Ecologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Fundamentos da Ecologia
~ , `.
Ecologia Conceitos básicos, cadeias e teias alimentares, fluxo de matéria e energia no ecossistema.
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
SERES VIVOS.
Cadeias e teias alimentares
Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 1 7º ano - Colégio MV 2012
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA
Cadeia Alimentar.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Relações Alimentares Cadeias alimentares Teias alimentares
Ecologia Geral Limnologia (Ecologia Aquática)
Cadeia e Teia Alimentar
Cadeia e Teia Alimentar
Cadeia e Teia Alimentar
~ , `.
Cadeia e Teia Alimentar
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
Não percebo nada disto!.
Prof.ª Caroline Pcte: Fabiana Rissi 6° ano:
Animais Vertebrados.
A Biosfera e seus Ecossistemas
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
ESTUDANDO DIFERENTES ANIMAIS
APRESENTAÇÃO DESENVOLVIDA PELO PROF. BRUNO CACIQUE
Ecossistemas Naturais
Ecologia: definição OIKOS – Casa LOGOS –Estudo
A diversidade da vida.
Profª Lucia Helena Amim
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Peixes Anfíbios Répteis
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA
Profa. Reane Franco Goulart
Meio Ambiente e Edificações
OIKOS (CASA) + LOGOS (ESTUDO)
ECOLOGIA.
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA
Seres vivos, ambiente e energia
ECOLOGIA.
ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES
Cadeias e teias alimentares.
E.E. “FREI THIMÓTEO VAN DEN BROECK”
Ciências A Teia Alimentar– cap. 2 (6ª série)
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Os animais.
Aula 01 e 02 – Introdução à Ecologia
Classificação dos Animais quanto a sua alimentação.
Ecologia geral.
~ , `.
FUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
Fatores Bióticos do Meio
EMEF Elcy Professora Mesquita Lima
Estudo das relações entre os seres vivos e seu ambiente.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
Cadeia e Teia Alimentar
Ecossistemas.
Parte I = Introdução à ecologia
Cadeias e Teias Alimentares
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- PROFESSORA VANESCA 7º ANO SONDAGEM
Curso Biologia 2 Professora: Gabriela Souza
COLÉGIO SÃO JOSÉ 3º ANO- ENSINO MÉDIO BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
COLÉGIO SÃO JOSÉ 6º ANO CIÊNCIAS PROFESSORA VANESCA 2016.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Cadeia Alimentar.
Cadeia Alimentar.
Transcrição da apresentação:

Ecologia

Produtores x Consumidores Dentro de uma cadeia alimentar os seres autotróficos são denominados produtores e os seres heterotróficos consumidores. Dentre os heterotróficos podemos ainda distinguir os consumidores primários (herbívoros), secundários, terciários e quaternários (carnívoros), dependendo do nível trófico. Cadeia alimentar marinha e terrestre (retirado de Linhares e Gewandsznajder, 2003)

ECOLOGIA

Cadeias e teias alimentares são maneiras de descrever as relações alimentares que ocorrem nos ecossistemas. Cadeia alimentar - É uma forma de descrever um dos caminhos do alimento no ecossistema. é uma das muitas opções de relações alimentares que existem num ecossistema. Podemos citar como exemplo de cadeia alimentar numa lagoa: planta aquática → caramujo → peixe carnívoro → ave aquática Teia alimentar - Maneira mais completa de descrever a complexa rede de relações alimentares entre os seres vivos de um ecossistema. É o conjunto de várias cadeias alimentares entrelaçadas. Exemplo de teia alimentar numa lagoa

TEIA ALIMENTAR

CONSUMIDORES : HERBÍVOROS,CARNIVOROS, ONÍVOROS, HEMATÓFAGOS E INSETÍVOROS.

Oviparidade Em biologia, designam-se como ovíparos os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo em ambiente externo sem ligação com o corpo da mãe. A maioria dos peixes, répteis e invertebrados, alguns mamíferos e todas as aves são ovíparos.

Diz um velho ditado que “compromisso é de dentro pra fora” Diz um velho ditado que “compromisso é de dentro pra fora”. Um bom exemplo dessa verdade foi o excelente trabalho desenvolvido pela professora de Ciências: Elisângela da Silva Costa, juntos aos alunos da 3ª Etapa da EJA.

Objetivos Desenvolver o espírito de pesquisa e aprofundamento científico utilizando-se das Tecnologias em Informática e Comunicação; Ampliar o universo cultural e intelectual dos adultos através da apropriação imediata; Estimular o trabalho coletivo e cooperativo; Desenvolver competências e habilidades de leitura, escrita e oralidade através da apresentação de seminários. A sala de informática contribuiu com a pesquisa sobre o assunto; produção de power point; utilização das ferramentas do word: selecionar imagens da internet; copiar e colar; configurar a imagem; digitar e formatar.