Os filhos do reino de Deus.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
Advertisements

O que esperar dos nossos Filhos?
“Vivenciando os aspectos práticos da Santificação”
1. As 7 igrejas representam 7 períodos pelos quais a igreja passaria até a 2ª vinda de Cristo. F 2. Um dos aspectos tristes profetizados, é a apostasia.
O mistério da vontade de Deus
A INFÂNCIA DE JESUS.
TODOS OS SANTOS 1 de Novembro de 2008
Desnudos como Francisco de Assis digamos o “Pai Nosso”(Liszt)
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
O QUE O SENHOR PROMETEU PARA DEPOIS DOS MIL ANOS?
MARCOS
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
- Famílias - 1.
Escravidão & Liberdade
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
Frei Vanildo Luiz Zugno
Alcançando As Promessas
Uma perspectiva Bíblica
AS BEM-AVENTURANÇAS Bem-aventurados os pobres de espírito,
Hebreus 7 A Aliança Superior
Seja Bem-Vindo !.
FELICIDADE.
As Bem-aventuranças II
TEMPO.
A FELICIDADE ESTÁ NO ANDAR COM DEUS
O SERMÃO DA MONTANHA.
QUEM É VOCÊ ?.
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
Quarta Aula Robert Rautmann
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.”
Os Tempos do Fim “Cristo para Todos”, Portão “SS. Trindade”, Scharlau
Liderança que inspira Filipenses
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
VIDA DEVOCIONAL 3a aula Pr. Kenneth Eagleton.
Educação Cristã vs Relativismo
Se você não cuidar em fazer boas obras, não poderá se salvar! Sem caridade não há salvação! A doutrina mais satânica que eu já ouvi, é esta de que.
Redescobrindo a Igreja pela graça
Restaurados por Cristo - Nicodemos
O Sermão da Montanha.
Fortalecidos no Senhor e na Força do Seu Poder
Meus irmãos e minhas irmãs;
O Livro de 2 Pedro TEXTO BASE: 2 Pedro 3.13
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
O Último Convite.
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?
Bem-aventurados os que ouvem e praticam a Palavra de Deus
A Fé que transforma sua vida
ADORANDO COMO DEUS QUER SER ADORADO.
#FÉqueMUDA.
Atos 4:9-12.
SEJA UM CONSTRUTOR DE PONTES”
As Leis da Reencarnação e do Carma e a Evolução do Espírito
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ESPIRITISMO.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...” João
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...
Primeira Igreja Batista de Piraúba
BEM - AVENTURADOS.
NINGUÉM MELHOR DO QUE VOCÊ SEU CORAÇÃO E SUAS ATITUDES...
Uma mulher cheia de Graça!
Amar Missões Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. I João
O Sermão da Montanha – Mateus 5, 6 e 7
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Os dois Caminhos.
Ciclo A Domingo XIV do Tempo Comum Domingo XIV do Tempo Comum 6 de Julho de 2014 Música:“Aleluia” de Martinus 6’15 (Liturgia das Gálias)
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Transcrição da apresentação:

Os filhos do reino de Deus. Mateus 5,6,7

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo: (Mt 5:1)

Em 28 parágrafos, distribuídos em 5 blocos, Jesus ensina aos seus discípulos tudo o que o filho de Deus necessita saber e praticar de forma a agradar ao Pai.

O Mestre assentou-se a ensinar... "Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo SENHOR, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas" ( Dt 33:29 ); "Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia" ( Sl 65:4 );

Este ensino tornou-se conhecido em todo o mundo como o Sermão da Montanha e está no evangelho de Mateus, caps 5, 6 e 7. E o manual do peregrino rumo à nova Jerusalém...

O principio do nascimento do Espírito é a base do cristianismo. As bem-aventuranças são manifestações do fruto do espírito santo no cristão... O principio do nascimento do Espírito é a base do cristianismo. Sem a vida do Espirito Santo não existe o milagre da transformação espiritual VIDA PELO SANGUE – Ef 2:1,2

Apresenta O fundamento do reino de deus entre os homens... Em diversos locais no Novo Testamento encontramos a expressão “reino de Deus”. “E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um [amante das riquezas] no reino de Deus.” (Mateus 19.24) "Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 4:17) "E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus." (Mateus 10:7)

Para entender... O Senhor JEOVÁ reina sobre todas as coisas desde sempre. Apesar da Bíblia declarar que o príncipe deste mundo é o diabo (Jo 16.11), isso não significa que ele seja o soberano e aja com liberdade plena como um governante soberano. A Bíblia declara claramente a soberania de Deus sobre tudo e todos (Sl 47.8), inclusive sobre o maligno (Fp 2.10-11).

O reino de Deus é esse domínio pleno que Deus tem sobre todo ser, sobre toda as coisas existentes nesse mundo. Além do presente. Deus dominou ontem, domina hoje e dominará amanhã e para todo o sempre. Esse é o reino de Deus que está progressivamente tomando sua forma designada em cada tempo, até que chegue ao seu formato final na segunda volta de Jesus Cristo.

Duplo sentido: celestial e terreno É um reino espiritual com uma revelação parcial terrena até que tudo seja consumado em Cristo Jesus... "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." (Romanos 14 : 17) Reino de Deus também pode significar a vida que teremos na presença de Deus no céu. “O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (2 Timóteo 4.18)

Relação Mestre/Discípulo No contexto do século I, ser discípulo de alguém significava desejar ser como o mestre. O discípulo renunciava ao seu saber para apreender tudo do seu mestre. Não de modo impensado e inconseqüente, como acontece com as seitas, mas pelo exemplo de vida do mestre.

Havia mestres com residência fixa, mas havia também os mestres itinerantes, como Jesus. Paulo, por exemplo, destaca a importância de Gamaliel, como mestre em Jerusalém, até que ele conheceu Jesus, o mestre dos mestres

O mestre atraía os discípulos, com o objetivo de fazê-los semelhantes a si mesmo, em cada área da vida, transmitindo-lhes conhecimento, sabedoria e comportamento ético.

Além de testá-los quanto à disposição em renunciar a tudo para segui-lo.

Ele sobe então a um monte, assenta-se e fica quieto, aguardando. Então, aqueles que tinham sede em ser como ele, aproximam-se, assentam-se à sua volta, e ele começa a ensiná-los.

Tiago diz que “aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” (Tg 1:25).

1 - as bem-aventuranças dos justos

Livre de quê? Do mundo – II Pd 2:9 Da carne – Rm 6:14 Do diabo - I Jo 3:8 A palavra grega usada para bem-aventurado é makarios, correspondente no hebraico a asher = abençoado, feliz e afortunado; Asher significa também portador de luz.

as nove bem-aventuranças Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. (Mt 5:3) Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. (Mt 5:4) Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra (Mt 5:5)

4. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. (Mt 5:6) 5. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. (Mt 5:7) 6. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. (Mt 5:8)

7. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. (Mt 5:9) 8. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. (Mt 5:10)

9. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas antes de vós. (Mt 5:11,12)

Somos livres então? Que bom, o Espírito de Deus viverá em mim e toda minha vida será transformada...

"Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14 : 33) "E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14 : 27) "Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14 : 26)

Jesus anunciava a Palavra de salvação e juízo – Jo 5:24; 12:48 Filhos do reino... 1 - "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;" (Mateus 5 : 3) Ele não estava apregoando um reino humano ( Jo 18:36 ). Também não estava em busca de uma melhoria na condição socioeconômica do povo (Jo 12:8) Jesus anunciava a Palavra de salvação e juízo – Jo 5:24; 12:48

Pobre de espírito? HUMILDADE ESPIRITUAL – A relutância em aceitar a condição de necessitados espiritualmente persistiu até mesmo entre os discípulos que criam nele: "Responderam eles (os judeus que criam nele): somos descendentes de Abraão, e jamais fomos escravos de ninguém" ( Jo 8:31 -33). Eles acreditavam estar abastados espiritualmente por serem descendentes de Abraão ( Jo 8:41 ). Ser filho de Abraão para eles era o mesmo que ter a filiação divina. Por isso João Batista disse que das pedras Deus poderia fazer filhos para si. NECESSITADOS ESPIRITUAIS – Os pobres dependem dos favores de Deus. São DEPENDENTES DO CÉU, isto é, dependem da provisão divina para continuar sua jornada na terra. Não confiam em si ou na sua força - Sl 28:8; 147:10

"Tu repreendeste asperamente os soberbos que são amaldiçoados, que se desviam dos teus mandamentos." (Salmos 119 : 21) “[...] e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (I Pedro 5 : 5)

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. (Mt 5:4) A) O Senhor contempla a lágrima seu povo: "Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." (Salmos 30 : 5) "Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por capitão sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; porque tenho olhado para o meu povo; porque o seu clamor chegou a mim." (I Samuel 9 : 16)

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. (Mt 5:4) B) O Senhor é galardoador dos que o buscam: "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." (Apocalipse 21 : 4) "E os resgatados do SENHOR voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido." (Isaías 35 : 10) Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra (Mt 5:5) Brando de gênio, pacífico de índole. / Tranquilo, plácido, sossegado./ Domesticado, amansado. / Cultivado, não silvestre. "E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra." Nm 12:3 Moisés era mui manso, mas não um homem fraco nem covarde. "Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado." Sl 37:3 "Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz." Sl 37:11 "Espera no SENHOR, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; ..." Sl 37:34 Manso, mais que tudo, é uma das qualidades do Espírito Santo: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." Gl 5:22

A mansidão é uma carateristica que advém da entrega do nosso ser a Deus... É preciso força para não se entregar à ira, ou à cólera. é alguém que que procura a paz e fazer o bem, que confia e espera no Senhor, e que guarda o seu caminho. É um fruto do espírito Santo – Gl 5:22

Herdarão que terra? A terra prometida no Antigo Testamento estava associada à ideia de descanso. No Novo Testamento a referência a terra diz de coisas melhores: do descanso de Deus e a Nova Jerusalém. O manso não receberá como herança um hectare de terra, antes será herdeiro de novos céus e nova terra: "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça" (2Pe 3:13). “E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo” (Romanos 8:17).

A terra e as moradas Jesus nos prometeu moradas celestiais – Jo 14:1 "Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios." (II Pedro 3 : 7) "Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão." (II Pedro 3 : 10)

4. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. (Mt 5:6) 5. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. (Mt 5:7) 6. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. (Mt 5:8)