Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
França antes da Revolução
Advertisements

IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA.
REV AMERICANA E FRANCESA
Revolução burguesa. Antecedentes/causas:
Revolução Francesa.
REVOLUÇÃO FRANCESA
Introdução a Revolução Francesa Profº Marcelo Dias
Revolução Francesa.
ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO
Revolução Francesa Prof° Davi Ruschel.
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 01.
Revolução Francesa Por que foi um marco tão importante?
Revolução Francesa Antigo Regime
Liberdade, Igualdade, Fraternidade - Para quem? -
Revolução Francesa Aula de Revisão.
HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA REVOLUÇÃO FRANCESA
ANALISAR OS FATORES DETERMINANTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
Revolução Francesa O azul representa o poder legislativo, o branco o poder executivo e o vermelho o povo, os três "dividindo" igualmente o poder. Lembrando.
REVOLUÇÃO FRANCESA /03/2017.
DESIGUALDADE SOCIAL E FINANCEIRA NA FRANÇA séc.XVIII
A França às vésperas da revolução
REVOLUÇÃO FRANCESA.
REVOLUÇÃO FRANCESA História Prof. Milton.
Revolução Francesa.
DESIGUALDADE SOCIAL E FINANCEIRA NA FRANÇA séc.XVIII
REVOLUÇÃO FRANCESA ( 1789 – 1799 )
REVISÃO RECUPERAÇÃO TERAPÊUTICA
Revolução Francesa “liberdade, igualdade e fraternidade”
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
 O crescimento econômico ligado ao Colbertismo.  Os gastos exagerados da monarquia.  A revogação do Edito de Nantes.  As guerras e a estagnação da.
FATORES: Absolutismo exacerbado Fome Miséria Resquícios feudais
REVOLUÇÃO FRANCESA.
REVOLUÇÃO FRANCESA Revolução Francesa Professor Marcelo Pitana.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
Conceitos Históricos: Revolucao, Idade Contemporânea, burguesia.
Extensivo Noturno COC – Hist I 2012
O DESPERTAR DE UM NOVO TEMPO
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa.
CAPÍTULOS 1 E 2 2º ANO PROF. FERNANDO GONDIM
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
ANTECEDENTES : Causas Crise econômica-financeira(final do séculoXVIII)
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
A Revolução francesa
Cerca de 80% dos habitantes franceses estavam ligados ao campo. Problemas climáticos = aumento dos preços dos alimentos Nas cidades não havia empregos.
A Liberdade guia o povo.
Antecedentes/causas:
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 24 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM.
HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa.
REVOLUÇAO FRANCESA
Revolução Francesa Por que a Revolução Francesa foi considerada um marco divisório? Pilares do liberalismo e das instituições democráticas ? Eric Hobsbawn:
REVOLUÇÃO FRANCESA Resumo desenvolvido por: Prof. Michel Goulart
Revolução Francesa ( ) Prof. Alan. Revolução Francesa Ela foi o resultado da soma: Ideias Iluministas + Interesse da Burguesia * Por.
 Intensa agitação política para a escolha dos deputados do Terceiro Estado.  Cadernos de queixas- Terceiro Estado exigia, sobretudo, voto por cabeça.
O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Revolução Francesa. Destruiu o Antigo Regime Inspira reformas políticas, sociais e econômicas na Europa.
REVOLUÇÃO FRANCESA O PROCESSO REVOLUCIONÁRIO FOI UM MOVIMENTO LIDERADO PELA BURGUESIA CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
A crise do Antigo Regime e as Revoluções Burguesas Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia, 2016.
REVOLUÇÃO FRANCESA Iluminismo X Absolutismo “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE” Aulas – Capítulos 29, 30 e 31.
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
Revolução Francesa 3º ano. A Revolução Francesa A Revolução Francesa foi um reflexo da luta da burguesia pelo poder político - questiona o absolutismo.
 Invasão da França pela Áustria e a Prússia – Radicalização política contra a nobreza.  Comuna Insurrecional- Invasão do Palácio das Tulherias. (Jornadas.
Transcrição da apresentação:

Revolução francesa Execução de luís xvi (1793)

Liberdade, igualdade e fraternidade

antecedentes Perda de territórios para a Inglaterra Guerra dos 7 anos (1756-1763) Gastos com a independência dos EUA. Permanência de certas estruturas sociais e econômicas feudais (corte parasita). Início de alguns movimentos sociais no campo e nas cidades. Distorção da carga tributária. Grande déficit orçamentário. Várias propostas de soluções rejeitadas. Continuidade da Crise.

Luís XVI O rei nomeava novos ministros, tentando procurar uma saída para a situação, porém, estes eram prontamente substituídos cada vez que propunham uma mudança no sistema de cobrança de impostos.

PRIMEIRO ESTADO SEGUNDO ESTADO TERCEIRO ESTADO Clero: 150 mil pessoas. Alto Clero: detinham um enorme poder econômico e grande influência politica. Protegidos pelo rei. Baixo Clero: padres de paróquias mais humildes. PRIMEIRO ESTADO Nobreza: 350 mil membros. Corte do rei: protegidos diretamente pelo monarca. Viviam de forma luxuosa, sustentados por pensões. Nobreza do campo: vida bem difícil, empobrecida paulatinamente. SEGUNDO ESTADO Alta burguesia: era composta por pessoas de grande poder econômico, financistas e grandes comerciantes. Média burguesia: professores, dentistas, advogados. Sans-culotte: artesãos e trabalhadores urbanos. Camponeses: formados por um imenso grupo de trabalhadores rurais que ainda seguiam costumes feudais. TERCEIRO ESTADO

Assembleia dos estados gerais Representantes dos Três estados sociais franceses deveriam ser eleitos e, reunidos, buscariam a solução para a gravíssima situação. Nas eleições 291 deputados foram eleitos pelo clero. 270 nobreza. O terceiro estado 578 que representaria 98% da população. PORÉM O VOTO SERIA POR ESTADO. O terceiro estado declarou a Assembleia Nacional constituinte. No dia 14 de julho 1789 ocorre a tomada da bastilha.

DECLARAÇÃO DE DIREITOS esse documento é considerado até hoje o símbolo máximo da ideologia sobre a qual se estabelecem os direitos de liberdade igualdade de que devem se estender a todo o ser humano.

Monarquia constitucional Luís XVI busca apoio interno Aristocracia é acusada de traição Massacre da Nobreza. Fortalecimento de lideranças revolucionárias Danton, Robespierre, Saint-Just e Marat. Rei tenta fugir para Áustria Luís XVI é preso. 1792, foi proclamada a república acusando o rei de traição ele ficaria preso até o julgamento. Transformaram-se nos ícones do processo. Eles foram os principais responsáveis pelo mais violento golpe as instituições europeias.

República e o radicalismo 1792 GIRONDINOS Estes representavam os interesses da alta burguesia que temia a radicalização da revolução. Defendiam a igualdade de todos perante a lei. Defendiam também a propriedade privada e uma espécie de censitarísmo. Jacobinos Representantes da baixa burguesia camponeses. Diminuir as distancias econômicas

QUESTÕES Explique por que a Revolução Francesa é considerada um importante marco da crise do Antigo Regime. Quais as causas do processo revolucionário francês? Identifique dois grupos sociais que compunham o terceiro estado e explique seus descontentamentos às vésperas da Revolução Francesa. Cite, a partir dos descontentamentos do terceiro estado em relação ao Antigo Regime, duas ações empreendidas pelos revolucionários franceses que tenham contribuído para alterar essa situação. Qual o contexto histórico que produziu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 e, segundo o autor, qual a classe social beneficiada por ela?