Controle de versão. Política trava-modifica-destrava Nessa política, o sistema de controle de versão permite que apenas um desenvolvedor por vez altere.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia R/XP.
Advertisements

Sistemas Operacionais
Redes de computadores I
Engenharia de Software
Um Processo Baseado em MDA para a Especialização de Mecanismos de Persistência Fabio Seixas Marques Seminário LES – 7 de abril de.
Gerenciamento de Configuração
Professora: Aline Vasconcelos
Banco de Dados Oracle AESO.
Fundamentals of Database Processing
O que é ? Subversion (ou svn) é um sistema de controle de versão criado para substituir o CVS. Ele permite que você recupere versões antigas de seus arquivos,
Módulo 4: Gerenciando o acesso aos recursos
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Configurando Subversion no Windows
Capítulo 4, “Branching and Merging”, de Ben Collins-Sussman, Brian W
Controle de Versão SVN e Tortoise SVN
Gerência de Configuração
LINUX.
Rodrigo Cristiano Silva
SISTEMAS OPERACIONAIS
Concurrent Versions System Leandro Augusto de Oliveira
Branch & Merge Claudio Leite.
DI-UFPE1 Sistemas CASE O Papel do Repositório de Dados nos Ambientes CASE.
Gerência de Configuração - GC
Configurando Subversion no Windows. TortoiseSVN Cliente gráfico para gerenciamento de repositórios usando SVN
7 - Criação de Páginas Web
Prognus Software Livre Airton Bordin Junior
Controle de concorrência
Sobre notas no Moodle Notas são pontuações atribuídas às avaliações de atividades dos participantes em um curso do Moodle, que são postadas no boletim,
Sistemas Operacionais
Paulo Oliveira – phslfo Victor Acioli - vaca 11/05/2010.
SGBD Distribuído Lílian Simão Oliveira.
Repositório de Tabelas Corporativas do Ministério da Saúde
1/113 Contexto para Gerência de Configuração. 2/113 Gerência de Configuração e mudança Objetivo Compreender a importância do uso de mecanismos de gerência.
S ISTEMA DE C ONTROLE DE V ERSÃO : B AZAAR Carolina Ramalho Priscilla Gonçalves.
Controle de Versão bitbuchet & mercurial Thiago e Rafael.
Gestão de defeitos.
André Silva Rodrigues Diretor de Tecnologia. O que é subversion? Como subversion funciona? 12/4/2015WorkSet Indo 2 Introdução.
Gerência de Configuração Autor: Silvio Cortez. Fluxos e papeis Escrever plano Definir ferramentas Escrever plano de gerência de configuração Gerente de.
Silberschatz, Galvin and Gagne ©2009 Operating System Concepts – 8 th Edition Capítulo 10: Interface de Sistemas de Arquivos.
Conceitos Básicos Introdução.
XI Jornada de Informática Controlando Projetos com Netbeans e Subversion.
Hukarz Open Source Process D01 Alan Kelon, Silvio Meira Recife, 01/12/2006.
Modos de Desconexão para BD’s Móveis Sandberg Marcel Santos Baseado no artigo “Disconnection Modes for Mobile Databases”, de Holliday, Agrawal e El Abbadi.
Concurrent Versions System (CVS) Alexandre Monteiro.
Integração de Ferramentas CASE
José de Arimatea - jarn José Luiz - jlcn 20/01/2013.
1 Concurrent Versions System - CVS Pra que usar? Onde encontrar? Como configurar? Como usar? André Luís Moreira
Grid Versioning Service (GVS) left | Version Date:
Controle de Versão com SubVersion
CVS – Gerenciamento de Versões
Sistemas de Memória Cache em Multiprocessadores
Sistemas de Arquivos- Cap4
Projeto e Implementação de Sistemas de Arquivos
Linguagem Técnica II SCM Software Configuration Management Aula 03 Prof. Renato Novais
Ferramentas e Tecnologias para o Trabalho Distribuído e Colaborativo
Gerenciamento de Configuração de Software
Gerência de Configuração Processo, Mantis, Plano e Auditoria.
UCSal – Bacharelado em Informática
Utilizando subversion como controle de versão
Metodologia de Desenvolvimento de Software Alexandre Vasconcelos, André Santos, Augusto Sampaio, Hermano Moura, Paulo Borba © Centro de Informática Universidade.
Metodologia de Desenvolvimento de Software
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Módulo I Capítulo 7: Funções e Procedimentos William Ivanski Curso de Programação C#
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
WebDesign JavaScript e jQuery. HTML e W3C - O HTML segue padrão XML - linguagem somente de marcação - somente de visualização de conteúdo sem formatação.
Subversion- Treinamento Básico Controle de versões de Arquivos na Acropolis Atualizado em
Curso: Redes de Computadores Turno: Noturno Disciplina: Introdução a Sistemas Abertos Professor: Jean Galdino Componentes: Andresa Maria Camilla Priscilla.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Controlando versões e sincronizando dados Tecnologia em Redes de Computadores Maurício B. Bendjouya – Prof. Me. Rafael.
Subversion- Utilização com Eclipse Utilização do Subversion com o Eclipse via plugin Subclipse Atualizado em
Gerência de Configuração
Transcrição da apresentação:

Controle de versão

Política trava-modifica-destrava Nessa política, o sistema de controle de versão permite que apenas um desenvolvedor por vez altere um determinado arquivo do projeto. Ela é restritiva e frequentemente atrapalha o trabalho dos usuários. O travamento pode causar alguns problemas administrativos e forçar a uma serialização desnecessária. Alguns dos sistemas que funcionam assim são o ClearCase da Rationa e o Visual Source Safe da Microsoft.

Política copia-modifica-resolve Nessa política, não existe travamento de arquivos. Cada desenvolvedor trabalha livremente em qualquer arquivo da sua cópia de trabalho. Ao fi nal, as alterações de cada desenvolvedor são mescladas no repositório formando a versão fi nal. A solução copia-modi fi ca-resolve parece um pouco estranha e bagunçada a princípio, mas funciona bem na prática. Con fl itos são raros e são causados basicamente pela falta de comunicação e planejamento entre desenvolvedores. Na grande maioria dos casos, as alterações não se sobrepõe e são mescladas automaticamente pelo sistema de controle de versão. O CVS (Concurrent Version System) e Subversion funcionam dessa forma por padrão.

Vocabulário de versionamento: Baseline Uma revisão aprovada de um arquivo (ou de um conjunto de arquivos) onde mudanças subsequentes podem ser feitas. Branch Um conjunto de arquivos podem ser divididos em branches e a partir daquele ponto no tempo duas cópias desses arquivos podem seguir caminhos separados de desenvolvimento separadamente. Change (Mudança) Uma mudança (ou di ff, ou delta) representa uma modi fi cação especí fi ca de um arquivo dentro do controle de versão. Changeset Em sistemas de controle de versão que suportam commits atômicos de múltiplas mudanças, um changeset, change list ou patch identi fi ca o conjunto de mudanças feitas em cada commit.

Vocabulário de versionamento Commit Um commit (ou checkin) ocorre quando uma cópia das modi fi cações feitas na working copy é escrita ou merged no repositório local. Con fl ict (Con fl ito) Um con fl ito ocorre quando duas mudanças feitas no mesmo arquivo e aplicadas concorrentemente e o sistema não consegue reconciliar as mudanças. O usuário deve resolver os con fl itos antes de poder fazer o commit das suas mudanças. Head A revisão mais recente de um repositório. Merge Um merge ou integração é uma operação onde dois changesets são aplicados a um conjunto de arquivos.

Vocabulário de versionamento Repository (Repositório) É onde os dados históricos e eventualmente uma cópia corrente dos arquivos é armazenada. Resolve (Resolver) O ato de consertar con fl itos entre diferentes mudanças num mesmo arquivo. Tag Uma tag ou label referencia um importante snapshot no passado, consistente para vários arquivos. Essa tag pode ter um nome signi fi cativo para simpli fi car referências a esse snapshot. Update Um update sincroniza as mudanças feitas no repositório para a working copy local. Working Copy (Cópia de Trabalho) É uma cópia dos arquivos de um repositório num tempo ou revisão especí fi cos. O trabalho de alteração dos arquivos é sempre feita em uma working copy.

Como Controle de Versão funciona? Base versionada: Cada revisão é um ponto na linha do tempo Commit: processo de marcação no tempo, onde ao ser realizado, ele diz ele diz que o estado atual do que ele esta fazendo deve ser lembrado e, com isso, ele recebe um indentificador de revisão para possivelmente poder recuperar essa versão posteriormente. Push: coloca os arquivos do repositório local no repositório global, bem como as suas mudanças. Pull: busca todas as mudanças ocorridas e os novos arquivos que foram adicionados ao repositório global e os coloca no repositório local.

Operações:

Tags Tags: Marcações de fácil referência, ficando fácil retornar para determinado ponto do código. Ex: Versão 1.0. Versão 1.0: camadas ópticas e elétricas fucnionando e validadas; Versão 1.1: Versão Gerência validada.

Exemplo: Gerenciando o projeto Windows (Poderia ser Linux, mas não quis de propósito)

Sugestão de padrão de uso Branch principal com a versão mais estável possível do código Desenvolvimento de novas funcionalidades feitas em branchs específicos Procedimento de commits e push: 1. Realiza as modificações 2. Sincronize 3. Pull and update 4. Resolver conflitos (caso ocorra) 5. Commit 6. Push