Geotermia - situação actual, perspectivas futuras e potenciais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energias renováveis.
Advertisements

Energia Eólica - Andreia Ribeiro nº4 8ºC - Diana Cardoso nº7 8ºC
Geração de Energia Elétrica Através das Ondas do Mar
Combustível Radioactivo
UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HIDROGEOLÓGICOS E GEOTÉRMICOS
Fontes e formas de energia
Energias Alternativas
DOS VÁRIOS TIPOS DESCOBERTA À DE CLIMA MUNDO DO.
E.B.I/JI Padre Joaquim Flores
E.B.I Padre Joaquim Flores
Consequências negativas da
Fontes de Energia Ambientalmente Sustentáveis: O caso Geotérmico
Geografia – capítulo 1 – 6º ano ENERGIAS RENOVÁVEIS
ENERGIAS ALTERNATIVAS
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Colectores Solares Trabalho realizado por:
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
Escola Padre Vítor Melícias
Energias Renováveis.
Energias renováveis.
AGUAS QUENTES SANITARIAS (AQS) AGUAS QUENTES DE PROCESSO (AQP)
Escola Básica Integrada da Quinta do Conde
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
Energia Infinita Trabalho Realizado por: Carlos Bravo Nº4
Gestão Sustentável dos Recursos
Energia limpa.
Imagens.
Empresas de biomassa.
A MINIPRODUÇÃO O Decreto-Lei n.º 34/2011 – 8/3/2011, define que Podem ser produtores de electricidade por intermédio de unidades de miniprodução todas.
GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS
Energia Geotérmica Trabalho elaborado por: André Leal e José Adão.
CIRCULAÇÃO TERMOHALINA
Energia Geotérmica.
Estrutura da crusta terrestre
Energias renováveis e não-renováveis
Vulcanismo Secundário
Dinâmica da Atmosfera.
ENERGIA.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Biocombustíveis Enquadramento Legal BENTO DE MORAIS SARMENTO.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
Recursos Energéticos Renováveis
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
Naíde Domingos Nº ºD.
Aquecedor Solar de baixo custo combinado com isolamento geotérmico
Energia solar.
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Correcção da 5.ª ficha de avaliação
Energia Propriedade de um corpo ou sistema, graças à
Queima de Combustíveis fósseis
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
Correcção da 4.ª ficha de avaliação
FATORES CLIMÁTICOS.
Energia solar Sol é VIDA!.
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
Energias não renováveis Energias Renováveis
Clima do Planeta Pág. 166 a 181 Clima do Planeta Pág. 166 a 181  Fylipe Alves Minikovski.
Geração Geotérmica Graduando: Lucas da Cunha Ferreira
Escola:Coopen Alunos:Guilherme , João Vitor Série:4ºC
Métodos para o estudo do interior da Terra Métodos directos Métodos indirectos.
1 Exploração Sustentada De Recursos Geológicos Continuação …
A Terra primitiva e suas curiosidades O nosso planeta teve uma origem quente – Há cerca de 4600 milhões de anos (entre 4500 e 4900), uma poeira espacial.
ENERGIA GEOTÉRMICA Aquíferos Extração de fluido Sistemas de vapor
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
EFEITO ESTUFA NATURAL APLICAÇÕES TÉCNICAS DA ENERGIA SOLAR 1.
E os Planetas Telúricos
CRUSTA CONTINENTAL – perfuração mais profunda, em 1970 na Península de Kola, NW da Rússia atingiu 12023m. Em 1989/1994,chegaram aos 12262m. CRUSTA OCEÂNICA.
E NERGIA SOLAR 1-ENERGIA SOLAR. Os bens naturais são as fontes de riqueza materiais que o homem dispõe para satisfazer as suas necessidades sempre em.
Transcrição da apresentação:

Geotermia - situação actual, perspectivas futuras e potenciais Geologia económica e recursos energéticos LECN

Geotermia A energia geotérmica está associada à dissipação do calor primitivo originado no processo de formação do planeta e à desintegração de elementos radioactivos contidos nas rochas. Condução Convecção Radiação

Aproveitamento da Energia Geotérmica Existência de um fluido (águas fosseis ou meteóricas), que transporte o calor do interior da terra para a superfície Ausência de fluido, pode recorrer-se à injecção de água Hot Dry Rocks

Gradiente geotérmico Devido à heterogeneidade da crusta terrestre, existem zonas onde o gradiente geotérmico é inferior ou superior ao normal - Zonas anómalas, variando consoante as características locais.

Recursos Geotérmicos Recursos de baixa entalpia temperaturas de 20ºC a 150ºC Recursos de alta entalpia temperaturas superiores a 150ºC Usos directos aquecimentos industriais, habitacionais e de estufas, aquacultura e balneoterapia Produção de Electricidade

Perspectiva histórica Colonização Romana - Encontram-se alguns vestígios arqueológicos de termas geotérmicas. Larderello(1904)- Utilização do calor terrestre para gerar electricidade. Europa (anos 70) - Começa a ser objecto de atenção visando a instalação de uma central de potência para a produção de energia eléctrica e aquecimento ambiental. Açores (1980)- Instalação da central geotérmica piloto, no Pico Vermelho na ilha de São Miguel.

Enquadramento legal

Documentos Técnicos para Elaboração do Contrato de Concessão

Localização e modos de ocorrência da geotermia em Portugal Portugal continental A temperatura de emergência das ocorrências nunca excede os 80ºC, existindo uma predominância entre os 20ºC e os 40ºC.

A distribuição das nascentes termais estão intimamente relacionadas com acidentes tectónicos, que favorecem a rápida circulação ascendente dos fluidos, bem como a natureza das formações geológicas atravessadas.

Localização e modos de ocorrência da geotermia em Portugal Centrais geotérmicas em Chaves e S. Pedro do Sul. Pólos de interesse em Aregos, Vizela, e Monção. Em Lisboa (Lumiar) e em Oeiras efectuaram-se furos destinados à produção de água quente sanitária, climatização.

Localização e modos de ocorrência da geotermia em Portugal Açores O gradiente geotérmico chega a ser 5 vezes superior ao normal. Actualmente na ilha de São Miguel existe uma central que explora a energia geotérmica.

Aproveitamento em Cascata Em Caldas de Chaves arrancou em 1982 o primeiro projecto de uso de calor com este sistema. http://e-geo.ineti.pt/geociencias/edicoes_online/artigos/24.pdf

Caldas de Vizela Os caudais excedentes são utilizados no aquecimento de um hotel. O recurso geotérmico apresenta uma temperatura à volta de 62ºC.

Alcafache (Banho de Alcafache) Climatização do estabelecimento termal desde 2003, tendo por base a temperatura do recurso a cerca de 49°C.

Caldas de Monção Foi elaborado um estudo de viabilidade para o aproveitamento do potencial geotérmico (50°C), visando o aquecimento do estabelecimento termal, piscinas públicas, hotéis e edifícios públicos.

S. Pedro do Sul A central geotérmica funciona desde 2001, para aquecimento do balneário Rainha D. Amélia e de dois hotéis. É constituída, por um permutador e um “colector de saída” constituído por seis saídas.

S. Pedro do Sul Na zona do Vau, a água proveniente de um furo, com 67ºC de temperatura está a ser aproveitada no aquecimento ambiental de estufas de frutos tropicais.

Localização e modos de ocorrência da geotermia na Europa e no Mundo Toscana (Itália) Budapeste (Hungria) Subúrbios de Paris (França) Reykjavík (Islândia) Califórnia (EUA) Canadá Suíça Suécia Alemanha

Vantagens Autonomia energética e integração num plano estratégico diversificado; Exploração de um recurso natural regional; Competitividade com a energia térmica respondendo às actuais preocupações ambientais; Utilizações industriais a jusante (estufas, frio…) Baixas emissões de anidrido carbónico.

Desvantagens Elevados custos de instalação e de segurança Emissão de fluidos frequentemente agressivos Amortizações elevadas nos primeiros anos

Perspectivas futuras Hot dry rock Local pioneiro: Novo México, EUA 1970 Locais em estudo: Austrália, Alemanha, Japão, França, Suiça, UK, EUA.

No futuro … Armazenamento de calor e frio em aquíferos. Produção de electricidade a partir de gradientes de temperatura menos elevados, através de centrais de ciclos binários, permitindo a utilização de aplicações de baixa entalpia, a cerca de 90ºC.

http://www. energiasrenovaveis. com/flash/anima_como_funciona/geo18 http://www.energiasrenovaveis.com/flash/anima_como_funciona/geo18.swf

No futuro… Deverão ser aproveitadas as sinergias com outras energias renováveis, particularmente o solar térmico.

Trabalho realizado por Cláudia Fernandes nº 16740 LECN Inês Henriques nº 16664 LECN Raquel Machado nº 16206 LECN