Expectativas dos Estudantes do

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ser Guia É notável o papel que desempenha a Equipa no Escutismo. Mas também é certo que ela será, o que for o seu Guia. O valor pessoal do Guia, não o.
Advertisements

Eu e o Futuro Verdades e Vontades.
As pessoas dessas empresa têm um respeito muito grande
YOU NEEDED ME Você precisa de Mim ....
Portfólio de matemática.
Sociologia da Educação
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
LIXO RECICLÁVEL.
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
Escola Secundária de Cantanhede Língua Portuguesa
Para refletir... e mudar!!!.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Portfólio de matemática
Para refletir e mudar... De sempre o melhor... E o melhor virá!
Eu. Álvaro Tavares.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Não se desespere! Mas... Você já pode ter adquirido... Clique.
Ua de Joana Ana Luís Melo Nº1 Elsa Oliveira Nº8 Fábio Margarido Nº9.
Autobiografia Ilustrada
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ANO 2020: A EXTINÇÃO DOS PROFESSORES
O valor de uma cédula de 100 reais
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
Sonhei que eu tinha uma entrevista com Deus.
Escola Municipal Novo Marotinho
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Eu.
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
A DOUTORA DA CHUVA ‘Chuva de prata que cai sem parar...’ (Ed Wilson / Ronaldo Bastos) Quando comecei a dar.
ESCOLHAS… EM LIBERDADE.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
COLÉGIO VALSASSINA.
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM!
INICIAR CLIQUE NO BOTÃO INICIAR e cruze os braços (reprodução automática)
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
”O que na humanidade mais surpreende você?..."
By Búzios Slides Para refletir... e mudar!!! Automático.
É BOM SER CRIANÇA   Ser criança é respeitar as pessoas, a mãe e o pai. É comer tudo para crescer saudável. Cristiano Ser criança é muito importante porque.
SITUAÇÕES.
Nome: Carolina S. Informática Tarde; Professora: Aline S. De Bona;
EU E O FUTURO Projeto Livro Virtual
Sobre Educação Belo Horizonte, outubro de 2009 Aperte “enter” para continuar.
AMANHECER.
Dias e vésperas de provas.. A avaliação Uma avaliação é sempre algo que gera tensão, mas o pior é estudar muito e não ter um bom resultado. Pensando nisto.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
8 de Janeiro de 2016 Um Percurso Profissional Sob Influência da LEIC Por António Silva Antigo Aluno.
O que é felicidade?.
Eternidade... Progressão automática. Eternidade... Progressão automática.
Um Rei que queria ser dono do Mundo…
Transcrição da apresentação:

Expectativas dos Estudantes do Secundário e 3ºCiclo

Turma do 9º Ano Margarida Débora Tiago Ana Ana Rita Manuel Paula Laura Nadia Diogo Raquel Maria Ana P. César

Colégio de Pina Manique 9º Ano Classe Média Baixa. A escola tem um papel orientador nas suas escolha. Ambicionam profissões com elevada empregabilidade. Tiago 14 anos, Futuro Chefe de cozinha “Casado, com filhos,…., imagino-me num bom cargo” “Gostava de ter uma profissão boa que ganhasse bem,…, pois se ganhar bem vou acabar por gostar da profissão…..”

Escola Secundária Emídio Navarro 9ºAno Classe Média Baixa. Escolha da área é feita de acordo com a vocação. “Quero tirar um curso para ser independente e não depender de ninguém nem dos meus pais” “Ser fotografa era como se fosse um tempo livre, nunca estava a trabalhar” Débora, 14 anos, Futura Fotógrafa “Quero ser professor porque tenho apetências para os pequeninos e gosto de ensinar” Diogo, 15 anos, Futuro Professor do 1º ciclo

Escola Secundária Marquês de Pombal 9ºAno Classe Média Baixa Escola tem um papel muito activo nas suas escolhas. Têm elevadas expectativas quanto ao sucesso profissional. A vocação ou o contributo social, económico, etc. são factores importantes na escolha da profissão. “Gostava de estar num cargo médio e casado…” César, 17 anos, Futuro Gestor de Sistemas Operativos “…vejo muito as séries sobre hospitais e gosto de ajudar o próximo…” Ana P., 16 anos, Futura Médica especialidade Pediatria

Escola Secundária de Miraflores 9º Ano Classe Média Assalariada. Escolha da área por vocação, Influência do factor monetário Influência Familiar “Sim claro! Não me sinto preparado para trabalhar, quero qualificar-me.” Manuel, 15 anos, Futuro Gestor “Hoje em dia não se faz nada sem licenciatura para o que eu quero ser tem de se ter um curso porque senão não ligam nenhuma.” Laura, 15 anos, Futura Relações Públicas “Rica, com um marido todo bom e bem na vida” Raquel, 15 anos, Futura Jornalista

Turma 12º Ano Flávia Ivan Vanda Cláudia André David Marlene Luís Luís Ivone José Filipe Ricardo Pedro António Cláudia Vanessa Pedro

Colégio de Pina Manique 12º Ano Classe Média Baixa. Escolha da profissão pelo factor monetário seguido do contributo social. Escola influência na escolha das profissões, apenas os melhores são incentivados a progredir os estudos. “Quando penso que vou para um trabalho, penso não só no que vou ganhar mas também no que posso dar alguém que é importante” Vanda, 19 anos, Futura Gestora “ Eu adorava línguas e adorava matemática mas fui para aquela que eu achava que tinha mais saídas…também fui pelos meus pais, mas línguas nunca consegui esquecer” Flávia, 18 anos, Futura Gestora

Escola Secundária Emídio Navarro 12º Ano Classe Média Assalariada. Escolha da profissão pela vocação, mas o factor monetário apresenta algum peso. A escola não exerce qualquer influência nas suas escolhas. “Porque gosto, porque tem de ser, porque senão não vou o a lado nenhum…a expectativa de vida não é assim muita, se não tivermos mais do que isto em termos de escola , convém ter 1 ou mais cursos.” Ivone, 17 anos, Futura Pintora “Vejo-me a fazer aquilo que gosto não me vejo num cargo muito poderoso” Marlene, 19 anos, Futura Decoradora de Interiores “A vocação acima de tudo mas o factor monetário também é importante da maneira como estão as coisas, as pessoas não ligam mais ao dinheiro…” Ricardo, 17 anos, Futuro designer

Escola Secundária Marquês de Pombal 12ºano Classe Média Baixa A escola e a relação com os professores tem um papel muito importante no seus percursos. A Universidade constitui o passaporte para atingir um estatuto social mais elevado. Valorizam o contributo social, cultural e científico. “Quero ir para a Universidade, pois é a única forma de subir de vida,…, não pelo o dinheiro mas pelo nível social…” “Claro que a vocação é importante, mas eu acho que o contributo é mais importante...” Filipe, 20 anos Futuro Engenheiro Electrónico

Escola Secundária de Miraflores 12ºAno Classe Média Assalariada a Burguesia. A família tem um papel activo nas suas escolhas, mas não é condicionante. A escolha da área é feita de acordo com a vocação, mas tendo em atenção o factor monetário. “…ter um futuro melhor, não se vai longe apenas com o 12º ano…” Vanessa, 18 anos, Futura Advogada “Quero ser Eng.Agrónomo, Enólogo porque é da família…” António, 18 anos, Futuro Eng.Agrónomo especialidade Enologia

Visão geral do 9º Ano Classe Social Média Baixa. A Vocação é o factor mais importante na escolha da profissão. A escola desempenha o papel de orientador. Elevação da classe social por empregabilidade. (Independência financeira de alto grau)

Visão geral do 12º Ano Classe Social Nova Média Assalariada. Factor Monetário, é importante na escolha da profissão. Elevação ou manutenção da classe social.

Comparação do 9º Ano e 12º Ano Há um alargamento da base social de recrutamento: Classe Social Nova Média Assalariada Classe Social Média baixa A vocação é preterida pelo Factor Monetário. Ambos ambicionam Sucesso Profissional

De que modo os professores, escola e a sociedade envolvente influenciam e/ou contribuem para formalização das expectativas dos alunos? Será que as expectativas dos alunos não reflectem a visão que têm da sociedade?