COLÉGIO – MV Profª Adriana Amorim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA GENITAL OU REPRODUTOR
Advertisements

Cariótipo Humano O que é o cariótipo? O que são autossomas?
Aparelho Reprodutor Masculino e Aparelho reprodutor Feminino
Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais.
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
DISCIPLINA CIËNCIAS CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
Fisiologia do Sistema Reprodutivo
Reprodução humana Recapitulando ….
ORIENTAÇÃO SEXUAL ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE.
CICLOS REPRODUTIVOS FEMININO
Aparelho Reprodutor Feminino – Patricia Egea Oliveira Araújo – Escola Estadual Osvaldo Aranha - Lobato.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Sistema reprodutor masculino
REPRODUÇÃO HUMANA Objetivos:
Sistema Reprodutor Masculino
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
PUBERDADE  FSH  LH o aumento na produção de FSH gera o Crescimento dos ovários e secreção de Estrogênio (8-12 anos) Com o aumento do LH pode ocorrer.
Sistema reprodutor masculino
A Reprodução.
Sistema Reprodutor Feminino
AULA 06 GAMETOGÊNESE.
Sistema Reprodutor/Sistema Genital
FISIOLOGIA HUMANA REPRODUÇÃO.
Transmissão da vida.
Sistema Reprodutor.
Transmissão de vida no Homem
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
Prof.: Alessandra Casimiro
Trabalho De Biologia Turma : 2003 Alunos : André Cássio Celson Charles Romário.
Reprodução humana.
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
CIÊNCIAS Profª. Lidiane Resende.
SISTEMA REPRODUTOR.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
Diferenças no corpo: sistemas reprodutivos
PUBERDADE Processo biológico do amadurecimento sexual humano que possibilita a reprodução.
A REPRODUÇÃO HUMANA.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.
REPRODUÇÃO HUMANA.
O que é gametogênese?.
CONTROLAR O VOLUME E A COMPOSIÇÃO DO SANGUE
Aparelho Reprodutor Feminino
Tema 2 – Crescimento e mudanças no corpo humano
O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1
Transmissão da vida.
Estruturas Anatômicas dos Genitais Femininos Internos e Externos
Prof. Bartolomeu Garcia
ASSER Profa Camila Papini
Sistema Reprodutor.
Descrição dos órgãos reprodutores
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professor Léo.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
Reprodução Prof. Murilo Ferreira.
dos órgãos reprodutores
Gônadas TESTÍCULOS OVÁRIOS
EMBRIOLOGIA HUMANA Profª. Ms.Dulci Leite.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Transcrição da apresentação:

COLÉGIO – MV Profª Adriana Amorim REPRODUÇÃO HUMANA COLÉGIO – MV Profª Adriana Amorim

REPRODUÇÃO: capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes. Nos seres humanos ocorre a reprodução sexuada, ou seja, é necessário à participação de dois indivíduos de sexos diferentes, o homem e a mulher.

Puberdade É o período em que ocorrem as mudanças morfológicas, fisiológicas e psicológicas no ser humano, marcando o início da adolescência. Neste período ocorre a maturação do corpo, o tornando apto à reprodução (gerar descendentes).

Nos meninos: inicia-se entre 12 e 13 anos. O hormônio sexual responsável por essas mudanças é a TESTOSTERONA. As principais características das mudanças são: surgimento de pêlos nos púbis, nas axilas e no peito - aumento dos testículos e do pênis; - crescimento da barba; - voz grossa; - ombros mais largos; - aumento da massa muscular; - início da produção de espermatozóides; - aumento do peso e da estatura.

Nas meninas: inicia-se entre os 11 e 12 anos. O hormônio sexual responsável por essas mudanças é o ESTRÓGENO. As principais características das mudanças são: - alargamento dos ossos da bacia; - início do ciclo menstrual; - surgimento de pêlos nos púbis e nas axilas; - depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas; - desenvolvimento das mamas.

Aparelho Reprodutor Masculino Saco escrotal Testículo Epidídimo Canais deferentes Vesícula seminal Uretra Próstata Pênis

Glande

Testículos Apresentam as células de Leydig – produzem testosterona Apresentam tubos finos e enovelados (túbulos seminíferos) Apresentam as células de Leydig – produzem testosterona Produzem os espermatozóides -

Epidídimo Enovelados de tubos localizados sobre os testículos, onde os espermatozóides ficam armazenados logo após serem formados.

Canais Deferentes Saem do epidídimo, sobem para o abdome, contornando a bexiga urinária. - Abaixo da bexiga os dois canais se fundem formando um único tubo, o ducto ejaculador, que se conecta com a uretra.

Vesículas seminais - Localizada atrás da bexiga. Produzem uma secreção rica em carboidratos que nutrem o espermatozóide (liquido seminal). Esse líquido corresponde a 60% do volume do semem.

Próstata - Localizada abaixo da bexiga. Produz o líquido prostático, esbranquiçado, leitoso e alcalino, cuja função é proteger os espermatozóides da acidez da vagina. Esse líquido é liberado pouco antes da ejaculação.

Uretra - Canal que percorre o interior do pênis abrindo para o meio externo. - Canal comum a passagem da urina e o semem (mas não simultaneamente).

Pênis - Órgão copulador masculino. - Quando os seus vasos sanguíneos se enchem de sangue, seu tamanho aumenta e ele se torna rígido, fenômeno conhecido como ereção. - Saída do esperma do pênis: ejaculação. - 2 a 4 ml de esperma – 200 a 400 milhões de espermatozóides.

Fimose

Formação do Espermatozóide - É estimulada pelos hormônios FSH e LH (hipófise). Produzidos nos testículos. Processo chamado de espermogênese.

Periodo de crescimento Cél. Germinativa Mitose Espermatogônias 2n 2n Periodo Germinativo Mitose Espermatogônias 2n 2n 2n 2n Crescimento sem divisão celular Periodo de crescimento Espermatócito I 2n Meiose I n Espermatócito II n Periodo de maturação e de diferenciação Meiose II n n n n Espermátides

Aparelho Reprodutor Feminino - Ovários - Tubas uterinas - Útero - Vagina - Genitália externa ou vulva (pequenos e grandes lábios e clitóris)

Anatomia externa (Vulva) Períneo

Anatomia interna Tubas Uterinas Ovário Útero Endométrio Colo do útero Vagina

OVÁRIOS São produtores dos gametas femininos – óvulos - Localizados na cavidade abdominal, pouco acima da virilha. São produtores dos gametas femininos – óvulos Produzem e secretam os hormônios: estrógeno e a progesterona.

O desenvolvimento do óvulo: Se desenvolve no folículo ovariano. Quando está maduro, o folículo se rompe e o óvulo sai em direção a tuba uterina. A maturação dos folículos ovarianos é estimulada pelo hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), produzidos na hipófise.

Tubas Uterinas - São dois tubos que se ligam ao útero. A parte perto do ovário possui formato de franja. O óvulo liberado é sugado para o interior da tuba, deslocando-se até a cavidade uterina.

ÚTERO Órgão musculoso e oco, com tamanho e forma de uma pêra. Parte superior: mais larga conectada à tuba uterina. Parte inferior: chamada de colo uterino, conecta-se com a vagina. Parte interna: revestido por tecido vascularizado chamado de endométrio. Local onde é formado e expelido a menstruação. Local onde ocorre a gravidez.

VAGINA Canal musculoso que na vulva se abre para o meio externo. Durante a excitação fica dilatada e coberta por um líquido produzido pela glândula de Bartolin, facilitando a penetração do pênis durante o ato sexual.

HOMOLOGIA DOS ORGÃOS SEXUAIS EXTERNOS

A partir da maturação do sistema reprodutor feminino, ocorre a “ovulação “, que pode culminar em duas situações: 1) o óvulo pode não ser fecundado e assim gerar a menstruação. 2) o óvulo pode ser fecundado por um espermatozóide, desencadeando uma gravidez.

Ciclo menstrual A cada período de aprox. 28 dias o sistema reprodutor passa por alterações como preparação para a gravidez. O óvulo amadurece durante os primeiros 14 dias do ciclo. Com ação do estrógeno e da progesterona o endométrio vai ficando mais espesso e com mais vasos sanguíneos, que servirão para nutrir o possível embrião. No 14º dia, ocorre a liberação do óvulo na tuba uterina para ser fecundado, processo chamado de ovulação. Quando a fecundação não ocorre, o endométrio descama no 28º dia, eliminando para fora do corpo as células e sangue. Essa eliminação dura em torno de 4dias e é chamado de fluxo menstrual ou menstruação.

A primeira menstruação é chamada de Menarca, e ocorre por volta dos 12 a 13 anos. A última menstruação é chamada de Menopausa, e ocorre em torno dos 55 anos, podendo iniciar o processo a partir dos 40 anos.

Ovulação: A ovulação ocorre quando óvulo desce pelas tubas uterinas, onde pode ser fecundado pelos espermatozóides. Período fértil: 3 dias antes e 3 dias depois da ovulação.

ovulação

Transtornos Pré- Menstruais (TPM)

Acometem grande parte das mulheres. Ocorrem 3 a 7 dias antes da menstruação. Sintomas mais freqüentes: inchaços, acnes, dores nas mamas,de cabeças e nas e nas pernas, fadiga, irritabilidade, humor deprimido e ansiedade acentuada. Desaparece após o término da menstruação.