INUNDAÇÕESINUNDAÇÕES Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conselhos para as crianças e para os pais
Advertisements

PUCPR 25/1/2013 a 27/1/2013
Cheias.
Aprende com a água e descobre o poder que há em ti!!!
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil
Sismos.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
QUE FAZER EM CASO DE INCÊNDIO EM SUA CASA
SEGURANÇA NO LOCAL DE TRABALHO
ACIDENTES NO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS
Câmara Municipal de Felgueiras
S i s m o s.
Jogo do Ambiente.
O que é um sismo? fenómeno natural, resultante de uma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Padrões Mínimos de Segurança
Gabinete Municipal de Protecção Civil de Odivelas
A Higiene e Segurança no Trabalho
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
30 PORTUGUESICES.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Como comprar o e-CPF Serasa Experian
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
É habitual no período de férias passarmos alguns dias numa habitação ou local que não é o nosso ou que não conhecemos bem. Para os mais novos, exploradores.
Programa Escola Segura Polícia de Segurança Pública 1ª Divisão.
Catástrofes Naturais.
Apresentação do projecto – reunião de pais
Expressões Idiomáticas
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
1.- Caminha de 10 a 30 min. todos os días.... Sorrindo enquantro caminhas. 2.- Ora na intimidade com Deus pelo menos 10 min. cada dia. Em segredo, se.
COMO CHEGAR AO CORAÇÃO DE UMA MULHER
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Catástrofes e acidentes
L U I S R U I V O APRESENTA Com o apoio:.
RELAXA... ESCUTA... E ADMIRA ! - AUTOMÁTICO -.
RELAXE ..., ESCUTE ..., E ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
Desafios de confiança ontem e hoje
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Expressões Idiomáticas
RELAXE, ESCUTE e ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
SISMOS Saiba como actuar.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
PREVENÇÃO DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS
O Fogo Incêndios Florestais
Inundações O que podes fazer Inundações O que podes fazer.
Os primeiros socorros são apenas a primeira ajuda a ser dada ao ferido
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
O dia 13 de outubro, Dia Internacional das Catástrofes, costuma ser assinalado com a realização do exercício público de prevenção do risco sísmico A TERRA.
CHOQUES ELÉTRICOS. Não deixe que ninguém se aproxime da vítima, nem tente ajudá-la antes de a corrente elétrica ser desligada (a distância mínima a ser.
ACIDENTES RODOVIÁRIOS
É vítima de violência doméstica? Siga estes passos.
Em função da tragédia ocorrida em janeiro de 2011 no Município de Nova Friburgo e em grande parte da região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, o Corpo.
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
K4 Riscos e proteção das populações CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
Transcrição da apresentação:

INUNDAÇÕESINUNDAÇÕES Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

2 06 – 13 ANOS INCÊNDIOS NA ESCOLA SABES O QUE FAZER ?

3 Uma inundação pode ocorrer durante as chuvas intensas, quando os rios alagam as margens, as ondas do mar invadem a terra, a neve derrete rapidamente, os diques ou barragens não têm capacidade para reter a água.

4 A inundação pode ir de alguns centímetros até à altura suficiente para cobrir o telhado de algumas casas. A qualquer momento pode arrastar árvores, pedras, automóveis e animais ou danificar casas e pontes. Segue as recomendações que te damos e transmite-as aos teus familiares e amigos.

5 COLABORA. A protecção começa em ti … e na tua casa!

6 SE HOUVER TEMPO... Se a inundação não for repentina há tempo para te preparares. AJUDA A TUA FAMÍLIA.

7 SE HOUVER TEMPO... Põe numa mochila, protegido por sacos plásticos: - rádio e lanterna a pilhas (com pilhas de reserva); - os teus documentos pessoais (ex.: boletim de vacinas e bilhete de identidade); - água, alimentos (bolachas, chocolate, etc.) e agasalhos.

8 SE HOUVER TEMPO... Leva os teus livros e brinquedos para os pontos mais altos da casa. Solta os teus animais domésticos, não os deixes presos. Ajuda a preparar uma reserva de água e alimentos para 2 ou 3 dias e a guardá-los nas prateleiras mais altas.

9 Enquanto a inundação dura... Fica junto dos adultos porque podes precisar de ajuda. Resiste à curiosidade de ires ver o que se passa pelas ruas. Não corras riscos desnecessários. Afasta-te das zonas inundadas para não seres arrastado pela corrente.

10 Enquanto a inundação dura... Também os carros podem ser arrastados. Avisa os adultos que é melhor não conduzirem numa zona de inundação. Não brinques nem nades nas águas da inundação, pode ser muito perigoso! A água pode esconder buracos, ou outros perigos, e o seu nível subir tão depressa que nem dás por isso!

11 Enquanto a inundação dura... Se tiveres mesmo que te deslocar através da água utiliza algo para te ajudar, como um pau, bengala ou chapéu-de-chuva. Não andes descalço, podes magoar-te.

12 Não fiques perto dos cabos de electricidade que estejam caídos no chão. Podes ficar electrocutado. A água da inundação pode estar contaminada com substâncias perigosas. Podes ficar doente se beberes ou comeres alimentos que estiverem em contacto com ela. Enquanto a inundação dura...

13 Enquanto a inundação dura... Procura abrigo num sítio alto. Para pedires socorro usa um pano, lanterna a pilhas, ou aquilo que tiveres à mão.

14 EVACUAÇÃO Podes ter que sair de casa e ir com a tua família para um lugar mais seguro. Fica tranquilo. Se tal acontecer é para vossa segurança.

15 EVACUAÇÃO Faz o que a família ou os Bombeiros te pedirem. Agasalha-te e leva a mochila que preparaste. Regressa a casa só quando te disserem que não há perigo.

16 EVACUAÇÃO Fica atento às recomendações transmitidas pela rádio e televisão. Não ocupes o telefone, excepto em caso de emergência.

17

18 Ministério da Administração Interna Para mais informações consulte a internet em: PREVENIR ->PLANEAR ->SOCORRER Avenida do Forte em Carnaxide – 2794 – 112 Carnaxide Tel.: Fax: snbpc.pt Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

19 INUNDAÇÕES Autoprotecção

20 Inundações - Autoprotecção Algumas inundações podem prever-se através da análise das condições meteorológicas, níveis de água nos rios e barragens, contudo, chuvas fortes e repentinas geralmente não dão tempo para avisar as populações.

21 Inundações - Autoprotecção Para diminuir os prejuízos materiais, ou mesmo perdas humanas, particularmente quem vive numa zona de risco deve manter-se informado acerca dos procedimentos adequados que lha permitam aumentar a segurança.

22 Para minimizar os efeitos prejudiciais de uma inundação siga as recomendações seguintes e divulgue-as.

23 Antes da inundação Identifique pontos altos onde possa refugiar-se. Faça uma pequena lista de objectos importantes a levar em caso de evacuação. Prepare um estojo de emergência com rádio e lanterna a pilhas, pilhas de reserva, material de primeiros socorros, medicamentos essenciais e agasalhos.

24 Tenha sempre uma reserva, suficiente para 2 ou 3 dias, de água potável e alimentos enlatados. Mantenha a limpeza do quintal ou jardim, principalmente no Outono devido à queda de folhas. Arranje um anteparo de metal ou madeira para a porta da rua. Pondere a hipótese de fazer um seguro da casa e do recheio. Antes da inundação

25 NA EMINÊNCIA DE UMA INUNDAÇÃO Acondicione num saco plástico os documentos e objectos pessoais mais importantes. Tenha à mão um estojo de emergência. Transfira os alimentos e objectos de valor para os pontos mais altos da casa.

26 NA EMINÊNCIA DE UMA INUNDAÇÃO Solte os animais domésticos, eles tratam de si próprios. Leve o gado para locais seguros. Feche bem, e coloque em lugar seguro, as embalagens de produtos poluentes ou tóxicos (insecticidas, pesticidas, etc.).

27 NA EMINÊNCIA DE UMA INUNDAÇÃO Coloque um anteparo à entrada da casa. Retire, do quintal ou jardim, objectos que possam ser arrastados pelas águas e entupir os sistemas de escoamento.

28 DURANTE A INUNDAÇÃO Seja prático. Mantenha a serenidade. Procure dar apoio a quem mais necessite (crianças, idosos ou deficientes). Desligue a água, gás e electricidade. Beba apenas água engarrafada. Não coma alimentos que estiveram em contacto com a água da inundação. Não ande descalço. Não vá, só por curiosidade, aos locais mais atingidos.

29 DURANTE A INUNDAÇÃO A água pode esconder muitos perigos. Se tiver que andar através dela faça-o em segurança. Pode usar um chapéu- de-chuva, uma bengala ou um pau para ajudar. Não entre na enchente. Corre o risco de ser arrastado pela corrente.

30 Não utilize o carro numa zona de inundação. Pode ser arrastado. Para pedir socorro utilize um pano, uma lanterna a pilhas, etc. Não ocupe as linhas telefónicas. Use o telefone só em caso de emergência. DURANTE A INUNDAÇÃO

31 EM CASO DE EVACUAÇÃO Não perca tempo. Respeite as orientações que lhe forem dadas. Leve os seus documentos (bilhete de identidade, cartão de utente da segurança social, etc.), bem como dinheiro ou outro meio de pagamento. Leve os pertences pessoais indispensáveis, o estojo de emergência, uma garrafa de água e alimentos enlatados ou embalados. Feche à chave as portas que dão para o exterior.

32 DEPOIS DA INUNDAÇÃO Faça uma inspecção rápida à sua casa. Saia se ameaçar ruir. Se houve evacuação regresse só depois de lhe ser dada essa indicação. Não toque nos cabos eléctricos caídos. Pode ficar electrocutado.

33 DEPOIS DA INUNDAÇÃO Tenha especial cuidado com aparelhos eléctricos ou a gás, se atingidos pela inundação. Chame um técnico para os examinar. Verifique o estado das substâncias inflamáveis ou tóxicas que possa ter em casa.

34 DEPOIS DA INUNDAÇÃO Deite fora a comida (mesmo a embalada) e medicamentos se estiverem em contacto com a água da inundação. Beba apenas água engarrafada ou fervida.

35 DEPOIS DA INUNDAÇÃO Comece a limpeza da casa pelas zonas mais altas. Não ande descalço. Se necessário use luvas de protecção. Facilite o trabalho das equipas de limpeza da via pública.

36 Mantenha-se informado, principalmente se reside numa região habitualmente sujeita a inundações, e desenvolva as acções necessárias para a sua protecção, da família e bens.

37 Acompanhe o evoluir da situação junto das entidades competentes e pelos órgãos de comunicação social. É importante que tenha consigo um rádio a pilhas. Cumpra as indicações dadas.

38 Colabore, a protecção começa em si e na sua casa. A força da água pode ser destruidora...

39 N.º DE EMERGÊNCIA SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL PSP/GNR BOMBEIROS TELEFONES ÚTEIS

40 Ministério da Administração Interna Para mais informações consulte a internet em: PREVENIR ->PLANEAR ->SOCORRER Avenida do Forte em Carnaxide – 2794 – 112 Carnaxide Tel.: Fax: snbpc.pt Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil