1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos Baseados em Objetos
Advertisements

Bruno M. Carvalho Sala: 3B2 Horário: 35T34
Introdução aos Sistemas Distribuídos
Sistemas distribuídos
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Modelos de Comunicação em Sistemas Distribuídos
Arquiteturas de Sistemas Distribuídos: Modelos de Comunicação
URL: Redes Prof. Edgard Jamhour URL:
Comunicação Distribuída
Sistemas Distribuídos
1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)
Comunicação Inter-Processos
Modelos Fundamentais -> Interação Falhas Segurança.
1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)
Sincronização de Processos (5)
Sincronização de Processos (6) - Troca de Mensagens -
1 Introdução aos Sockets (Java) Tiago Semprebom DAS – Departamento de Automação e Sistemas UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.
Paulo Roberto Freire Cunha
Obtenção de IP TCP UDP.
Introdução à Programação Distribuída em Java
Escola Secundária Filipa de Vilhena Ano Lectivo 2010/ Turma IGR1
REDES DE COMPUTADORES II
Software de Rede Willamys Araújo.
Sistemas e Tecnologias de Middleware TP3. Foco Sistema de comunicação – Sistema de Message Queuing – Abstracção do substracto de comunicação Adaptação.
Modelo de referência OSI
Tópicos em redes e sistemas distribuídos B Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
Tópicos em redes e sistemas distribuídos Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Aula 64 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos.
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
Java Avançado Luiz Carlos d´Oleron SJCP Java Sockets.
Sistemas Distribuídos
Protocolos de Recuperação
Comunicação Entre Processos Sockets - Java
Camada de Transporte prof. Eduardo.
Sistemas Distribuídos Introdução. Conceito Coleção de múltiplos processos que executam sobre uma coleção de processadores autônomos interligados em uma.
Comunicação entre processos: Mensagens Nazareno Andrade Universidade Federal de Campina Grande 02/2008 Sistemas Distribuídos.
Comunicação entre Processos - Sockets. Conceitos Básicos Sockets são uma forma de IPC ( InterProcess Communication ) fornecida pela 4.3 BSD que fornecem.
Sistemas Distribuídos Prof. Gleison Medeiros Setembro/2010.
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód
Concorrência e thread Petrônio Júnior(pglj) Márcio Neves(mmn2)
ARQUITECTURA TCP/IP.
Implementando comunicação em JAVA via Sockets Alcides Calsavara - Leonardo R. Nunes -
Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos 12ºL nº:2 Prof: Carlos Pereira.
Comunicação.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
Troca de Mensagens Programação concorrente
Protocolo TCP e UDP Ricardo Costa Nº 10 12ºL.
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
Arquitetura de Redes de Computadores – Luiz Paulo Maia Camada de Transporte1 Arquitetura de Redes de Computadores Luiz Paulo Maia Camada de Transporte.
1) A camada de transporte provê comunicação lógica entre hosts.
Capítulo 4: Processos.
Modelos de Comunicação em Sistemas Distribuídos
Modelos de Comunicação em Sistemas Distribuídos
Programação Distribuída em Java Aula Na aula passada vimos Domain Name Server –Funcionamento básico O pacote java.net –Sua finalidade A classe InetAddress.
Arquitetura TCP/IP Aplicação Transporte Rede Enlace Física.
Sistemas Distribuídos Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
TCP È um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet nos dias de hoje. A versatilidade e robustez deste protocolo tornaram adequado para.
Passagens de Mensagens Prof. Dr. Norian Marranghello
Redes de Computadores 2 - Camada de Aplicação (Princípios Básicos) –
Administração e Projeto de Redes Material de apoio Camada de Transporte Cap.4 10/02/2010.
Redes de computadores e a Internet
Protocolos de Comunicação e Passagem de Mensagens
Redes de Computadores Prof. Msc. Moisés Pereira Bastos.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais IESP - FATEC-PB Professor: Gustavo Wagner.
Sistemas Distribuídos Professor Luiz José Hoffmann filho
Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Aplicação Prof. Sales Filho.
Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)

2 Características para Comunicação Inter-Processos. Passagem de Mensagem pode ser suportada por duas operações de comunicação (send e receive). A comunicação se dá pelo envio da mensagem (seqüência de bytes) do emissor para o receptor. Essa troca de mensagem pode envolver a sincronização dos processos envolvidos

3 Comunicação Síncrona e Assíncrona sendreceive. Síncrona: Ambos, emissor e receptor sincronizam-se a cada mensagem. Assim tanto o send como o receive são operações bloqueantes. send receive. Assíncrona: Após o send o processo pode continuar executando. A operação receive pode ser bloqueante ou não.. Destinos das mensagens: Mensagens são enviadas para endereços Internet e portas. Uma porta tem exatamente um receptor. Servidores geralmente publicam seus números de porta aos clientes.

4 Sockets. Abstração que disponibiliza um ponto para comunicação.. A comunicação inter-processos se dá através da transmissão de mensagem entre um socket em um processo e outro socket em outro processo.. Para o processo receptor o socket deve estar ligado ao endereço internet local e a uma porta local, no computador onde ele executa.. Cada socket está associado com um protocolo particular (TCP e UDP). Processos podem usar o mesmo socket para envio e recepção de mensagens.

5 Comunicação com Datagramas UDP. Mensagem enviada sem reconhecimento nem réplicas. socket. Um servidor deve ligar sua socket receptora a uma porta servidora que deve ser conhecida ou ficar conhecida pelos clientes. socket. Um cliente pode ligar sua socket a uma porta local livre. receive. Na recepção a operação receive retorna o endereço internet e a porta do emissor.

6 Comunicação UDP. Tamanho da Mensagem: O receptor deve especificar um array de bytes de tamanho particular onde deverá ser colocada a mensagem recebida. A maioria das implementações limita o tamanho a 8kb. Qualquer mensagem maior que o tamanho do array será truncada.. Bloqueamento: A operação send não é bloqueante. Na chegada, se não houver socket ligada a porta destino a mensagem será descartada. O receive bloqueia até o datagrama seja recebido a menos que um timeout seja configurado. Pode-se usar threads.. Timeouts: Um timeout deve ser longo o bastante para ser maior que o tempo que uma mensagem demoraria para chegar.. Recepção de qualquer cliente: O método receive não especifica uma origem para as mensagens.

7 Modelo de Falhas na comunicação UDP. Sofre de falhas de omissão de comunicação. Falhas de ordenação Para algumas aplicações é aceitável, porque a comunicação via UDP não sofre de overheads associados com as garantias de entrega de mensagens. As principais fontes de overhead são: - Necessidade de armazenar informações de estado na fonte e destino. - A transmissão de mensagens extra - A latência no emissor.