de continuidade (serrilhado) Soluções Filtragem Superamostragem Mapas MIP (Multim Im Parvo) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Filtragem e superamostragem Crow, 1981 Catmull, 1978 Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Mapeamento MIP Williams (1983) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Métodos de Anti-aliasing Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Textura 3D (x, y, z) -> (x, y, z) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Composição de texturas Ocasionalmente, é necessário combinar-se duas ou mais texturas em um objeto. O que pode ser realizado através do canal alfa, emulando transparência em texturas. Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Textura Procedural A textura não é gerada por mapas. Em vez disso, um procedimento é usado para calcular a cor a ser aplicada ao pixel floor(z)%2 ramp(x) sin(x) Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Textura Procedural Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Distorção de Imagens Textura aplicada sobre uma malha de 2D de polígonos Movendo-se os pontos, move-se a textura e tem-se a distorção Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Distorção de Imagens Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Rugosidade Introduzido por Blinn em 1978 com o intuito de dar ao objeto uma aparência rugosa. Modifica os vetores normais dos vértices segundo as seguintes equações: n = Su x Sv S’(u, v) = S(u, v) + P(u, v)n/|n| n’ = S’u x S’v n’ = n + Pv(n x Su)/|n| + Pu(Sv x n)/|n| Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Rugosidade Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Rugosidade Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Deslocamento Introduzido por Cook em 1984 com o objetivo de melhorar as falhas do mapeamento de rugosidade Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Deslocamento Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Deslocamento Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Rugosidade vs. Deslocamento Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Traçado de Raio Modelo de Iluminação Global Raios são traçados do observador para os objetos Formação automática de sombras e reflexões especulares Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Ambiente Simulação de superfícies refletoras Aplicação de textura sobre objetos espelhados Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

T. de Raio vs. M. de Ambiente Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Mapeamento de Sombra Introduzido por Williams em 1978, objetivo de conseguir sombras sem calculos complexos Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Mapeamento de Sombra Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004

Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais Conclusões O mapeamento de texturas pode ser utilizado para uma infinidade de aplicações A utilização de texturas torna a cena final mais atrativa e realista Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento dos hardwares gráficos, pode-se utilizar a textura sem um grande custo computacional Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais 30 de junho de 2004