Propagação de Ondas e Antenas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Marcelo Sant’Anna Sala A-310 (LaCAM)
Advertisements

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
Propagação de Ondas e Antenas
COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS
Ondas Electromagnéticas
O CAMPO ELÉTRICO Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste.
Campos associados ao Dipolo de Hertz
PROE1S Aula2Rad07081 Radiação Aula 2. PROE1S Aula2Rad07082 Campos do DEH na zona distante (campos de radiação)
Propagação de Ondas e Antenas
Propagação de Ondas e Antenas
Propagação de Ondas e Antenas
Propagação de Ondas e Antenas
Propagação de Ondas e Antenas
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
PROJETO DE AMPLIFICADORES DE RF TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
Capítulo 2 Parâmetros das Antenas
Capítulo 1 Dipolo Eletromagnético
PROF: Elias Junior ONDAS.
Avaliação em Campo de Buchas em Transformadores de Potência – Fator de Dissipação a 60 Hz é Suficiente? Marcelo E. de C. Paulino.
Exercício 01: - Um goleiro bate um tira de metas (bola que é chutada parada do chão, próximo as traves do gol) com uma bola de massa m, em um campo de.
Analise de Circuitos em Corrente Alternada - Ed. Erica
Capítulo 7 Antenas Diversas
Monopolos.
Emissão - Recepção.
Dipolo Eléctrico de Hertz
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
Engenharia Elétrica ANTENAS E PROPAGAÇÃO Parte 2 Nono Semestre
Revisão – UEPA 2013 PRISE III
Parâmetros característicos da Radiação
PROE Rad Campos associados ao Dipolo de Hertz Radiação Aula 2.
INTERFERÊNCIA EM DUAS DIMENSÕES
O N D A S (1) PROF. CESÁRIO.
DIPOLO HERTZIANO ENGC34 – ELETROMAGNETISMO APLICADO…
Revisão As ondas podem ser classificadas de três modos:
O N D U L A T Ó R I A.
Questão 01: Considerando as alternativas abaixo, assinale a(s) correta(s) relativamente à Mecânica: (001) Quando a aceleração de um corpo é nula, podemos.
Transmissor de Áudio Eletromagnetismo I Stênio Moscon Yoshitome
Universidade Estadual do Oeste do Paraná Introdução aos Sistemas de Energia Elétrica Prof. Dr. Roberto Cayetano Lotero
CURCEP 2014 ONDULATÓRIA FÍSICA B
Introdução à análise Vetorial
Ondas Eletromagnéticas
Processo de Radiação A problemática do estudo de antenas consiste em calcular o Campo Elétrico e o Campo Magnético no espaço provocado pela estrutura da.
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Campo Magnético criado por um Fio Reto
Processo de Radiação A problemática do estudo de antenas consiste em calcular o Campo Elétrico e o Campo Magnético no espaço provocado pela estrutura da.
PROE Radiadores Curtos.
Redes sem fio Fundamentos de Rádio Frequência
PROE Rad Radiação Aula 1 Introdução à Radiação Geração de Ondas Electromagnéticas Antenas de emissão – realizam a transição entre as ondas guiadas.
PROE1S Aula2Rad07081 Campos do DEH na zona distante Os campos na zona distante (campos de radiação):  são ortogonais entre si  são perpendiculares à.
= 1 z y x Ө (q) (n) Ψ – ângulo que a direcção de observação faz com o eixo ao longo do qual estão distribuidas as antenas do agregado. Agregados.
Dipolo eléctrico de Hertz
PROE1S Aula2Rad07081 Radiação Aula 2. PROE1S Aula2Rad07082 Campos do DEH na zona distante (campos de radiação)
PROE Rad Estruturas dipolares Radiação Aula 4.
Professor: Marivaldo Mendonça
Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges
Capítulo 3 Antenas.
Ondas Eletromagnéticas
ANTENAS INTRODUÇÃO.
Parâmetros fundamentais das antenas
Conceitos Fundamentais I
Dipolo Linear Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges.
Física - Ondas Iniciar.
"Onda é a perturbação que se propaga"
Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges
Antenas Log-Periódica
Parâmetros das antenas Impedância de entrada: é a impedância da antena aos seus terminais. A parte resistiva é composta por duas componentes : R r – resistência.
ANTENAS Regiões de Campo Sabemos da Teoria Eletromagnética que a densidade de potência média: Para campos que se propagam é dado por: E para campos estacionários.
PARÂMETROS DA CORRENTE ALTERNADA
Condutividade Elétrica Professor Luiz Antônio Righi UFSM / MEE – Aula 05.
LEI DE GAUSS Prof. Bruno Farias
Transcrição da apresentação:

Propagação de Ondas e Antenas Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Aula de Exercícios sobre o Cap.I Prof.Dr. Leonardo Lorenzo Bravo Roger

Exercício 1: Determine a largura do feixe entre os pontos de potencia metade (HPBW, Half Power Beam Width) para o padrão de radiação de um dipolo curto na zona de campo distante. (Tomado de Pag.8, PUCRS-Antenas Cap.III)

Exercício 2: (Tomado de Pag. 23 e 24, PUCRS - Antenas Cap.III) Um transmissor de radio opera na freqüência de 3,5 Mhz, utilizando como antena um monopolo vertical aterrado de comprimento L=4m, construído com um fio de cobre de bitola igual a 12 AWG, cuja resistência é 5x 10-3 Ω/m e diâmetro de 2mm. O fio de cobre é sustentado por um mastro vertical de poliestireno cujas perdas dielétricas podem ser desconsideradas. A resistência do aterramento é assumida de valor igual à do fio de cobre do monopolo. Determine a eficiência deste monopolo, sabendo que o efeito pelicular ( skin effect) altera a resistência DC de um fio de cobre de seção circular de acordo com Onde D é o diâmetro do fio em mm e f a freqüência em Hz (Tomado de Pag. 23 e 24, PUCRS - Antenas Cap.III)

Exercício 3: Necessita-se de uma amplitude de campo magnético de 5 µA/m em um ponto situado a 2 km da antena na direção de máxima radiação ( θ=π/2 ). Considerando a antena no ar e desprezando as perdas ôhmicas, calcule a corrente Io que alimenta a antena e a potencia que deve ser radiada, se ela for um dipolo infinitesimal de λ/25 de comprimento.

Exercício 4: Um dipolo infinitesimal, cujo comprimento é de λ/100 está localizado na origem de um sistema de coordenadas esféricos e é alimentado por uma corrente de Determine os campos elétricos e magnéticos em: r=λ/5 ; θ=300 r=200λ ; θ=600

Exercício 5: Duas antenas ( A e B) tem eficiência de 95 % e intensidade de radiação máxima de 0,5 W/sr . Calcule a diretividade de ambas, sabendo que: A potencia de entrada da antena A é de 0,4 W. A potencia radiada pela antena B é de 0,3 W. Comente o resultado Calcule o ganho de potencia de ambas antenas.

Exercício 6: A intensidade de radiação de uma antena é dada pela equação abaixo colocada. Determine a diretividade dessa antena.