Projecto Humanóide Universidade de Aveiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
Advertisements

AUTOMAÇÃO
Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem.
GINÁSTICA Prof. José Luís Mendes.
10 Princípios em Ergonomia.
Tutorial – Modelagem – Caneca
Como se avalia a condição física?
Agrupamento Vertical de Escolas de Peniche EXERCÍCIOS NO PACKET TRACER
ANALÍSE E ESTUDO COMPARATIVO DE ACTUADORES LINEARES PARA IMPLEMENTAÇÃO
TELE-OPERAÇÃO DE UM ROBÔ HUMANOIDE USANDO HÁPTICA E SENSORES DE FORÇA
UNIVERSIDADE DE AVEIRO
Desenvolvimento de Algoritmos de Controlo para Locomoção de um Robot Humanóide UNIVERSIDADE DE AVEIRO Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática.
Desenvolvimento de Algoritmos de Controlo para a Locomoção de um Robot Humanóide UNIVERSIDADE DE AVEIRO Departamento de Electrónica, Telecomunicações e.
1. Introdução ENQUADRAMENTO A concepção de um Robot Humanóide constitui um dos maiores desafios na área da robótica: Construir um ser artificial semelhante.
Disciplina de Projecto 2003/2004 ROBOTABLE Estudos Funcionais de uma Plataforma para um Sistema Robótico Humanóide Autores: Luís Rêgo Renato Barbosa Orientadores:
ANALÍSE E ESTUDO COMPARATIVO DE ACTUADORES LINEARES PARA IMPLEMENTAÇÃO
Robot móvel para competição no ROBOTICA 2003
ROBOTABLE Estudos Funcionais de uma Plataforma para um Sistema Robótico Humanóide Orientadores: Prof. Vítor Santos Orientadores: Prof. Vítor Santos Prof.
Disciplina de Projecto 2003/2004
Departamento de Engenharia Mecânica Orientador: Prof. Dr. Vítor Santos
Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro
Outlook – configuração tipográfica
Outlook – notificação de mensagens
Prof. Paulo Renato de Andrade Ergonomia
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
Ginástica de Aparelhos
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A DIMENSÃO MOTORA.
Os 4 exercícios iniciais podem sem feitos logo no início da lesão
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
PATINAGEM Programa do 1º Ciclo
Ergonomia preventiva.
Objetivos e Exercícios Nível Introdução Piscina com pé
Movimentos da Capoeira
Membros Inferiores Luciana Cooper.
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
Desenvolvimento do tronco e membros de uma plataforma humanóide
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
Números Ordinais 10º 9º 8º 7º 6º 5º 4º 3º 2º 1º.
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
FICHA DE MONTAGEM REF. 320.
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
As dez piores práticas do desenvolvimento de software
Apostila de Ordem Unida Básica
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Coluna Vertebral – LOMBAR II
10º, 11º e 12º Anos Nível Elementar
Exercícios de Klapp Prof. Kemil Rocha sousa.
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
RTMM RECURSOS TERAPÊUTICOS MECÂNICOS E MANUAIS
Especialização em Enfermagem de Reabilitação
Desenvolvimento de uma plataforma humanóide autónoma de custo limitado: Componentes e Soluções Tecnológicas Autores: A. Cardoso L. Gomes N. Pereira M.
Energia Eólica.
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Basquetebol.
APRENDIZAGEM POR DEMONSTRAÇÃO APLICADA A UM ROBÔ HUMANOIDE DISSERTAÇÃO FILIPE SERRA MIEET Filipe Silva(DETI-IEETA) Vítor Santos(DEM-IEETA)
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Unidade de Processamento e Sistema de Visão para um Robô Humanóide Mauro André Moreira Rodrigues Universidade de Aveiro.
FICHA DE MONTAGEM REF Pousar a base com rodas no chão Enfiar as 2 pernas direitas e as 2 esquerdas nos encaixes previstos Bater com um maço de borracha.
NADO CRAWL.
Bin-picking de objectos toroidais Luís Rodrigues Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Laboratório de Automação e Robótica Orientador:
PATINAGEM Programa do 2º Ciclo
Análise Biomecânica – FOREHAND
Atletismo Educação Física
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
GINÁSTICA de SOLO.
Transcrição da apresentação:

Projecto Humanóide Universidade de Aveiro “Desenvolvimento e Integração das Subestruturas Inferior e Superior para a Locomoção de uma Plataforma Humanóide” Autores: Nuno Beça n.º mec: 20075 Ângelo Cardoso n.º mec: 23570 Orientadores: Professor Vítor Santos. Professor Filipe Silva. Aveiro, 18 de Fevereiro de 2005 Projecto Humanóide Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Universidade de Aveiro

Objectivos: Validação da solução já iniciada para a subestrutura inferior. Concepção da subestrutura superior. Definição de padrões de locomoção. Aplicação de comando. Aplicação de monitorização.

A plataforma existente Altura ≈ 600mm Peso ≈ 5000g Graus Liberdade = 18 Tabela 1 - Resumo dos pesos de cada estrutura. Tabela 2 - Graus de liberdade da plataforma humanóide.

Sequência de trabalho realizado: 1º Familiarização com o trabalho realizado no ano anterior. 2º Montagem da perna existente

3º Resolução das limitações detectadas: Solução para garantir o entreeixo no Pé. Solução para o joelho, passar o movimento à estrutura . Como a transmissão é feita por roda dentada, é necessário garantir o entreeixo para assim obter uma boa transmissão. Para passar o movimento do motor da perna para a coxa (joelho), colou-se uma roseta à estrutura onde encaixa um veio.

4º Modelagem completa em CATIA V5 das duas pernas. 5º Estudo e concepção de soluções para a anca e ligação à mesma (junta esférica)

6º Montagem das duas pernas e anca A montagem da subestrutura inferior serviu para: testar os servomotores. confirmar os ângulos permitidos em cada junta.

7º Estudo de soluções para o tronco e cabeça do robot. Este deve: ser leve e compacto; ter espaço para sistemas de controlo, motores dos braços e pescoço; possibilidade de alterar os braços; Tronco: 2 graus de liberdade, inclinar para a frente e para o lado; Pescoço: 2 graus de liberdade, “olhar” para a baixo e para os lados; Braço: 1 grau de liberdade, para a frente;

8º Procura de solução para a elevada flexão no veio do motor da anca (mudar de direcção) Devido aos elevados momentos de flexão aplicados ao veio do motor da anca quando se mudava de direcção, colocou-se um rolamento axial de esferas colado nas extremidades.

9º Procura de soluções para as baterias, para o robot ser autónomo As baterias devem ser: leves compactas elevada capacidade de carga fácil ligação (para fácil substituição) CARACTERISTICAS: 4LI-2400 (7.2V/mah) 4800; (Max Amp.**) 9.6; Dimensões (mm): 37 x 37 x 65; Peso( g):176

10º Determinação do centro de massa e parâmetros de locomoção do robot Facilita o estudo e concepção de toda estrutura, visto poder-se determinar quais os ângulos para as determinadas posições, bem como os momentos existentes em cada motor. Precisamos de introduzir os valores da posição pretendida, posição final da anca e posição do pé esquerdo pretendida. Pfinal=[-55 %deslocamento da anca ao lado (X) 5 %deslocamento da anca a frente (Y) 307 %altura da anca ao chão (Z) <=311 10 %desl do pé esquerdo à frente (Y) 5 %altura a que o segundo pé se eleva (Z) 0 %valor que perna direita vira [rad] 0]; %valor que perna esquerda vira [rad] e quando executamos o MatLab, podemos ver a posição dos centros de massa locais (*) e do centro de massa Global (O).

11º Remodelação e alteração dos componentes estruturais . adaptadores para os motores, diminuir o momento nos apoios dos veios dos motores; material do veio e roseta do joelho para aço, devido ao desgaste do alumínio; alteração da posição dos motores, aumentar a amplitude de movimento; alteração da estrutura de nylon para alumínio, para aumentar a rigidez da plataforma;

Tarefas a fazer: Realização de um programa de locomoção para o robot (pernas + tronco) Realização de uma interface de controlo e monitorização Montagem completa e testes de locomoção Estudo da solução para o controlo (PDA ou PC104)

Objectivos : Validação da solução já iniciada para a subestrutura inferior. Concepção da subestrutura superior. Definição de padrões de locomoção. Aplicação de comando. Aplicação de monitorização.

Projecto Humanóide Universidade de Aveiro Aveiro, 18 de Fevereiro de 2005 Projecto Humanóide Universidade de Aveiro PHUA Departamento de Engenharia Mecânica Universidade de Aveiro Autores: Nuno Beça n.º mec: 20075 Ângelo Cardoso n.º mec: 23570 Orientadores: Professor Vítor Santos. Professor Filipe Silva.