A Peste Negra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

BAIXA IDADE MÉDIA AULAS 9 E 10 Cruzadas: Movimentos de caráter social, político, econômico e religioso. (sécs. XI - XIII) Luta X infiel (muçulmano) Avanço.
CRISE do SÉCULO XIV e XV A economia feudal não foi capaz de enfrentar as transformações que se intensificavam desde as Cruzadas.
Europa Século XI (1001 – 1100) Século XII (1101 – 1200)
A baixa Idade Média e a crise do feudalismo
MODOS DE PRODUÇÃO.
A Peste Negra Trabalho realizado por:
MUDANÇAS NO FEUDALISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG.
A Formação dos Estados Ibéricos e a expansão marítima
EXPANSÃO MARÍTIMA INTRODUÇÃO
Feudalismo.
A BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI AO XV)
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Peste Negra.
A hepatite E resulta da infecção pelo vírus (VHE), é transmitida de pessoa a pessoa, através da água e de alimentos contaminados com matéria fecal .EM.
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
Breve História do Cotidiano
UM PROCESSO: DO SÉCULO XI AO XVIII
Correção da Prova 4° Bimestre.
Macaé, 23 de Janeiro de 2013.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Conteúdo de História – 7º ano
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
A Crise de Teresa Martins.
Aula 13 Prof. Fernando Gondim
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARTE 1.
CRISE DO MUNDO FEUDAL.
Mudanças na Europa 7º ano.
Renascimento das cidades
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
Portugal no século XIV A revolução de
EUROPA ANTES DO BRASIL.
O século da fome, da guerra e da Peste
História de Portugal Aula n.º 10 A Crise (século XIV)
A PASSAGEM DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA:
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Baixa Idade Média A desagregação do Feudalismo
ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO LIMA DE FREITAS.
O reino de seres vivos mais simples da Terra
O Império Bizantino Com o fim do Império Romano do Ocidente, em 476, persistiu a porção oriental. O Império Bizantino perdurou até ser conquistado pelos.
Doenças de pele.
HUMANISMO
Maria João Gama Crise e Revolução em Portugal no Século XIV Nome Nº Turma Nome Nº Turma AVALIAÇÃO História 8 90 minutos.
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
Idade Moderna e suas transformações
O PODER REAL SÓ PODERIA SER TRANSMITIDO AO HERDEIRO POR VIA MASCULINA. LEI SÁLICA (FRANÇA) O PODER REAL SÓ PODERIA SER TRANSMITIDO AO HERDEIRO POR.
QUE CONSEQUÊNCIAS TERÃO PARA UM PAÍS PERÍODOS DE CRISE?
Grupo: 1 Capítulo: 1 Tema: Idade Moderna e suas transformações
História de Portugal Aula n.º 10 A Crise (século XIV)
A partir do século XVIII
BAIXA IDADE MÉDIA (XI-XV)
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: transformação radical no processo de produção de produtos para o consumo, que provocou mudanças nas estruturas.
Diminuição da População Mundial 1/3 da população europeia Guerras Revoltas e conflitos longos Fomes Doenças Peste Negra Crise do Século XIV Grave.
Atingiu a Grécia em 428 a.C. no contexto da Guerra do Peloponeso; Sintomas: dor de cabeça, febre, inflamação nos olhos, dores na.
DA UNIÃO IBÉRICA À RESTAURAÇÃO
Idade Média.
Ressurgimento Urbano. Renascimento das Cidades Formação dos Burgos Formação dos Burgos Novas rotas terrestres Novas rotas terrestres Áreas descampadas.
Infeções sexualmente transmissíveis
Agrupamento de Escolas Ordem de Santi´iago Área de Integração
Á volta do ano 1340, Em plena idade me- dia viviam cerca de 73,5 milhões de de pessoas em toda a Europa.
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
Livro: Capítulo 6.  Entre os séculos VI e XIII, africanos, asiáticos e europeus criaram diversas rotas comerciais interligando os três continentes. 
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
Portugal no século XIV A revolução de
IDADE MÉDIA.
Epidemia, Endemia e Pandemia.
Transcrição da apresentação:

A Peste Negra

Índice O que foi a peste negra? Quais são os sintomas? Porque e onde surgiu o nome? Como os humanos foram infetados? Zonas afetadas. Quais foram as consequências no mundo? Quais foram as consequências em Portugal? Webgrafia .

O que foi a peste negra? A peste negra foi uma doença que afetou a Europa, a China, o Médio Oriente e outras regiões do mundo, no século XIV(1347- 1350). Na Europa, um terço da população morreu assim como nas outras regiões afetadas.

Quais são os sintomas? Primeiro, apareciam nas axilas, virilhas e no pescoço vários bobos(bolhas)de pus ou sangue Depois vinham os vómitos e a febre alta Era uma questão de dias para os doentes morrerem, pois não havia cura para a doença e a medicina era pouco desenvolvida.

Porque e onde surgiu o nome? O nome surgiu na Inglaterra, devido às manchas escuras que se formaram na pele.

Como os humanos foram infetados? A peste negra, foi criada com as más condições de higiene que levaram ao aparecimento de bactérias. Essas bactérias apareceram nos roedores, que, por sua vez foram transmitidas ao homem pela picadela de pulga, que eles possuíam. Depois, por via marítima e terrestre, a peste negra foi-se propagando.

Zonas afetadas

Quais as consequências no mundo? As cidades e os campos ficaram despovoados; Famílias inteiras extinguiram-se; Casas e propriedades rurais ficaram vazias e abandonadas; A produção agrícola e industrial reduziu-se enormemente; Houve pouco alimento e bens de consumo; A nobreza empobreceu; A burguesia ganhou poder.

Quais foram as consequências em Portugal? Em Portugal, a peste negra apareceu no tempo de S.Miguel, em 1348, no fim de Setembro e só desapareceu no fim de Dezembro de 1350. Quem reinava Portugal era D.Fernando, cujo cognome era o “formoso”. A grande mortandade provocou uma crise política, que, por pouco não levou Portugal à perda da independência (crise de 1383/85).

Webgrafia Internet Manual histgeo de história Trabalho realizado por: Catarina Simões 5ºJ Nº10