“Estratégias familiares de educação das crianças”

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Transcrição da apresentação:

“Estratégias familiares de educação das crianças” Artigo de Teresa Seabra Âmbito do artigo: baseado na tese de dissertação de mestrado em Sociologia pelo ISCTE ,em 1995

Estratégias familiares de educação das crianças Conceitos-chaves Classes sociais Etnicidade Socialização familiar

Objectivos do estudo Método Avaliar a influência da filiação étnica e da classe social no desenvolvimento de estratégias familiares de sociabilização das crianças. Aprofundar o conhecimento dessas estratégias. Método Entrevistas a pais de crianças, com diferentes classes sociais e etnias Análise desses discursos familiares

Análise dos discursos familiares… Conclusão principal Existência de duas estratégias familiares de sociabilização das crianças Estratégia A Estratégia B

Importância deste estudo Dar relevo ao papel da família como gestora de processos de sociabilização das crianças; Existência de poucos estudos que comparem a diversidade das duas variáveis (etnia e classe social) na influência da sociabilização das crianças.

1. Quais os seus objectivos relativamente à educação dos seus filhos 1. Quais os seus objectivos relativamente à educação dos seus filhos? Estratégia “A” “Quero que tenham um crescimento sempre harmonioso, que se sintam bem neles, se sintam bem naquilo que estão a fazer”. “Aquilo que eu desejo é que venha a ser uma pessoa realizada no que fizer no futuro, seja que trabalho for…doutora ou empregada de limpeza, quer dizer não é esse o meu problema, o problema é que se realize”.

1. Quais os seus objectivos relativamente à educação dos seus filhos 1. Quais os seus objectivos relativamente à educação dos seus filhos? Estratégia “B” “Quero que estudem e sejam homens e mulheres de amanhã, com bom futuro, porque a mãe e o pai também nunca tiveram bastante escola… queriam mas não tiveram possibilidade… a Marina diz que gosta de ser médica, a Sandra também, o meu filho diz que quer ser polícia. Eu gostava que tirassem um curso superior…” “Eu gostava que não se metessem nessa vida podre que há por ali, que é a droga, isso é uma coisa que só de pensar fico muito triste. Algumas são crianças com a idade do meu filho até… eu não queria que eles tivessem uma vida assim triste… no dia de amanhã. O meu medo é que ande em más companhias. Ele deve é dar-se ao respeito e que possam confiar nele.”

2. Como participa na acção educativa do seu filho? Estratégia “A” “Quando ele tem alguma preocupação porque os desenhos saem todos mal feitos ou porque não é capaz de fazer, que a letra não está bem feita, ou porque no jogo começa a perder muitas vezes e fica desesperado …nessa altura nós temos um cuidado especial em incentivar.” “Tentei educar assim: converso com ela, conversamos muito e entendemo-nos bem, procurei sempre falar num diálogo muito aberto, muito mais de amiga para amiga. Ainda ontem estive a conversar com ela e disse: ‘Oh filha, vamos conversar um bocadinho…’ e ela perguntou-me ‘De que é que vamos falar?’ ‘Tu é que vais escolher’”.

2. Como participa na acção educativa do seu filho? Estratégia “B” “Castigar… e só não saírem daqui para lado nenhum, ou não verem os desenhos animados… não sou assim uma mãe que lhe dê muita pancada, só lhe bato quando não pode deixar de ser, tanto eu como o pai. Quando faz uma coisa bem feita dou-lhe muitos beijinhos, fico muito contente…”

3. Em relação às variáveis que poderão influenciar a aprendizagem do seu filho, qual a sua opinião sobre a importância da televisão, dos companheiros e da escola? Estratégia “A” “Eventualmente é capaz de ter uns programas educativos… mas isso é preciso estarem acompanhados para ver… são programas educativos sobre a natureza ou sobre os animais… há relativamente poucos e são a umas horas tão esquisitas… acabam por ver o que é fácil, são os bonecos animados que são mais ou menos… acho é que não é preciso estar ligado à televisão…” “Acho que é importante conviver com os outros para saber dividir as coisas e brincar com os outros… acho é muito importante e nós incentivamo-los que eles vão para casa dos amigos e que os amigos venham para cá, não tem problema nenhum.”

3. Em relação às variáveis que poderão influenciar a aprendizagem do seu filho, qual a sua opinião sobre a importância da televisão, dos companheiros e da escola? Estratégia “A” “Ele vê as coisas e claro que pergunta, falamos muito, dialogamos muito… muitas vezes depois do programa…” “Os papéis da escola e da família têm que estar misturados, porque não é só em casa que a criança é formada. Um professor tem que ensinar de tudo, de tudo um bocadinho, aquele tempo na escola não é só impingir o que está nos livros mas ter também uma conversa.”

3. Em relação às variáveis que poderão influenciar a aprendizagem do seu filho, qual a sua opinião sobre a importância da televisão, dos companheiros e da escola? Estratégia “B” “Acho que a televisão ensina coisas boas às crianças… acho que ensina. O meu filho, este mais pequeno, aprendeu o alfabeto na “Rua sésamo”. “Ela nunca vai para casa de outras pessoas e virem para aqui amigos? Só de vez em quando, assim… família, vem, agora de pessoas assim estranhas não, é bom dia ou boa tarde, na rua, mas eu sou uma pessoa sempre dentro da minha casa.”

4. O que esperam as famílias do papel do professor? Estratégia “A” “Um professor deve estimular o desenvolvimento da criança. Uma boa professora é aquela que as crianças não são todas iguais, e depois é preciso que ensine sem ser à força… ou por castigo.”

4. O que esperam as famílias do papel do professor? Estratégia “B” “Eles estão a fazer a profissão deles e eu acho que eles é que têm que assumir a responsabilidade porque os pais são pais, os professores são professores. Eu acho que os pais irem lá dizer que têm que fazer isto e aquilo, eu acho que está mal.”

5. Quais deverão ser as estratégias específicas de preparação para a escola? Estratégia “A” “Em casa fazia desenhos, via o irmão a estudar e pegava no escantilhão… fazia letras todas, os números, mesmo sem saber o que estava a fazer, e começava a dizer que ia estudar… fazia desenhos e fazia as coisas e pedia-me para ler histórias… e isso, penso que ajudou imenso, sem forçar.”

5. Quais deverão ser as estratégias específicas de preparação para a escola? Estratégia “B” “Antes de ir para lá expliquei-lhe como era, que na escola é diferente, não podem estar sempre a brincar, não pode estar sempre a levantar-se”. “Eu fui falando, muitas vezes, com ele para não fazer como alguns colegas fazem de tirar a cadeira à professora, ele tem que ser obediente e estudar para ser um homem”.

6. De que forma participa na vida escolar do seu filho 6. De que forma participa na vida escolar do seu filho? Costuma ajudar o seu filho nos trabalhos de casa? Participa nas reuniões da escola? Estratégia “A” “Vou todos os anos à escola, pelo menos uma vez, falar com as professoras deles para saber como é que foi o ano e aquelas coisas todas… nas reuniões colectivas não dá para perguntar essas coisas.” “Há sempre a questão de perguntar o que fez na escola, o que se passou. Faço sempre a questão de ver os trabalhos, corrigi-los e ver o que possa estar errado ou incompleto, por aí fora.”

6. De que forma participa na vida escolar do seu filho 6. De que forma participa na vida escolar do seu filho? Costuma ajudar o seu filho nos trabalhos de casa? Participa nas reuniões da escola? Estratégia “B” “Já prometi que eu ia pagar… dar um x mensal assim, só para o mais velho ensinar o mais pequeno mas nem assim… eu é que quando estou a fazer o jantar ou assim, ponho-o na mesa e ajudo qualquer coisa… naquilo que eu entendo ajudo.” “Nas reuniões posso estar presente mas falar não gosto”.

X Objectivo Estratégia contratualista (A) estatutária (B) Melhorar as suas condições de vida ou, no mínimo, manter as condições conquistadas. Preocupação acentuada com a integração social. X Auto-realização dos filhos, orientando o seu desenvolvimento no sentido de serem criativos, sensíveis e responsáveis

Método Estratégia contratualista estatutária Ambiente rígido e autoritário em que prevalece o conceito de disciplina. X Saliência no diálogo, encarando os estímulos e elogios como factores importantes para o desenvolvimento da criança e da sua autoconfiança.

X Variáveis que influenciam a aprendizagem Estratégia contratualista estatutária A importância da televisão é diminuída, enquanto o convívio com os companheiros e a escola são globalmente mais valorizados. X Escola e televisão com papel educativo relevante. Convívio com companheiros evitado.

X Expectativas em relação ao professor e à escola Estratégia contratualista estatutária Relação marcada por uma proximidade em relação ao universo escolar e por uma atitude de cooperação natural. A escola tem missão alargada devendo preocupar-se com os aspectos globais da socialização. X Participação distanciada. Atribuem à escola/professor um papel muito específico e restrito.

X Estratégias específicas de preparação para a escola Estratégia contratualista estatutária Diversificam-se: instruções em relação ao comportamento; ensinam algumas "coisinhas"(com apoio de pais/irmãos mais velhos); esperam que a creche ou jardim as prepare. X Família sem estratégias pré-definidas uma vez que em casa há livros, canetas, papel, jogos.

X Participação na vida escolar Estratégia contratualista estatutária Ajudam nos trabalhos de casa. Interessam-se pelo que se passa na escola. X Não ajudam nos trabalhos de casa. Quando presentes nas reuniões colectivas não emitem opiniões.

Conclusão Famílias “A” Famílias “B” Filiação Étnica Portuguesa Filiação Étnica Cabo Verdiana

Conclusão Será que essa filiação influencia as diferenças entre os dois grupos? Estratégia Contratualista Estratégia Estatutária Burguesia Dirigente e pequena Burguesia com cursos médios/superiores Pequena Burguesia de execução e do operariado

Conclusão O que realmente distingue as estratégias familiares é a classe social Classe Social Filiação Distingue as estratégias

Conclusão Famílias “A” Famílias “B” Filiação Étnica Portuguesa Filiação Étnica Cabo Verdiana

Sociologia da Educação Autores Ana Fraga n.º 15748 Elisabete Pereira n.º 13046 João Mouro n.º 14804 Lurdes Baldé n.º 15601 Susana Gomes n.º 12348 Sociologia da Educação 2006