Évariste Galois.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois Tipos de Líderes Pr Enoc.
Advertisements

A República faz 100 anos.
O único defeito das mulheres
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
O Início da Comunicação
Atos dos Apóstolos 12,1-11 Naqueles dias, o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja para torturá-los. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.
Casar é como ir a um restaurante com as amigas:
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
DESEJO O SUFICIENTE PARA VOCÊ!
Portfólio de matemática
Almoço com Deus... Music By: Bárbara Streisand, Memories.
Imagem que transforma.
POR FAVOR PRESTE ATENÇÃO
Como Se Educa Para a Vida Música: Imagine – John Lennon
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Gênesis É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.
Na vida temos que ter atitude.
Um anjo apareceu e Lhe disse: “Por que gastas tanto tempo com esta?"
DEUS ESTÁ PRESENTE Senhor, tu me sondas e me conheces.
Uma linda ideia a ser imitada...
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
A senhora Alice Couteault, nascida Alice Gourdon (1917), de Bouillé Loretz (79), foi aceita, devido à sua enfermidade, numa peregrinação diocesana à.
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
Bicentenário de Nascimento
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
DE PESCADOR A PAPA Adaptado por Mª Luísa Boléo
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
Seja Bem-Vindo !.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
UMA CARTA DE AMOR....
UM DEFEITO NA MULHER.
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
O CASAMENTO Você tem duas opções na vida: permanecer solteiro
ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE, SERÁ QUE ISTO É POSSÍVEL?
A DOUTORA DA CHUVA ‘Chuva de prata que cai sem parar...’ (Ed Wilson / Ronaldo Bastos) Quando comecei a dar.
O Tapetinho vermelho.
João e Mário ..
Qual será a tua Escolha??? Uma família tinha comprado um carro novo, com 0kms detalhe, por detalhe; os estofos; a côr .... era tudo lindo.
O Pai Espiritual Lucas 15:
Um Coração liberto Lucas 15:
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
ALGUÉM JULGOU, ALGUÉM! NINGUÉM ALI ERA BOM O SUFICIENTE PARA DOMINAR LIBRAS (LINGUAGEM DE SINAIS). PENSARAM EM CHAMAR UM PROFISSIONAL, MAS.
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
A visita.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
A mãe parou ao lado do leito de seu filhinho de 6
PESSOA GANHADORA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Antonio Carlos Brolezzi
ESTA DIZEM SER UMA HISTÓRIA REAL
Fiz questão de traduzir este trabalho para expressar minha homenagem
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
Eu sou um poeta.
Mãe! Poesia
Para os Meus 3 amigos.
14 1 Mãe! Poesia Fui a uma festa, e me lembrei do que você me disse. Você me pediu que eu não tomasse álcool,mãe... Então, ao invés disso, tomei.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
O ÚNICO DEFEITO DAS MULHERES Quando Deus fez a mulher, já estava a trabalhar há seis dias consecutivos.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
Transcrição da apresentação:

Évariste Galois

Nasceu em Bourg – l’Egalité (atual Bourg – la – Reine), em 25/10/1811, no sul da França, filho de Nicholas Gabriel Galois (então prefeito da cidade) e Adelaide Marie Demande.

Aos 12 anos foi estudar no internato Liceu de Louis – le – Grand. Seus amigos mais velhos foram expulsos. Aos 16 anos fez seu primeiro curso de matemática. “É a paixão por matemática que o domina, eu penso que seria melhor para ele se os pais lhe permitissem estudar apenas isto. Ele está desperdiçando o seu tempo aqui e não faz nada mais que atormentar os seus professores e se sobrecarregar de punições.”

Tentou por duas vezes ingressar na École Polytechnique Tentou por duas vezes ingressar na École Polytechnique. Foi reprovado duas vezes, em face de seu despreparo nas outras matérias. Mas ele não desistiu! Começou a estudar por si só os grandes livros da época, escritos por Abel, Cauchy, Gauss e Jacobi e em abril de 1829 publicou seu primeiro trabalho sobra frações contínuas nos “Annales de Mathématiques”, relacionados a soluções de equações algébricas, no qual Cauchy deveria julgar. Esses artigos continham soluções tão inovadoras e sofisticadas que seus professores não conseguiam julgá-las corretamente.

Fato rápido: São exemplos de frações contínuas:

Porém... Nicholas Galois (ainda prefeito de Bourg – l’Egalité) tinha o costume de produzir versos satíricos. Chegou então um novo sacerdote ao vilarejo... E Nicholas Galois cometeu suicídio...

Mas Galois não desistiu Mas Galois não desistiu! Ele tentou mais uma vez entrar na École Politechnique... Mas Foi reprovado de novo mesmos motivos. Aí ele ficou nervoso e tacou um apagador na cabeça do seu examinador, Monsier Dinet.

E ele continuou sem desistir E ele continuou sem desistir! Em 29/12/1829, Galois foi admitido na École Normale Supérieure! Foi então que ele provou seu teorema: “Uma equação algébrica pode ser resolvida por meio de radicais se, e somente se, o seu grupo, em relação ao corpo de seus coeficientes, é resolúvel.” Em outras palavras, Galois demonstrou que a dificuldade da resolução de uma equação não depende do seu grau, mas do seu grupo correspondente. Sua teoria permitiu determinar condições necessárias e suficientes para que uma equação algébrica tenha solução, e establecer a impossibilidade da resolução algébrica das equações gerais de grau superior a quatro.

Então, em fevereiro de 1830, Galois enviou a Cauchy seus trabalhos Então, em fevereiro de 1830, Galois enviou a Cauchy seus trabalhos. Cauchy ficou tão impressionado que julgou-o capaz de participar do Grande Prêmio de Matemática da Academia Francesa de Ciências, mas para isso Galois deveria remetê-los sob uma única monografia. Cauchy então devolveu os papéis de Galois, esperando que este os enviasse de volta. Galois prontamente mandou seu trabalho a Joseph Fourier, então o secretário da Academia. Mas então houve uma fatalidade! Fourier morreu e trabalho de Galois não chegou a concorrer ao prêmio.

Então começou a decadência de Galois... Em dezembro de 1930, o diretor da École Normale Supérieure, Monsier Guigniault, um monarquista, escreveu vários artigos nos jornais da época contra os estudantes, em sua maioria republicanos... Galois foi expulso de escola! Acabou se juntando à Artilharia da Guarda Nacional (Amigos do Povo). Mesmo assim não desistiu da Matemática!

Em 09/05/1831, 19 oficias da milícia foram presos Em 09/05/1831, 19 oficias da milícia foram presos. No jantar daquela noite, Galois revoltou-se completamente contra o Rei Louis-Phillipe I. Galois foi preso, mas foi absolvido. E, 14/07/1831, dia da Queda da Bastilha, Galois marchou nas ruas de Paris com o uniforma da proscrita Artilharia da Guarda Nacional. Foi sentenciado a seis meses de prisão.

A situação piorou! Seu trabalho não foi aceito. Seu companheiro de cela foi ferido. Ele passou a beber. Bêbado e delirante, Galois tentou cometer suicídio com um punhal, mas foi impedido.

Aí f... Ficou feia a situação para Galois. Em março de 1832, um mês antes da condenação, uma epidemia de cólera se alastrou por Paris, e os prisioneiros foram transferidos para a prisão de Sieur Faultrier. E adivinha quem ele conheceu!

Uma mulher! Chamada Stéphanie-Félice Poterine du Motel, filha de um respeitado médico parisiense. Ela já era comprometida com Pescheux d’Herbinville, o maior atirador da França. d’Herbenville então descobriu a infidelidade da sua noiva e convocou Galois para um duelo ao entardecer.

Galois então passou a noite escrevendo cartas a seus companheiros: “[...] Eu peço aos patriotas, meus amigos, que não me censurem se eu morrer por outro motivo que não pelo meu país. Eu morri vítima de uma infame namoradeira e dos dois idiotas que ela envolveu. Minha vida termina em conseqüência de uma miserável calúnia. Ah! Por que tenho que morrer por uma coisa tão insignificante e desprezível? Eu peço aos céus que testemunhem que foi apenas pela força e a coação que eu cedi à provocação que tentei evitar por todos os meios. [...]”

Além disso Galois também escreveu (muito possivelmente de novo) seu trabalho e o enviou a seu amigo August Chevalier, com os seguintes dizeres: “Meu querido amigo. Fiz novas descobertas em análise. A primeira se refere à teoria das equações do quinto grau e as outras, às funções integrais. Na teoria das equações pesquisei as condições para a solução de equações por radicais. Aprofundei esta teoria e descrevi todas as transformações possíveis em uma equação, mesmo ela não sendo resolvida por radicais. Todas as descobertas estão aqui, nestes três ensaios matemáticos. [...] não quero deixar suspeitas de que anunciei teoremas dos quais não tenho terminado. Por favor, peça a Gauss e a Jacobi para que dêem opiniões, não pela verdade, mas devido a importância desses teoremas. Espero que alguns homens achem valioso analisar esta misturada. Um abraço caloroso do amigo, E. Galois”

Fato rápido 2: Os ensaios matemáticos foram um resumo não só sobre o que diz o trecho da carta, mas também sobre a teoria das equações algébricas, bem como conclusões sobre integrais abelianas, sua classificação e seus período, resultados que foram completamente estabelecidos apenas 25 anos mais tarde, por Benhard Riemann.

Como combinado, Galois marchou sozinho para o campo em 30/05/1832 e se encontrou com d’Herbenville. d’Herbenville estava acompanhado por dois capangas. Galois foi atingido no estômago e ficou agonizando. Passadas horas do duelo, o irmão de Galois, Alfred foi avisado do ocorrido e foi socorrer seu irmão.

Ele correu para socorrê-lo. Depois de agonizar por um dia, ele morreu em Paris em 31/05/1832, vitíma de uma peritonite. Seu funeral, ocorrido no dia 2 de junho, foi marcado por vários tumultos entre os colegas de Galois e os representantes do governo.

A matemática pós-Galois : Foi ele o primeiro a usar a palavra “grupo’. Chevalier mandou as cópias a Gauss e a Jacobi, e a outros matemáticos (por meio da “Revista Enciclopédica”, mas esses trabalhos não foram reconhecidos por 10 anos! Em 1846, uma cópia desses trabalhos chegou nas mãos de Joseph Liouville, que o publicou no “Jornal de Matemáticas Puras e Aplicadas.” Porém, uma avaliação completa do que significa o trabalho de Galois só aconteceria quando os grandes gênios (Jordan, Felix Klein e Marius Sophus Lie) fizessem uso da teoria desenvolvida por Galois (por exemplo, em geometria).

Bibliografia: SINGH, Simon (1998). O Último Teorema de Fermat. Rio de Janeiro: Editora Record. http://pt.wikipedia.org/wiki/Evariste_galois http://es.geocities.com/christianjqp1/especial/biografia/galois1.html