PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIb UNIb PERIÓDICOS UNIb Publish CADware CADesign Digital Designer Design Gráfico.
Advertisements

Computadores O computador é uma máquina eletrônica capaz de receber informações, submetê-las a um conjunto especificado e pré-determinado de operações.
Histórico dos Sistemas Operacionais
Redes e computadores I Aula 01: Definição e classificação de redes.
Histórico dos Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Engenharia de Software
Noções de Informática Prof. Eduardo
Fernando Furlan Rui & Felipe Müller Diehl
Dispositivos de Entrada/Saída
Introdução a Informática
História dos Computadores
Introdução à Programação
Evolução dos Computadores e das Redes de Computadores
GERAÇÕES 1951/ Computadores de primeira geração:
Sistemas Especialistas Aula 1 – Introdução
Redes de Computadores Introdução
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Fundamento à Informática
Informática.
Tecnologia da Informação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Arquitetura de Computadores
Sistemas Operacionais Introdução
Lógica de Programação UNIDADE 1 – Introdução a) Computador
EN SISTEMAS OPERACIONAIS
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
Sistemas Operacionais
GSO I ETEC João Bellarmino – Unidade Itapira 1º Módulo
Introdução a Sistemas Operacionais
Montagem e Manutenção de Computador I
Gildo de Almeida Leonel
Sistemas Operacionais
Prof. Leandro da Silva Taddeo
História do Monitor Trabalho realizado por:
GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS II
Informática nas Organizações
Disciplina:GEOPROCESSAMENTO
Escola Básica nº 2 de Rio Tinto
Mecatrônica Professor Daniel C. França Junior
7º Ano Prof: Lídia Henriques Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
Marcos da Arquitetura de Computadores
Sistemas Operacionais
Organização de Computadores
Os paradigmas do uso da informática nas empresas década de 50: mainframe Um grande computador centralizado, ao qual os usuários se dirigem (fisicamente)
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Objetivos do Capítulo Identificar os principais tipos, tendências e usos de microcomputadores, computadores de médio porte e mainframes. Caracterizar as.
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL I Prof. Marcelo Maciel de Souza
FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Tecnologias de Informação e Edição (2014/15) UBI - Dep. de Informática 14 Evolução dos computadores 1ª Geração ( ) –Grandes dimensões (e preço)
Informática Aplicada à Gestão (2012/13) UBI - Dep. de Informática 14 Evolução dos computadores 1ª Geração ( ) –Grandes dimensões (e preço) –Válvulas.
Sistemas de Informações Geográficas: História e Definições
Elementos de Informática
introdução História da Informática
INTRODUÇÃO AOS COMPUTADORES Informática e Comunicação Liliana silva nº85661.
Jackson Eduardo da Silva
Sistemas Operacionais
Sistema de Informação 1- Dados X Informação X Conhecimento
Prof. José Leandro de lima júnior
Prof. Alexander Roberto Valdameri
História e Evolução dos computadores.
SIG – Sistemas de Informação Gerenciais
Engenharia de Computação Pontifícia Universidade Católica de Campinas ENGENHARIA NA COMPUTAÇÃO Grupo 6.
VIRTUALIZAÇÃO - INTRODUÇÃO Na área de TI; O que é sistema legado? É o termo utilizado em referência aos sistemas computacionais de uma organização que,
História do Computador Projeto Amigos do Planeta.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova Informática: é o tratamento da informação de forma automática.
Transcrição da apresentação:

PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR Profa. Alice T. Cybis Pereira, Ph.D. Programa de Pós-Graduação em Eng. de Produção/EPS/CTC Curso de Esp. em Informática no Projeto e no Desenho/EGR/CCE

CAD e seu Desenvolvimento Localização temporal - terceira geração de computadores (1960-1969). Circuitos Integrados- Chips contribuem para a redução em termos de custo e tamanho dos computadores. Estes ficam mais acessíveis aos órgãos governamentais e instituições de pesquisa e educação. Linguagens de alto nível são desenvolvidas, ex. algol e fortran, motivando o desenvolvimento de softwares em diversos campos da engenharia.

CAD e seu Desenvolvimento No inicio dos anos 60, Ivan E. Sutherland desenvolve o sistema SketchPad no Laboratório Lincoln do MIT. Implementado em um computador TX-2 financiado pela Agência de Projetos Avançados de Pesquisa do Departamento de Defesa do EUA, o SketchPad é considerado como o marco fundamental no desenvolvimento de sistemas CAD.

Sistema Sketchpad O SketchPad, naquela época, já possuía características dos atuais software gráficos, tais como desenhar círculos perfeitos em qualquer escala, copiar, cortar e colar.

Sistema Sketchpad Este consistia de um terminal gráfico interativo, o qual permitia ao projetista manipular desenhos que apareciam nas telas em “tempo real” através de uma caneta de luz e um teclado. Naquela época computadores não eram interativos, consistiam em mainframes alimentados por programas escritos à mão e transcritos em cartões perfurados ou fitas magnéticas.

Sistema Sketchpad Estes programas eram levados a um centro computacional e rodados em batch-mode. O esquema “time sharing”, na qual várias pessoas poderiam usar a mesma máquina simultaneamente via terminais estava apenas sendo introduzido.

Terminais Gráficos Interativos No inicio do desenvolvimento de CAD, tubos de raios catódicos (CRT) revestidos com fósforo de baixa persistência eram usados como terminais gráficos.

CAD e seu Desenvolvimento A tecnologia de computadores eram muito cara nas décadas de 60 e 70. CAD exigia computadores bastante potentes e caros. Naturalmente, a pesquisa em CAD desenvolveu-se devido a investimentos de órgãos governamentais ou instituições grandes e ricas.

CAD e seu Desenvolvimento O desenvolvimento de CAD concentrou-se basicamente na indústria automobilística e aeroespacial do que em outras áreas, como por exemplo arquitetura.

CAD e seu Desenvolvimento Razões: diferença de tamanho e riqueza das firmas; o custo de projeto em relação ao custo do produto; capacidade das firmas em amortizar o custo de equipamento caro.

Computer Aided Architecture Design Pesquisa em CAAD - Computer Aided Architecture Design começa a desenvolver-se principalmente nas Universidades e centros de pesquisas. Na Inglaterra, o desenvolvimento de CAAD está ligado à grandes projetos do setor público na área de edificações (hospitais, habitação, escolas).

Computer Aided Architecture Design Sistemas CAAD típicos daquela época: tentativa de automatizar a tarefa do designer, em termos de gerar soluções e avaliá-las; o papel do designer ficava reduzido a entrada de dados e, ao ajuste da solução ótima gerada pelo computador à realidade de outros requisitos que não foram considerados pelo sistema. Ex. Whitehead e Eldars(1964)- Rotina de alocação de espaços em hospitais.

Computer Aided Architecture Design Críticas a este tipo de sistemas CAAD foram bastante severas, quanto a consideração a muito poucos requisitos de projeto e também quanto a retirada do projeto das mãos do designer.

CAD e seu Desenvolvimento Enquanto isso, a 4a. Geração de Computadores (1970-1981) trazia o VLSI - Very Large Scale Integration, a integração em um único chip de um processador completo. A redução em tamanho e custo trouxe os minicomputadores e os desktop microcomputadores, permitindo a popularização deste em todas as áreas de nosso dia-à-dia.

CAD e seu Desenvolvimento A 4a. Geração de computadores trouxe muitos desenvolvimentos na tecnologia de videos, dispositivos de entrada e saída. A 2a. , 3a. e 4a. fases de desenvolvimento de CAD aconteceram durante a 4a. Geração de computadores.

Segunda fase do CAAD Minicomputadores (time-sharing). tubos de imagens avançados (tubos de raios catódicos-CRT revestidos com fósforo de alta persistência). digitalizadores(pulsos elétricos em uma grade de fios/ som ultrasonico em uma linha de microfones) ComputerAided Building System, ex. HARNESS (hospitais), CEDAR (environment)

Terceira fase do CAAD 32 bits sistemas operacionais multi-usários videos para gráficos raster. Desenvolvimento de softwares de rendering, shading e hidden surface removal. Muitos dos softwares atuais de CAAD começaram nesta época. Sistemas modeladores 3D que permitem a integração da informação em um único banco de dados.

Quarta fase do CAAD Micro-computadores e estações gráfica isoladas (ex. SUN, Apollo) Custos baixam substancialmente motivando a pesquisa e tornando possível o emprego deste em firmas de arquitetura de grande e médio porte. Criação de bureaus de serviço tornavam CAAD possível para pequenas firmas. Nos anos 80, os investimentos foram drasticamente reduzidos para pesquisa. Inicio dos CAAD atuais.

Fase Atual do CAAD Inicia com a 5a. Fase de desenvolvimento de computadores. Computadores baseados em processadores de conhecimento e não mais em processadores de informação. CAAD com sistemas de suporte à decisão usando técnicas de inteligência artificial. Realidade Virtual e Artificial no desenvolvimento de modelos.